Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 31 Ago 2019, 01:00

Era comum isso de dividir as pistas mesmo, até mais do que hoje. Tem uns discos do Matogrosso & Mathias e Trio Parada Dura que se você ouvir com fones percebe direitinho alguns instrumentos tocando só no canal da esquerda ou só no canal da direita, sem se misturarem quando ouvido de um só lado.

Não abria esse tópico há um tempo e fiquei empolgado ao colocar a leitura em dia, mesmo sabendo que no final não daria em nada. Esse tema da busca da BGM é empolgante.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Jegue » 31 Ago 2019, 01:08

Isso é uma coisa que é verdade. Em algumas gravações mais antigas, até parte da voz é mais focada em um lado do que no outro, além dos instrumentos.

Dado que essa BGM do Chapolin provavelmente é do final dos anos 70 / começo dos 80, é bem concebível.
► Exibir Spoiler

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 31 Ago 2019, 01:50

[Algumas descobertas/pistas]

Fiz uma coisa simples que acredito que ainda não tinham feito: algumas buscas no site de registros do ECAD. Nele podemos ver compositores, autores e dados sobre fonogramas registrados para cada obra musical.

É sabido que a BGM de abertura do Chapolin não foi feita pelo Mário Lúcio. Contudo, algo me chamou a atenção: existe um "Tema Do Chapolin" registrado como composição de Mario Lucio De Freitas: https://www.ecadnet.org.br/client/app/# ... /O/5541622

Imagem

Isso não quer dizer muita coisa, porém, o fonograma associado a esta obra (ou seja, uma gravação desta composição) foi lançada no dia 05/05/1986, não muito antes daquele comercial de 1989: https://www.ecadnet.org.br/client/app/# ... ma/2124201

Imagem

Outra coisa interessante é que buscando no ECAD (precisa de cadastro) podemos descobrir o nome de várias pessoas que já produziram trilhas para o SBT. Por exemplo, Paulo Sergio Menezes Junior compôs o tema "SBT Eleições", Marco Aurelio Tourinho Ribeiro fez o tema do "SBT Folia". Joao Luiz Di Napoli Filho e Afonso Celso Lucatelli Nigro trabalharam em alguma trilha do "SBT Brasil" e assim por diante. Numa destas, um dos nomes recorrentes pode ter trabalhado há muitos anos na BGM do vermelhinho (ou saber de alguma pista sobre ela).

Mas não para por aí: existe um titular de obras registrado no ECAD com o nome de "CPS - CENTRAL DE PROD, SERV E ED MUSICAIS LTD". O nome sem ser "de firma" disso é "SBT EDICOES MUSICAIS"! Este titular detém o registro de 9.665 faixas diferentes. Tudo trilhas tocadas nos programas do SBT. Quando o SBT executa alguma destas trilhas, o sistema do ECAD identifica a execução e o compositor-autor (todos eles devidamente registrados em cada trilha) recebe alguma coisa. A primeira coisa que temos que fazer é olhar o nome de todas as trilhas da lista e notar se há algum nome suspeito. Há chance do tema do Chapolin estar cadastrado aí, mas ele pode estar com nome "disfarçado", como genericamente algo como "Abertura", "Guitar Pop 1" ou algo do tipo: https://www.ecadnet.org.br/client/app/# ... ar/1068500

Imagem

É claro que se a BGM for mesmo uma trilha branca esqueçam disso aí, pois nesse caso a faixa estaria isenta de direitos autorais e o SBT não iria registrar no ECAD algo pela qual não precisa remunerar ninguém.

___

No site também podemos ver que o Mário Lúcio já assinou produções com os pseudônimos Lominha, Fominha, Lucious, Mariani, Matisse, Oiram e Robert Thames: https://www.ecadnet.org.br/client/app/# ... tular/8026

Com Oswaldo Biancardi Sobrinho, o Mário Lúcio também compôs uma tal de "Album De Recordacao", composição musical que não está associada a nenhum fonograma registrado. Numa destas, pode ser outra BGM ou trilha das séries (obviamente, isto é apenas uma suposição).

