Notícias e Debates sobre São Paulo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104205
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4938 vezes
Curtiram: 1906 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por E.R » 31 Jan 2020, 06:20

Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Chapolin Gremista » 31 Jan 2020, 06:50

Isto é que é gestão, PSDB!
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104205
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4938 vezes
Curtiram: 1906 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por E.R » 01 Fev 2020, 04:55

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticia ... tos-em-sp/
Produtores paulistas de queijos artesanais, charcutaria, mel e outros produtos de origem animal estão otimistas com a possibilidade de obter o Selo Arte, que autoriza a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais.

As normas e procedimentos para a obtenção do Selo Arte, foram divulgadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo no dia 17 de janeiro.

A medida beneficia os produtores de queijos artesanais, charcutaria e outros embutidos de origem animal, que se inserem na categoria Agroindústria de Pequeno Porte, que agora terão segurança jurídica para comercializar seus produtos.

Joel Santiago de Andrade, representante da Associação dos Apicultores do Polo Cuesta, que reúne cerca de 80 produtores de 10 municípios, acredita que o Selo Arte será uma grande oportunidade de ampliar o alcance dos produtos. “A iniciativa é muito interessante e poder vender nossos produtos diretamente ao consumidor em outros Estados seria muito bom”, afirma.

Marcelo Garcez Lobo, que tem uma propriedade em Itatinga há 30 anos, na qual produz queijos e produtos lácteos para consumo próprio e de amigos, está otimista com o Selo Arte. “Estou ansioso pelo Selo Arte, pois acredito que é preciso ter essa vigilância na produção artesanal”, conta. Ele produz queijo meia cura, manteiga, coalhadas, panacota, doce de leite, dentre outros.

Para o produtor, que já vende grande parte dos 600 litros de leite que produz diariamente a um laticínio, o Selo Arte facilitará a produção e o comércio de produtos artesanais. “Terei possibilidade de contratar mais gente para a produção e até mesmo sofisticar os queijos”, afirma.

Algumas regiões paulistas apresentam grande potencial para a expansão da produção artesanal de alimentos e a formalização dessa atividade a partir do Selo Arte. A Serra da Bocaina, por exemplo, tem grande número de produtores de queijo.

“Desde 2019, temos realizado um trabalho de capacitação para melhoria na qualidade do processamento dos produtos. No município de Cunha, onde há o serviço de inspeção municipal (SIM), um grupo de produtores já tinha interesse em regularizar a atividade por meio do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e agora o Selo Arte passa a ser uma opção interessante”, afirmou o diretor da regional da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) em Guaratinguetá, Jovino Paulo Ferreira Neto.

De acordo com o engenheiro agrônomo, além do fornecimento de cerca de 65 mil litros de leite por dia às cooperativas e laticínios particulares, os produtores têm um excedente de mais 30 mil litros de leite, que são utilizados para a produção artesanal.

Nos municípios de Itatinga, Pardinho, Bofete, Anhembi, Botucatu e Laranjal Paulista, cerca de 50 produtores de mel e lácteos também têm grande potencial para comercialização de produtos artesanais, com o registro de seus produtos e estabelecimentos no Selo Arte.
Editado pela última vez por Bugiga em 12 Mar 2020, 07:29, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66534
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 522 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por CHarritO » 27 Fev 2020, 12:08

https://epoca.globo.com/guilherme-amado ... 4Po9AnxCsY

Imagem

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, deu à luz nesta quarta-feira a uma menina.

Maria Fernanda nasceu no Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, e é filha do casamento de Ana Carolina com o administrador Vinícius Francomano.

O casal já tem outro filho, Miguel, de três anos.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por JF CH » 27 Fev 2020, 18:35

Puts, a mãe é xará da madrasta :o
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Chapolin Gremista » 02 Mar 2020, 01:24

PM acusa baile funk de mortes
Paraisópolis: PM massacrou mas Justiça quer botar a culpa em funkeiros
Após matar nove jovens em baile funk, PM acusa organizadores do evento e os próprios mortos como culpados pela ação.


