Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Jader
Membro
Membro
Mensagens: 20675
Registrado em: 30 Jan 2009, 16:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Americana-SP
Curtiu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Religião

Mensagem por Jader » 14 Jan 2011, 21:31

Eu acho uma bobagem isso de signos, não acredito nisso.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Samuel Boitar
Membro
Membro
Mensagens: 3560
Registrado em: 13 Out 2009, 09:16
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: e Chapolin
Localização: Goiânia
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Religião

Mensagem por Samuel Boitar » 14 Jan 2011, 23:04

2PAC escreveu:signo é piada , como sempre digo, meu signo é jesus cristo !!!!!!!!!!

religião é tabu é deve ser discutido ''jihadiamente''
Desculpe dizer isso, mas pelo seu "estilo de vida" você está sujando o nome dos evangélicos.

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Religião

Mensagem por Chavo » 14 Jan 2011, 23:05

Arnold escreveu:
Chavo escreveu:Não mesmo, mas querer mudar agora algo que já foi definido há 3.000 anos? Seria quase o mesmo que querer mudar o calendário. :garg:
Se é conveniente ou não, é outra discussão. Mas, se realmente houve mudanças na posição dos astros, não faz sentido continuar com uma classificação que não mais é correta.
Como eu disse, isso já se tornou fixo há quase 3 milênios. Seria o mesmo que inventar uma desculpa (sim, pois não se tem nenhum dado da pesquisa desse cara aí) pra mudar o calendário porque ele não é mais "conveniente". E se você mesmo acha que é algo tosco, porque se preocupa tanto? :P
Chavo escreveu:Eu não sigo à risca, mas até agora ninguém provou que isso dos astros influenciarem na personalidade realmente é lorota. Então, enquanto não se tem prova em contrário...
Poxa, cara, vem-me você agora com um ad ignorantiam. O fato de não haver provas que refutem, não torna verdadeiro.[/quote]

Agora, o fato de não haver provas que refutem não torna verdadeiro, mas muito menos falso. Você, que faz Direito tanto quanto eu, já deve ter cansado de ouvir a famosa frase "Enquanto não há prova em contrário...". Mas claro, não vamos misturar uma ciência com outra pois isto não tem muito nexo. :garg:

E se você acha isso uma ignorância, tudo bem. Você tem todo direito de expressar suas opiniões e não é mais do nosso século ser xiita com opiniões que divergem, então respeito plenamente a sua. :lol:
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Arnold
Membro
Membro
Mensagens: 1310
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Arnold » 14 Jan 2011, 23:28

Chavo escreveu:E se você mesmo acha que é algo tosco, porque se preocupa tanto? :P
Sem dúvida é algo frágil. Justamente por isso eu discuto.
Chavo escreveu:Você, que faz Direito tanto quanto eu, já deve ter cansado de ouvir a famosa frase "Enquanto não há prova em contrário...". Mas claro, não vamos misturar uma ciência com outra pois isto não tem muito nexo. :garg:
O in dubio pro reo, sabemos, é um postulado básico do Estado de Direito. Mas é uma convenção, uma ficção jurídica para que se limite o arbítrio estatal. Nada tem a ver com o ad ignorantiam, que é uma falácia lógica que ocorre quando alguém baseia sua conclusão na premissa de que não há provas a favor (ou em contrário).
Enfim, se você acredita em astrologia e isso lhe faz bem, ok. Mas, repito: epistemologicamente, astrologia é uma pseudociência, uma crendice.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Religião

Mensagem por Scopel » 14 Jan 2011, 23:31

"O ônus da prova é de quem afirma". :joinha:

Avatar do usuário
Renata
Membro
Membro
Mensagens: 579
Registrado em: 14 Set 2010, 01:13
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Ceará
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Renata » 15 Jan 2011, 00:00

Não acredito em zodíaco ou coisas do tipo e não suporto linguagem científica desnecessária e que eu não entendo.
Imagem
Só porque sou realista, enxergo os detalhes e digo a verdade, me acham louca.
Sou mais uma loucura no mundo, e essa normalidade vendida não me compra.
Urbana Legio omnia vincit

