Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Extra: confira entrevista com Carlos Seidl!

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43899
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Antonio Felipe » 01 Set 2013, 23:58

Em um 2 de setembro, há exatamente 90 anos, nascia um dos maiores comediantes de todos os tempos: Ramón Gómez-Valdés Castillo, mais conhecido no mundo todo como Don Ramón ou, no Brasil, Seu Madruga. Se no último dia 9 de agosto, quando foram completados 25 anos da morte de Ramón, nós celebramos o mito, a lenda, hoje queremos celebrar o homem Ramón Valdés. Uma pessoa simples, de enorme carisma, que fez carreira no cinema e depois, na televisão, conquistou o mundo. A partir de agora, conheça um pouco da grande história do nosso querido Madruguinha!

Ramón Valdés nasceu em 2 de setembro de 1923, na cidade do México, filho do agente aduaneiro Rafael Gómez-Valdés Angellini e da dona de casa Guadalupe Castillo, sendo o sétimo dos dez filhos do casal. Quando tinha dois anos, sua família se mudou para Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua.

Imagem

Seus irmãos Germán Valdés "Tin Tan", Manuel "El Loco" Valdés e Antonio "Ratón" iniciaram carreira artística no cinema em meados da década de 1940. Não demorou muito para que Ramón seguisse o mesmo caminho. Antes de ser ator, no entanto, Ramón fazia outros tipos de trabalho no México, atuando no ramo dos transportes, levando frutas para vários lugares do país. Ramón ainda teve sua própria oficina de aparelhos eletrônicos e vendeu moles e consomes. Sua estreia nas telas foi em Calabacitas tiernas (¡Ay qué bonitas piernas!), de 1949. A produção, dirigida por Gilberto Martínez Solares, foi protagonizada por Tin Tan. Ramón faz uma breve participação como o personagem Willy. Ao longo dos anos seguintes, Valdés empilharia participações em filmes mexicanos, vários deles com seus irmãos Tin Tan e El Loco, como Soy Charro de Levita (1949), El Rey del Barrio (1950) e Fuerte, Audaz y Valiente (1963).

Em 1962, participou do filme En Peligro de Muerte, com Viruta e Capulina. Roberto Gómez Bolaños era um dos roteiristas da película. Em 1969, Ramón começa a atuar também na televisão, agora ao lado de Chespirito, que foi pessoalmente convidá-lo para ser um dos integrantes do quadro Os Supergenios da Mesa Quadrada, no programa Sábados de la Fortuna. O personagem de Valdés era o Ingeniebrio Ramón Valdés Atirado Al Lanis. Com o sucesso do quadro, Chespirito ganha seu programa próprio e passa a apresentar outros tipos de esquetes e personagens. Ramón faz participações em vários quadros, inclusive do Chapolin Colorado, que surgiria dentro de Chespirito, em 1970.

Pouco depois, em 1972, Ramón participa do primeiro quadro do personagem que daria origem à série que projetou-lhe para todo o mundo: Chaves. Nesta primeira aparição, Ramón era um vendedor de balões que passava por incômodos causados pelo menino interpretado por Chespirito. O quadro foi um sucesso e começou a ganhar mais oportunidades na tela. Nascia então, em 1972, El Chavo del Ocho e, com ele, o Seu Madruga. O personagem, no começo, vivia no apartamento 14, onde moraria posteriormente Dona Florinda. Com o Madruga, vivia a filha Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de las Nieves. Logo depois, vão surgindo outros personagens. Ramón muda para o 72 e ali permanece até o final. E em 1973, Chaves e Chapolin transformam-se em séries independentes, partindo para um sucesso sem precedentes.

Em Chaves, Seu Madruga transforma-se em uma espécie de núcleo do programa, como disse certa vez Carlos Villagrán. Quase todos os personagens tinham um envolvimento direto em suas ações nos roteiros: Dona Florinda lhe batia, Quico lhe chamava de "gentalha", Dona Clotilde era apaixonada por ele, Chiquinha era sua filha, Senhor Barriga vinha lhe cobrar o aluguel e o Chaves provocava grandes confusões envolvendo Ramón. Chespirito soube aproveitar muito bem o carisma do personagem e a ótima interpretação de Valdés, alçando-o a fio condutor das principais histórias da série. Já em Chapolin, suas interpretações eram variadas: foi desde personagens como Seu Mundinho, Cyrano de Bérgèrac e heroi Super Sam, inspirado no Superman, até vilões marcantes como Alma Negra, Tripa Seca e Racha Cuca. Por algum tempo, foi também um dos ladrões do esquete Los Caquitos, o Peterete, companheiro de roubos do Chompiras (papel de Bolaños).