Após 3 meses do ocorrido, o caso de Paraisópolis do qual a ação de mais de 30 policiais militares resultou na morte de nove jovens em um baile funk, continua sendo discutido pelo ministério público, porém, aderindo um caminho que com o tempo tornou-se uma mera campanha em prol do assassinato policial.

Assim sendo, o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo determinou a pedido do MP, que o caso de Paraisópolis fosse novamente apurado pela Corregedoria da Polícia Militar, trazendo pelo despacho do promotor Edson Correia Batista, quatro providências para a investigação do ocorrido.

Porém, ao analisar-se tais pedidos feito pelo promotor, é perceptível que neles inexiste qualquer providência que possa incriminar, ou minimamente responsabilizar, a polícia militar pelas mortes.

Na realidade, em todos os itens divulgados está presente uma verdadeira perseguição as festas populares, sobretudo aos bailes funks, como também a seus organizadores que agora estão sendo tratados como criminosos.

O desenvolvimento que vem tomando o caso de Paraisópolis é um exemplo de como funciona a justiça brasileira, e uma amostra da ditadura que se fortalece no país.

Os nove jovens mortos, alguns deles menores de idade, foram assassinados após a polícia militar invadir um dos maiores bailes funks da região, o baile funk da DZ7.

Na ação, dezenas de polícias começaram a atirar em direção aos participantes do evento, jovens da comunidade que se divertiam na festa, provocando uma grande confusão, com pessoas correndo para todos os lados, pisoteamento, etc.

Tudo isso fez com que jovens fossem espancados pelos policiais, como demonstram vídeos na internet, e outros tantos recebem tiros de bala de borracha ou fossem pisoteados até a morte pela dispersão super violenta feita pela PM.

Após tudo isso, a polícia que está diretamente envolvida e ela mesmo é responsável por investigar o caso, passa a colocar a culpa das mortes não nas mãos da ação fascista da PM, mas sim nos realizadores do baile funk, iniciando uma investigação sobre “permissões” de utilização do local, de “quem são” de fato os organizadores e passando a incriminar os próprios jovens mortos devido ao fato que supostamente estariam sobre efeito de drogas.

Dessa forma, a PM se inocenta de maneira grotesca e altamente criminosa pelos assassinatos, jogando toda a responsabilidade nos mortos e naqueles que foram brutalmente atingidos pela ação truculenta da PM.

Fica claro que esta organização serve apenas para o massacre do povo pobre e da juventude. Suas ações de assassinato, mesmo quando expostas da forma como foram, serão sempre inocentadas por eles mesmos, e a população sofre cada dia mais com o massacre promovido pelos aparatos de repressão.

Lutar pela dissolução da PM, é lutar para que casos como de Paraisópolis não se repitam.
https://www.causaoperaria.org.br/parais ... funkeiros/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Chapolin Gremista » 02 Mar 2020, 19:30

Servidores, ocupar a Alesp!
Direita antecipa votação da previdência para evitar protesto na Alesp
A APEOESP está chamando os servidores para anteciparem a mobilização, para às 8h, em frente ao prédio da Alesp

Da redação – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), Cauê Macris, com medo da grande mobilização que está se erguendo contra a “reforma” da Previdência, com a paralisação de milhares de servidores, convocou Sessão Plenária para amanhã (03), às 9h, (estava prevista para às 16h), para votar em segundo turno, sem a presença dos servidores, a famigerada reforma que adia ou acaba com a aposentadoria da maioria dos servidores, reduz os salários (aumentando o desconto previdenciário).

O Sindicato dos Professores Públicos do Estado de São Paulo (APEOESP), sob o nome de sua presidenta, Bebel Noronha, está chamando os servidores para anteciparem a mobilização, para às 8h, em frente ao prédio da Alesp.

Os servidores devem ocupar a Alesp em uma manifestação efetiva e radicalizada para impedir tamanho ataque histórico aos seus direitos realizado pela direita e a extrema-direita de São Paulo.

