Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Religião

Mensagem por Chavo » 15 Jan 2011, 03:51

Arnold escreveu:Eu estou bem alimentado, então vou continuar. :P
Continue com o Motodoido, quando ele vier. :garg: :garg: :garg:
Arnold escreveu:Chegamos ao ponto: o que faz você não acreditar em Hades e acreditar num deus individual? Só conveniência mesmo? Se for, ok. Senão, o motivo que você me der para não acreditar em Hades será o motivo que eu te darei para não acreditar no deus individual.
Porque eu creio em uma força superior que criou o que conheço por Tudo, por Universo, ou por qualquer outro nome. Eu a chamo de Deus, somente. E não se preocupe, eu entendo a sua posição (e indignação) quanto à isto. Como eu disse, creio que a capacidade de respeitar as ideias do outro é uma das chaves pra verdadeira evolução humana. O que eu penso, por exemplo, não me põe em nível superior à ti e vice-versa.

E se ficássemos estagnados e definíssemos que Deus existe para todos, o mundo não teria questionamentos, não teria dúvidas... Enfim: não teria perguntas, que são o que, de fato, o move. Pobres mesmo são os de mente lacrada. :joinha:
Arnold escreveu:É sempre assim, uma desculpa e tudo fica resolvido.
Isso me pareceu uma boa indireta à mim. :garg:

Se for, sem problemas, caro Arnold. As nossas ideias nós já expomos aqui e, felizmente, geraram uma excelente discussão. É isso que importa, pelo menos pra mim. Cê pode estar me fuzilando/xingando por dentro, mas isso não vai mudar nada na minha vida, muito menos no meu modo de pensar.:lol:

Droga, desculpem pelo post duplo. O fórum tá bugando um pouco aqui. :(
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Arnold
Membro
Membro
Mensagens: 1310
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Arnold » 15 Jan 2011, 04:02

Scopel, não se preocupe, eu abomino fanatismo. No escala que vai de 1 a 7 (onde "1" é a crença extremada e "7" é a descrença absoluta), estou no 6.
Chavo escreveu:Porque eu creio em uma força superior que criou o que conheço por Tudo, por Universo, ou por qualquer outro nome. Eu a chamo de Deus, somente.
Mas, então, você é deísta?
Chavo escreveu:Isso me pareceu uma boa indireta à mim. :garg:
Não foi. Foi uma direta aos papas, e demais lideres religiosos.
Editado pela última vez por Arnold em 15 Jan 2011, 05:05, em um total de 1 vez.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Religião

Mensagem por Chavo » 15 Jan 2011, 04:11

Sou monoteísta pois acredito em Deus como uma força superior, não em deuses. Pensou que eu fosse o quê? :mellow:

E, apesar das divergências, pelo menos um ponto em comum existe quanto ao fanatismo. :)

Bom, já expus quase tudo o que podia ao longo (literalmente rs) dessas 4 páginas. Não tenho muito mais o que dizer. ;)
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Arnold
Membro
Membro
Mensagens: 1310
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Arnold » 15 Jan 2011, 05:07

Hum, então você não acredita num deus individual e sim numa força superior? Parece mais deísmo mesmo.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Religião

Mensagem por Chavo » 15 Jan 2011, 05:16

Na verdade, tanto faz. Eu não quero entrar em gênero ("ísmos"), mas eu acredito em Deus e ponto. Não sei se Ele é uma força superior, uma criatura à nossa imagem e semelhança ou qualquer outro ser, mas acredito que existe um ente superior que eu chamo de Deus, não importando o que esta entidade seja.

Como eu disse há vários posts, gosto do Espiritismo e ele me faz bem, mas não sigo religião à risca. :joinha:

Agora, realmente parei (pelo menos, vou tentar :garg: ). Preciso ir dormir pois já tô caindo de sono. Espere o Motodoido. :risos:
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Ricardo Ramon
Membro
Membro
Mensagens: 754
Registrado em: 01 Fev 2009, 21:29
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo, Juventus e United
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Ricardo Ramon » 15 Jan 2011, 09:36

Alguem aqui sabe o que é guematria? Apesar de não ter certeza sobre a existência de D'us isso não pode ser apenas coincidência.
Imagem
"Eles são fortes nós somos Juve"

Avatar do usuário
Samuel Boitar
Membro
Membro
Mensagens: 3560
Registrado em: 13 Out 2009, 09:16
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: e Chapolin
Localização: Goiânia
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Religião

Mensagem por Samuel Boitar » 15 Jan 2011, 12:15

Engraçado...depois de ler cada livro do Dawkins a minha fé em Deus fica maior. :B):

Avatar do usuário
Chun Clain
Membro
Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 07 Nov 2010, 15:38
Programa CH: Chaves
Localização: Brasília-DF
Curtiu: 893 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Religião

Mensagem por Chun Clain » 15 Jan 2011, 12:36

Quanto tempo vai durar esta paz? :asso:

Escreveram, escreveram,escreveram e chegaram a que conclusão??? :rolleyes:
Alguém aí mudou de opinião? Renata...

