Castelo Rá-Tim-Bum

Tópico destinado a discussões sobre esse e outras séries de Rá-Tim-Bum

Espaço destinado às discussões sobre TV, como programas, audiências, grades de programação, etc.
Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Furtado » 10 Jul 2014, 22:13

Chambón escreveu:Mundo da Lua tinha uma trupe da pesada como elenco. Aquele ator que fazia o avô do garoto era fenomenal, fez do programa um clássico.
Grande Gianfrancesco Guarnieri!

O elenco do Mundo da Lua todo era ótimo. Rachava com o Tio Dudu (e o clássico episódio da "pensão do Tio Dudu"). :garg:

A atriz que interpretava a Rosa era muito boa também.

Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43809
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1670 vezes
Curtiram: 3362 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Barbano » 11 Jul 2014, 09:13

Mundo da Lua era ótimo mesmo (e sim, era do meu tempo, já que a Cultura reprisou isso quase tanto quanto o sbt reprisa Chaves :P )

Para quem não viu, recomendo a entrevista do Luciano Amaral do The Noite, ficou bem divertida.

Castelo era bom, mas eu já era adolescente na época, então assistia menos. Rá-tim-bum era meio chato, por ser mais focado em ser educativo do que divertido. E era tosco também. Mesmo assim, a saga "Cadê o Léo" me marcou bastante, tenho até hoje a musiquinha na cabeça. :lol:

Avatar do usuário
Léo Silveira
Membro
Membro
Mensagens: 1353
Registrado em: 09 Jul 2009, 14:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: SPFC e Guarani-MG
Localização: Divinópolis-MG
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Léo Silveira » 11 Jul 2014, 09:44

Entre o trio da Cultura, meu preferido é o Castelo!
Mundo da lua também era legal. Já Rá-Tim-Bum achava chato pra caralho, as únicas coisas legais eram a abertura e o "Senta que lá vem a história!"
Bruce Dubber escreveu:Assim como o Chambón, prefiro Rá-Tim-Bum, agregava mais cultura e educação que Castelo Rá-Tim-Bum. Um dos pontos fortes do programa é a atuação primordial de Cássio Scapin.
Qual personagem o Cássio Scapin interpretou em Rá-Tim-Bum?

Se você está achando que foi o cara de cabelo vermelho que interagia com a cobra Sílvia, está enganado! Quem interpretou ele foi o Carlos Moreno, o clássico garoto-propaganda da Bombril.

Avatar do usuário
Chilindrinaツ
Membro
Membro
Mensagens: 2522
Registrado em: 27 Jun 2011, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio/Cricíuma.
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Chilindrinaツ » 11 Jul 2014, 13:06

Mundo da Lua ainda tá passando na Cultura, se não me engano na Terça ou Quarta antes do Quintal da Cultura.
Gosto muito do Castelo-Rá-Tim-Bum, mas, meu preferido é o Ra-Tim-Bum.

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Hyuri Augusto » 11 Jul 2014, 13:48

Cresci assistindo esse clássico!

Léo Silveira escreveu:Entre o trio da Cultura, meu preferido é o Castelo!
Mundo da lua também era legal. Já Rá-Tim-Bum achava chato pra caralho, as únicas coisas legais eram a abertura e o "Senta que lá vem a história!"
Bruce Dubber escreveu:Assim como o Chambón, prefiro Rá-Tim-Bum, agregava mais cultura e educação que Castelo Rá-Tim-Bum. Um dos pontos fortes do programa é a atuação primordial de Cássio Scapin.
Qual personagem o Cássio Scapin interpretou em Rá-Tim-Bum?

Se você está achando que foi o cara de cabelo vermelho que interagia com a cobra Sílvia, está enganado! Quem interpretou ele foi o Carlos Moreno, o clássico garoto-propaganda da Bombril.
Acho que ele se refere a Castelo Rá-Tim Bum, não a Rá-Tim-Bum. :joinha:
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
BrendaMarzipan
Membro
Membro
Mensagens: 8523
Registrado em: 29 Nov 2011, 10:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 156 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por BrendaMarzipan » 11 Jul 2014, 13:51

Léo Silveira escreveu:
Bruce Dubber escreveu:Assim como o Chambón, prefiro Rá-Tim-Bum, agregava mais cultura e educação que Castelo Rá-Tim-Bum. Um dos pontos fortes do programa é a atuação primordial de Cássio Scapin.
Qual personagem o Cássio Scapin interpretou em Rá-Tim-Bum?