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Religião

Mensagem por Chavo » 15 Jan 2011, 00:09

Scopel escreveu:"O ônus da prova é de quem afirma". :joinha:
Isso não é absoluto, Scopel. Uma pessoa pode não ter dados ou provas satisfatórias que comprovem um estudo, mas os que não creem também podem não ter nada que faça prova a favor si mesmo/contra quem desenvolveu tal estudo. Com isso, pode-se dizer que nenhum dos dois lados pode ser tomado como "certo" ou "errado" (nesse caso, lógico). :joinha:
Arnold escreveu:Sem dúvida é algo frágil. Justamente por isso eu discuto.
Boa, Arnold. Gosto de discutir (= debater) com quem também possui um senso crítico aguçado como eu e mais ainda com quem tem a mente livre.
Arnold escreveu: O in dubio pro reo, sabemos, é um postulado básico do Estado de Direito. Mas é uma convenção, uma ficção jurídica para que se limite o arbítrio estatal. Nada tem a ver com o ad ignorantiam, que é uma falácia lógica que ocorre quando alguém baseia sua conclusão na premissa de que não há provas a favor (ou em contrário).
Por isso eu disse que não faz sentido misturar duas ciências que não têm conexão alguma (no caso, Direito e Astrologia). E assim como a religião, a aceitação de pseudociências vai de cada um. O que importa é que as pessoas saibam tolerar divergências, por mais que elas lhes pareçam absurdas, e que o fanatismo não exista pois ele só trás regressão em vez de progresso. :joinha:
Renata escreveu:não suporto linguagem científica desnecessária e que eu não entendo.
:garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg:

Edit: não tô tirando sarro de ti não, Renata. Apenas achei engraçado o jeito que cê escreveu hehe. :lol:
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Religião

Mensagem por Antonio Felipe » 15 Jan 2011, 00:21

A astrologia, bem como a religião, vai pelo caminho da crença. É preciso crer para tomar aquilo como sua verdade, mesmo que sem fundamentação científica. Eu não sou seguidor da astrologia, mas acredito em coisas como destino, etc, etc. Mesmo que não tenha como provar exatamente aquilo que eu creio.

hehehe até pensando melhor, crer em signos é bem melhor do que em um Deus, algo do gênero, por que a astrologia não nos exige que sigamos uma doutrina, um ídolo e permite mais o livre arbítrio de todos nós. As escolhas são nossas e elas determinam o que nossas vidas serão.

E no que diz respeito ao tópico em si: eu sou agnóstico.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Renata
Membro
Membro
Mensagens: 579
Registrado em: 14 Set 2010, 01:13
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Ceará
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Renata » 15 Jan 2011, 00:29

E eu, deísta. Com fortes tendências ateístas. conflito interno
Imagem
Só porque sou realista, enxergo os detalhes e digo a verdade, me acham louca.
Sou mais uma loucura no mundo, e essa normalidade vendida não me compra.
Urbana Legio omnia vincit

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Religião

Mensagem por Chavo » 15 Jan 2011, 00:31

Seja agnóstica também. É a solução mais fácil pro seu conflito huahuahua. :lol:
Editado pela última vez por Chavo em 15 Jan 2011, 00:40, em um total de 2 vezes.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Renata
Membro
Membro
Mensagens: 579
Registrado em: 14 Set 2010, 01:13
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Ceará
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Renata » 15 Jan 2011, 00:35

Mas eu não tô buscando o caminho mais fácil.
Se estivesse, seria católica como a minha família (e a maioria delas).
Imagem
Só porque sou realista, enxergo os detalhes e digo a verdade, me acham louca.
Sou mais uma loucura no mundo, e essa normalidade vendida não me compra.
Urbana Legio omnia vincit

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Religião

Mensagem por Antonio Felipe » 15 Jan 2011, 00:38

Chavo escreveu:Seja agnóstica também. É a solução mais fácil pro seu conflito huahuahua. :lol:
Até falando nisso, eu já pensei muito na questão, mas nunca consegui deixar de acreditar que exista alguma força maior que tudo... Não que seja uma força divina, que opere milagres, mas algo que mexe as engrenagens do universo, uma força além da física, química, biologia, sei lá. Dê-se a essa força o nome de Deus, que o faça... Sou muito cético com coisas que envolvem milagres, ou relacionados, sempre acreditei mais na ciência, naquilo que se pode provar.

