A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Marquês de Sade
Membro
Membro
Mensagens: 1764
Registrado em: 24 Set 2014, 22:33
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 104 vezes

A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Marquês de Sade » 27 Jan 2015, 21:21

Um dos temas mais recorrentes no programa Chespirito é o ocultismo, seja ele adivinhação, quiromancia, astrologia, espiritismo, etc. Praticamente a cada quatro programas, existe algum quadro que toque, sempre de maneira pejorativa, no assunto.

Acho isso extremamente curioso porque até mesmo em Chaves, Bolaños tocava no assunto do espiritismo, taxando de "ignorantes" as pessoas que criam nele.

O curioso de tudo isso é esse empenho em ofender as crenças das pessoas em horóscopos, em adivinhos, e em simpatias, quando ele propagandizava um personagem que teria sido concebido por uma virgem, morreu e ressuscitou, fazendo inclusive musiquinhas para ele.

Por que será que o ultra-direitista Roberto se achava no direito de dizer que a crença dos outros era ignorância, e a dele não?

Porque a maioria pensava como ele? Provavelmente.

Por algum motivo disseram que "mitologia" é como as pessoas designam a religião dos outros.

E ao mesmo tempo em que tudo isso ocorria, ele também se empenhava em mandar mensagens machistas e homofóbicas em centenas de episódios.

Sempre tentando doutrinar a audiência, ao que parece.
Esses usuários curtiram o post de Marquês de Sade (total: 1):
ViniCuca

Avatar do usuário
Ricardo_
Membro
Membro
Mensagens: 1483
Registrado em: 01 Fev 2009, 01:31
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Galo
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 39 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Ricardo_ » 27 Jan 2015, 21:38

Ele era um católico fervoroso e grande conservador politicamente falando.
Esses usuários curtiram o post de Ricardo_ (total: 1):
ViniCuca

Avatar do usuário
Valdés
Membro
Membro
Mensagens: 1657
Registrado em: 02 Ago 2010, 20:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Bahia
Localização: Bahia
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 15 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Valdés » 27 Jan 2015, 22:13

Ele era intolerante, né não?
Imagem

Avatar do usuário
Chapeta
Membro
Membro
Mensagens: 869
Registrado em: 13 Jun 2012, 16:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Ora, no lugar de sempre
Curtiu: 31 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Chapeta » 27 Jan 2015, 22:21

Citando a Chimol, "pois assim é como tudo...".

Roberto gostava de pôr sua ideologia no trabalho, e não acho que tenha cometido um erro. Ele, afinal, tinha todo o direito de fazer isso.

É muito parecido com o caso de Charlie Hebdo, eles tinham e tem todo o direito de por meio de seu trabalho sugerir que as religiões estavam erradas, satirizá-las ao ponto de humilhar a imagem das respectivas figuras ditas sagradas do cristianismo e islamismo. Aliás, como fizeram, muitas vezes.
E o público tinha o direito de ficar igualmente ofendido com as charges, assim como tenho certeza de que muitos ficaram ofendidos com Roberto por sua pretensão e intolerância religiosa, mas de ficar ofendido a realizar atentados é uma reação totalmente fora de proporção.

Se ele tinha bom senso em fazer isso? Não interessa, realmente. Mas ele tinha o direito.

Aliás, é estranho ler isso vindo do cara que defendeu Charlie Hebdo e criticou quem tentava de uma forma subjetiva apoiar a reação exagerada terrorista.
Ou será que foi só pela questão de que houve terrorismo que você decidiu apoiar o tal jornal?
Não estou tentando acusá-lo de nada, só estou questionando mesmo.

Enfim, é isso.
Imagem

Avatar do usuário
Guz
Membro
Membro
Mensagens: 295
Registrado em: 28 Fev 2011, 19:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 10 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Guz » 27 Jan 2015, 22:23

Embora eu, como cristão, não concorde com práticas ocultistas, me vejo no dever de respeitar esses praticantes.
Porém, Chaves e Chapolin são obras audiovisuais, e é compreensível que a opinião e os conceitos do autor estivessem presentes. Isso acontece em filmes, livros, novelas, etc.
Se alguém se ofende, evite.
Esses usuários curtiram o post de Guz (total: 1):
mc Jay-X
---------------------------------------------------------------
Gustavo Lauxe Ollerman
Discreto usuário do Fórum Chaves desde 2011

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Antonio Felipe » 27 Jan 2015, 22:26

Olhar as séries com os olhos de hoje sem considerar o contexto histórico é um pouco arriscado.

Na década de 1970 quase não se discutia sexualidade. As menções eram mais caricaturais - ou como homossexualidade sendo algo a repelir (caso de "O Professor Apaixonado").

Sobre o machismo, tenho lá minhas ressalvas. Apesar de várias piadas com relação a mulher, há que considerar a força das personagens femininas: Dona Florinda era a mais forte das personagens, em uma interessante contraposição à época. Além disso, a Chiquinha era o personagem infantil mais inteligente. Mas, claro, há episódios que geram certa dúvida, como o do Dr. Zurita. Ao colocar a mulher como a provedora do lar, seria essa uma ironia sobre o patriarcalismo ou uma crítica aos movimentos feministas?

Por fim, sobre a religião: o México é um dos países com maior população católica no mundo. Chespirito sempre foi católico. Como produção dele e como produto da Indústria Cultural, não é de se estranhar que o programa dê um tom mais crítico a outras religiões e louve o catolicismo - só lembrar da canção "Oyelo, Escúchalo".