Se você está achando que foi o cara de cabelo vermelho que interagia com a cobra Sílvia, está enganado! Quem interpretou ele foi o Carlos Moreno, o clássico garoto-propaganda da Bombril.
Tal como o Hyuri disse, estava me referindo á Castelo Rá-Tim-Bum, em que o Cássio Scapin interpreta o Nino. :joinha:

Avatar do usuário
Léo Silveira
Membro
Membro
Mensagens: 1353
Registrado em: 09 Jul 2009, 14:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: SPFC e Guarani-MG
Localização: Divinópolis-MG
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Léo Silveira » 11 Jul 2014, 14:29

Bruce Dubber escreveu:
Léo Silveira escreveu:
Bruce Dubber escreveu:Assim como o Chambón, prefiro Rá-Tim-Bum, agregava mais cultura e educação que Castelo Rá-Tim-Bum. Um dos pontos fortes do programa é a atuação primordial de Cássio Scapin.
Qual personagem o Cássio Scapin interpretou em Rá-Tim-Bum?

Se você está achando que foi o cara de cabelo vermelho que interagia com a cobra Sílvia, está enganado! Quem interpretou ele foi o Carlos Moreno, o clássico garoto-propaganda da Bombril.
Tal como o Hyuri disse, estava me referindo á Castelo Rá-Tim-Bum, em que o Cássio Scapin interpreta o Nino. :joinha:
Ah sim!
É que do jeito que falou dava a impressão que se referia ao Rá-Tim-Bum. :lol:

Avatar do usuário
Willianch
Membro
Membro
Mensagens: 5971
Registrado em: 28 Jan 2009, 23:32
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 33 vezes
Curtiram: 118 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Willianch » 21 Jul 2014, 23:06

A exposição esta maravilhosa segundo as matérias e fotos que eu vi. Sensacional, o MIS mandou muito bem na elaboração de toda a exposição, da pra se notar que foi feita com muito esmero.

Depois vou postar algumas fotos.
Idolos futebolisticos eternos:



__

Willianch DVD's: Os melhores DVD's da net, vendedor super recomendado e com muito material:
. Um maluco no pedaço
. Anos incriveis
. Jogos de futebol
. O Fantastico Mundo de Bobby
. A Escolinha do Golias

E muito mais. ;)

Mandem um email para: willianbertuzzioficial@gmail.com
Ou no facebook:https://www.facebook.com/willian.bertuzzi.9

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66316
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 517 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por CHarritO » 24 Jul 2014, 14:49

:band:



. Agora é Tarde - Luciano Amaral (Pedro), Sérgio Mamberti (Dr. Vitor), Marcelo Tas (Telekid) e Angela Dip (Penélope).
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Willianch
Membro
Membro
Mensagens: 5971
Registrado em: 28 Jan 2009, 23:32
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 33 vezes
Curtiram: 118 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Willianch » 24 Jul 2014, 21:20

Muito legal o programa, o Sergio Mamberti e o Marcelo Tas se lembram de quase tudo daquela época mágica. O Luciano Amaral pouco falou e a Angela Dip me pareceu meia retardada, não gostei das brincadeiras dela.

Faltou aí o ator principal, o Cassio Scapin, que por motivos óbvios não foi no programa. (ele é da Record)

Mas foi legal terem lembrado do Castelo, o melhor programa infantil que já criado no planeta.
Idolos futebolisticos eternos:



__

Willianch DVD's: Os melhores DVD's da net, vendedor super recomendado e com muito material:
. Um maluco no pedaço
. Anos incriveis
. Jogos de futebol
. O Fantastico Mundo de Bobby
. A Escolinha do Golias

E muito mais. ;)

Mandem um email para: willianbertuzzioficial@gmail.com
Ou no facebook:https://www.facebook.com/willian.bertuzzi.9

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66316
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 517 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por CHarritO » 09 Ago 2014, 12:29

Imagem

Noticias da TV

Em 1994, durante as gravações de Castelo Rá-Tim-Bum, o programa da Cultura perdeu um dos personagens principais: Etevaldo. Seu intérprete, o ator Wagner Bello morreu de Aids aos 34 anos, antes de fazer suas últimas participações. A morte chocou o elenco e a direção. "Ele achou que estava cansado. Pensava que era dor de estômago ou gastrite. Até ele descobrir e morrer foram dois meses. Foi um período de trevas. Estávamos muito abalados", recorda a atriz Siomara Schröder.

