Impulsionado pelo sucesso do reality show de culinária MasterChef Brasil, Henrique Fogaça, chef e jurado do programa, conquistou seu espaço na gastronomia nacional com três marcas de sucesso : Sal Gastronomia, Sal Grosso e Cão Véio.
Este ano, após uma reorganização dos negócios, o chef investe na expansão das redes de restaurantes pelo Brasil.
Em 2019, ao lado do irmão, o empresário Guilherme Fogaça, Henrique Fogaça reestruturou a sociedade que controla o Grupo Sal.
Desde outubro, os irmãos administram sozinhos as operações das três unidades do Sal Gastronomia e a unidade única do Sal Grosso — lançada em fevereiro no Rio de Janeiro, com foco em carnes.
O Sal Gastronomia é a comida mais autoral de Fogaça, definida pelo próprio como contemporânea com toques brasileiros.
Já a marca Sal Grosso foi pensada para oferecer carnes nobres. A primeira unidade foi lançada no Barra Shopping, no Rio de Janeiro, por convite da própria administração do local.
Ao todo, os quatro restaurantes da marca Sal cresceram 60% em faturamento em 2019 em relação a 2018. A meta em 2020 é, no mínimo, repetir a taxa de crescimento do ano passado. “Se fizermos tudo direitinho, o céu é o limite”, diz Guilherme Fogaça, que deixou negócios próprios para comandar a parte administrativa dos restaurantes em 2017.
O sucesso do Sal Grosso no primeiro ano de operação no Rio de Janeiro motivou os irmãos a expandirem a marca.
Uma segunda unidade do restaurante será inaugurada na capital paulista no segundo semestre de 2020 — em local ainda não definido.
Os empresários também estudam abrir uma nova unidade do Sal Gastronomia este ano em Brasília.
O desafio, segundo Henrique Fogaça, é encontrar bons profissionais para expandir a operação ser perder a qualidade da comida e do atendimento. “Todos têm que estar na mesma sintonia, desde a hostess até o pessoal da limpeza, garçons, maitre e auxiliares”, afirma o jurado do MasterChef. Atualmente, os restaurantes empregam 340 pessoas.
Para a rede de franquias Cão Véio, especializada em hambúrgueres e cervejas, os planos são outros. Henrique Fogaça abriu o negócio em 2013 em parceria com dois outros sócios, mas agora faz uma reestruturação na sociedade para integrar o gastrobar ao Grupo Sal por meio de uma holding.