Jornalismo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 04 Nov 2011, 10:37

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 09 Nov 2011, 20:54

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on- ... -encolher/

Depois de vender a sede do jornal O Dia, os portugueses do Ejesa/Ongoing estão tentando vender a gráfica do jornal.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 13 Nov 2011, 03:58

http://oglobo.globo.com/tecnologia/novo ... al-3222402

Imagem

O site do GLOBO se tornará ainda mais O GLOBO a partir de hoje na internet.

A nova página, após uma reforma gráfica e editorial, estreia privilegiando as características que traduzem a alma do GLOBO, materializada, principalmente, na sua edição — a contextualização do fato, a diferença na qualidade da apuração, o olhar do jornalista. Confira o que mudou.

O desafio é equilibrar a velocidade exigida pela internet com a necessidade de prover mais contexto e análise aos internautas. Mesmo que, em alguns casos, isso signifique ousar e abdicar do típico jornalismo on-line, ancorado prioritariamente na rapidez da atualização da notícia.

— Além de mais moderno e de fácil navegação, o novo site do GLOBO está totalmente alinhado com nossa estratégia de crescimento e visão de futuro. É um produto com a nossa alma, mais editado, com ênfase no Rio e no cotidiano dos cariocas, sem perder nossa visão do Brasil e do mundo — enfatiza o diretor-geral da Infoglobo, Marcello Moraes.

O que motivou a mudança foi a vontade de valorizar ainda mais o jornalismo, independentemente dos desafios que isso represente na web:

— O novo site sublinhará o que o jornal consolidou em sua trajetória : a excelência do jornalismo de qualidade. Não importa a velocidade da notícia, da sua publicação. Ela será sempre bem apurada e checada para dar ao leitor a informação mais confiável — afirma o diretor de Redação, Ascânio Seleme.

Uma das novidades que mais espelham esse esforço de ocupar a web com a alma do impresso é um canal, no alto da capa do site.

Ali, em meio à cobertura em tempo real e sem prejuízo dela, a notícia encontrará um espaço para ser tratada analiticamente, com aprofundamento — e calma —, como se estivesse na primeira página do jornal. Neste canal, também será possível destacar assuntos que reúnam vasta produção jornalística, tal qual seria feito, no papel, por meio de um caderno especial.

— Editar é o que O GLOBO faz de melhor. Entregamos as notícias na primeira página de forma contextualizada, organizada. É isto o que faremos na web — diz o editor-executivo de Plataformas Digitais, Pedro Doria.

Além do princípio de privilegiar a curadoria em meio à abundância de notícias que trafegam na internet, dois outros pilares sustentam o projeto: o foco em serviços e no Rio —- com Zona Sul, Zona Norte, Barra, Niterói e Região Serrana adquirindo status de subeditorias. Já o foco em serviços perpassa toda a cobertura editorial. Uma reportagem sobre aumento da inflação, por exemplo, vai explicar ao leitor o impacto em seu dia a dia.

— Assim como o "New York Times", principal jornal do mundo, dedica 25% de seu conteúdo a Nova York, nós somos o jornal do Rio, e não apenas porque cobrimos bem a cidade, mas porque torcemos por ela — afirma Doria.

Quem se encarrega diariamente de traduzir a personalidade do GLOBO no jornal impresso tem nome e apelido: Luiz Novaes, o Mineiro. Na liderança do fechamento da primeira página do jornal, ele cunhou expressões como a "Enquanto isso...", oferecendo uma dose de humor e perspicácia ao leitor.

— É curioso que a nossa internet busque captar a alma do papel no momento em que ele também busca uma nova alma. A melhora da qualidade do jornalismo on-line nos obriga, cada vez mais, a irmos além da simples publicação dos fatos. Se, no jornalismo on-line, o hábito de editar é uma ousadia, porque perde-se tempo fazendo isso, por outro lado ele representa um regresso positivo à essência da profissão — diz Mineiro.

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 21 Nov 2011, 20:20

http://portalimprensa.uol.com.br/notici ... ma+semana/

A Folha de S.Paulo anunciou mudanças em seus cadernos e também na periodicidade de veiculação de especiais, que entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (28).


