Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.

Qual é a maior rivalidade e o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Flamengo x Botafogo
2
5%
Flamengo x Fluminense
18
41%
Flamengo x Vasco
22
50%
Fluminense x Vasco
0
Não há votos registrados
Vasco x Botafogo
2
5%
Botafogo x Fluminense
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 44

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por E.R » 06 Out 2011, 16:54

A rivalidade entre os clubes deu origem ao Flamengo. Incomodados com o sucesso que os remadores do Botafogo faziam com as meninas, um grupo de pessoas resolveu criar o Flamengo.

Imagem

No futebol, a história mais deliciosa dessa longa rivalidade, envolve dois clássicos, um em que o Botafogo ganhou do Flamengo de 6, e a revanche do Flamengo, nos anos 80, quando conseguiu devolver a goleada de 6 a 0, com direito a um gol memorável do Andrade (que, na época, jogava com a camisa 6).

Imagem
Foi neste clássico, que o Botafogo quebrou um jejum de muitos anos sem título, com uma vitória em 1989, com gol do Maurício, em que o atleta alvinegro fez falta em cima do rubro-negro Leonardo.

Imagem
Um dos títulos de Campeonato Brasileiro do Flamengo foi em 1992, tendo como rival o Botafogo, que era favorito. O Flamengo venceu o primeiro jogo da final de forma avassaladora, por 3 a 0.

No dia seguinte, o atacante Renato Gaúcho, do Botafogo, foi a um churrasco do amigo Gaúcho, que jogava no rubro-negro, o que gerou a saída de Renato do alvinegro. No jogo seguinte, um empate em 2 a 2, com um gol de falta histórico de Júnior (eu estava no Maracanã neste dia !)


No final dos anos 2000, os dois clubes se enfrentaram por 4 seguidos na final do Campeonato Carioca, com uma vitória alvinegra e 3 vitórias rubro-negras.

A decisão mais marcante foi em 2008, quando, depois que o Flamengo venceu a Taça Guanabra em cima do Botafogo, os alvinegros reclamaram da arbitragem, e fizeram um "circo" no vestiário num ato em que vários jogadores choraram e até o presidente do Botafogo renunciou ao cargo (para depois voltar atrás) que ficou conhecido como "chororô". Na Taça Rio, o Botafogo eliminou o Flamengo na semifinal. E na final do Campeonato Carioca 2008, o Flamengofoi novamente campeão em cima do Botafogo, com duas vitórias na final : 1 x 0 e 3 x 1.

Imagem
Obina fez 3 gols decisivos nessas partidas, mostrando ser carrasco do Botafogo e a torcida do Flamengo tripudiou em cima do rival com o grito "Ôooooooooooooo, chora de novo !" e "E ninguém cala esse chororô, chora o presidente, chora o time todo, chora o torcedor".

Imagem
Em 2010, na final da Taça Rio, Adriano perdeu pênalti e Loco Abreu foi o herói do título estadual do alvinegro.
--
Os Irmãos Karamazov do futebol brasileiro, aqueles que disputam o mesmo espaço. Tão iguais e tão rivais. O futebol do Flamengo nasceu graças a uma divergência entre alguns jogadores do Fluminense e a diretoria tricolor, e como, alguns destes atletas eram sócios do Fla, resolveram criar (junto com os dirigentes da época) um departamento de esportes terrestres do clube-rubro negro, assim, em 1911, nascia o futebol rubro-negro, esporte que tornaria o clube da Zona Sul carioca o mais popular do país.

Imagem
O primeiro Fla-Flu antológico foi em 1941, o chamado "Fla-Flu da Lagoa", onde jogadores tricolores chutavam a bola para dentro da Lagoa Rodrigo de Freitas, para garantir o empate.

Imagem
O Fla-Flu, clássico mais charmoso e imprevisível do futebol carioca, colore o Maracanã de preto, vermelho, verde, branco e grená. Segundo Nelson Rodrigues, o "Fla-Flu nasceu 40 minutos antes do nada" de tão místico que eram seus jogos.

