A decadência da TV aberta

Espaço destinado às discussões sobre TV, como programas, audiências, grades de programação, etc.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

A decadência da TV aberta

Mensagem por E.R » 28 Fev 2010, 03:42

FOLHA DE S.PAULO

. Globo, Record, SBT, Band e Rede TV!, que se digladiam por ibope, enfrentam um inimigo comum que explodiu em audiência de 2005 para cá.

Dados do Ibope obtidos pela Folha revelam que o número de domicílios no país com televisores sintonizados em DVDs, videogames e outros aparelhos cresceu 125% no período. A explosão se refere à faixa noturna (das 18h à 0h), a mais importante para os anunciantes.

Em 2005, a audiência dos DVDs, games etc. foi de 1,6 ponto. Em 2009, saltou para 3,6, o equivalente a 1,92 milhão de domicílios. É mais do que obtiveram Band (3,4) e Rede TV! (2,1) e mais da metade do SBT (6,3), a terceira maior em 2009.

De 2001 a 2009, o número de telespectadores de canais fechados e emissoras menores (como públicas, MTV e Record News) também cresceu e passou de 4,9 para 5,6 pontos.

Nesse período, as cinco grandes redes juntas perderam 4,3 pontos de audiência. É importante ressaltar que o número de televisores ligados no país sofreu pouca alteração - de 58,8 pontos em 2001 para 57,7 em 2009. A oscilação entre cada ano mostra que os brasileiros não estão desligando os televisores no horário nobre - em 2005 e 2006 houve até aumento do número de ligados. Estão, sim, mudando a forma de uso da TV.

Questionado sobre o levantamento realizado pela Folha, Antonio Ricardo Ferreira, diretor executivo do Ibope, comentou que as mudanças são "características de uma sociedade que busca novidades".

A economia do país (especialmente o crescimento da classe C e seu aumento de renda) está diretamente relacionada ao novo cenário. "Hoje mais brasileiros têm acesso a bens de consumo que, até pouco tempo atrás, eram acessíveis só às classes mais altas", analisa o publicitário Adrian Ferguson, vice-presidente de mídia da agência Fischer+Fala!.

O hábito de se sentar no sofá e trocar de canais à mercê da programação das emissoras caminha para a extinção, na opinião de Alexandre Annenberg, presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura.

"O telespectador deixa de ser passivo. Na TV aberta, apesar da TV digital, não houve aumento da interação com o público. A nova geração nasceu com o mouse na mão e quer escolher o quê e quando ver."

É o paraíso para o mercado de DVDs, legal e pirata. "O público prefere o conforto de ver filmes quando e quantas vezes quiser", diz Tânia Lima, diretora-executiva da União Brasileira de Vídeo, segundo a qual foram vendidas 25,4 milhões de unidades de DVD e Blu-ray em 2009, contra 5,9 milhões de DVDs e VHSs em 2001.

Renata Gomes, professora e pesquisadora de novas mídias do Senac, cujo doutorado na PUC-SP é sobre videogames, diz que o levantamento da Folha confirma sua percepção. "Os games são a matriz principal do que essa geração entende como imagem e narrativa."

Ela ressalta, contudo, que por mais que "a hegemonia da TV aberta esteja em xeque", seu alcance ainda impressiona. "Pelas mensagens que recebi na internet e no celular na última terça, parecia ser a única no país que não estava vendo a votação do "Big Brother'", ilustra.

Na mesma linha, Eugênio Bucci, professor de jornalismo da USP, destaca que os jovens, apesar de utilizarem cada vez mais o computador, consomem na internet principalmente o conteúdo produzido pelas redes de TV. "Essa resistência dos canais abertos no Brasil é o dado mais chamativo", avalia.

Sobre o levantamento da Folha, a Globo afirmou que "não se pode dizer que os telespectadores estão deixando a emissora para migrar para outros aparelhos ou TV paga e canais menores".

A Record disse que está atenta à tendência e por isso exibe programas da TV paga, como "House" e "Aprendiz".

A Rede TV! declarou querer "crescer entendendo a mudança e não a reprimindo", a Band, que está "atenta, mas é preciso esperar para observar melhor" e o SBT não comentou.

Dos 4,3 pontos que as grandes redes de TV perderam de 2001 para 2009 na faixa noturna, aproximadamente um terço migrou para TVs fechadas e dois terços, para DVDs, games e outros aparelhos, de acordo com Antonio Ricardo Ferreira, diretor-executivo do Ibope.