Amanhã, às 8h, todos à Alesp, ocupar a Assembleia Legislativa!
https://www.causaoperaria.org.br/direit ... -na-alesp/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Chapolin Gremista » 04 Mar 2020, 21:59

“Reforma” aprovada na ALESP
Derrota em SP evidencia necessidade de ir às ruas e derrubar a direita
Máfia direitista aprova roubo da Previdência, em meio a isolamento da luta dos servidores paulistas e da política da esquerda de aprovar a reforma em outros Estados


Mais de 5 mil professores e servidores da rede estadual de SP se mobilizaram no dia de ontem nas imediações da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), desde o começo da manhã, depois que o presidente do parlamento paulista, Cauê Macris (PSDB) resolveu antecipar a votação, em segundo turno, da PEC 18, do governador tucano João Dória, na tentativa de não confrontar os deputados com os seus “representados”, uma vez que o Sindicato dos professores (APEOESP) e da maioria do funcionalismo haviam convocado os trabalhadores para comparecerem à ALESP à tarde, quando estava prevista a primeira sessão depois do carnaval, que encerraria a “discussão” e votaria a proposta.

Ela prevê um gigantesco roubo contra cerca de 1,5 milhão de servidores ativos e aposentados, estabelecendo, entre outras medidas – o aumento da contribuição previdenciária (de 11 para 14%) e, consequente redução dos salários congelados há vários anos; aumenta (sem processo de transição) a idade mínima para aposentadoria em até sete anos (para as mulheres, para os homens serias cinco anos a mais) e reduz o valor das aposentadoria e pensões. Em resumo, os servidores, pagariam mais, teriam os salários reduzidos, vão demorar mais para se aposentarem e (se conseguirem) vão receber menos.

Covardes, os deputados – devidamente comprados pelo governo Dória – cegaram cedo e por volta das 10h foram para o Plenário para tentar aprovar “a toque de caixa” a famigerada reforma.

Servidores, em sua maioria professoras, ocuparam a galeria do Plenário da ALESP e os corredores da casa legislativa, e se reuniram aos milhares na entrada principal da assembleia em torno do carro de som dos sindicatos.

Diante dos protestos dos servidores, a máfia direitista que dirige a casa, convocou a Tropa de Choque da Polícia Militar, e vários grupos de dezenas de “gorilas” ocuparam o Plenário da Casa e os corredores para expulsar os servidores da “casa do povo” e fecharam as portas da ALESP para impedir a entrada do “povo”.

Os servidores ainda forçaram a entrada e ingressaram em mais uma leva de centenas no Parlamento. A Pm intensificou a ação repressiva, usando bombas de gás lacrimogêneo, spray d pimenta, cassetetes etc. dentro da própria ALESP, primeiro, e, depois, nos arredores para tentar impedir que os servidores se reunissem.

A derrota dos servidores paulistas se tornou possível pelo isolamento da luta contra a reforma no Estado, depois que as reformas foram sendo aprovadas sem uma luta geral – que deveria ser impulsionada pela direção da CNTE e da CUT -. Isso permitiu que a reforma fosse aprovada, além de SP, dentre outros Estados no PR, RS, MA, CE, PI, estes últimos estados governados pela esquerda (PT e PCdoB) que dirigem as entidade do funcionalismo.

A direção da APEOESP e dos demais setores do funcionalismo paulista, impulsionou uma politica de mobilizações limitadas de “pressão” sobre os deputados, que serviu para retardar a aprovação da reforma, mas que não servia – de modo algum – para evitar a sua aprovação, em uma Assembleia dominada pela direita golpista, súdita do governo reacionário de Dória.

Essa situação foi destacada na intervenção do companheiro Antônio Carlos Silva, professor, dirigente da corrente Educadores em Luta e membro da direção nacional do PCO, em sua intervenção, ao final da mobilização. “Sabemos que essa situação é resultado de uma capitulação de muitos setores que deixaram a gente sozinho, aprovando a reforma da previdência em vários estados, inclusive setores da esquerda, que apoiaram essa política e deixaram nosso combativo sindicato, a Apeoesp, isolado”, denunciou.

Como assinalou o companheiro, é preciso realizar um balanço nos locais de trabalho e “organizar uma mobilização e preparar para dar uma resposta a essa situação, e a resposta tem que ser uma grande luta política”. Para ele, “o sindicato tem que assumir no dia 18 o chamado a derrubar Doria e a derrubar Bolsonaro, governo inimigo do povo.”

