Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 03 Jun 2019, 19:05

NOTÍCIAS
Imagem

[MÊS ZÉ CARIOCA - CASA 1900 - #26]

Imagem

O gibi de hoje é Zé Carioca # 1990, lançado em janeiro de 1994, com 68 páginas (daí o aviso na capa). Começamos com "O grande Tutancanzé" e o Prof. Juca Tacumba:

Imagem

Em seguida, "Triângulo das Bermudas", com os alienígenas Bestarianos (imagem já enviada ao Inducks), um cruzamento de rua com rua e uma maldade com o Nestor:

Imagem

Amadeu e Pateta aparecem numa trama de 12 páginas. Em uma corrida de bicicletas, as marcas Monark e Calói são referenciadas no nome "Bicicletas Monalói". Repare também no retrato de Mickey na parede:

Imagem

Apesar da tira "Feijoada Completa I" ter sido publicada 6 vezes no Brasil (em 1994, 1998, 1998, 2001 e 2014), "Feijoada Completa II" nunca foi republicada no Brasil:

Imagem

A história mais engraçada desta edição é "Regime da pesada", dos mestres Arthur Faria Jr. e Luiz Podavin:

Imagem

Em "Quanto vale um rabo de peixe", vemos o personagem Mané Maçarico, nos traços de Paulo Borges:

Imagem

Destaque também para o raciocínio do Pedrão:

Imagem

Por fim, "Diner owner", proprietário de restaurante que aparece em três tiras de jornal do Donald:

Imagem

-----

Imagem

Imagem
@Barbano @Arenagak

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
Barbanogusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 03 Jun 2019, 21:39

Nunca vi gibis Disney neste formato, devem ser bem raros: https://inducks.org/issue.php?c=br%2FCE++++5#a

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Arenagak
Membro
Membro
Mensagens: 1432
Registrado em: 12 Out 2010, 20:50
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Figueirense
Localização: Tangamandápio
Curtiu: 54 vezes
Curtiram: 155 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Arenagak » 03 Jun 2019, 21:42

Fiquei tão empolgado com os gibis da Culturama que nem percebi que não recebi os mensais da Turma da Mônica de abril e maio. :duh:

Liguei pra Panini e descobri que foram os Correios que não entregaram.
Fundador, presidente, diretor, estagiário e faxineiro do Blog do Arenagak
Diretor executivo da UTPJ
Tesoureiro da APDF
Auditor fiscal do DNVR
Imagem

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4184 vezes
Curtiram: 846 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 03 Jun 2019, 21:45

Victor235 escreveu:Nunca vi gibis Disney neste formato, devem ser bem raros: https://inducks.org/issue.php?c=br%2FCE++++5#a

Imagem
Eu já vi alguns da Mônica assim lançados pela Abril.
Arenagak escreveu:Fiquei tão empolgado com os gibis da Culturama que nem percebi que não recebi os mensais da Turma da Mônica de abril e maio. :duh:

Liguei pra Panini e descobri que foram os Correios que não entregaram.
Puts...

correios como sempre fazendo um ótimo serviço
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 03 Jun 2019, 22:22

E faz mesmo. Serviço ruim é com Jadlog, Total Express, Directlog e afins. Se puder escolher quem envia, escolho os Correios sem dúvida alguma.

PS: claro que me solidarizo com o Arena, no caso dele houve um problema que deve ser resolvido. No geral o serviço dos Correios é muito melhor que o das empresas de transporte privadas.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 04 Jun 2019, 21:47

Edson Diogo comenta encerramento do Festival Guia dos Quadrinhos
http://www.universohq.com/noticias/edso ... uadrinhos/
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 04 Jun 2019, 22:26

NOTÍCIAS
Imagem

[MÊS ZÉ CARIOCA - CASA 1900 - #27]

Imagem

Imagem

O destaque de Zé Carioca # 1995, lançado em abril de 1994, foi a republicação de "Pelos poderes do ciúme", história muito engraçada sobre o ciúme de Nestor em relação à sua namorada Gilda. O urubu contrata um segurança, Caterpílar ( @Red ), para "impedir que outros caras cheguem perto dela", e o papagaio adverte: "mas, Nestor, ele pode ser um desses caras". Depois, descobrem que o ciúme de Nestor é tão forte que ele consegue até se libertar de correntes quando vê alguém paquerando Gilda. Alguém já enviou no Inducks a imagem dos três personagens diferentes desta história.

Imagem

Também foi publicada uma história então inédita do arco "Tarzé das Selvas". Diferentemente da história clássica de Saidenberg e Canini, aqui não se trata do personagem "Zé das Selvas", voltado a um filme, e sim de uma espécie de "alter-ego" do papagaio, tal como o Pena das Selvas é em relação ao Peninha. Essa história também saiu na Colômbia.