Avatar do usuário
Renata
Membro
Membro
Mensagens: 579
Registrado em: 14 Set 2010, 01:13
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Ceará
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Renata » 15 Jan 2011, 13:40

Eu cheguei a conclusão de que o Chavo TEM que procurar ler sobre o deísmo pra não achar que eu creio em dois deuses! :P

Chun Clain, eu não mudaria de opinião tão rápido e baseada apenas nessa discussão, acredite. Todo esse meu conflito já dura muita tempo. :lol:

Vou colocar aqui só algumas afirmações deístas, pra quem queira interessar.
1- Admito uma existência divina, mas com características distinta de religiões.
2- Corroboro que a "palavra" de Deus são as leis da natureza e do Universo, não os livros ditos "sagrados" escritos por homens em condições duvidosas.
3- Uso apenas a razão para pensar na possibilidade de existência de outras dimensões, não aceitando doutrinas elaboradas por homens.
4- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de alguma religião.
5- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça.
6- Prefiro elaborar meus princípios e meus valores pessoais pelo raciocínio lógico, do que aceitar as imposições escritas em livros ditos "sagrados" ou autoridades religiosas.
7- Sou um livre-pensador individual, cujas convicções não se formaram por força de uma tradição ou a "autoridade" de outros.
8- Acredito que religião e Estado devem ser separados;
9- Prefiro me considerar um ser racional, ao invés de religioso.
10- O raciocínio lógico é o único método do qual podemos ter certeza sobre algo.
Na escala que o Arnold citou, eu estou entre o 5 e o 6. 5,5? hahaha
Talvez nem me enquadre mais no deísmo. Talvez eu nem me enquadre em nenhuma dessas definições.

Arnold, posta a escala direitinho, como leu pra mim ontem. O pessoal poderia dizer em que nível está.


“O deísmo é o conceito mais honesto para uma coerente aceitação de Deus. Para além disso, tudo mais é política e invencionice para manter o rebanho unido e dócil, sendo espoliado e achando bom, ameaçado pelo fogo do inferno se não se portar adequadamente!”
Imagem
Só porque sou realista, enxergo os detalhes e digo a verdade, me acham louca.
Sou mais uma loucura no mundo, e essa normalidade vendida não me compra.
Urbana Legio omnia vincit

Avatar do usuário
Arnold
Membro
Membro
Mensagens: 1310
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Arnold » 15 Jan 2011, 14:05

Aí vai:

1. Teísta convicto. Probabilidade de 100% de que Deus existe. Nas palavras de C. G. Jung, "Eu não acredito, eu sei".
2. Probabilidade muito alta, mas que não chega aos 100%. Teísta de facto. "Não tenho como saber com certeza, mas acredito fortemente em Deus e levo minha vida na pressuposição de que ele está lá".
3. Maior que 50%, mas não muito alta. Tecnicamente agnóstico, mas com uma tendência ao teísmo. "Tenho muitas incertezas, mas estou inclinado a acreditar em Deus".
4. Exatamente 50%. Agnóstico completamente imparcial. "A existência e a inexistência de Deus têm probabilidades exatamente iguais".
5. Inferior a 50%, mas não muito baixa. Tecnicamente agnóstico, mas com uma tendência ao ateísmo. "Não sei se Deus existe, mas estou inclinado a não acreditar".
6. Probabilidade muito baixa, mas que não chega a zero. Ateu de facto. "Não tenho como saber com certeza, mas acho que Deus é muito improvável e levo minha vida na pressuposição de que ele não está lá".
7. Ateu convicto. "Sei que Deus não existe, com a mesma convicção com que Jung 'sabe' que ele existe".

O Dawkins usa essa escala mais para demostrar a possibilidade de racionalizar o problema da existência de Deus por meio de probabilidades. Apesar de não ser exaustiva, é interessante como um momento inicial, como um ponto de partida.

PS. Estou no 6.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Religião

Mensagem por Scopel » 15 Jan 2011, 14:17

Seus argumentos são sempre baseados no livro "Deus, um delírio" ou nos vídeos de divulgação do livro, por Richard Dawkins.

PS: conheço os argumentos e estou no 7.

Avatar do usuário
Arnold
Membro
Membro
Mensagens: 1310
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Arnold » 15 Jan 2011, 14:31

Hauhauhau, eu nunca vi esses vídeos. Fui bastante influenciado por Dawkins, mas não só por ele. Sam Harris e Christopher Hitchens também foram importantes na minha formação.
Quando eu tiver tempo, vou tentar ler algum do Daniel Dennett.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Religião

Mensagem por Scopel » 15 Jan 2011, 14:43

É interessante ler divulgadores de ciência, mas é preciso ter cuidado com isso. Senão você pode ficar bem na oratória, mas sem realmente compreender o que fala, pode se tornar alguém raso demais. Sempre deve haver mais dentro de você do que você pode mostrar; esses argumentos prontos não dizem nada sobre o que você realmente acredita ou pensa, mas tão somente ao que você concorda.

Avatar do usuário
Arnold
Membro
Membro
Mensagens: 1310
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Arnold » 15 Jan 2011, 14:49

Eu concordo com os argumentos, mas isso não me impede de ter opinião própria. ;)
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Religião

Mensagem por Antonio Felipe » 15 Jan 2011, 16:10

Nessa escala que o Arnold citou, creio que me enquadro no 4.

Ative-me a ler ontem sobre o deísmo, achei bem interessante, a conceituação bate com algumas coisas que penso... Não sei, talvez eu fique nesse meio-termo entre agnosticismo ou deísmo. Vou ter que ler mais sobre o assunto.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Responder