OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Espaço destinado às discussões sobre TV, como programas, audiências, grades de programação, etc.
Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23490
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por Homessa » 29 Out 2019, 11:27


Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23490
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por Homessa » 05 Nov 2019, 18:14


Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23490
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por Homessa » 12 Nov 2019, 16:52


Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por E.R » 01 Dez 2019, 03:47

O ESTADO DE S.PAULO

Por décadas, Os Trapalhões foram representantes de um humor que alcançava todas as idades. Didi, Dedé, Mussum e Zacarias apostavam na comédia inocente, inspirada na forma circense, mas também em esquetes que podem parecer politicamente incorretos para os dias de hoje. Essa trajetória, que não foi tão harmoniosa como se via na telas da TV e dos cinemas, será contada por Rafael Spaca no documentário "Trapalhadas Sem Fim".

Rafael Spaca, que já fez dois livros sobre o grupo, As HQs dos Trapalhões e O Cinema dos Trapalhões, é fã do quarteto desde a infância.

O diretor falou com 64 pessoas para o filme, financiado por ele e pelo produtor Atilio Bari, que apresenta o programa Persona em Foco, da TV Cultura.

A última entrevista ocorreu no mês passado, com Pelé, que participou do longa-metragem Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986).

O documentário tornou-se motivo de polêmica, já que Renato Aragão e Dedé Santana, os dois Trapalhões da formação clássica ainda vivos, não apoiam a produção.

Mesmo assim, vários exibidores já procuraram Rafael Spaca para comprar os direitos de "Trapalhadas Sem Fim".

Assim que um acordo for fechado, o diretor começa o trabalho de pós-produção e montagem do documentário. Estão previstos dois cortes, um para o cinema e outro para a televisão, em cinco episódios.

O diretor conheceu Renato Aragão em 2016, durante entrevista para O Cinema dos Trapalhões.

“Ele elogiou minha pesquisa e meus dois livros são fonte bibliográfica do livro dele”, conta Rafael Spaca. Ele afirma que mandou o projeto completo do documentário para o humorista e não recebeu resposta.

Ao reenviar o projeto, recebeu uma mensagem de Renato Aragão dizendo que ele não estava autorizado a fazer o filme. “Você não pode me proibir de fazer, você pode não me dar entrevista”, respondeu. “Ele viu que a pesquisa estava avançando quando me aproximei da Xuxa e do Roberto Guilherme (intérprete do Sargento Pincel). Mandei um pedido de entrevista para a Xuxa, via assessoria de imprensa, e quem responde é a Lilian Aragão (mulher de Aragão), dizendo que eu estava proibido de fazer o filme”, diz o diretor.

Para Rafael Spaca, Renato Aragão é contra outras visões sobre ele e Os Trapalhões. “Ele tem noção que não vai ser só confete. As pessoas falaram dele espontaneamente, coisas que estavam entaladas.”

O diretor entrevistou pessoas que trabalharam diretamente com o quarteto nos bastidores, incluindo o ex-empresário Élcio Spanier, a camareira e até o gerente da agência bancária em que eles tinham conta.

O ator Ferrugem, que participou de programas dos Trapalhões ainda criança, lembra que reclamou com o roteirista Wilson Vaz que sua participação estava ruim. Segundo Ferrugem, Wilson Vaz o levou até uma sala, mostrou um monte de folhas de papel e falou: “Isso aqui é o texto que eu faço pra você e o Renato não deixa passar”.

Já o ex-empresário Élcio Spanier dá uma declaração ponderada sobre Renato Aragão. “Se eu não cuidei de mim, o erro não é do Renato. Se o Dedé não cuidou dele, não pode botar a culpa no Renato.”

No trailer de "Trapalhadas Sem Fim", disponível no YouTube, outros entrevistados fazem elogios ao grupo. “Essa própria falta de responsabilidade, ou de respeito pela visão adulta, enriquecia o humor deles”, afirma Caetano Veloso, que citou nominalmente os quatro integrantes na música Jeito de Corpo. “Foi um marco dentro do humor brasileiro”, fala Ney Matogrosso, que não se sentia desrespeitado pelas imitações que Renato Aragão fazia dele.

Rafael Spaca contratou uma advogada para lidar com questões sensíveis do filme. Uma delas é como utilizar a imagem dos humoristas. O diretor afirma que, com a negativa de Renato Aragão em participar, não deve conseguir trechos de programas que pertencem à TV Globo. Mas imagens alternativas podem ser inseridas no documentário, incluindo filmagens do grupo em um circo, erros de gravação e um raro episódio de Os Trapalhões exibido pela TV Tupi em 1974, com Canarinho substituindo Mussum excepcionalmente. “Se não der para usar imagens, vamos fazer apenas com depoimentos. Isso não vai inviabilizar a difusão”, afirma Rafael Spaca.

A linha temporal do documentário começa quando Renato Aragão vai participar do humorístico A, E, I, O... Urca (1963), exibido pela TV Tupi. Em 1966, o diretor Wilton Franco cria para a TV Excelsior o programa Os Adoráveis Trapalhões, com Aragão e Dedé. Mussum, que fazia parte do grupo Os Originais do Samba, foi trabalhar com eles em 1972. Dois anos depois, Zacarias entrou para a trupe.