Alheio a questão da BGM, no cadastro do Gastaldi no ECAD (que é ativo pois seus familiares recebem rendimentos) podemos ver que alguma vez na vida o dublador assinou algo com o pseudônimo "MARGASJU PIERRE BRILLANT": https://www.ecadnet.org.br/client/app/# ... ular/38214
Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 31 Ago 2019, 02:14

Caralho, gelei quando vi esse nome no ECAD, mas não é!





Esse grupo Los Tropicos fez umas músicas de sonoridades parecidas:
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Sirigaito
Membro
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 03 Abr 2017, 14:38
Programa CH: Chaves
Curtiu: 44 vezes
Curtiram: 116 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Sirigaito » 31 Ago 2019, 03:34

Além da sonoridade, a fonte é muito parecida com a do Chapolin.
Mas neste caso é coincidência

Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 31 Ago 2019, 07:38

Cara! Essa é a descoberta do ano! Imagina o quanto de BGMs podemos achar nesse site aí! Além disso, essa Polka do Chapulin tem a mesma melodia daquela Razmataz Polka e Buck Polka que nós comparamos com a BGM! Vai que o SBT pegou uma possível re-imaginação desse tema e viu o nome "Chapulin" e usou? Afinal, é a única explicação do porque do SBT ter usado uma BGM "genérica" de abertura.

E bem, já enviei o meu cadastro para ver se acho alguma coisa, mas, dá pra ouvir os temas de lá? Porque se não a busca fica meio inútil e a incerteza continua, além de ter que pesquisar uma por uma, que vai dar um trabalhão.
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 31 Ago 2019, 09:02

Bom, trabalho vai dar por um meio ou por outro :P

Infelizmente não dá para ouvir pelo site. A ideia dele é um registro com fins cadastrais/pesquisa mesmo. Os autores de cada composição são remunerados pelo ECAD, daí a necessidade desse controle de informações. Ainda assim, podemos descobrir nomes de profissionais que trabalharam em trilhas do SBT, nomes de BGM parecidos com os que imaginamos e de quebra uma lista com os títulos de todas as trilhas em nome de SBT EDICOES MUSICAIS, que são muitas. Não dá para localizar a BGM diretamente neste site, mas ele pode nos levar a muitos caminhos!

Também tenho essa teoria. O SBT estava procurando alguma BGM, viu esse nome "Chapulin" coincidente e acabou usando na série. Ou ainda, a partir deste nome, pegou outra polka mexicana para não ficar tão na cara. É uma hipótese que podemos imaginar que aconteceu quando alguém estava selecionando trilhas. Primeiro pesquisou o óbvio e a partir daí arranjou outra trilha nos mesmos "moldes".
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Espírito Zombeteiro
Membro
Membro
Mensagens: 183
Registrado em: 21 Ago 2011, 13:59
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 21 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Espírito Zombeteiro » 31 Ago 2019, 11:46

Victor235 escreveu: É sabido que a BGM de abertura do Chapolin não foi feita pelo Mário Lúcio. Contudo, algo me chamou a atenção: existe um "Tema Do Chapolin" registrado como composição de Mario Lucio De Freitas: https://www.ecadnet.org.br/client/app/# ... /O/5541622

Imagem

Isso não quer dizer muita coisa, porém, o fonograma associado a esta obra (ou seja, uma gravação desta composição) foi lançada no dia 05/05/1986, não muito antes daquele comercial de 1989: https://www.ecadnet.org.br/client/app/# ... ma/2124201
Acho difícil essa trilha ser o que procuramos. Ela só virou tema do Chapolin nos anos 90, provavelmente não compuseram com esse fim. Pode ter sido composta para comercial do Chaves, então sugiro que procurem também no Ecad por nomes relacionados ao Chaves.
Lembre-se: Os mortos se comunicam por meio de pancadas :panc:

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 31 Ago 2019, 12:12

Espírito Zombeteiro escreveu:
Victor235 escreveu: É sabido que a BGM de abertura do Chapolin não foi feita pelo Mário Lúcio. Contudo, algo me chamou a atenção: existe um "Tema Do Chapolin" registrado como composição de Mario Lucio De Freitas: https://www.ecadnet.org.br/client/app/# ... /O/5541622