Amiga próxima de Bello, Siomara foi chamada às pressas para concluir a participação do ator, que havia deixado uma lacuna na história. Deu vida a Etcetera, irmã de Etevaldo. "Quando aconteceu toda essa história, eles me chamaram para fazer a finalização do personagem dele, porque a produção estava recebendo muitas cartas das crianças. Elas estavam indignadas: 'Cadê o Etevaldo?', e as pessoas escondendo, porque o HIV era um mito e não queriam associar ao programa a doença e a morte", conta a atriz.

Além de Etcetera, que participou de apenas um episódio, o programa teve outros "sumidos". Sabia que o Castelo teve uma babá "nazista" que seduzia as crianças? E a personagem que sofreu racismo dentro do castelo? Relembre seis atrizes que fizeram parte do Castelo Rá-Tim-Bum, que comemora 20 anos em 2014 como uma das maiores audiências da Cultura e com uma concorrida exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo.

Imagem

Naná: a babá "nazista" que seduzia as crianças

O Castelo Rá-Tim-Bum, acredite, já teve uma babá "meio nazista, meio erótica". Eliana Fonseca atuou em apenas um episódio, Uma Babá Nada Boba, em que interpretou Naná, uma babá contratada por Dr. Victor (Sérgio Mamberti) para dar um jeito no malcriado sobrinho, Nino (Cássio Scapin).

No episódio, Naná botava comida na boca do aprendiz de feiticeiro e ainda seduzia os meninos Pedro e Zequinha com seu decote e apertar de bochechas. "Ela era meio nazista, meio erótica (risos), uma coisa sádica. As crianças tinham medo, mas gostavam, era um fascínio. Foi muito legal fazer, uma delícia", relembra. Além de atriz, Eliana Fonseca é diretora e ficou responsável por todos os quadros da Bruxa Morgana (Rosi Campos) no Castelo Rá-Tim-Bum.

Atriz e diretora experiente no teatro e no cinema, Eliana Fonseca peregrinou em praticamente todas as emissoras abertas fazendo pontas em novelas e minisséries após o Castelo. Atualmente, dirige a série Segredos Médicos, que terá segunda temporada no canal pago Multishow.

Imagem

Etcetera: substituiu ator vítima de Aids

Siomara Schröder, 50 anos, encarou em 1994 uma difícil missão: substituir Wagner Bello, intérprete de Etevaldo, vítima de Aids. Para homenageá-lo, a direção do programa a convidou para interpretar a irmã dele, Etcetera, uma alienígena tímida que usava praticamente o mesmo figurino. Os roteiristas centraram um episódio na extraterrestre e em Zequinha. Seu ator, Freddy Allan, ficou muito abalado com a morte do colega de Castelo.

"Quando eu entrei no estúdio, a reação do elenco foi me abraçar. Eu estava extremamente emocionada, com medo de chorar e borrar a maquiagem. O episódio era bonito, ela explicou que o Etevaldo foi brincar nas estrelas", recorda. Além da irmã de Etevaldo, Siomara fez a mãe do ET, Etelvina, em um episódio gravado antes da morte de Wagner Bello.

Atualmente, atua na comédia Trair e Coçar É Só Começar, há 28 anos em cartaz no Brasil e que já figurou no Guiness Book como peça mais duradoura do mundo.

Imagem

Zula: sofreu racismo dentro do castelo

O Castelo Rá-Tim-Bum também teve seu lado racista. Interpretada por Júlia Tavares, Zula, uma personagem vinda de outro planeta, chegou ao castelo e foi discriminada por Nino e seus amigos. Tudo por causa da cor da pele dela: azul. Chateada, ela passou o episódio chorando e foi acolhida pela jornalista Penélope (Ângela Dip), que deu uma bronca nas crianças.

Júlia Tavares entrou no Castelo Rá-Tim-Bum aos 12 anos, em um teste para ser a Biba, uma das protagonistas, papel que ficou com Cinthya Rachel. Em seguida, foi chamada para fazer Zula, que apareceu em apenas um episódio.

"Eu era a primeira atriz a começar a me maquiar e demorava quase duas horas para terminar. As gravações começavam à tarde e eu tive até que sair da escola mais cedo. Tinha que usar maquiagem atrás da orelha, no braço, cotovelo. No dia seguinte eu ia à aula com a orelha azul, não tinha como tirar (risos)", relembra.