Os Trapalhões saíram da TV Tupi em 1977. Para disputar audiência com o Fantástico, da TV Globo, a emissora deslocou o programa do sábado para o domingo. “Renato não queria a mudança. Mas o primeiro programa empatou e o segundo e o terceiro ganharam da Globo”, lembra.

Foi aí que José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor de operações da TV Globo, fez um convite a Renato Aragão, que teve todas as exigências aceitas.

Houve um desentendimento entre os integrantes em 1983. O documentário vai revelar que após uma matéria da revista Veja sobre o sucesso e o patrimônio de Renato Aragão, que Dedé, Mussum e Zacarias se sentiram prejudicados e decidiram romper com ele. “À época, a mídia falava que o Renato tinha 50% dos lucros e os outros dividiam os 50% restantes. Mas é muito pior que isso”, diz.

Em março de 1984, o empresário Beto Carrero marca um encontro com os quatro em um restaurante – nenhum deles sabia que os outros iriam. Ao se verem, ficam emocionados e decidem voltar sob novas bases financeiras.

O advogado de Renato Aragão informou que ele não vai se manifestar sobre o documentário.

Dedé Santana confirma a intenção de não falar para o filme. “Não quero saber disso. Se ele (Spaca) quiser fazer o filme, faz. Não vou falar com ele porque vou fazer o meu documentário, que é o mesmo assunto. Não vou botar azeitona na empada dos outros.”
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por E.R » 11 Dez 2019, 10:56

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
John Jow
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2153
Registrado em: 11 Fev 2009, 12:05
Programa CH: Chespirito
Localização: Fortaleza/CE
Curtiu: 135 vezes
Curtiram: 249 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por John Jow » 03 Jan 2020, 03:43

Tô preparando um vídeo pro Chespirotadas comparando os remakes CH com de outras obras.
Alguém tem vídeos de remakes dos quadros dos Trapalhões?
Agradeço desde já.

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6189
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 339 vezes
Curtiram: 233 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por Rondamon » 14 Jan 2020, 09:43

Ontem foi aniversário do Dr. Renato!

Análise comparando RA a Chespirito: https://natelinha.uol.com.br/colunas/vi ... 139382.php
Há 11 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por E.R » 14 Jan 2020, 11:10

https://gshow.globo.com/programas/se-jo ... lada.ghtml

Imagem

Renato Aragão ganhou uma bela homenagem do Se Joga e recebeu mensagens de amigos famosos.

Lúcio Mauro Filho, Marcius Melhem e Lucas Veloso enviaram os "parabéns" para o comediante e, claro, Fernanda Gentil, Fabiana Karla e Érico Brás também falaram palavras carinhosas para o humorista.

Parceiro de anos, Dedé Santana parabenizou o amigo e garantiu que os dois ainda têm muito a fazer juntos!

"Meu amigo, meu ídolo, meu irmão, não sei se te dou parabéns ou te agradeço por tudo que você é, foi e vai ser sempre na minha vida. (...) Vou te desejar muitos anos de vida, porque ainda temos muitas coisas a fazer juntos ainda", disse o comediante.

Em uma ligação com Se Joga, Renato Aragão conversou com os apresentadores e agradeceu pela homenagem que recebeu dos colegas de profissão.

"Eu já fiquei muito emocionado, agradeço a eles, estou muito feliz. Eu que aprendi com eles, não eles comigo".

Após rever grandes momentos da carreira, o comediante falou da emoção de ter realizado tanta coisa durante a trajetória profissional.

"Fico muito feliz com o retorno de todos vocês. É o que sempre digo: quem tem projetos, não envelhece. A minha filha sempre diz que idade é um número apenas. Você tem que se cuidar, fazer exercício quase todos os dias, ler muito, ter projeto... Sempre digo : não sou idoso, tenho juventude acumulada".

Para o futuro, Renato Aragão contou que tem vários planos para tirar do papel.

"Tenho muitos projetos. Estou escrevendo um filme, também vou fazer um".
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23490
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por Homessa » 27 Jan 2020, 20:36

''Os Trapalhões'' no Viva também rodou, só exibem os filmes agora, aos sábados de manhã.

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6033
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por Príncipe da Condessa » 27 Jan 2020, 20:56

putz...
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66370
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por CHarritO » 28 Jan 2020, 11:23



Tem até BGM CH no meio!
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23490
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por Homessa » 18 Fev 2020, 22:47


Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23490
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por Homessa » 25 Fev 2020, 18:38


Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23490
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por Homessa » 29 Fev 2020, 23:42

Não vejo a hora deste documentário sair, principalmente para saber que coisas bombásticas são essas a respeito do Tião Macalé.


Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: OS TRAPALHÕES - Renato Aragão e Dedé Santana

Mensagem por IgorBorgesCH » 01 Mar 2020, 00:04

A melhor entrevista já feita sobre o documentário, sem dúvidas. Gabriel é incrível!

E realmente, essa parte do Tião é bem inusitada. :unsure:
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Responder