Apesar disso, o mercado de TV paga tem dados a comemorar. Na última quarta-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que o total de assinantes do país chegou a 7,6 milhões em janeiro deste ano (cerca de 25,2 milhões de telespectadores).

A base vem crescendo, turbinada pela entrada das empresas de telefonia no setor, que passou a oferecer TV paga com banda larga e telefone - eram 4,6 milhões em 2006; 5,3 milhões em 2007; 6,3 milhões em 2008 e 7,5 milhões em 2009.

Presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura, Alexandre Annenberg admite que os DVDs, principalmente os piratas, são concorrentes, mas tenta amenizar a disputa: "A TV paga oferece uma sinergia muito grande como o DVD, que são os serviços de PVR [que servem para pausar e gravar a programação]. É claro que a concorrência com qualquer tipo de pirataria é danosa e que o preço da TV paga ainda é um obstáculo para o crescimento", diz Annenberg.

De acordo com Ferreira, não há até agora nenhum televisor na base do Ibope [nos quais são instalados "people meter" para registrar a audiência] que sirva de monitor para a internet.

O instituto e as redes de TV têm o desafio de renovar o modelo de medição de audiência, hoje restrito ao movimento do telespectador entre os canais do televisor. O novo passo é mensurar o acesso ao conteúdo, que pode ser feito no celular, no computador etc., como a Nielsen começa a testar neste ano nos Estados Unidos.

Os números evidenciam essa demanda. Em dezembro de 2001, eram 6 milhões de brasileiros utilizando internet em casa. Já em outubro de 2009, o número chegava a 28,5 milhões, um aumento de 375% (dados do Ibope/NetRatings).

"Hoje há pluralidade no consumo de mídias", resume o publicitário Adrian Ferguson.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Aolynthon
Membro
Membro
Mensagens: 2026
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:16
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 40 vezes
Curtiram: 16 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por Aolynthon » 28 Fev 2010, 11:01

O que mudou foi: as pessoas não querem mais assistir o que estiver passando. Elas querem que passe o que elas querem assistir. Aí entram os dvds, por exemplo.

Avatar do usuário
El Chavo Del 8
Membro
Membro
Mensagens: 464
Registrado em: 29 Jan 2009, 10:01
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por El Chavo Del 8 » 28 Fev 2010, 15:13

Eu por exemplo migrei para a internet. Nenhum canal passa as séries americanas que gosto e as que passam são em horários horriveis, então baixo gratuitamente da net.
Imagem

Avatar do usuário
Jader
Membro
Membro
Mensagens: 20675
Registrado em: 30 Jan 2009, 16:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Americana-SP
Curtiu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por Jader » 28 Fev 2010, 15:26

Por isso a internet é uma maravilha, você vê o que quer e na hora que quer.
A Televisão infelizmente tem uma programação muito fraca, se resume a novela pra ganhar audiência :(
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Tiago
Membro
Membro
Mensagens: 3719
Registrado em: 01 Fev 2009, 14:08
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 60 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por Tiago » 28 Fev 2010, 15:32

Eu me incluo nesta porcentagem dos games e dvd's,eu uso muito mais a TV para jogar video game do que para assistir a TV aberta,sem contar na Internet onde fico boa parte do meu tempo.
Imagem
Tri Campeão da América!

Campeão do Bolão FCH Libertadores 2015
Campeão do Bolão FCH Campeonato Brasileiro 2014

JVCH
Membro
Membro
Mensagens: 1114
Registrado em: 01 Fev 2009, 21:25
Programa CH: Chaves
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 7 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por JVCH » 28 Fev 2010, 18:51

tao se vendendo d+ ... Na parabolica nem se fala ...
Criador do CentroCH

Avatar do usuário
G_Casatti
Membro
Membro
Mensagens: 1839
Registrado em: 14 Jan 2010, 20:13
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Jundiaí - SP
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por G_Casatti » 28 Fev 2010, 19:57

Imagem

Mais de 7,6 milhões de lares brasileiros já dispõem de TV por assinatura. O balanço foi divulgado nessa última quarta-feira, 24, e faz parte do relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) referente ao desempenho do setor no último mês de janeiro.

No primeiro mês de 2010, 149.913 novas assinaturas foram habilitadas para o setor.

Será uma crise na TV aberta ?