Mas pela minha vivência, pelas coisas que já passei, creio que exista algo maior. Não um Deus, um ente, mas uma força, quer seja da natureza ou não. Apenas uma força que move o mundo, o universo...

Pode ser confuso, mas eu penso isso, pelo menos...
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Religião

Mensagem por Scopel » 15 Jan 2011, 00:46

Estou certo que as pessoas acreditam naquilo que mais as toca, que mais tem significado para elas, que responde coisas, que as ensina tratar com o desconhecido, que lhes dá sentido onde não há nenhum, que lhes dá segurança.

Mas eu não sou assim. O que me incomoda às vezes é que eu não consigo sentir o Deus que todo mundo diz sentir. Quanto a qualquer assunto sobrenatural ou divino, eu sou vazio. Nada disso me toca, salvo quando sinto pena de quem deixa a vida passar por causa do que os outros dizem sobre o que ninguém vê.
Chavo escreveu:
Scopel escreveu:"O ônus da prova é de quem afirma". :joinha:
Isso não é absoluto, Scopel. Uma pessoa pode não ter dados ou provas satisfatórias que comprovem um estudo, mas os que não creem também podem não ter nada que faça prova a favor si mesmo/contra quem desenvolveu tal estudo. Com isso, pode-se dizer que nenhum dos dois lados pode ser tomado como "certo" ou "errado" (nesse caso, lógico). :joinha:
Repito: o ônus da prova é de quem afirma. É um exercício de lógica e bom senso. É questão de ver onde está nascendo a questão, e toda questão ou afirmação começa com pressupostos e esses é que devem ser provados por quem os usa para afirmar ou questionar.

Parece natural que eu tenha que provar Deus não exista? Que eu tenha que provar que não sou culpado? No que se apoia ao afirmar que Deus existe? No que se apoia ao me acusar?

Quando se quer usar a razão é preciso ser claro e preciso nas palavras, nos conceitos, expressões e pressupostos. Assim evita-se absurdos e discussões inúteis que não passam de jogo de poder.



Alguém se arrisca a definir o que é Deus? É o primeiro passo.

Avatar do usuário
Arnold
Membro
Membro
Mensagens: 1310
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por Arnold » 15 Jan 2011, 00:52

Antonio Felipe escreveu:Mas pela minha vivência, pelas coisas que já passei, creio que exista algo maior. Não um Deus, um ente, mas uma força, quer seja da natureza ou não. Apenas uma força que move o mundo, o universo...
Isso me lembra uma frase de Carl Sagan: "[...] se por 'Deus' se quer dizer o conjunto de leis físicas que governam o universo, então é claro que esse Deus existe. É um Deus emocionalmente insatisfatório [...] não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade".
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Religião

Mensagem por Antonio Felipe » 15 Jan 2011, 00:58

Arnold escreveu:
Antonio Felipe escreveu:Mas pela minha vivência, pelas coisas que já passei, creio que exista algo maior. Não um Deus, um ente, mas uma força, quer seja da natureza ou não. Apenas uma força que move o mundo, o universo...
Isso me lembra uma frase de Carl Sagan: "[...] se por 'Deus' se quer dizer o conjunto de leis físicas que governam o universo, então é claro que esse Deus existe. É um Deus emocionalmente insatisfatório [...] não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade".
É, pode até ser aí que eu queira chegar na minha definição, em parte...
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Responder