Nas atividades da ALESP, os militantes de Educadores em Luta e do PCO, distribuíram mais de 10 mil adesivos – “Fora BolsoDória” e “Fora Bolsonaro” -, foram distribuídos mais de 3 mil boletins e exemplares do Jornal dos Comitês de Luta, sobre a necessária mobilização pelo fim do governo do presidente ilegítimo,
https://www.causaoperaria.org.br/derrot ... a-direita/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Chapolin Gremista » 05 Mar 2020, 22:44

Parasitismo
Doria privatiza tudo em São Paulo, até a ciclovia
Doria entrega até ciclofaixa para capitalistas sugarem o máximo possível da população.

Seguindo a intenção tucana de privatização total, o governo de São Paulo do fascista João Doria (PSDB) anunciou a privatização da ciclofaixa do rio Pinheiros. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) afirma ser uma “parceria” com a empresa Farah Service na qual a cidade de São Paulo faz uma doação para uma administradora privada gerir a ciclofaixa que possui 21,5km de extensão. A duração da “gestão compartilhada” é de 36 meses, prorrogáveis por mais 60 e a intenção, segundo a CPTM, é de economizar R$ 5,4 milhões. Em troca a empresa poderá utilizar os espaços disponíveis para propaganda.

O governador João Doria tem como política privatizar o máximo possível, ou seja, entregar aos capitalistas serviços básicos como estradas, empresa de água e saneamento, portos, aeroportos, hidrovias etc. A justificativa cínica é que não há capacidade financeira de sustentar uma máquina pública desse tamanho. Mas a segunda explicação é ainda mais absurda: com a venda a preço de banana das empresas e bens públicos o dinheiro arrecadado seria revertido em saúde, educação e segurança para a população! Resumindo, ao entregar serviços básicos na mão dos mesmos capitalistas que matam pessoas em nome dos seus próprios lucros, o governador diz estar resolvendo problemas de “gestão” ou sanando as tais “contas públicas”.

Todos sabemos que empresas privadas não tem interesse em prestar um bom atendimento à população. Eles fazem apenas o necessário para manterem a população com o mínimo possível de assistência. De forma que conseguem obter um lucro exorbitante em troco de um mau serviço que é empurrado goela abaixo da classe trabalhadora. Classe esta que é tão carente e dependente de tais serviços.

A população não pode cair no conto da direita de que as reformas e privatizações são necessárias à boa saúde do estado. Vimos a reforma da previdência passar no Congresso a nível nacional. Reforma que foi vendida como a solução mágica para todos os problemas fiscais do país. Porém, mesmo antes de finalizada a reforma que tirou o direito de milhões de brasileiros se aposentarem –e ainda vai gerar um aumento brutal da pobreza no Brasil– vemos a desfaçatez da direita golpista em dizer que somente aquela reforma não era suficiente. Ou seja, a mentira é ferramenta comum de persuasão da burguesia que detém o poder do Estado.

É preciso conscientizar a população de que privatizar quer dizer perder controle sobre serviços públicos. Significa entrega-los aos parasitas da sociedade que são os capitalistas. Estes não têm mais de onde sugar lucros devido à crise terminal que vive o capitalismo. É preciso lutar pelo Fora Bolsonaro, Fora Doria e todos os golpistas! É preciso agir para que as direções dos movimentos populares ofereçam a opção de luta nesse sentido, ou seja, de derrubada dos governos golpistas de Bolsonaro e João Dória, que foram eleitos nas eleições fraudulentas de 2018.
https://www.causaoperaria.org.br/doria- ... -ciclovia/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Barbano » 06 Mar 2020, 10:39

Que baita medida. A ciclovia continua com a manutenção em dia, e sem mexer no bolso do contribuinte. Mas, pela lógica da causa operária, faz mais sentido torrar dinheiro público em algo que pode ser mantido apenas com propaganda...
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
E.R

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Chapolin Gremista » 06 Mar 2020, 12:08

Corregedoria absolve PMs
PM mente e justifica massacre de Paraisópolis como “legítima defesa”
Mas o que esperar de um julgamento em que a própria PM (Corregedoria) tem que julgar atos de seus subordinados. Não pode nos surpreender que ela não os “condene”.