O "Folhateen", que existe desde 1991, deixa de circular como caderno e passa a integrar a "Ilustrada", em uma seção às segundas-feiras.

A página semanal "Saber", com assuntos ligados à educação e à aquisição de conhecimento, do caderno "Cotidiano", deixa de circular. O tema será incorporado à cobertura de educação.

Os especiais do jornal também sofrem mudanças. O caderno "Tec", de mídia e tecnologia, passa a circular às segundas-feiras, e não mais às quartas; "Comida", de gastronomia, deixa de ser publicado às quintas-feiras para ir às bancas nas quartas. Com as mudanças, a Folha pretende publicar um caderno ou seção especial por dia.

O suplemento do jornal americano New York Times (segundas), "Equilíbrio" (terças), "Turismo" (quintas), "Guia Folha" (sextas), "Folhinha" (sábados) e os cadernos "Ilustríssima", "Empregos", "Imóveis", "Veículos" e "Negócios" (domingos) continuam nos mesmos dias. As revistas sãopaulo e Serafina permanecem aos domingos.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 23 Nov 2011, 06:31

O GLOBO

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Jornais

Mensagem por Antonio Felipe » 02 Jan 2012, 10:18

FOLHA

O corpo do jornalista Daniel Piza, morto na última sexta-feira (30), foi enterrado por volta das 11 horas deste domingo (1º), no Cemitério de Congonhas, em São Paulo.

Piza tinha 41 anos e morreu após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) em Gonçalves (MG), onde passava as festas de fim de ano com a família.

Paulistano, o jornalista nasceu em 1970, estudou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) e começou sua carreira de jornalista em "O Estado de S. Paulo" (1991-92), onde foi repórter do Caderno2 e editor-assistente do Cultura.

Imagem

Trabalhou em seguida na Folha (1992-95), como repórter e editor-assistente da "Ilustrada", cobrindo especialmente as áreas de livros e artes visuais. Foi editor e colunista do caderno Fim de Semana da "Gazeta Mercantil" (1995-2000).

Em maio de 2000, retornou para o jornal "Estado" para ocupar o cargo de editor-executivo. Atualmente, trabalhava no veículo como colunista.

Traduziu seis títulos, de autores como Herman Melville e Henry James, e organizou seis outros, nas áreas de jornalismo cultural e literatura brasileira, segundo informa o site que mantinha.

Escreveu 17 livros, entre eles "Jornalismo Cultural" (2003), a biografia Machado de Assis "Um Gênio Brasileiro" (2005), "Aforismos sem Juízo" (2008) e os contos de "Noites Urbanas" (2010). Fez também os roteiros dos documentários "São Paulo - Retratos do Mundo" e "Um Paraíso Perdido - Amazônia de Euclides".

O jornalista deixa a mulher, a também jornalista Renata Piza, e três filhos, Letícia, 14, Maria Clara, 10, e Bernardo, 6.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Gol D Roger
Membro
Membro
Mensagens: 6439
Registrado em: 18 Set 2011, 20:03
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 167 vezes

Re: Jornais

Mensagem por Gol D Roger » 02 Jan 2012, 10:24

Triste. Brasil perdeu um grande profissional do jornalismo. =/
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Jornais

Mensagem por Chavo » 02 Jan 2012, 13:29

Tão novo e morre assim, de repente... Que coisa. :unsure:
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 30 Jan 2012, 02:28

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 03 Mar 2012, 20:29

http://portalimprensa.uol.com.br/notici ... +universal

A 6° Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou, por unanimidade, sentença da ação de indenização movida pela Igreja Universal do Reino de Deus contra a empresa Folha da Manhã S/A, que edita o jornal Folha de S.Paulo.

A Igreja Universal do Reino de Deus alegava que se sentir ofendida com o editorial intitulado “Intimidação e má-fé”, publicado em 19 de fevereiro de 2008.

O texto se refere às ações movidas em todo o país por adeptos da igreja, depois da reportagem da jornalista Elvira Lobato, sob o título “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, publicado em novembro de 2007.