Tv Foco
Realmente as pessoas estão procurando alternativas quanto aos programas televisivos. Não ficam mais presas aos programas (a maioria) de baixa qualidade da televisão aberta brasileira.
Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Willianch
Membro
Membro
Mensagens: 5971
Registrado em: 28 Jan 2009, 23:32
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 33 vezes
Curtiram: 118 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por Willianch » 28 Fev 2010, 22:07

As pessoas são muito chatas, reclamam de tudo. Vão me dizer que há 10 anos atrás o nivel da programação era melhor? Ah, é incrivel como reclamam de coisas sem nexo algum.
Idolos futebolisticos eternos:



__

Willianch DVD's: Os melhores DVD's da net, vendedor super recomendado e com muito material:
. Um maluco no pedaço
. Anos incriveis
. Jogos de futebol
. O Fantastico Mundo de Bobby
. A Escolinha do Golias

E muito mais. ;)

Mandem um email para: willianbertuzzioficial@gmail.com
Ou no facebook:https://www.facebook.com/willian.bertuzzi.9

Avatar do usuário
Jader
Membro
Membro
Mensagens: 20675
Registrado em: 30 Jan 2009, 16:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Americana-SP
Curtiu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por Jader » 28 Fev 2010, 22:23

Lembro quando eu era pequeno - meados de 1999 - e meu pai dizia, logo muita gente vai ter TV Fechada, e mais pra frente quase todo mundo... E tá acontecendo.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Don Juan Thiago
Membro
Membro
Mensagens: 3002
Registrado em: 29 Jan 2009, 00:01
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco da Gama
Localização: Três Corações - MG
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por Don Juan Thiago » 03 Mar 2010, 02:06

Willianch escreveu:As pessoas são muito chatas, reclamam de tudo. Vão me dizer que há 10 anos atrás o nivel da programação era melhor? Ah, é incrivel como reclamam de coisas sem nexo algum.
Willian, a questão é que a população de 10 anos atrás não é a mesma de hoje, o problema da TV foi não ter conseguido acompanhar todas as mudanças nas gerações. Além disso, criou-se uma padronização nos canais (novelas em horários parecidos, programas femininos do mesmo jeito e em horários iguais, falta de renovação e de divulgação dos programas, etc.), por isso muitos correm pra TV a cabo, afinal, há uma variedade e uma liberdade (por exemplo, cada emissora atende a um nicho de telespectadores) dos canais muito maior, fora a maior concorrência com DVD's, videogames, Internet, etc.

:joinha:
Imagem
Vice-presidente do Fã-Clube Chespirito-Brasil


Imagem Imagem Imagem

Avatar do usuário
Willianch
Membro
Membro
Mensagens: 5971
Registrado em: 28 Jan 2009, 23:32
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 33 vezes
Curtiram: 118 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por Willianch » 04 Mar 2010, 22:23

Don Juan Thiago escreveu:
Willianch escreveu:As pessoas são muito chatas, reclamam de tudo. Vão me dizer que há 10 anos atrás o nivel da programação era melhor? Ah, é incrivel como reclamam de coisas sem nexo algum.
Willian, a questão é que a população de 10 anos atrás não é a mesma de hoje, o problema da TV foi não ter conseguido acompanhar todas as mudanças nas gerações. Além disso, criou-se uma padronização nos canais (novelas em horários parecidos, programas femininos do mesmo jeito e em horários iguais, falta de renovação e de divulgação dos programas, etc.), por isso muitos correm pra TV a cabo, afinal, há uma variedade e uma liberdade (por exemplo, cada emissora atende a um nicho de telespectadores) dos canais muito maior, fora a maior concorrência com DVD's, videogames, Internet, etc.

:joinha:
Verdade, criou-se mesmo essa padronização. De manhã: Desenhos/programas que falam de tudo um pouco, De tarde: Series/filmes/programas femininos, De Noite: Jornais/Novelas/filmes.