Chaves e Chapolin transformam-se em grandes êxitos da comédia e Ramón é um dos mais beneficiados, tornando-se uma das estrelas das séries. O Seu Madruga ganha cada vez mais destaque dentro dos seriados e Valdés ganha tanto reconhecimento quanto seu irmão, Gérman "Tin Tan". No cinema, suas atuações são ocasionais. Durante o tempo em que atuou nas séries, fez poucos filmes, entre eles, "El Profe", protagonizado por Cantinflas.

Em 1978, os seriados sofrem um grande revés com a saída de Carlos Villagrán. O intérprete do Kiko partiu para carreira solo na Venezuela e deixou um significativo vazio, uma vez que era um personagens de maior destaque, ao lado do próprio Ramón Valdés. No ano seguinte, mais um revés: depois de participar de "El Chanfle", o próprio Ramón decide sair. Informações dão conta de que sua saída foi motivada pela interferência excessiva de Florinda Meza na produção. Valdés começa a percorrer o México com um circo. Dois anos depois, voltou a atuar com Chespirito, interpretando mais uma vez o Seu Madruga e outros personagens. Mas seu retorno foi curto e no final do mesmo ano, ele deixava o elenco de Bolaños definitivamente.

Durante a década de 1980, seguiu percorrendo o México e outros países com seu circo. Por algum tempo, trabalhou com Carlos Villagrán nas séries Federrico e ¡Ah, que Kiko!. No mesmo período, descobriu que tinha um câncer. A doença não lhe impediu de trabalhar por alguns anos, mas em 1988, não tinha mais como lutar. Em 9 de agosto, veio a falecer após uma parada cardiorrespiratória, aos 64 anos.

Pessoalmente, Ramón Valdés era uma figura muito simples. Vestia-se do mesmo jeito que nas séries, com roupas modestas. Diz-se que trajes mais refinados lhe incomodavam. Torcedor fanático do Necaxa, também era um aficionado por carpintaria, de acordo com seu filho Esteban, que contou que Ramón fabricava os móveis da própria casa. O ator casou-se três vezes e teve dez filhos e muitos netos. Era querido por todos os atores de Chaves, tendo uma amizade especial principalmente com Edgar Vivar, Angelines Fernández, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán. Seu corpo está sepultado no Mausoleo del Ángel, em Cidade do México.

Ramón Valdés, se ainda estivesse de corpo presente, hoje completaria 90 anos de vida. No entanto, ele segue vivo para todos os milhões de fãs latinoamericanos que se divertem todos os dias com Seu Madruga e os demais personagens de Valdés. Fazer rir era mais do que seu ofício: era a forma como levava a vida. Com sua arte, fez gerações inteiras sorrirem. E neste dia, só temos a agradecer por tudo o que ele deu à América Latina e, por que não?, ao mundo todo também: obrigado, Ramón Valdés!
ENTREVISTA: Carlos Seidl

Se o Seu Madruga é tão amado no Brasil, muito disso se deve a uma pessoa: Carlos Seidl. O dublador carioca foi a voz dos personagens de Ramón Valdés por 28 anos, tendo atuado nas séries clássicas na Maga, nos DVDs da Amazonas Filmes e no Chaves Animado. Até hoje, ele é celebrado pelos fãs que amam Madruguinha e, nos eventos CH, é sempre um dos mais requisitados. Para comemorar os 90 anos de nascimento de Ramón Valdés, o Fórum Chaves entrevistou com exclusividade Carlos Seidl, que falou um pouco de sua relação com o personagem:

Como o personagem Seu Madruga chegou até o senhor?
Eu trabalhava no estúdio de dublagem do SBT e o diretor Marcelo Gastaldi me chamou para dublar o personagem Don Ramon no "piloto" de uma série nova que a emissora havia comprado do México. Quando a série foi aprovada, o Marcelo adaptou os nomes de alguns personagens, como a Chilindrina que virou Chiquinha e Don Ramon que virou Seu Madruga.

Qual foi sua primeira impressão do personagem, no começo da dublagem?
A série, para quem via pela primeira vez, parecia muito tosca perto dos padrões das nossas novelas e programas, porém logo percebemos na ingenuidade das personagens um diferencial de nossos programas e o talento de Ramón Valdés para o humor já havia sido alertado pelo Marcelo quando deu as diretrizes do personagem. Procurei captar seu tipo de humor e reproduzi-lo à minha maneira, da melhor forma possível.