Hoje, aos 32 anos, Júlia Tavares largou a carreira de atriz, formou-se em Jornalismo e atualmente trabalha no escritório compartilhado da ONU (Organização das Nações Unidas), em São Paulo.

Imagem

Dina: a prima por quem Nino se apaixonou

Nino já se apaixonou pela prima em um episódio do Castelo. Eduardina, personagem de Deni Bloch, era idêntica ao primo: usava roupas coloridas e cabelo chanel com uma ponta enrolada. No episódio, o aprendiz de feiticeiro tinha ciúme da prima, queridinha da Bruxa Morgana.

De repente, um cupido travesso aparece no castelo e atira flechas aleatoriamente. Dessa forma, Nino se apaixona por Dina, que se apaixonou por Pedro, que quis Biba, que se interessou por Zequinha, que não foi flechado e descobriu a travessura do menino de asas.

"Usei uma peruca preta. Tenho a memória de ser muito quente, com muita luz, Tinha um encantamento, porque era um programa de muita qualidade. Foi uma honra participar", conta Deni Bloch.

Filha do ator Jonas Bloch e irmã de Débora, Deni Bloch, 48 anos, abandonou a carreira de atriz. Desde 2000, comanda uma assessoria de imprensa especializada em restaurantes.
Imagem

Lana e Lara: as fadas do lustre do castelo

"Enquanto isso, no lustre do castelo..." era a frase que antecedia o quadro das fadas Lana (Fabiana Prado) e Lara (Teresa Atahyde). As duas moravam e brincavam dentro do lustre localizado na sala e não interagiam com o elenco principal (exceto em um episódio especial de Páscoa, quando ajudaram as crianças a encontrar os ovos de chocolate).

As irmãs fadas eram praticamente idênticas, exceto pela roupa (Lana usava tons de rosa e Lara, de amarelo) e a voz. O jeito de falar de Lana, por exemplo, gera controvérsia entre os fãs. "A voz fina eu inventei. Pediam para eu imitar a voz dela. Mas já li comentários assim: 'Achava aquela voz a mais irritante do mundo' [risos]", conta Fabiana Prado.

"A gente colocava um espartilho apertado, não podia sair nada do lugar. Não era tão gostoso, não. Era um sofrimento (risos)", recorda Fabiana Prado. "Foi um trabalho árduo. Ficávamos mais de três horas só para nos produzirmos. Era um ritmo intenso de gravação, mas era uma delícia, muito prazeroso", completa Teresa Atahyde.

Atualmente, Fabiana Prado (Lana), 44 anos, continua trabalhando com arte e educação para crianças na Cia. Zin, de pesquisa em arte para a primeira infância, e no Programa de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Teresa Atahyde (Lara), 47 anos, mudou-se para o interior de São Paulo e trabalha como professora de teatro e locutora.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66316
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 517 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por CHarritO » 21 Jul 2015, 17:08

Imagem

. Ângela Dip, que fez a personagem Penélope, tira selfie de biquíni numa rede social.
Editado pela última vez por CHarritO em 21 Jul 2015, 21:46, em um total de 1 vez.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Alan1509
Membro
Membro
Mensagens: 4715
Registrado em: 03 Dez 2011, 11:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: RJ
Curtiu: 103 vezes
Curtiram: 123 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Alan1509 » 21 Jul 2015, 17:29

Que puta exagero isso de babá nazista, caralho
Imagem

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Hyuri Augusto » 21 Jul 2015, 17:57

Tá errado isso aí, ela fez a Penelope e não a Morgana.
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Willianch
Membro
Membro
Mensagens: 5971
Registrado em: 28 Jan 2009, 23:32
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 33 vezes
Curtiram: 118 vezes

Re: Castelo Rá-Tim-Bum

Mensagem por Willianch » 21 Jul 2015, 20:52

Hyuri Augusto escreveu:Tá errado isso aí, ela fez a Penelope e não a Morgana.
Pois é, e não é ela na foto.

E quem fez a Morgana foi a Rosi Campos, que está na Globo.
Idolos futebolisticos eternos:



__

Willianch DVD's: Os melhores DVD's da net, vendedor super recomendado e com muito material:
. Um maluco no pedaço
. Anos incriveis
. Jogos de futebol
. O Fantastico Mundo de Bobby
. A Escolinha do Golias

E muito mais. ;)

Mandem um email para: willianbertuzzioficial@gmail.com
Ou no facebook:https://www.facebook.com/willian.bertuzzi.9

Responder