Imagem
A torcida do Fluminense lembra muito dos títulos de 1984 e 1995, quando Assis e Renato Gaúcho (de barriga) fizeram gols decisivos e é fato que o tricolor não perde uma final de campeonato para o rubro-negro há 20 anos (por isso minha raiva do time das Laranjeiras).
Imagem

Imagem
. 19 de dezembro de 1991 - Flamengo 4 x 2 Fluminense - Campeonato Carioca/Flamengo campeão - Jogo à noite, no meio de semana, com o Flu jogando de branco. Se forem lembrar de uma final que o Fla venceu o Flu com o Flu com sua camisa tricolor listrada, deve ter sido nos anos 80. ÚLTIMA VEZ QUE O FLAMENGO VENCEU O FLUMINENSE EM UMA DECISÃO IMPORTANTE. Eu estava na Disney na época e fiquei sabendo da vitória pelo telefone e sacaneei um amigo meu que tava na excursão comigo.

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
. 21 de maio de 2004 - Flamengo 3 x 2 Fluminense - Campeonato Carioca - Última conquista do Fla sobre o Flu, a da Taça Guanabara de 2004. Super Róger, o lateral, entra em ação e faz o gol da vitória do rubro-negro sobre o Flu de Edmundo e Romário. Esse jogo foi no sábado.
Imagem

Pesa contra o clássico o fato dos dois times não terem se enfrentando em uma decisão nacional ou internacional.
--
É o Clássico dos Milhões, o clássico das duas maiores torcidas do Rio de Janeiro, que sempre lotam o Maracanã.

Imagem
Quando o Vasco se consolidou como uma potência futebolística no futebol carioca, com negros no time (que eram empregados de fachada de comerciantes portugueses e que eram, na verdade, profissionais, ao contrário dos esportistas amadores dos outros clubes), muitos torcedores de futebol na cidade ficaram chateados, e o Flamengo se tornou o clube que desbancou o Vasco naquele período (Vasco, muito ligado a colônia portuguesa), o que fez muita gente, na cidade, torcer para os outros 3 clubes grandes (principalmente para o Fla) até por um sentimento patriótico.

Vasco e Fla fizeram muitos jogos antológicos, os vascaínos se lembram muito da semifinal do Campeonato Brasileiro 1997, em que Edmundo foi decisivo na goleada vascaína (no período em que o nefasto e provocador dirigente Eurico Miranda controlava o futebol do clube) e também do título carioca de 1988, com gol do Cocada, último triunfo do clube de São Januário sobre o arqui-rival.
Imagem

Aliás, peço aos amigos do fórum (especialmente os de outros estados) para que vejam que os torcedores dos 3 outros times grandes do Rio tratam as vitórias em decisões estaduais diante do Mengão como verdadeiras finais de Copa do Mundo.

Bom, voltando ao assunto, o Flamengo, nas últimas décadas tem uma hegemonia muito grande em jogos decisivos contra o Vasco, vou lembrar de algumas finais inesquecíveis.

Imagem
. Na final do Campeonato Carioca 1978, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0, com um gol histórico do zagueiro Rondinelli. A partir daquele título, aquela geração de jogadores passou a ter várias conquistas.

Imagem
Imagem
. Na decisão do Campeonato Carioca 2001, o clube rubro-negro precisava vencer por dois gols de diferença. E com uma cobrança de falta magistral de Petkovic aos 43 minutos do segundo tempo, o Flamengo venceu o Vasco por 3 a 1 e conquistou o tri-campeonato do Campeonato Carioca. Naquele tri-campeonato nasceu a brincadeira da torcida rubro-negra falar para os vascaínos "Vice de novo !".


Imagem
Imagem
. Em 2006, na decisão mais importante entre os dois rivais, o Flamengo venceu o Vasco na final da Copa do Brasil, por 1 a 0, gol de Juan, e conquistou o bi-campeonato da Copa do Brasil. O atacante Valdir Papel foi expulso naquela partida.

Imagem
--
Imagem
. Fluminense e Vasco nos últimos anos (principalmente no estadual) tem sido marcado pela hegemonia vascaína nos jogos decisivos, como o da final de 1994, com 2 gols de Jardel, em que o Flu entregou o título ao rival, após complicar o Mengão e perder sempre para o clube de São Januário.

Imagem
Ironicamente, a decisão mais importante entre os dois clubes, foi a da final do Campeonato Brasileiro 1984, onde o Flu venceu o primeiro jogo por 1 a 0, gol do paraguaio Romerito e empatou a segunda partida em 0 a 0, sagrando-se campeão brasileiro.
--
. Vasco e Botafogo tem jogado muitos jogos decisivos, principalmente finais de Taça Guanabara e Taça Rio e as últimas decisões de Campeonato Carioca entre essas duas equipes foram muito polêmicas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Botafogo é campeão do Campeonato Carioca 1990, mas Eurico Miranda não reconhece o título do rival e faz jogadores do Vasco darem uma volta olímpica com uma caravela no Maracanã.
Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

--

Imagem
Em 1997, o Vasco venceu o primeiro jogo da final e o atacante Edmundo provocou os alvinegros rebolando dentro de campo. No jogo de volta, vitória do Botafogo, e, no final do jogo, todos os jogadores do alvinegro da Estrela Solitária rebolaram, em reação ao gesto de Edmundo.