Então, ele estava imerso à realidade da época, onde o pensamento conservador era mais forte. Não à toa isso respingava nas séries. Fosse hoje em dia, teria que ter uma abertura mais progressista. O próprio Bolaños reconheceu isso em termo há alguns anos, quando disse que não criaria um personagem como o Nhonho, em razão do bullying.
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 4):
AmbrosiFellipeBarbanoSoares
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
cygnusx-1
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 02 Mar 2009, 21:55
Programa CH: Chaves
Curtiu: 70 vezes
Curtiram: 9 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por cygnusx-1 » 27 Jan 2015, 22:27

deixem o cara em paz, já morreu e nos deu essas séries que tanto gostamos.

Avatar do usuário
Marquês de Sade
Membro
Membro
Mensagens: 1764
Registrado em: 24 Set 2014, 22:33
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Marquês de Sade » 27 Jan 2015, 22:36

King_CHespirito escreveu:Aliás, é estranho ler isso vindo do cara que defendeu Charlie Hebdo e criticou quem tentava de uma forma subjetiva apoiar a reação exagerada terrorista.
Não, isso não tem absolutamente nada a ver com ataques terroristas.

A liberdade de expressão do Roberto não foi questionada. A intenção do tópico é unicamente questionar a soberba intelectual de Bolaños ao fazer mofa da astrologia ao mesmo tempo que ele acreditava na mitologia cristã.
Antonio Felipe escreveu:Olhar as séries com os olhos de hoje sem considerar o contexto histórico é um pouco arriscado.
E considerar o contexto histórico em tudo pode levar ao entendimento e justificativa de aberrações como a escravidão, por exemplo.
Antonio Felipe escreveu:Na década de 1970 quase não se discutia sexualidade.
Se começou a falar em sexualidade ainda nos anos 40. E essa contextualização temporal é muito perigosa.
Antonio Felipe escreveu:Sobre o machismo, tenho lá minhas ressalvas. Apesar de várias piadas com relação a mulher, há que considerar a força das personagens femininas: Dona Florinda era a mais forte das personagens, em uma interessante contraposição à época.
Dona Florinda é a maior representante da ideologia machista de Roberto! Ela não é uma personagem forte, mas injusta, por isso provoca ódio.
Antonio Felipe escreveu:O próprio Bolaños reconheceu isso em termo há alguns anos, quando disse que não criaria um personagem como o Nhonho, em razão do bullying.
Unicamente porque a Fundação Chespirito tem um trabalho dedicado a crianças obesas e porque o México é o país mais obeso so mundo.

Da mesma forma como ele, depois de críticas à negligência mostrada na série, inventou que Chaves vivia no apartamento 8, e não no barril.

Avatar do usuário
Chad'
Membro
Membro
Mensagens: 10693
Registrado em: 23 Abr 2012, 21:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 271 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Chad' » 27 Jan 2015, 23:28

Mas não faria muito sentido pro Chaves ele morar num apartamento distante do pátio principal e ficar no pátio da vila sempre. O barril sempre foi mais sua "moradia", e até faria mais sentido.
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Antonio Felipe » 27 Jan 2015, 23:31

Marquês de Sade escreveu:Da mesma forma como ele, depois de críticas à negligência mostrada na série, inventou que Chaves vivia no apartamento 8, e não no barril.
Qual a fonte disso?
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Marquês de Sade
Membro
Membro
Mensagens: 1764
Registrado em: 24 Set 2014, 22:33
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Marquês de Sade » 27 Jan 2015, 23:52

Antonio Felipe escreveu:
Marquês de Sade escreveu:Da mesma forma como ele, depois de críticas à negligência mostrada na série, inventou que Chaves vivia no apartamento 8, e não no barril.
Qual a fonte disso?
Essa é a minha teoria.

A série era muito criticada, segundo Aguirre, e pelas alfinetadas que Roberto dava nos críticos de tevê em seus roteiros.

Todos sabem que era El Chavo del 8 porque começou no canal 8. Suponho que quando a série começou a fazer sucesso maior, houve críticas pelo fato de um menino órfão, faminto e negligenciado morar num barril. Tanto é que apenas muito depois do início do programa como show independente que Chaves aparece dizendo que mora no apartamento 8 e não no barril. Coisa que foi mantida no livro.

Pra confirmar isso, só lendo as críticas dos jornais da época, porém, acho que minha teoria faz sentido. Mas não posso te dar fonte que prove a teoria.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Riddle Snowcraft » 28 Jan 2015, 00:04

Aproveitar e admirar o lado bom das séries não significa que devemos deixar de ver esses erros citados, que realmente existem.

Admitir erros naquilo que gostamos diminui as chances de repetirmos tais erros se um dia, talvez, tivermos a oportunidade de propagar nossas próprias ficções.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Giovani Chambón » 28 Jan 2015, 09:23

Falar que é machista é foda heim...
Não levam em conta o contexto social da época..
É tão machista que Dona Florinda bate injustamente em Seu Madruga em todos os episódios, e ele não revida, se quer se defende.
Maldito Madruga...
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Barbano » 28 Jan 2015, 09:39

Marquês de Sade escreveu:Da mesma forma como ele, depois de críticas à negligência mostrada na série, inventou que Chaves vivia no apartamento 8, e não no barril.
Isso provavelmente surgiu apenas para justificar o apelido "Chaves do 8", sendo que a série não era exibida mais no canal 8.

Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Giovani Chambón » 28 Jan 2015, 09:47

Também penso, mas não quis teorizar. Que sentido fazia ser "Chaves do 8" se não era do canal 8?
Acho que veio apenas pra tapa buraco mesmo ...
Imagem
Imagem

Responder