Imagem

Isso não quer dizer muita coisa, porém, o fonograma associado a esta obra (ou seja, uma gravação desta composição) foi lançada no dia 05/05/1986, não muito antes daquele comercial de 1989: https://www.ecadnet.org.br/client/app/# ... ma/2124201
Acho difícil essa trilha ser o que procuramos. Ela só virou tema do Chapolin nos anos 90, provavelmente não compuseram com esse fim. Pode ter sido composta para comercial do Chaves, então sugiro que procurem também no Ecad por nomes relacionados ao Chaves.
A data bate exatamente com aquela suposta Abertura do Chapolin de 1986, pode não ser a BGM que procuramos, mas seria esse um indício de que a Abertura existe? :heim:

[Edição]

Eu tive uma ideia melhor, pode ser que esse Tema do Chapolin seja uma versão brasileira da música "El Chapulin Colorado! Chanfle! Chanfle!"

[Edit 2]

Estou lendo o catálogo do SBT, são mais de 9000 trilhas, já passei pelo A de Abertura, e não apareceu nenhuma Abertura do Chapolin, passei pelo C e não achei nada do Chapolin, agora falta eu passar por T de tema e V de vinheta, vou falar o que eu encontrar daqui a pouco
Imagem

Avatar do usuário
Espírito Zombeteiro
Membro
Membro
Mensagens: 183
Registrado em: 21 Ago 2011, 13:59
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 21 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Espírito Zombeteiro » 31 Ago 2019, 12:51

BazzoReverso escreveu: A data bate exatamente com aquela suposta Abertura do Chapolin de 1986, pode não ser a BGM que procuramos, mas seria esse um indício de que a Abertura existe? :heim:
Não entendi. Pode existir uma outra abertura de 1986 que pode ter usado a mesma trilha atual?

Pode valer a pena contatar o Mário Lúcio para ver se ele sabe explicar sobre essa música.
Lembre-se: Os mortos se comunicam por meio de pancadas :panc:

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 31 Ago 2019, 12:57

Espírito Zombeteiro escreveu:
BazzoReverso escreveu: A data bate exatamente com aquela suposta Abertura do Chapolin de 1986, pode não ser a BGM que procuramos, mas seria esse um indício de que a Abertura existe? :heim:
Não entendi. Pode existir uma outra abertura de 1986 que pode ter usado a mesma trilha atual?

Pode valer a pena contatar o Mário Lúcio para ver se ele sabe explicar sobre essa música.
Um cara, não lembro quem, disse que a trilha atual foi usada em uma Abertura do Chapolin de 1986, mas ainda há muita discussão se existiu ou não, pois não há gravações da época, mas é muito estranho esse Tema do Chapolin em 1986, Chapolin mal tinha estreiado e estava bem longe do lançamento do LP.

E aliás, tenta pedir pra alguém o codinome usado na BGM, já rolei 10 quilômetros de tela e ainda estou na letra D, e não estou lá muito confiante de achar algo.
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Victor235 » 31 Ago 2019, 13:02

Pois é, quem tem contato com o Mário Lúcio pode perguntar isso a ele. O fonograma está registrado no ECAD com o número 2124201. Gastaldi está registrado como intérprete, sendo que a BGM do Chapolin é instrumental. Ou seja: provavelmente esta não é a trilha que procuramos (ou quem sabe seja, a partir do post acima deste), mas um forte indício que pode comprovar a existência das aberturas próprias de 1986. Mário Lúcio teria ficado com a produção fonográfica e Gastaldi com a narração ("declamação" entra como "intérprete").
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 31 Ago 2019, 13:50