Uma história de terror e tortura e morte de 9 jovens, foi no que se transformou a ação da polícia militar em Paraisópolis, um bairro favelizado da zona sul de São Paulo, quando lá fez uma “batida”, por ocasião da saída do ”Baile da 17”, como é chamado.

Com a repercussão negativa da assassina intervenção policial, foi aberto um procedimento administrativo pela Corregedoria da PM-SP, para investigar o ocorrido e se existiu realmente responsabilidade de policiais envolvidos no ato.

No seu relatório final, a Corregedoria da PM-SP culpou a ação policial desencadeada na madrugada do dia 1º de dezembro, mas falou em legítima defesa usando a nova lei do excludente de ilicitude para pedir que os agentes não sejam punidos.

No documento, obtido pelo jornal Folha de S. Paulo, se destaca o parecer do capitão Rafael Oliveira Casella, presidente do Inquérito Policial Militar (IPM) que investiga o caso, afirma que não houve crime, uma vez que os policiais teriam agido “em legítima defesa própria e de terceiros” depois de serem agredidos com “garrafas, paus, pedras e demais objetos” pelas pessoas no local.

“Aponto o nexo de causalidade entre a ação dos 31 policiais militares averiguados e a morte das nove vítimas na comunidade de Paraisópolis, porém marco que houve excludente de ilicitude da legítima defesa própria e de terceiros”, diz trecho do documento.

Não é de surpreender que tenham chegado a essa conclusão e que nenhum policial seja responsabilizado pelas mortes. E isso porque a polícia mantém a política de intimidação de que tem mesmo de haver um controle da população pobre e de baixa renda pela violência e a imposição de submissão e subserviência com o medo e o terror. Nestes casos, morte é um detalhe, um efeito colateral, uma decorrência muitas vezes inevitável e outras desejável. Ainda que gravações de moradores mostrem agentes acuando e espancando jovens em ruelas e becos, o que de fato aconteceu, e nós pudemos ver a truculência e o enorme desrespeito no tratamento desumano dispensado pelos policiais naquela noite.

Mas como entender o desfecho que conduziu até o conceito de legítima defesa, recurso buscado pela Corregedoria, para conseguir a excludente de ilicitude, ou, dito de outra forma, apagar qualquer indício de ato ilícito, ilegal ou criminoso, para descaracterizar a responsabilidade dos policiais pelas mortes ocorridas naquele momento?

Pareceria piada, caso não nove jovens não tivessem sido assassinados! Depois de tudo que foi publicado nos vídeos postados moradores do local, que tiveram a oportunidade de registrar o que estava acontecendo, imaginar que nada daquilo deu causa às mortes dos nove jovens de Paraisópolis, ou que é suficiente para concluir sobre a truculência, a violência e, consequentemente, a morte, é realmente ridículo, um acinte à inteligência das população que sofreu a ação da polícia e, em particular, das famílias dos jovens assassinados.

O juridiquês sobre a legítima defesa e a exclusão da ilicitude passa pelo entendimento da noção de nexo causal. Trocando em miúdos: legítima defesa é quando você, diante de uma ameaça, reage agredindo o outro para evitar de ser agredido. Então, sinceramente, você consegue ver um PM naquela noite nesta situação?! Aliás, um PM não, 32 PMs. Dá para imaginar que eles estavam agindo para se salvarem de alguma ameaça?!

Já o nexo causal é a ideia de se determinar que a ação (um ato praticado por um ou vários policiais) tem como consequência direta alguma coisa ( morte de uma ou várias pessoas).

Por aí já dá para entender porque eles descrevem da maneira como entenderam o que aconteceu, vejamos o relato:

“Acuados, os militares sozinhos naquele momento, tentam utilizar meios não letais, a fim de repelir uma injusta agressão pontual e iminente, zelando pela integridade física daquela equipe”, diz um trecho.

“Neste momento há um tumulto generalizado naquele local, assim iniciando uma evasão em massa. Nesta ocasião, por falta de conhecimento do local (geografia), bem como interesse em fugir daquela autoridade pública, muitas pessoas optaram por adentrar a uma viela (Viela do Louro) existente na Rua Emest Renan, entre as ruas Herbert Spencer e Rodolf Lotze, onde houve o pisoteamento e aglomeração.”

