Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Everton Ruchel
Membro
Membro
Mensagens: 485
Registrado em: 09 Jul 2018, 22:09
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Erechim-RS
Curtiu: 10 vezes
Curtiram: 22 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Everton Ruchel » 04 Fev 2020, 01:55

Posso estar soltando um balão lá no alto (não entendo muito de música), mas lá vai: e se a busca pelo nome fosse feita pelo caminho contrário?

A BGM foi mesmo feita em minimoog? Então porque não pesquisar combinações com "moog" no nome, ao invés de "polka"? Quem sabe numa dessas...
EDIÇÃO DOS CAMPEÕES - pôsters dos campeões do futebol brasileiro
-----------------
Conquistas:
:campeao:
Campeão do Death Note 3 (08/2019)
:vice:
Vice-campeão do Foot Beting 2019 (04-12/2019)
Imagem
4º lugar no Bolão do Brasileiro 2019 (04-12/2019)

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 04 Fev 2020, 04:13

Doutor Urubak escreveu:Era bom pedir para o SBT fazer pelo menos novas chamadas para fazer novas montagens.
Se o SBT fizesse mesmo o que pedimos a ele, era só pedir logo a BGM de uma vez. :vamp:
Imagem

Avatar do usuário
Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4482
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 870 vezes
Curtiram: 478 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Luciano Junior » 04 Fev 2020, 14:44

Everton Ruchel escreveu:Posso estar soltando um balão lá no alto (não entendo muito de música), mas lá vai: e se a busca pelo nome fosse feita pelo caminho contrário?

A BGM foi mesmo feita em minimoog? Então porque não pesquisar combinações com "moog" no nome, ao invés de "polka"? Quem sabe numa dessas...
Sintetizadores tem sons muito parecidos (dependendo do tipo). O compositor pode ter feito a música em um ARP 2600 ou um DX7.
BazzoReverso escreveu:- Ouvindo com muita atenção, é possível ouvir o que seria um instrumento secreto quase inaudível que lembra um piano, o qual toca acordes durante a BGM, nunca foi confirmado sua existência.
Em qual parte exatamente?
Desde 2014 no Meio CH
Ex-moderador do Fórum Chaves (maio-agosto/2020)
Usuário do mês de julho/2019
Co-autor da trilha sonora do documentário Episódios Perdidos - Uma História

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 05 Fev 2020, 14:07

Luciano Junior escreveu:Em qual parte exatamente?
Durante toda a BGM, porém é mais perceptível durante o trecho da abertura do Chapolin.

E falando sobre isso, eu equivoquei-me ao dizer que o tal instrumento é um piano, está mais para uma espécie de Harpsichord ou piano Honky-tonk bem sintetizado, e aliás, eu disse que nunca foi confirmado porque ninguém nunca falou sobre ele, mas eu tenho certeza que ele existe.

Descobri ele enquanto fazia isolações de frequências e instrumentos da BGM, nunca postei porque nunca consegui um exemplar muito claro dele, pois toca junto com a linha do Bass e é bem difícil de percebe-lo, tive dificuldade até mesmo de recria-lo em midi, mais precisamente naquele da Versão Polka.
Esses usuários curtiram o post de Nezz (total: 1):
Luciano Junior
Imagem

Avatar do usuário
Mr. Zero
Membro
Membro
Mensagens: 1277
Registrado em: 08 Out 2009, 02:47
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 326 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Mr. Zero » 06 Fev 2020, 18:16

BazzoReverso escreveu:
Luciano Junior escreveu:Em qual parte exatamente?
Durante toda a BGM, porém é mais perceptível durante o trecho da abertura do Chapolin.

E falando sobre isso, eu equivoquei-me ao dizer que o tal instrumento é um piano, está mais para uma espécie de Harpsichord ou piano Honky-tonk bem sintetizado, e aliás, eu disse que nunca foi confirmado porque ninguém nunca falou sobre ele, mas eu tenho certeza que ele existe.

Descobri ele enquanto fazia isolações de frequências e instrumentos da BGM, nunca postei porque nunca consegui um exemplar muito claro dele, pois toca junto com a linha do Bass e é bem difícil de percebe-lo, tive dificuldade até mesmo de recria-lo em midi, mais precisamente naquele da Versão Polka.
Só lembrando que o Harpsichord é aquele instrumento conhecido no Brasil como Cravo. Fisicamente, assemelha-se a um piano, mas com a cor das teclas invertidas.
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 06 Fev 2020, 20:51

Mr. Zero escreveu:
BazzoReverso escreveu:
Luciano Junior escreveu:Em qual parte exatamente?
Durante toda a BGM, porém é mais perceptível durante o trecho da abertura do Chapolin.

E falando sobre isso, eu equivoquei-me ao dizer que o tal instrumento é um piano, está mais para uma espécie de Harpsichord ou piano Honky-tonk bem sintetizado, e aliás, eu disse que nunca foi confirmado porque ninguém nunca falou sobre ele, mas eu tenho certeza que ele existe.

Descobri ele enquanto fazia isolações de frequências e instrumentos da BGM, nunca postei porque nunca consegui um exemplar muito claro dele, pois toca junto com a linha do Bass e é bem difícil de percebe-lo, tive dificuldade até mesmo de recria-lo em midi, mais precisamente naquele da Versão Polka.
Só lembrando que o Harpsichord é aquele instrumento conhecido no Brasil como Cravo. Fisicamente, assemelha-se a um piano, mas com a cor das teclas invertidas.
Eu sei disso. Por Isso não é exatamente um "piano".
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 07 Fev 2020, 00:01

Hmm, será que não é um eco ou reverb da faixa de gravação de outro instrumento?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 07 Fev 2020, 05:27

Victor235 escreveu:Hmm, será que não é um eco ou reverb da faixa de gravação de outro instrumento?
Pensei nisso também, mas a harmonia encaixa demais com a BGM pra ser só um acidente.
Imagem

Avatar do usuário
Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4482
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 870 vezes
Curtiram: 478 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Luciano Junior » 07 Fev 2020, 12:42

Ouvi a BDC várias vezes e finalmente consegui perceber o tal instrumento oculto. Realmente o som se assemelha à um harpsichord. É mais perceptível aos 0:18.
Desde 2014 no Meio CH
Ex-moderador do Fórum Chaves (maio-agosto/2020)
Usuário do mês de julho/2019
Co-autor da trilha sonora do documentário Episódios Perdidos - Uma História

Avatar do usuário
Espírito Zombeteiro
Membro
Membro
Mensagens: 183
Registrado em: 21 Ago 2011, 13:59
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 21 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Espírito Zombeteiro » 07 Fev 2020, 16:28

Vocês querem uma pista que não irá nos levar a lugar algum?

A bateria pode não ser de um moog, mas de uma drum machine,uma máquina de gerar ritmos:



A primeira música a usar um instrumento desse tipo é Saved By the Bell (1969), do Robin Gibb, dos Bee Gees:

Lembre-se: Os mortos se comunicam por meio de pancadas :panc:

Avatar do usuário
Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4482
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 870 vezes
Curtiram: 478 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Luciano Junior » 07 Fev 2020, 17:36

Mas não tem como fazer bateria no Moog.
Desde 2014 no Meio CH
Ex-moderador do Fórum Chaves (maio-agosto/2020)
Usuário do mês de julho/2019
Co-autor da trilha sonora do documentário Episódios Perdidos - Uma História

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 07 Fev 2020, 17:46

Luciano Junior escreveu:Ouvi a BDC várias vezes e finalmente consegui perceber o tal instrumento oculto. Realmente o som se assemelha à um harpsichord. É mais perceptível aos 0:18.
Sim! Dá pra perceber bastante aí! Agora eu sei que não estou ficando maluco ouvindo coisas.

E se não me engano, o mesmo instrumento também toca de forma bem clara durante a transição entre a BGM em Moog e a BGM em Clarinete.
Espírito Zombeteiro escreveu:Vocês querem uma pista que não irá nos levar a lugar algum?

A bateria pode não ser de um moog, mas de uma drum machine,uma máquina de gerar ritmos:
Meio que já sabíamos disso há um tempão, :vamp:

Mas valeu por mostrar esse tal drum machine, alguém sabe se era muito comum usá-lo acompanhado de moog?
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 07 Fev 2020, 23:39

Ouvindo aqui, me parece uma guitarra fazendo um ritmo ligeiramente semelhante ao do reggae, com distorção ligada. O músico solta todas as cordas e as aperta somente numa parte específica, dando esse "tcham" que são os acordes executados a cada x segundos. Caso isso seja verdade, a pessoa que tocou isso procurou seguir o ritmo da bateria, casando ambos os sons. Depois vou ouvir com o fone para entender melhor.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Luciano Junior
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 08 Fev 2020, 07:59

Victor235 escreveu:Ouvindo aqui, me parece uma guitarra fazendo um ritmo ligeiramente semelhante ao do reggae, com distorção ligada. O músico solta todas as cordas e as aperta somente numa parte específica, dando esse "tcham" que são os acordes executados a cada x segundos. Caso isso seja verdade, a pessoa que tocou isso procurou seguir o ritmo da bateria, casando ambos os sons. Depois vou ouvir com o fone para entender melhor.
Talvez não seja nem guitarra e nem harpsichord (cravo), pode ser um instrumento sintetizado gerado pelo moog, o "tcham" que ele faz é bem robótico.

E isso comprova que a BGM pode ser um apanhado de ritmos e estilos, pois esse estilo "reggae" como você disse, pode estar tocando para prever um possível trecho inédito pós-clarinete, muitas músicas deixam certos "easter-eggs", como uma história a ser contada, onde podemos meio que prever o que vem mais tarde, e curiosamente, além da bateria (tchi tcha tcha tchi), toca no fundo também uma espécie de bongo, agogô, ou sei lá o que seja, sempre representei nos meus midis como um tímpano, ele toca umas batidas bem peculiares e um tanto nada haver com Polkas, é mais ou menos assim: (Tum tatutatutatum Tum Tum) e repete esse verso durante toda a BGM também, e me lembra bastante um ritmo africano, não sei qual, e encaixa bastante com o ritmo do instrumento oculto, esse bongo, é mais perceptível durante o início (Trecho da Vinheta de Intervalo)

Em breve posto um midi aqui mostrando o "bongo".
Imagem

Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Red Caboose » 08 Fev 2020, 09:03

Sobre esse ritmo oculto na vinheta de intervalo eu já sabia disso, eu escutei o instrumento quando estava isolando as baterias da BGM.
Imagem

Trancado