• Eça from B 930106
Imagem

• Tião from B 930106
Imagem

O final de "Quarta-Feira 13" trouxe o personagem "Jêison" (óbvia referência) e uma "quebra da quarta parede":

Imagem

Imagem

Quadro de "Coisas no telhado":

Imagem

Ainda nesta edição:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

-----

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 05 Jun 2019, 21:35

NOTÍCIAS
Imagem

[MÊS ZÉ CARIOCA - CASA 1900 - #28]

Imagem

Imagem

Zé Carioca # 1996, lançado em abril de 1994, trouxe duas histórias do papagaio que eu nunca havia lido, "O massagista" e "O veterano". A primeira tem uma "quebra da quarta parede" com Afonsinho. A segunda trouxe os personagens diferentes Centelha Supimpa e Bandido Miniaturizador. Confira através das imagens do scan disponibilizado pelo site A Gibiteca:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

"Mamãezinha querida", história na qual podemos ver a mãe do personagem Amadeu, tem uma particularidade: o chapéu de Pateta foi colorizado de laranja, e não de azul. Isso ocorreu inclusive na publicação original francesa.

Imagem

"Caipira metal" tem um erro: um piloto informa à torre de comando que seu avião já está "taxeando na pista". Segundo o dicionário, o termo correto é "taxiando". Se refere aos movimentos que a aeronave realiza na pista antes e depois de decolar. Juca Piau é um personagem recorrente nas histórias do Urtigão. Nesta, ele aparece junto com Zé Lorenço, personagem de única aparição:

Imagem

Escolha seu clube:

Imagem

Ainda nesta edição:

Imagem

Imagem

Imagem

-----

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
@Barbano
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 06 Jun 2019, 19:01

NOTÍCIAS
Imagem

[MÊS ZÉ CARIOCA - CASA 1900 - #29]

Imagem

Zé Carioca # 1998, lançado em maio de 1994, trouxe a segunda parte de "Zé na Copa", saga voltada à Copa do Mundo de 1994. Nesta parte, os Metralhas tentam roubar a taça e Pedrão usa uma camiseta que mais parece o logotipo das tintas Suvinil (veja na imagem). O estranho é que o fundo deste quadro é cinza em meu exemplar, enquanto no scan completo digitalizado por Matheus Bittencourt o fundo é rosa.

Imagem

Também foi publicado um texto de duas páginas destacando que a partir da Copa de 1994 as seleções vencedoras de cada partida passaram a conquistar três e não mais dois pontos na tabela:

Imagem

A cor do cabelo de uma personagem variou nas páginas de "Entrando em fria!", história de Amadeu e Pateta nunca republicada. Primeiro mostrado como roxo, foi colorizado de azul nas páginas seguintes. Quanto ao chapéu de Pateta, foi colorizado de vermelho nesta história.

Imagem

Imagem

Destaco este quadro de "O ás da bandeja":

Imagem

Em "Os birutas também amam", Netúnia reafirma que "entende tudo de astrologia". Eu, por outro lado, nem ao menos sabia que o "signo carneiro" é a mesma coisa que "áries". Confira as imagens dos personagens diferentes desta história:

• Nina from B 860218
Imagem

• Anabela from B 860218
Imagem

• Naná the nurse
Imagem

Tiras:

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
gusta dos biscoitosE.RBarbano
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Barbano » 07 Jun 2019, 10:06

A scans são tuas ou do Matheus?

Eu achei tudo muito rosado, não só nesse quadro. Deve ser uma falha de impressão. Até a trave do gol está rosada...
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Victor235

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 07 Jun 2019, 20:12

Barbano escreveu:A scans são tuas ou do Matheus?

Eu achei tudo muito rosado, não só nesse quadro. Deve ser uma falha de impressão. Até a trave do gol está rosada...
Essas são do Matheus, por isso especifiquei. Na grande maioria dos posts são minhas.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 07 Jun 2019, 20:22

NOTÍCIAS
Imagem

[MÊS ZÉ CARIOCA - CASA 1900 - #30 - POST ESPECIAL]

Imagem

Imagem

Zé Carioca # 1999, lançado em junho de 1994, trouxe a terceira parte da saga "Zé na Copa", voltada à Copa do Mundo de 1994. Na abertura de "Zé na Copa III", esqueceram de colorir as calças do papagaio. Na trama, Panchito vai ao Rio de Janeiro buscar o time da Vila Xurupita para disputar a Copa do Mundo em Patópolis. Porém, uma copa mundial deve ser disputada entre seleções, não entre times. Seria o time da Vila Xurupita a seleção que representa o Brasil? Sendo assim, porque os patopolenses os apoiam? Nesse cenário, Patópolis seria justamente outra seleção, concorrente da brasileira. E ainda: o técnico da seleção é mexicano, o Panchito!