Victor235 escreveu:Pois é, quem tem contato com o Mário Lúcio pode perguntar isso a ele. O fonograma está registrado no ECAD com o número 2124201. Gastaldi está registrado como intérprete, sendo que a BGM do Chapolin é instrumental. Ou seja: provavelmente esta não é a trilha que procuramos (ou quem sabe seja, a partir do post acima deste), mas um forte indício que pode comprovar a existência das aberturas próprias de 1986. Mário Lúcio teria ficado com a produção fonográfica e Gastaldi com a narração ("declamação" entra como "intérprete").
Pelo o que o cara disse, é exatamente isso, a abertura do Chapolin e do chaves era a seguinte, passava trechos do episódio, Gastaldi narrava descrevendo os personagens por cima de uma trilha (não se sabe qual, especula-se que seja a BGM), e terminava com o logo das séries.
Imagem

Avatar do usuário
Mr. Zero
Membro
Membro
Mensagens: 1277
Registrado em: 08 Out 2009, 02:47
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 326 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Mr. Zero » 31 Ago 2019, 13:56

BazzoReverso escreveu:Um cara, não lembro quem, disse que a trilha atual foi usada em uma Abertura do Chapolin de 1986, mas ainda há muita discussão se existiu ou não, pois não há gravações da época, mas é muito estranho esse Tema do Chapolin em 1986, Chapolin mal tinha estreiado e estava bem longe do lançamento do LP.
Quer dizer que chegaram a existir aberturas feitas pelo SBT para as séries antes das famos aberturas de 1990? Isso é completa novidade para mim.

Até onde sempre ouvi dizer, desde que entrei no meio CH em 2002, a história das aberturas no SBT era a seguinte:

1984 - Abertura original das séries
1985 a 1989 - Séries exibidas sem abertura nenhuma
1990 a 1993 - Aberturas antigas feitas pelo SBT (Mais ágil que uma tartaruga / Aí Vem o Chaves, com ele saindo chorando do Barril)
1993 em diante - As aberturas atuais feitas pelo SBT, exibidas até hoje
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 31 Ago 2019, 14:02

Mr. Zero escreveu:
BazzoReverso escreveu:Um cara, não lembro quem, disse que a trilha atual foi usada em uma Abertura do Chapolin de 1986, mas ainda há muita discussão se existiu ou não, pois não há gravações da época, mas é muito estranho esse Tema do Chapolin em 1986, Chapolin mal tinha estreiado e estava bem longe do lançamento do LP.
Quer dizer que chegaram a existir aberturas feitas pelo SBT para as séries antes das famos aberturas de 1990? Isso é completa novidade para mim.

Até onde sempre ouvi dizer, desde que entrei no meio CH em 2002, a história das aberturas no SBT era a seguinte:

1984 - Abertura original das séries
1985 a 1989 - Séries exibidas sem abertura nenhuma
1990 a 1993 - Aberturas antigas feitas pelo SBT (Mais ágil que uma tartaruga / Aí Vem o Chaves, com ele saindo chorando do Barril)
1993 em diante - As aberturas atuais feitas pelo SBT, exibidas até hoje
É um assunto muito delicado, ninguém sabe ao certo, e eu não vivi em 1986 pra saber, mas a fonte disso tudo tá nos relatos desse cara: http://gberriel.zip.net/arch2007-02-18_2007-02-24.html

Trecho que fala da Abertura:

"antes de uma exibição do episódio das carambolas, foi exibida uma abertura diferente, feita pela própria emissora com cenas do episódio a ser exibido, sob a narração de Marcelo Gastaldi: "Ele é um garoto travesso..." e blá-blá-blá. Aí aparecia a palavra CHAVES na cor verde.

Pra vocês terem uma noção de como eram essas raríssimas aberturas de 86, acessem o vídeo no YouTube postado pelo nosso amigo Eduardo Rodrigues nos comentários da postagem anterior. O vídeo mostra esse mesmo estilo de abertura (cenas do episódio a ser exibido + apresentação narrada pelo Gastaldi) para o episódio "Peruca de Sansão", um dos mais queridos de Chapolin pelos fãs.

O que acontece é que essas aberturas foram feitas com pouquississíssimos episódios. No Chapolin, também aconteceu com "O Planeta Vênus" (1ª versão). E a palavra CHAPOLIN aparecia em vermelho."
Editado pela última vez por Nezz em 31 Ago 2019, 14:09, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Nezz (total: 1):
Mr. Zero
Imagem

Trancado