É a partir desse momento que a Corregedoria concluiu que houve uma relação de causalidade entre a ação policial e a morte dos nove jovens. Além de citar a ação dos agentes como responsável, também culpou pais e mães dos jovens pelas mortes: “Notadamente, todos negligenciaram o ‘pátrio poder’ e subsidiariamente têm suas parcelas de responsabilidades pela omissão na guarda dos menores.”

Certamente ela distorce os fatos e o coloca numa perspectiva favorável à PM. Aliás, uma abordagem como essa e que busca justificar com a roupagem da legalidade o que é ilegal, não é novidade para quem acompanha os mais variados casos de ações policiais. Existe uma variedade enorme de formas de se burlar a lei que todo mundo está cansado de saber que existe. Quem nunca ouviu falar em prova plantada, perícia comprada e etc? Mas, a tendência é justificar as mortes pelo equívoco ou culpa do outro e não do PM, ou sumir com as provas e evidência que levariam à responsabilidade do PM.

A novidade que vem por aí é a legalização da lei fascista do juiz e agora ministro Moro. Que vai legalizar o assassinato pela PM, vai tornar possível essa prática sem que se tenha que dar um jeitinho. Essa novidade é a excludente de ilicitude na prática, o policial pode matar quantas pessoas quiser sob a desculpa esfarrapada da “legítima defesa”.

No final das contas, pode-se concluir que a “apuração” da corregedoria da PM é integralmente parcial, e que, enquanto instituição, não só a corregedoria é comprometida e interessada em livrar a cara dos PMs, como também o judiciário e o MP, também são envolvidos pela política da burguesia, e tomam as providências para o que mais conveniente a ela.

Um caso emblemático foi a resolução na justiça sobre o massacre do Carandiru. A 4.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) tomou uma decisão tipicamente criminosa ao manter a anulação dos julgamentos do massacre do Carandiru. Assim, os 74 policiais militares assassinos, condenados pela morte de 111 presos, ocorridas após uma rebelião em outubro de 1992, devem passar, de novo, por júri popular. Vale lembrar primeiramente, que, embora os policiais tenham sido condenados na ocasião, nunca chegaram a ser presos, demonstrando o caráter genocida da justiça burguesa.

Hoje, mais do que nunca, atitudes como essa são valorizadas pela extrema-direita e ainda mais fomentada pela extrema-direita, como os bolsonaristas, os grupos como MBL, o juiz Witzel no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o de legalizar a prática assassina da PM: “bandido bom é bandido morto”, ou o que leva ao extermínio de pobres, negros, e os desgraçados pelo sistema e sem chance de uma vida digna, ou a caça de militantes da esquerda manchados sob a pecha de “comunas” se referindo pejorativamente aos comunistas.

Nestes tempos sombrios em que os cães da direita – a extrema-direita – andam à solta, motivos de sobra tem a população mais carente e segregada da sociedade, e a classe trabalhadora, porque expoliada pela acumulação criminosa, de se organizar e lutar unida para que tenha força para lidar contra a violência da PM e quem mais vier. Sozinho e disperso todos são alvos fáceis, mas unidos serão mais fortes e invencíveis.

Já passa da hora da união em torno de uma política que tenha esse norte. O Fora Bolsonaro e a dissolução da PM estão absolutamente relacionadas. Somente às ruas com essa política é que é possível derrotar esses cães que estão à solta alimentando cada dia mais o ódio, o preconceito e a intolerância contra a esquerda e a classe trabalhadora.
https://www.causaoperaria.org.br/pm-men ... ma-defesa/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Chapolin Gremista » 07 Mar 2020, 03:25

Alertas da catástrofe ignorada
A culpa pelas mortes na Baixada Santista não é da chuva, é de Doria
Dezoito mortos, 30 pessoas desaparecidas, podendo chegar a 45, os preliminares números da catástrofe por deslizamento em São Paulo. Na conta dos tucanos o desastre anunciado

ezoito mortos, 30 pessoas desaparecidas, podendo chegar a 45, os primeiros números contabilizados pelo Corpo de Bombeiros, incluindo dois agentes da própria corporação entre os óbitos. Estes vieram à óbito enquanto trabalhavam nas buscas em Guarujá, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. É o preliminar resultado do temporal que caiu na baixada santista e que provocou deslizamentos de terra na encostas dos municípios da região.