--

Imagem
--
. O clássico Vovô, entre os 2 clubes grandes de futebol mais antigos da cidade, vem tendo uma hegemonia alvinegra nos jogos decisivos nos últimos anos (sobretudo nas finais de Taça Rio).


Imagem
Um dos jogos mais lembrados é o do título do Fluminense em 1971, gol de Lula, em que o jogador tricolor Marco Antônio empurrou o goleiro do Botafogo no lance do gol.

Imagem
Editado pela última vez por E.R em 12 Set 2019, 03:18, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por E.R » 21 Out 2011, 18:13

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
--
Imagem

Imagem
O jogo do ódio : onde nasceu meu ódio pelo tricolor das Laranjeiras, em 1994.

Imagem

--

Imagem
Claro que esse cidadão aqui aumentou o ódio.
Imagem

Imagem

--



Flamengo 3 x 2 Fluminense (Campeonato Brasileiro / 2011) - O Fla x Flu do Bottinelli.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

--

Imagem
Flamengo 1 x 0 Fluminense (Campeonato Brasileiro / 2011) - Gol de Willians.

--

Imagem

--

Imagem
Imagem

--

Imagem

--

Imagem

--

Imagem
--
Imagem
Flamengo 2 x 0 Fluminense (2012)

Imagem


Imagem
Editado pela última vez por E.R em 12 Set 2019, 03:20, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por E.R » 26 Out 2011, 08:16

Imagem
Flamengo 1 x 0 Vasco (2012 / Campeonato Brasileiro) - Gol de Vágner Love.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
--
Imagem
. Flamengo 4 x 2 Vasco (2013 / Taça Guanabara) - Gols de Hernane, Nixon, Cléber Santana e Rafinha.
Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por E.R em 12 Set 2019, 03:21, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por E.R » 12 Mar 2012, 13:28

Imagem
Flamengo campeão do Campeonato Brasileiro 1992 em cima do Botafogo.

Imagem
--
Imagem
Flamengo 1 x 0 Botafogo (2013 / Taça Guanabara) - Gol de Hernane !

Imagem
Editado pela última vez por E.R em 12 Set 2019, 03:21, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66370
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por CHarritO » 12 Mar 2012, 17:18

Lembrando que o Fla-Flu completou 100 anos neste ano!!! :joinha:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por E.R » 13 Mar 2012, 15:24

Imagem
--
O Fluminense já venceu a Taça Guanabara 8 vezes, o Vasco já venceu a Taça Guanabara 11 vezes.

O maior vencedor da Taça Guanabara é o Flamengo, que já venceu a Taça Guanabara 19 vezes.

Quando Vasco e Fluminense jogaram decisões da Taça Guanabara, o Vasco levou a vantagem em 1994 e 2003.

Imagem
Em 1994, o craque da final onde o Vasco ganhou do Fluminense foi o saudoso Dener. Aliás, este foi o último título do jogador, que, pouco tempo, morreu em um acidente de carro.
--
Imagem
Em 2012, o Fluminense ganhou a Taça Guanabara (19 anos depois de sua conquista anterior, em 1993) e pela primeira vez na história venceu o Vasco em uma final de Taça Guanabara (por 3 a 1, os gols tricolores foram marcados por Deco e Fred (que fez 2 gols)).
Imagem

--

Em 2012, Fluminense e Botafogo decidiram o Campeonato Carioca 2012, o time das Laranjeiras venceu o primeiro jogo da final por 4 x 1.

Imagem

Imagem

Imagem
E no segundo jogo da final do Campeonato Carioca 2012, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 x 0, gol do atacante Rafael Moura.
--
Imagem
O Vasco enfrentou o Fluminense na final da Taça Rio 2004, e venceu o Tricolor das Laranjeiras por 2 x 1, gols de Valdir (ele mesmo ! O Valdir Bigode) e Beto.

Imagem

Já são 8 anos ! Depois daquele triunfo, o Vasco não ganhou mais nada em termos estaduais.