“O tribunal reafirmou que o direito à crítica e a liberdade de manifestação da opinião são basilares para a consolidação do Estado Democrático”, diz a advogada Tais Borja Gasparian, que representou a Folha. Segundo ela, foi “uma vitória da liberdade de opinião”
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 10 Mar 2012, 11:18

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 13 Mar 2012, 13:05

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 06 Abr 2012, 00:55

http://www.observatoriodaimprensa.com.b ... _uma_saida

A reunião anual da Associação Americana de Jornais, que se realiza durante esta semana em Washington, vem sendo considerada como o ponto de virada no processo de adaptação da imprensa tradicional às novas tecnologias digitais.

Boa parte dos debates e apresentações divulgados no site da entidade se refere ao modelo de cobrança por conteúdo conhecido como paywall.

Trata-se de um sistema pelo qual o leitor recebe parte do noticiário gratuitamente e é atraído para conteúdos mais consistentes por cujo acesso terá que pagar. A novidade discutida em Washington é a possibilidade de oferecer pacotes variados que combinam versões para computadores, tablets e smartphones.

O jornais brasileiros também estão testando o modelo.

A Folha de S. Paulo comemora, em sua edição desta quarta-feira, dia 4, o aumento recorde de audiência no Folha.com.

Segundo o jornal paulista, foram 232,8 milhões de páginas vistas em março, o que equivaleria a 19,2 milhões de visitas.

O quadro que complementa a reportagem mostra um gráfico com informações sobre o crescimento da leitura online e outro com a circulação dos jornais de papel.

Na coluna da direita, com os dados sobre a circulação média diária de jornais, a Folha e o Globo aparecem com números ascendentes, enquanto o Estado de S.Paulo mostra queda acentuada na circulação entre dezembro de 2011 e fevereiro deste ano.

Seria preciso mais informações do que as que são apresentadas pela Folha para analisar o momento da concorrência. Sabe-se que o final do ano passado registrou uma diminuição na circulação de todos os grandes jornais brasileiros, por um conjunto de fatores. Mas os departamentos comerciais das principais empresas de comunicação já detectam uma recuperação entre dezembro e fevereiro, embora ainda não haja dados consistentes para formar uma tendência.

De qualquer maneira, de olho na experiência digital, as empresas já se preparam para oferecer pacotes diferenciados de assinaturas, que provavelmente vão seguir o exemplo dos jornais americanos.

Acontece que os números apresentados até aqui pela Folha.com sofrem grande influência de certas escolhas editoriais que não se relacionam com o conteúdo característico que os leitores costumam buscar nos chamados jornais “de prestígio”.

A principal causa do aumento na audiência da versão digital da Folha se deve ao lançamento de um site de entretenimento chamado F5. E a grande atração do período foi a cobertura do programa Big Brother Brasil, da Globo. Também tiveram grande destaque a morte do humorista Chico Anysio e o acidente no qual se envolveu o jovem Thor, filho do bilionário Eike Batista, que atropelou e matou um ciclista na Rodovia Washington Luís.

O uso de artifícios estranhos ao conteúdo típico de um “jornal de prestígio” precisa ser levado em conta na análise qualitativa da audiência. Ao apostar em factoides e temas circunstancialmente populares, o jornal realmente faz aumentar sua audiência. Mas é preciso questionar a qualidade e equilíbrio desse êxito frente a outros desafios, como o de preservar a proporção ideal de leitores que interessa aos anunciantes, e, portanto, garantem a reputação da marca.

Os factoides são um recurso emprestado da imprensa “popular”, e tanto podem ser sinônimo de boato travestido de notícia como podem ser a notícia cuja importância é exagerada – geralmente pelo reforço de imagens chamativas ou pelo texto retórico e manipulador. Em qualquer caso, um factoide pode sempre ser associado a sensacionalismo.

Na busca por audiência, e usando os recursos imediatos das novas mídias, a chamada imprensa tradicional precisa de estratégias consistentes e coerentes com a reputação que deseja construir ou preservar. O imediatismo das notas distribuídas para smartphones ou tablets não deveria comprometer a prioridade para informações relevantes e conteúdos de maior profundidade.