A tempestade causou alagamentos em vias públicas, afetou serviços (transporte, educação, fornecimento de água, energia elétrica e telefonia) e fez rodovias serem bloqueadas. A chuva prejudicou a operação de buscas, encerrada por volta das 19h30, segundo os bombeiros. Os trabalhos devem ser retomados na manhã desta quarta-feira (4). De acordo com o capitão e porta-voz do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Marcos Palumbo, as equipes trabalham nas buscas em Santos, São Vicente e em Guarujá com 114 bombeiros e 29 viaturas. “Permanecem no local e só sairão após a localização de todas as vítimas e deixar todos os locais em segurança”, disse o capitão.

Sequer o Corpo de Bombeiros, conseguia atestar com segurança, o número de vítimas. “O número de desaparecidos é bastante volátil. Esse número irá mudar no passar do dia”, disse o tenente André Elias, que trabalha no Gabinete do Comandante do Corpo de Bombeiros.

Alertas da iminência de catástrofes por deslizamento foram ignoradas

Três em cada 4 das 31.909 catástrofes naturais no país, ocorreram na última década, já alertava o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais em 2012,de acordo com levantamento do Ministério da Integração Nacional. Uma média de 1.363 catástrofes por ano. Embora tenha ocorrido um aumento generalizado em todos os tipos de catástrofes, continuava o Atlas, os deslizamentos registraram o maior avanço. Entre os anos 1990 e 2000, houve uma alta de 21,7 vezes no número de ocorrências.

Governo do PSDB, parece desconhecer o alerta.

Sem qualquer justificativa para a flagrante ausência do governo do estado em obras de contenção de deslizamentos, o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), foi até Santos após o temporal e improvisou o anuncio de um possível aluguel social para os sobreviventes desalojados, e a remessa de 4,6 toneladas de materiais para vítimas.

Outros estudos dados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) indicavam que, no período de 1988 a março de 2011, ocorreram 3.114 vítimas associadas a eventos de deslizamentos de encostas e processos correlatos em 243 municípios.

Iniciativa pioneira do Governo Federal, à época de Lula, desenvolveu a ação de prevenção de riscos em encostas, criada no PPA 2004-2007 com ação de apoio aos municípios para implantação de políticas preventivas a apoiar a execução de obras de contenção e reassentamentos nos locais considerados prioritários em municípios do Brasil. Estudos realizados pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)/Serviço Geológico do Brasil (SGB), identificou um conjunto de 133 municípios com maior risco de desastres naturais relacionados a deslizamentos de encostas. 70% deles situados na região Sudeste, e o maior número de municípios no estado de São Paulo, com 35 cidades, sucetíveis de catástrofe por deslizamentos.

Governos tucanos passaram ao largo desses alertas todos, e daí a catástrofe de deslizamentos na baixada santista, transformou-se em catástrofe anunciada, e certa. Negligenciada pelos governos tucanos, assentados em São Paulo em quase três décadas, não admissível agora, aceitar a alegação que a culpa seja de São Pedro.

Catástrofe anunciada. Pelos tucanos negligenciada

Quedas de barreira nas rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni, Rio-Santos e Guarujá-Bertioga. Deslizamentos em sete morros, dentre os quais, Morro do Macaco e Barreira do João Guarda), no Guarujá. Deslizamentos dos Morro do São Bento, da Caneleira, Bufo e Fontana, Santa Maria, Pacheco e do Saboó, em Santos. Deslizamentos nos morros do Itararé, Barbosas, Ilha Porchat e Parque Prainha, sem São Vicente. Deslizamento de pedras na Avenida Newton Prado, no Morro dos Barbosas, na região do hotel Chácara do Mosteiro. Deslizamento de terra próximo ao túnel que faz a ligação entre as cidades de Santos e São Vicente.