Imagem

O que o senhor destacaria na atuação de Ramón Valdés?
O seu tempo de comédia, que é fantástico. Ele sabia tirar proveito de todas as situações e usou e abusou de seu carisma pessoal e de suas expressões fortes.

Tem algum episódio ou momento marcante de "Chaves" ou do personagem Seu Madruga na série, para o senhor?
Todos os bordões foram muito bem adaptados e sempre funcionam, tanto que sempre que surge alguma brincadeira entre pessoas que assistem a série, eles são citados. Alguns episódios como o de Acapulco são mais lembrados. Para mim, os episódios em que o Seu Madruga está nos studios de Hollywood e fala dos filmes antigos e de velhos atores é muito emocionante, pena que quase não passam esses episódios.

Quase todos os fãs apontam o Seu Madruga como personagem preferido em "Chaves". A que o senhor atribui essa idolatria do público para com o Seu Madruga?
Dentro da série, sem dúvida é o mais carismático, não só pelo personagem em si, que provoca uma certa solidariedade porque está sempre tentando fazer o melhor, nem sempre da melhor maneira e acaba se dando mal, está sempre apanhando da dona Florinda, mas pelo carisma do próprio ator.

O senhor é sempre uma das presenças mais celebradas em eventos que reúnem dubladores. Como o senhor se sente hoje, tão celebrado pelos fãs, por ser o dublador do Seu Madruga?
É muito gratificante sem contar que é uma surpresa ter esse reconhecimento tantos anos depois de ter realizado esse trabalho. É sem dúvida fruto da comunicação entre as pessoas através da internet.

Em 2012, quando o SBT adquiriu o novo lote de episódios de Chaves para dublar, o senhor não aceitou o contrato proposto e deixou o personagem. Como foi deixar de ser a voz de um personagem tão marcante quanto o Seu Madruga?
É lamentável que se tenha que tomar uma atitude tão radical, indo contra a própria vontade para fazer respeitarem seu direito. O direito autoral, segundo a lei e o bom senso é sagrado, intransferível e inalienável e é devido a cada apresentação da obra, pois ali está, e os espectadores reconhecem, além da voz dizendo palavras, um bem imaterial que agrega um valor artístico à obra e isso apesar de não poder ser medido, tem que ser remunerado.

O que significa hoje o Seu Madruga em sua vida?
Na minha vida particular, devo dizer que ajuda muito pelo fato de ser eu uma pessoa tímida, essa identificação com meu trabalho me facilita a comunicação com as pessoas. A nível profissional, tive vários convites de trabalhos pelo fato de ter dublado o seu Madruga, como Adorável Psicose na Multishow, Porta dos Fundos e os trabalhos na Rede Record.

O que o senhor diria a Ramón Valdés, se ele estivesse vivo e o senhor pudesse encontrá-lo?
Além de agradecer muito o presente que é esse personagem que ele me deu, teria que transmitir minha admiração pelo seu talento.
Texto e entrevista: Antonio Felipe
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
Ramyen
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 105 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Giovani Chambón » 02 Set 2013, 00:12

Muito foda essa parte dos direitos autorais ter o feito sair do papel para trabalhos futuros :/
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Rafinha » 02 Set 2013, 00:41

Muito bom.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Florinda
Membro
Membro
Mensagens: 2221
Registrado em: 03 Jul 2011, 00:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio e Botafogo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 30 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Florinda » 02 Set 2013, 00:57

Ótima matéria!

O que o senhor destacaria na atuação de Ramón Valdés?
O seu tempo de comédia, que é fantástico. Ele sabia tirar proveito de todas as situações e usou e abusou de seu carisma pessoal e de suas expressões fortes.


Definiu perfeitamente bem; pra mim, Ramón é o melhor comediante do mundo ao lado do Roberto. São simplesmente incríveis!

Avatar do usuário
BrendaMarzipan
Membro
Membro
Mensagens: 8523
Registrado em: 29 Nov 2011, 10:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 156 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por BrendaMarzipan » 02 Set 2013, 01:20

Entrevista muito bem feita. Parabens ao Purcino!

Avatar do usuário
cianide
Membro
Membro
Mensagens: 514
Registrado em: 11 Mar 2013, 14:48
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: O que??!!
Localização: Ribeirão Preto
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por cianide » 02 Set 2013, 10:27

Muito boa a entrevista.

