As trilhas sonoras dos desenhos clássicos (1929-1972)

Espaço destinado às discussões sobre TV, como programas, audiências, grades de programação, etc.
Avatar do usuário
Danton 2013
Membro
Membro
Mensagens: 1266
Registrado em: 14 Ago 2013, 16:53
Programa CH: Chaves
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 42 vezes

As trilhas sonoras dos desenhos clássicos (1929-1972)

Mensagem por Danton 2013 » 26 Abr 2016, 22:56

Pra variar nesses anos.

Vocês prestam atenção na trilha sonora instrumental de fundo de desenhos clássicos como Pica-pau, Tom & Jerry e Looney Tunes?

Eu presto. É incrível os detalhes, o requinte, o tratamento de luxo e a valorização da música clássica. É haja música clássica. Perfeita mesmo.

Todas elas com particularidades. Se você for atento e apreciador á essas trilhas sonoras, perceberá que elas tem um estilo único.

Tom & Jerry - Scott Bradley - Acho a mais fantástica do trio, ele é um gênio mesmo. Dos anos 30,40 e 50 ele diversificou seu estilo para se adequar à época. Nós anos 30 era mais fabuloso e clássico. Nos anos 40 era mais estilo jazz, cidade grande e clássico. Nós anos 50 era mais clássico comédia no início e do meio para o fim era mais jazz de volta.

Pica-pau - Darrell Calker Anos 40 - Ele foi o maestro de 1940 com Sioux Sincopado a Presente de Aniversário do Andy Panda de 1949. No início dos anos 40 o estilo dele era mais boogie woogie (estilo da época) e um jazz bem louco. Em 1944 Darrell talentoso adotou o estilo clássico comum da época. Só lembrar O Barbeiro de Servilha, Trechos Musicais de Chopin, Presuntos Defumados.. Onde há mais violinos e flautas. Ele saiu em 1949 e voltou em 1961. Ele fez a trilha do Rei do Voo-Doo.

Clarence Wheeler - Foi o que mais durou como maestro dos desenhos Lantz de 1951 a 1967. De 1951 a 1954 ele fez o estilo mais clássico e épico digamos com O Hipnotizador Caipira, A Alameda para Bali. De 55 para 61 fez o estilo mais clássico comédia. Com o Pica-pau do Cazarré dos anos 50. De 61 a 67 fez o estilo Hanna Barbera, simples, quase sem ação.

Looney Tunes - Carl Stalling - O Mais conhecido maestro de desenhos clássicos produziu a trilha dos Looney Tunes e foi o que por mais tempo trabalhou ao lado do Scott Bradley. Acho ele o menos fantástico dos citados aqui. Na minha opinião OK. Scott, Darrell e Clarence (nessa ordem de posição, eu gosto mais). Eu não sei porque, mas eu admiro muito seu trabalho e sua forma de conduzir a orquestra, até pq não sei se vocês sabiam, mas eles mesmos compunham as partituras e as canções. Daí pra se ter orgulho mesmo. Daí o motivo de quem é fã de animações bem clássicas ter de saber sobre a vida deles. Pois eles foram muito importantes mesmo. E o conteúdo na internet sobre esses gênios só vem aumentando a cada ano que passa, o que é excelente.

Stalling ficou de 1936 a 1960 no comando eu acho. E ele assim como Bradley variaram seus estilos ao longo dos anos. Nos anos 30 era mais clássico jazz comédia. Lembrando os curtas em preto e branco do Mickey. Em 1940, logo no primeiro ano da década que pra mim foi o auge do auge da era dourada o estilo mudou para comédia jazz clássica com instrumentos e arranjos diferentes. Em 1944 sem mudar muito, os violinos chegaram com força, assim como aconteceu com Tom & Jerry e Pica-pau na mesma época. No final de 1948 o estilo foi ficando mais certinho, infantil, assim foi 49,50,51 e o estilo ficava cada vez mais certinho, só lembrando os curtas do Piu-Piu e Frajola da época. Até o Pernalonga que era mais digamos adulto estava passando por essa transição. Nem lembrava o luxo e requinte e pesado de até 1947. Anos 50 passaram, 60 chegaram e a coisa ficou mais leve e fácil. Sendo que na mesma década Tom & Jerry Chuck Jones e Pica-pau no Lantz tinham trilhas mais bem elaboradas. Vide o rock 60s nos últimos episódios do Pica-pau Clássico.

Bom é isso! Espero que vcs tenham gostado de ler, até porque fui eu mesmo que escrevi e com muito prazer. Pois amo desenho clássico, sua história, bastidores, diretores...

E vcs conseguem identificar as diferenças nas trilhas dos desenhos citados acima? Ou sabia da popularidade dos maestros? O que acha? Algum comentário?
Danton, fã número 1 dos Desenhos Clássicos
Pica-pau
Imagem

Tom & Jerry
Imagem

Looney Tunes
Imagem

Avatar do usuário
Enzitodel8
Membro
Membro
Mensagens: 2205
Registrado em: 18 Jun 2014, 17:56
Programa CH: Chaves
Curtiu: 625 vezes
Curtiram: 182 vezes

Re: As trilhas sonoras dos desenhos clássicos (1929-1972)

Mensagem por Enzitodel8 » 11 Mai 2016, 20:57

A AIC São Paulo, quando dublava Pica-Pau, eles usaram BGMs Chespirito.

As dublagens mais antigas utilizavam a trilha sonora do desenho mesmo, como loops.
Imagem

Responder