Peça de Chespirito sobre mãe de Charles Chaplin pode estrear na Broadway no próximo ano
O escritor e produtor mexicano Roberto Gómez Bolaños "Chespirito" rende homenagem à atriz Hannah Chaplin (1866-1928), mãe de Charles Chaplin, através da obra "Queen Mother", que estreará na Broadway no próximo ano.
O produtor Juan Torres informou que ele e seu sócio Guillermo Wiechers estiveram há alguns dias em Nova York para escutar uma das leituras do roteiro.
"É uma história maravilhosa, o elenco está perfeito e na próxima semana Florinda Meza nos enviará um e-mail para nos dizer como avança o projeto que poderia estrear no próximo ano", explicou Torres.
Ainda que todavia não esteja definido o produtor ou produtores que levarão a cabo a peça, pois estão em busca de sócios e patrocinadores, não descartou que "numa dessas, subamos ao barco".
"Entre o elenco não há atores mexicanos, é uma peça que foi escrita para estrear na Broadway, lá há o local ideal para uma montagem desse nível e dessa natureza. Não é porque seja de Chespirito ou de Florinda Meza, porém está extraordinária a história, a música", destacou em entrevista.
Precisou que o casal escreveu o roteiro junto com uma equipe criativa norteamericana. Atuarão Max von Essen, destacaso no musical "Evita", como Magandi, e Marta Friedman, protagonista de "The Woman in White", um musical de Andrew Lloyd Webber.
"Queen Mother" está inspirado em Hannah Chaplin, atriz do music hall lodrino que se destacou com o nome artístico de Lily Harley.
"Foi escrita há um tempo, em uma época onde não havia acesso a tantainformação, não havia internet, acreditamos que ficará perfeita", sublinhou.
A leitura transcorreu em um salão de ensaios, em atril e com o apoio dos músicos.
"Vimos grandes atores em cena e com muitas propostas, muito vanguardistas. Eles conseguiram nos transportar aos anos 20, que é onde transcorre esta história, e o final foi fantástico, com uma ovação.
"Florinda estava emocionadíssima, esse dia coincidimos com o braço direito de González Compeán; estava também Alejandro Gou, foi muito bonito, uma viagem muito boa", recordou Torres.
---
Pessoal, compartilhando notinha de hoje, dia 22 de julho, no Jornal "El Sol de Cuautla"

Vida y milagros
Juan José Origel
22 de julio de 2010
* De Teatro
http://www.oem.com.mx/elsoldecuautla/notas/n1716766.htm