Saiu matéria no Terra sobre essa data: http://bit.ly/1e6ESz9
iago83 escreveu:eu acho que deveria transformar o fórum chaves em casa noturna
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22427
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 425 vezes
Curtiram: 3496 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Riddle Snowcraft » 02 Set 2013, 10:32

Haha, Carlos Seidl é foda. Ele entende do assunto. Chegou até a citar o episódio "O Show Deve Continuar"...

Quem dera todo dublador fosse assim, criando afinidades com o proprio personagem.

Quanto ao Ramón, dá pena imaginar tudo que ele poderia ter aproveitado de 79 até 88 dentro das séries... Maldita Meza... o cara era foda. Imaginem o Peterete no Programa Chespirito :triste:
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Agua de Jamaica
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Abr 2013, 19:23
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Criciuma
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Agua de Jamaica » 02 Set 2013, 11:09

Muito boa entrevista, Carlos Seidl na voz do Ramon Valdes é bom de mais... Se eu não me engano ele também dublou o Saga de Gemeos nos Cavaleiros dos Zodiacos.

Avatar do usuário
pelisssioli
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jul 2011, 08:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 2 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por pelisssioli » 02 Set 2013, 11:38

Não sabia que tinha sido o Gastaldi que tinha adaptado os nomes.
Imagem ImagemImagem

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Ramyen » 02 Set 2013, 12:54

Ótima entrevista,parabéns...
Com certeza Seidl deu um toque especial ao personagem e ajudou no sucesso da série.
Ele mesmo citou o descaso atual do SBT com Chapolin.E o aniversário seria do Ramon,mas quem será eternamente presenteado com seu talento somos nós.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
Marlon Oliveira Lima
Membro
Membro
Mensagens: 1882
Registrado em: 08 Fev 2012, 08:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Caraibeiras, PE
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Marlon Oliveira Lima » 02 Set 2013, 13:38

Grande entrevista. O Carlos foi um dos grandes resposaveis pelo sucesso do Seu Madruga no Brasil.

Avatar do usuário
G@BR!&L
Membro
Membro
Mensagens: 2160
Registrado em: 07 Ago 2009, 23:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: S.C. Corinthians
Localização: Valinhos - SP
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 8 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por G@BR!&L » 02 Set 2013, 13:42

Marlon Oliveira Lima escreveu:Grande entrevista. O Carlos foi um dos grandes resposaveis pelo sucesso do Seu Madruga no Brasil.
Concordo. Acho que nenhuma outra voz seria tão bom quanto a Carlos para fazer tanto sucesso aqui no Brasil. A expressão que ele usa para o Seu Madruga combina perfeitamente com o personagem.
E muito boa a notícia, Carlos Seild valorizando seu próprio interpréte, coisa que raramente dubladores fazem isso.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
matheus153854
Membro
Membro
Mensagens: 2074
Registrado em: 26 Set 2012, 16:43
Programa CH: Chespirito
Localização: São Paulo
Curtiu: 188 vezes
Curtiram: 110 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por matheus153854 » 02 Set 2013, 14:13

Um grande ator, Que ajudou no sucesso dos Seriados de Chespirito e gostei muito da entrevista do Carlos Seldi :lol:

Avatar do usuário
Chilindrinaツ
Membro
Membro
Mensagens: 2522
Registrado em: 27 Jun 2011, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio/Cricíuma.
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Chilindrinaツ » 02 Set 2013, 15:15

Emocionante.!!!

Avatar do usuário
Red
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 03 Dez 2011, 12:40
Programa CH: Chapolin Animado
Curtiu: 0
Curtiram: 852 vezes

Re: Especial: há 90 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Red » 02 Set 2013, 15:21

"Para mim, os episódios em que o Seu Madruga está nos studios de Hollywood e fala dos filmes antigos e de velhos atores é muito emocionante, pena que quase não passam esses episódios."
É... quase não passam... por que será Né, SBT? -_-

Muito legal a entrevista, o Carlos Seidl falando do Seu Madruga me lembrou o Fábio Lucindo falando do Ash Ketchum, ambos reconhecem que esses personagens foram importantes para suas carreiras. E os dois não conseguem mais fazer as vozes de antigamente. :P
Ex-moderador da Fonte dos Desejos (05/2013 a 11/2013)
Ex-moderador do TV de Segunda Mão (05/2015 a 11/2015)
Ex-moderador global do Fórum Chaves (11/2013 a 11/2014 e 11/2015 a 05/2016)
Usuário do mês de janeiro de 2017

Trancado