A imprensa ainda tem um papel social a cumprir e talvez o grande desafio seja ganhar popularidade sem perder qualidade. Por enquanto, números de acesso a curiosidades não podem ser considerados um caso de sucesso.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornais

Mensagem por E.R » 28 Abr 2012, 04:21

Imagem
--
http://extra.globo.com/noticias/jornal- ... 62449.html

Imagem

Neste domingo, o EXTRA chega às bancas de roupa nova : estreia seu novo projeto gráfico, desenvolvido para adequar-se às mudanças do consumo de informação.

O redesenho do jornal não se restringe a uma evolução na forma de embalar a notícia, com cores mais vibrantes, tipologia moderna — para facilitar a leitura — e reorganização das páginas.

A principal novidade é o enfoque dado ao conteúdo, privilegiando a repercussão da notícia, a exclusividade, já que os fatos ganharam presença instantânea no ambiente digital, no rádio e na TV.

Imagem

Assim, o novo projeto contempla a função do jornal no mundo multimídia.

O EXTRA apostará ainda mais na leitura crítica dos fatos ocorridos na véspera, extraindo deles o que será útil e relevante no dia seguinte. Com isso, busca ampliar o caráter utilitário do jornal, focando nas consequências da notícia para a vida do leitor.

A tradução e a contextualização da notícia já faziam parte da história do jornal, mas o formato gráfico ainda privilegiava a apresentação do fato em detrimento da repercussão.

Neste sentido, inverter este modelo foi a premissa do trabalho, desenvolvido em parceria com a “Cases i Associats”, da Espanha, um dos mais ativos escritórios de design gráfico do mundo.

O projeto foi liderado pelo diretor de redação, Octavio Guedes e pelo gerente geral de produto, Luiz André Alzer, e envolveu todos os demais setores da empresa. Ao longo do processo, foram realizadas pesquisas com diferentes grupos de leitores, além de seminários com a redação para a discussão das mudanças propostas. O novo projeto torna, também, mais flexível o espaço destinado à publicidade. Desde 1998, este é o segundo projeto gráfico da história do EXTRA.

O maior desafio foi justamente o de desenvolver o produto com base na sua história de sucesso, preservando essência e diferenciais. Partiu-se do EXTRA para se chegar a um EXTRA mais moderno, ágil, interativo e, sobretudo, útil.

Imagem

O redesenho do EXTRA mostra o quanto a Infoglobo acredita e investe em sua plataforma principal de distribuição de conteúdo.

— Acreditamos que a relevância do papel ainda será predominante por um bom tempo e nossos clientes serão presenteados com o resultado de um trabalho longo, intenso e de muita dedicação e qualidade — diz Marcello Moraes, diretor geral da Infoglobo.

Para o diretor de redação, Octavio Guedes, o objetivo da reforma é ressaltar o conteúdo que faz do EXTRA um jornal diferente:

— Isso só é possível com o bom e velho jornalismo : furos, informações que sejam úteis no dia a dia e, principalmente, boas histórias que encantem o leitor.

Imagem

Um dos alvos do trabalho, segundo Luiz André Alzer, foi simplificar a leitura :

— O projeto oferece ferramentas para repórteres e editores entregarem um produto com reportagens mais organizadas e serviços úteis.

Para Chico Amaral, da Cases, o redesenho favorece os diferenciais do EXTRA:

— Nestes tempos de integração digital, o que aconteceu ontem já nem é mais notícia hoje. Mas o que o EXTRA viu nessa notícia, com seu jeito especial de entender as coisas, será a manchete criativa que vai atrair o leitor.

Imagem

O EXTRA, segundo Bruno Thys, diretor da Unidade de Produtos Populares, está bem posicionado para atender ao leitor e ao mercado neste momento do país:

— O jornal se renova num momento de consolidação da chamada nova classe média.

O projeto também aposta em formatos mais flexíveis para os anunciantes, afirma Mario Rigon, diretor de Mercado da Infoglobo:

— O novo formato cria espaços e seções para dar ainda mais destaque aos anúncios.
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jornais

Mensagem por Victor235 » 01 Mai 2012, 01:37

Matérias publicadas na capa dos dois principais jornais da cidade acerca de uma mesma obra:
Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder