Jornalismo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por Victor235 » 10 Out 2019, 14:40

Imagem
Frota aponta que conhecido propagador de fake news atua como assessor informal de Bolsonaro
https://revistaforum.com.br/politica/fr ... bolsonaro/
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por Victor235 » 10 Out 2019, 20:43

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/m ... naro.shtml

O jornalista Glenn Greenwald vai processar o blogueiro Oswaldo Eustáquio, do site Agora Paraná. Em agosto, ele afirmou que Greenwald mentiu sobre o estado de saúde da mãe apenas para acelerar a concessão de visto para os filhos menores e, assim, partir com eles para os EUA.

O jornalista pede indenização de R$ 30 mil por danos morais. E apresenta um laudo da Universidade de Miami que mostra que a mãe dele, Arlene Greenwald, tem câncer no pulmão com metástase no cérebro.

A divulgação, por Oswaldo Eustáquio, da página de Arlene no Facebook provocou uma enxurrada de ataques a ela na internet. “É só o começo. Vou processar todos os que atacaram e mentiram sobre minha família”, diz Greenwald.

Oswaldo Eustáquio afirma que o processo é uma “tentativa de censura” e diz que mantém o que foi publicado.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por E.R » 10 Out 2019, 20:50

E o Verdevaldo não vai falar dos hackers e nem da rachadinha do marido dele ?
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por E.R » 15 Out 2019, 17:20



--

Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por Victor235 » 08 Nov 2019, 00:05

:chocado:

"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
@EA
Membro
Membro
Mensagens: 6935
Registrado em: 30 Mar 2010, 23:47
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Via Láctea
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por @EA » 08 Nov 2019, 02:24

Glenn Greenwald e Augusto Nunes acabam de inventar a Rinha de Gado.

Bem que a gente podia arrumar um ringue e umas esporas de metal e organizar as apostas pra juntar a grana. Deve ter um monte de minion querendo sair no soco. Esses arrombados já foram criados com muita mordomia e amor, tá na hora de deixá-los brigar pelo instinto.
Agente da Coroa a serviço da Rainha


Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!



Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por E.R » 08 Nov 2019, 04:49

O ESTADO DE S.PAULO

O jornalista José Roberto Guzzo, um dos profissionais mais respeitados da imprensa brasileira, faz a sua estreia como colunista de "O Estado de S.Paulo" neste domingo.

Em sua coluna, que será publicada semanalmente, Guzzo deverá analisar o cenário político e econômico do País, com o mesmo olhar apurado e singular pelo qual se tornou conhecido do público.

“O que mais me chama atenção hoje é que existem dois países : um Brasil real e um Brasil imaginário”, afirma.

“O Brasil real é o Brasil que trabalha, que produz, pujante, que demonstra isso com fatos, resultados. O Brasil imaginário é o País da crise diária, onde tudo é problema, motivo de impeachment do presidente, motivo para o fim do mundo.”

Guzzo diz que pretende seguir os mesmos princípios que sempre procurou aplicar em seus textos : “1) buscar a clareza máxima, para o leitor não ter de ler a mesma linha duas vezes; 2) lidar só com fatos e com pouco ‘eu acho’; e 3) aceitar a lógica, que hoje as pessoas não respeitam mais, como dizer que dois mais dois são quatro, que o triângulo tem três lados e que 1º de novembro vem depois de 31 de outubro”.

Dono de um texto primoroso, marcado por fina ironia, e com uma capacidade invejável de falar com simplicidade sobre acontecimentos complexos, Guzzo, de 76 anos, iniciou sua carreira como repórter do jornal Última Hora de São Paulo, em 1961. Cinco anos depois, foi trabalhar no Jornal da Tarde, que acabara de ser lançado pelo Grupo Estado, do qual foi correspondente em Paris. “Eu trabalhei séculos atrás, no começo da minha carreira, no lançamento do JT, e agora estou voltando, com essa coluna no Estado, que muito me honra, como um colaborador”, afirma. “É um ciclo que se completa.”

Foi na Editora Abril, porém, que Guzzo trabalhou a maior parte de carreira. Em 1968, fez parte da equipe fundadora da Veja, como editor de Internacional, e depois foi correspondente em Nova York. Cobriu a guerra do Vietnã e acompanhou a visita pioneira do então presidente americano, Richard Nixon, à China, em 1972. Foi o único jornalista brasileiro presente ao encontro de Nixon com o líder chinês Mao Tsé-Tung.

Em 1976, aos 32 anos, Guzzo assumiu a direção da Veja, que ocupou durante quinze anos. Neste período, a publicação saiu do vermelho e sua circulação passou de 175 mil exemplares para quase 1 milhão, o que a levou ao quarto lugar no ranking das maiores revistas semanais de informação do mundo, atrás apenas das americanas Time e Newsweek e da alemã Der Spiegel. Por sua habilidade de transformar um texto enfadonho em algo agradável de ler apenas com retoques pontuais, ganhou o apelido de “mão peluda” na redação.

Em 1988, passou a acumular a direção da Veja com o cargo de diretor-geral da Exame, encarregado de reinventar a revista. Deixou a Veja em 1991, encerrando um ciclo na revista.

Depois de um ano sabático, voltou à ativa, dedicando-se exclusivamente à Exame, primeiro como diretor editorial e depois como publisher. Nos 11 anos em que esteve à frente da revista, transformou-a na publicação mais rentável, em termos relativos, da Abril. Nos últimos anos, foi colunista da Veja e da Exame.

Na visão de Guzzo, um jornalista, para ser um bom profissional, “tem de dedicar todo o seu esforço para produzir matérias que o leitor comece a ler, tenha vontade de continuar lendo e só pare quando chegar ao fim”. A mesma recomendação vale para os jornalistas de rádio e TV.

“Se ele não conseguir interessar o público naquilo que escreve, fala ou mostra, o jornalista fracassou”, afirma. “A única medida de seu é qual o julgamento que o leitor faz dele”.
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por Victor235 » 13 Nov 2019, 00:38

MP do programa Verde Amarelo acaba com registro profissional para jornalistas e publicitários
O governo aproveitou a medida provisória que cria o programa Verde Amarelo para acabar com a exigência de registro profissional para jornalistas, publicitários, radialistas, químicos, arquivistas e até guardador e lavador de veículos.
https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/carr ... ar-BBWFbCA
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por Barbano » 13 Nov 2019, 08:42

Excelente. Essas entidades de classe que só sugam o dinheiro dos profissionais que vão pro raio que o parta.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Bugiga

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por E.R » 13 Nov 2019, 10:50

O STF já tinha acabado com a exigência de diploma para jornalismo em 2009.

--
https://politica.estadao.com.br/noticia ... 0003085765

A jornalista Rosângela Bittar terá uma coluna semanal no jornal O Estado de S.Paulo para levar informações e análises aos leitores.
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por Victor235 » 17 Nov 2019, 21:30

‘Pessoas repassam fake news não pela veracidade, mas porque reforçam suas convicções’
Livro organizado pela jornalista Mariana Barbosa reúne artigos sobre a preocupante realidade da indústria de notícias falsas na internet
https://cultura.estadao.com.br/noticias ... 0003084333
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por E.R » 17 Nov 2019, 22:31

Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por Victor235 » 17 Nov 2019, 22:35

Pode contextualizar esses tweets?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por E.R » 17 Nov 2019, 22:42

Imagem

:lol:
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Jornalismo

Mensagem por E.R » 19 Nov 2019, 19:42

https://www.metropoles.com/brasil/globo ... a-impressa

As organizações Globo demitiram ao menos 37 jornalistas nesta terça-feira (19/11/2019).

Os cortes, porém, ainda não foram concluídos e estima-se que o número final chegará a aproximadamente 40 pessoas desligadas do grupo nesta semana.

A maior parte dos funcionários trabalhava nos jornais O Globo, maior publicação impressa do grupo, e no Extra, jornal de apelo popular do Rio de Janeiro.

Além disso, a revista Galileu, que aborda temas relacionados a descobertas científicas, também deve ser descontinuada. A ideia que está sendo ventilada é que agora a publicação seja feita apenas nas plataformas digitais.

Até o momento, nada foi dito sobre a extinção da revista Época.
Imagem
Imagem

Responder