--



Imagem
A última vez em que o Fluminense venceu o Vasco numa final de Campeonato Carioca foi há bastante tempo. Foi no Campeonato Carioca 1980. O Flu venceu o Vasco por 1 x 0 na final, gol de falta do zagueiro Edinho.
Imagem


Imagem
O Vasco, como todos sabem, venceu o Fluminense pela última vez em uma decisão na final do Campeonato Carioca 2003, no famoso jogo do gol do Souza, em jogada do Léo Lima.

--



Imagem
O último título de Campeonato Carioca que o Botafogo venceu o Fluminense foi no Campeonato Carioca 1957. O alvinegro venceu a decisão por 6 x 2, com 3 gols de Paulinho Valentim.
Imagem
--

Imagem

Imagem
Os editores do caderno de esportes do jornal O Globo, em 1994, são os melhores editores esportivos de jornal que eu já vi na minha vida.
Editado pela última vez por E.R em 12 Set 2019, 03:23, em um total de 2 vezes.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por Rafinha » 07 Mai 2012, 11:58

O mais importante eu acho que seja o Fla-Flu mesmo. Sua sonoridade relata.

Mas o mais acirrado, em tempos atuais, eu acho Botafogo x Flamengo. São bem disputados e imprevisíveis, tanto é que quase sempre acaba em empate e os dois fizeram as finais dos Cariocas de 2007 a 2010, seguidamente.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Daniel Brito
Membro
Membro
Mensagens: 9262
Registrado em: 05 Fev 2012, 12:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Localização: Salvador - BA
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 65 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por Daniel Brito » 30 Jul 2012, 16:23

Não sou do RJ, mas indubitavelmente é o Fla x Flu.
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Fábio
Membro
Membro
Mensagens: 13340
Registrado em: 07 Fev 2009, 02:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por Fábio » 30 Jul 2012, 20:41

O brabo é que o E.R nunca posta as derrotas do Fla. Eu esperando um post do último Fla-Flu e nada. :(

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por E.R » 11 Set 2012, 05:02

Fábio escreveu:O brabo é que o E.R nunca posta as derrotas do Fla. Eu esperando um post do último Fla-Flu e nada. :(
Pra você então... vou postar fotos daquele jogo do gol de barriga do Renato Gaúcho em que fui no estádio :

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 7680
Registrado em: 29 Jan 2009, 00:42
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo e Ferroviária-SP
Localização: São Carlos / São Paulo - SP
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por Luiz » 11 Set 2012, 21:47

ER com mó sorrisaço antes do jogo :lol:
Luiz, desde 2006 no meio CH

- Ex-Moderador do Meu Negócio é Futebol e um dos fundadores do FCH


--------------------------------
ImagemImagemImagem
As tuas glórias vêm do passado E DO PRESENTE!

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por E.R » 24 Abr 2013, 15:32

Última vez que o Botafogo venceu o Fluminense em uma final de Taça Rio foi em 2008, o alvinegro venceu por 1 x 0, gol do zagueiro Renato Silva.
Imagem
--

Já final de Campeonato Carioca, foi essa citada acima, em 1957 mesmo. Ou seja, esse ano, finalmente, pode acabar esse jejum.

Aliás, esse é o maior jejum atual da história do futebol carioca entre os 4 clubes grandes.
Editado pela última vez por E.R em 12 Set 2019, 03:27, em um total de 2 vezes.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por E.R » 04 Mai 2013, 18:07

--
Editado pela última vez por E.R em 12 Set 2019, 03:27, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Fábio
Membro
Membro
Mensagens: 13340
Registrado em: 07 Fev 2009, 02:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por Fábio » 04 Mai 2013, 21:33

É o clássico mais antigo do Brasil, pelo menos dentre os que ainda acontecem hoje em dia.

Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 7680
Registrado em: 29 Jan 2009, 00:42
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo e Ferroviária-SP
Localização: São Carlos / São Paulo - SP
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes

Re: Qual é o clássico mais importante do Rio de Janeiro ?

Mensagem por Luiz » 04 Mai 2013, 22:24

Edu amanhã vai fazer mega figa pelo Botafogo, além de acabar logo o estadual, ainda tira o título do Fluminense. E o estadual acaba bem pro Edu também, o Flamengo ganhou o Fla-Flu :lol:
Luiz, desde 2006 no meio CH

- Ex-Moderador do Meu Negócio é Futebol e um dos fundadores do FCH


--------------------------------
ImagemImagemImagem
As tuas glórias vêm do passado E DO PRESENTE!

Responder