- Brincadeira com o time Olaria (tratam-se de Margarida e Rosinha disfarçadas, para "vigiarem" seus namorados):

Imagem

• Brigite the masseuse
Imagem

Também foi publicada esta seção sobre as copas de 1958, 1962 e 1970, vitórias do Brasil até então:

Imagem

Imaginei um final diferente enquanto lia "Maratona de Azar", história de Amadeu e Pateta nunca republicada. Na trama, ambos disputam uma corrida, tentam pegar um atalho e acabam se perdendo. Porém, sem querer chegam justamente na Ponte do Brooklyn, destino final da corrida, à tempo de conquistarem o primeiro e o segundo lugar. Eu imaginei o seguinte final: ambos os personagens demorariam tanto tempo para encontrar o caminho que no final chegariam corretamente até ele, mas atrasados. Não haveria mais ninguém no local, o que faria os personagens pensarem estar na liderança, porém, isso teria acontecido porque todos os outros corredores já teriam concluído o trajeto e ido embora.

Imagem

Não entendi esta: o cheiro da salsicha sai até pelo bueiro?

Imagem

Picubiruta Saiazar, surfista referenciado na história "Na onda das ondas":

Imagem

"Deu pilantra na roça", inédita na época (1994), tem código "B91", o que pode indicar que ela foi bolada três anos antes. De fato, a trama com Urtigão, Firmina e Zé Carioca poderia ser um "spin-off" da sub-série "Zé no Brejo". Já a história "Daqui não saio!", ao contrário do que diz o código que saiu nesta revista, não foi publicada inicialmente em AZC # 08, um almanaque, mas sim em ZC # 1485. Nos desenhos, destaca-se o quadro "A gula é um dos pecados capitais", fixado na parede de um restaurante.

Imagem

- Observe que "remendaram" manualmente este balão:

Imagem

- "Quebra da quarta parede":

Imagem

Tira com a primeira aparição do Superamadeu:

Imagem

Imagem

Nunca havia lido "Ted Bolinho e as Geleias Opacas", história da Turma da Pata Lee. Foi publicada no Brasil, Espanha e Itália, duas vezes em cada país. Confira os personagens diferentes e parodiados desta história:

• Cal Gosta
Imagem

• Marilda from B 860062
Imagem

• Ted Bolinho e as Geléias Opacas
Imagem

• Acacio
Imagem

Nunca havia lido "O grito de Tarzé", que fecha esta edição. A história mostra a origem deste "alter-ego" de Zé Carioca. O papagaio foi consultar suas revistas velhas, começou ler aventuras do Targh-Zan e sentiu-se "como se estivesse em cada aventura". Entretanto, a história foi publicada fora de ordem. Cinco números antes deste, foi publicada uma história do Tarzé das Selvas, de código B 930106. "O grito do Tarzé", introdução ao personagem e produzida antes (B 930047) só veio a ser publicada posteriormente. Nesta história vemos a tribo dos Papomanso:

Imagem

-----

Imagem

(as imagens deste post, cuja pesquisa e textos sempre são meus, foram digitalizadas por Evandrops)
Editado pela última vez por Victor235 em 07 Jun 2019, 20:39, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
gusta dos biscoitosBarbano
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Barbano » 07 Jun 2019, 20:30

Baita revista. Apesar das republicações, essa fase é bem boa. Esse universo Amadeu e Pateta é bem legal, bem como o da Pata Lee.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Victor235
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 07 Jun 2019, 20:41

Também gosto muito desta fase. É uma leitura que flui muito bem. Mistura ótimas histórias da fase anterior com tramas inéditas de três tiras por páginas também muito criativas, ao contrário do que dizem os críticos por aí. Este número está ótimo, veja só quanta coisa passível de comentário/destaque deu pra tirar.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 08 Jun 2019, 17:42

NOTÍCIAS
Imagem

Na história "Duelo de trombones" (Zé Carioca # 1792, de dezembro de 1986), há um interessante efeito de desenho feito por Euclides K. Miyaura para indicar que Zé Carioca saiu correndo:

Imagem

Através do scan de ótima qualidade disponibilizado pelo blog Quadradinhos Patópolis, confira as imagens desta edição que ainda não haviam sido enviadas ao Inducks:

Imagem

Imagem

Imagem

Nesta segunda, há propagandas do filme "As peripécias de um ratinho detetive" no rodapé de três páginas:

Imagem

Imagem

Imagem

Por fim, se quiserem espionar alguém...

Imagem

-----

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
E.Rgusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder