Flash escreveu: ↑26 Out 2020, 19:24
Barbano escreveu: ↑26 Out 2020, 09:37
Esse lance das bordas arredondadas acontece também nos episódios de Acapulco (Os Farofeiros), gravados em externa.
Essas já creio que se devem a gravações em câmeras cinematográficas. Já ouvi falar que o episódio de Acapulco foi pra fazer propaganda do hotel (acho que era propriedade de um dos executivos da Televisa), então creio que esse episódio teve algumas cenas gravadas com câmeras cinematográficas, até mesmo considerando que o episódio do Chapolin em Acapulco mostra câmeras de cinema como objetos cenográficos.
Um exemplo disso são gravações da versão de Zack Snyder de Justice League
Porque as câmeras ali usadas, não eram broadcast-estudio, eram portáteis, ou seja, não operavam na mesma qualidade que a de estúdio. A câmeras de cinema usadas no episódio do Chapolin são apenas cenográficas.
Chaves e Chapolin se tivessem sido gravados com equipamento cinematográfico nesses episódios de Acapulco ou em qualquer outro das séries, teriam distorções anamórficas, teriam qualidade amplamente superior ao que vemos na TV/Streaming, fora que dependendo da pelicula e de como foi gravado, os aspect ratio dos episódios poderiam ser convertidos para 16x9.
Como ja disseram aqui, as unicas obras de Chespirito que tiveram pelicula envolvida foram seus filmes. Acho que a galera viajou nessa historia de kinescope e em bordas.
A borda em si do produto, não necessariamente é película ou kinescope, é uma distorção da câmera e de sua lente e em alguns casos, do rolo de fita.
A única coisa dentro das series que teve envolvimento de pelicula, foram os stop-motions das aberturas em 1979, que aparentemente são de 16mm e só. Fora isso, qualquer coisa fora desse campo é viagem, vide a qualidade técnica da série.
Estamos falando da década de 70, se rolo de fita eram reutilizados para economizar dinheiro, as películas eram o quíntuplo ou mais do seu valor, existiria todo um custo de telecinagem e pós produção além da conta pra uma série dessa época.