Os 133 municípios identificados, a mais de uma década, com maior risco de desastres naturais relacionados a deslizamentos de encostas, 35 deles em São Paulo, foram totalmente ignorados pelos governos tucanos em São Paulo. Catástrofe por deslizamentos de morros e encostas, foram previstos há mais de uma década. Planos de obras de contenção, totalmente ignorados pelas sucessivas administrações tucanas em São Paulo.

Na conta de Doria e a direita deve-se contabilizar a responsabilidade pela catástrofe da Baixada Santista.
https://www.causaoperaria.org.br/a-culp ... -de-doria/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104205
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4938 vezes
Curtiram: 1906 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por E.R » 07 Mar 2020, 06:30

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticia ... pinheiros/

A CPTM (Companhia Paulista de Transporte Metropolitano) e a Farah Service firmaram parceria para gestão administrativa e financeira da Ciclofaixa Rio Pinheiros, localizada na Marginal Pinheiros (Linha 9-Esmeralda).

Inaugurada em 2010 pela Companhia, a ciclofaixa é um espaço de lazer e prática esportiva na capital paulista e, desde sua inauguração, a via já recebeu cerca de 4,9 milhões de ciclistas e a média mensal é 40,6 mil.

A parceria é decorrente de chamamento público, que indicou as responsabilidades da Farah Service, com prazo de 36 (trinta e seis) meses, podendo ser renovada até 60 (sessenta) meses. A iniciativa vai trazer uma economia de R$ 5,4 milhões para a CPTM.

Cabe à Farah Service, que há 33 anos atua na revitalização de áreas públicas urbanas, a manutenção, sinalização, limpeza e jardinagem dos 21,5 km de ciclofaixa.
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Chapolin Gremista » 07 Mar 2020, 06:50

Amigo da onça
A polícia de Doria protegerá as mulheres?
Polícia que é orientada a atirar para matar não pode representar segurança para as mulheres

Por Izadora Dias

Preocupadas com o assédio contra as mulheres no carnaval paulistano, que em 2020 foi um dos maiores carnaval de rua do país, a Comissão Feminina do Carnaval de Rua – São Paulo, um grupo de mulheres representantes de 49 blocos carnavalescos, articulou com a prefeitura do PSDB em São Paulo ações para garantir segurança para as foliãs durante os dias de festa.

Dentre as diversas reivindicações como distribuição de camisinhas femininas, mais banheiros, transporte público por 24 horas, mais médicos, a qual me chamou atenção é o pedido por mais policiamento.

A questão é: como a polícia irá proteger as mulheres contra a violência e assédio, se o número de mortes causadas pela mesma instituição tem aumentado exponencialmente? Será a polícia do Doria, orientada a atirar para matar, a saída para as mulheres curtirem o carnaval em segurança?

Há dois meses a jovem Luara de 18 anos, foi uma das vítimas estranguladas pela Polícia Militar na chacina em Paraisópolis. Ano passado, enquanto policiais dispersavam um bloco com bala de borracha e spray de pimenta, impondo toque de recolher a população, um agente de segurança foi bem direto com uma mulher ferida com um tiro de borracha: “Cala a boca que não tenho cerimônia em quebrar cara de mulher”. E não faltaram outros relatos da ação truculenta da PM no último carnaval.

As mulheres não devem confiar e muito menos esperar que os agentes de repressão do Estado, dominado pela extrema-direta, as protegerá. Se querem garantir a sua segurança devem se organizar de forma coletiva e independente em comitês de autodefesa.

Doria e sua polícia não gostam de carnaval, da festa do povo e das mulheres, é preciso mantê-los o mais longe possível de qualquer manifestação popular, pois a PM presente representa mais controle e repressão contra o povo.
https://www.causaoperaria.org.br/a-poli ... -mulheres/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6199
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 341 vezes
Curtiram: 234 vezes

Re: Notícias e Debates sobre São Paulo

Mensagem por Rondamon » 07 Mar 2020, 18:49

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/n ... bado.ghtml

Exército chega à Baixada Santista para ajudar no resgate de desabrigados; 41 mortos e 39 desaparecidos.
Há 11 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Responder