E como voce frisou, a TV a cabo tem a liberdade. Mas mesmo assim, acho as pessoas muito chatas, gostam de reclamar de tudo. :P
Idolos futebolisticos eternos:



__

Willianch DVD's: Os melhores DVD's da net, vendedor super recomendado e com muito material:
. Um maluco no pedaço
. Anos incriveis
. Jogos de futebol
. O Fantastico Mundo de Bobby
. A Escolinha do Golias

E muito mais. ;)

Mandem um email para: willianbertuzzioficial@gmail.com
Ou no facebook:https://www.facebook.com/willian.bertuzzi.9

Avatar do usuário
R.N
Membro
Membro
Mensagens: 2076
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:42
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Paysandu
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por R.N » 05 Mar 2010, 10:30

Deus abençoe a TV a cabo.
. Campeão do 2° Vila dos Artistas
. Campeão do 9° GUF - Série A
. Campeão do 8º GUF - Série B
. Vencedor do Prêmio Ramón Valdez 2008 na categoria Colunista Revelação


Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por E.R » 07 Mar 2010, 15:36

http://blogs.r7.com/daniel-castro/

. O número de domicílios com TV por assinatura no Brasil quase dobrou nos últimos cinco anos. Com a ajuda dos combos (combinação de TV paga com banda larga e telefonia), saltou de cerca de 4 milhões, no início de 2005, para 7,5 milhões no final de 2009, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Mas o tempo que o usuário dedica aos canais pagos não mudou desde então. Pelo contrário, até caiu. Em janeiro de 2005, o telespectador passava 2 horas e 14 minutos por dia vendo TV paga, de acordo com o Ibope. Em dezembro passado, esse tempo tinha caído para 2 horas, 12 minutos e 18 segundos.

Isso indica que a TV paga ganhou novos telespectadores, mas não soube tirar proveito do aumento de receitas para incrementar seu conteúdo, tornando-o mais atrativo. Quem mais ganha com o aumento de assinantes são as operadoras (Net, Sky, TVA/Telefônica), não as programadoras (Globosat, Sony, Discovery, MTV, ESPN).

Ao longo dos últimos cinco anos, a TV paga chegou a atingir a marca de 2 horas e 27 minutos de consumo diário por telespectador, em setembro de 2006. Seu pior momento foi em fevereiro de 2008, com 2 horas e 53 minutos.

À TV aberta, o brasileiro dedicava 5 horas, 1 minuto e 35 segundos em janeiro de 2005. Em dezembro de 2009, tinha cortado 27 minutos por dia de TV aberta (dedicava a ela 4 horas, 34 minutos e 31 segundos).

A internet, por outro lado, teve curva ascendente. Foi de 51 minutos e 36 segundos de consumo diário individual em janeiro de 2005 para 1 hora, 19 minutos e 45 segundos em dezembro de 2009.

Isso quer dizer que o público perdido pela TV aberta migrou para a internet, não para a TV paga. O irônico é que as operadoras de TV paga contribuíram muito para isso. Com internet rápida, muita gente hoje vê TV no computador. Faz o download de séries que vão demorar meses para passar nos canais fechados.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por E.R » 20 Mar 2010, 07:49

http://blogs.r7.com/daniel-castro/

. Maior operadora de TV paga do país, a Net começa nos próximos meses a oferecer a seus assinantes o serviço de video on demand (VOD, vídeo sob encomenda).

A novidade foi anunciada hoje por Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net, durante o Congresso TV 2.0, que discutiu a televisão diante das novas mídias e tecnologias.

O VOD lembra o pay-per-view (PPV). O assinante paga para receber um conteúdo. Mas, diferentemente do PPV, esse conteúdo é servido em uma conexão exclusiva.

No pay-per-view, o telespectador assiste a um filme que começa, por exemplo, a cada duas horas, conforme a programação da operadora. No VOD, esse filme começa na hora em que o assinante quiser.

Outra vantagem do VOD : a janela é a mesma do DVD. Ou seja, o filme estará disponível simultaneamente ao lançamento do DVD nas videolocadoras.

A Net ainda não definiu o modelo de negócios em que irá operar. Segundo Carvalho, alguns filmes deverão ser transmitidos numa espécie de streaming exclusivo, durante um determinado período (48 horas, por exemplo). Dessa forma, o assinante não poderá fazer download do longa em sua caixa. Mas nem todos os filmes serão vendidos assim. Muitos deles poderão oferecer a opção de download.

Outro produto que a Net deverá oferecer serão programas de televisão. Será útil para quem perdeu determinado episódio de um seriado, reality show ou novela.
Imagem
Imagem

MARTY
Membro
Membro
Mensagens: 447
Registrado em: 22 Mai 2009, 05:00
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: A decadência da TV aberta

Mensagem por MARTY » 23 Mar 2010, 05:04

A decadência da Tv em geral. A tv fechada também não tá lá essas coisas não.

Responder