Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Você é a favor da prisão civil nos casos de inadimplência quanto à pensão alimentícia? Vote! Opine!

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Você é a favor da prisão civil por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia?

Sim.
1
13%
Não.
0
Não há votos registrados
Depende do caso.
7
88%
Não tenho opinião formada.
0
Não há votos registrados
Não sei.
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 8

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Barney Stinson » 07 Jun 2013, 13:43

Boa tarde galera. Já que foi tocado no assunto "pensão alimentícia" no tópico do aborto, gostaria de saber quais são suas opiniões a respeito do questionamento acima elaborado: "Você é a favor da prisão civil por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia?"

O dispositivo legal vigente hoje no país que prevê a pena de prisão civil para tal caso está previsto no Código de Processo Civil, o qual transcrevo ipsis litteris:
Art. 733. Na execução de sentença ou de decisão, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandará citar o devedor para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.

§ 1o Se o devedor não pagar, nem se escusar, o juiz decretar-lhe-á a prisão pelo prazo de 1 (um) a 3 (três) meses.

§ 2o O cumprimento da pena não exime o devedor do pagamento das prestações vencidas e vincendas.
Que se iniciem os debates. :vamp:
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Igorkk33
Membro
Membro
Mensagens: 5449
Registrado em: 25 Mar 2012, 21:58
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: São José do Sul-RS
Curtiu: 1260 vezes
Curtiram: 106 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Igorkk33 » 07 Jun 2013, 13:49

Pra mim depende do caso. O devedor não pode ser preso se o valor que se cobra de uma pensão é fora da realidade.
Imagem

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Chavo » 07 Jun 2013, 14:09

Sem entrar em linhas de polêmica como a do "bolsa estupro", sou a favor sim. Prisão de devedor de pensão é PRISÃO CIVIL e não penal. É medida coercitiva, ameaçadora, que serve pra forçar o devedor a cumprir a obrigação de pagar os alimentos a quem os deve.

E pra quem não sabe, a palavra "alimento" em Direito não significa unicamente "comida", mas tudo o que for essencial à sobrevivência de um ser humano. Comidas, bebidas, remédios, tratamentos médicos, produtos de higiene (papel higiênico, pasta de dente, sabonete, xampu etc.), dinheiro... Tudo isso entra no conceito jurídico de alimento.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Silvester
Membro
Membro
Mensagens: 5233
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:59
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Cascavel-PR
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Silvester » 07 Jun 2013, 14:22

Eu sou a favor,só acho que tem que ser mais eficiente a atualização do valor da pensão,de acordo com os rendimentos da pessoa,muita gente paga pensão sobre o salario de anos atras,sendo que ta recebendo menos

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Barbano » 07 Jun 2013, 14:47

Alguma punição tem que ter, né? A princípio não vejo uma forma mais apropriada.

Talvez poderia ter alguma pena inicial diferenciada, como pagamento de multa (se bem que se o cara não paga a pensão vai pagar multa?) ou prestação de serviços comunitários, com a prisão apenas em caso de seguidas reincidências. Misturar caloteiro com bandido é algo que deve, se possível, ser evitado.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Riddle Snowcraft » 07 Jun 2013, 15:53

Ir preso por NÃO PODER pagar é foda. Quem tem que ir preso é quem pode pagar e não quer.

Como disseram, a divida poderia passar de numeros exatos pra porcentagem do quanto a pessoa ganha.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Barney Stinson » 07 Jun 2013, 16:24

Eu acho que prisão civil como modo de coerção não cola não. Vai de encontro com todos os preceitos e finalidades da pena. Concordo com a ideia do Barbano em uma solução alternativa, como PSC. "Misturar caloteiro com bandido é algo que deve, se possível, ser evitado." Gostei da frase, totalmente de acordo. :vamp:
Riddle escreveu:Ir preso por NÃO PODER pagar é foda. Quem tem que ir preso é quem pode pagar e não quer.

Como disseram, a divida poderia passar de numeros exatos pra porcentagem do quanto a pessoa ganha.
Concordo também. E a questão da percentagem, meio que por regra é assim. Geralmente tantos % do salário mínimo ou do salário que o pai (ou qualquer outro familiar) ganha, pois a pensão não recai somente sobre o pai.
Editado pela última vez por Barney Stinson em 07 Jun 2013, 16:27, em um total de 1 vez.
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Barbano » 07 Jun 2013, 16:25

Riddle escreveu:Ir preso por NÃO PODER pagar é foda. Quem tem que ir preso é quem pode pagar e não quer.

Como disseram, a divida poderia passar de numeros exatos pra porcentagem do quanto a pessoa ganha.
É o que acontece (ou o que deveria acontecer, pela lei).
Art. 733. Na execução de sentença ou de decisão, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandará citar o devedor para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Riddle Snowcraft » 07 Jun 2013, 16:26

Barbano escreveu:
Riddle escreveu:Ir preso por NÃO PODER pagar é foda. Quem tem que ir preso é quem pode pagar e não quer.

Como disseram, a divida poderia passar de numeros exatos pra porcentagem do quanto a pessoa ganha.
É o que acontece (ou o que deveria acontecer, pela lei).
Art. 733. Na execução de sentença ou de decisão, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandará citar o devedor para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.
Ta aí.

Pessoal tem que parar de ter idéia de lei nova, e começar a botar em pratica as que ja existem.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Barney Stinson » 07 Jun 2013, 16:30

Riddle escreveu:
Barbano escreveu:
Riddle escreveu:Ir preso por NÃO PODER pagar é foda. Quem tem que ir preso é quem pode pagar e não quer.

Como disseram, a divida poderia passar de numeros exatos pra porcentagem do quanto a pessoa ganha.
É o que acontece (ou o que deveria acontecer, pela lei).
Art. 733. Na execução de sentença ou de decisão, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandará citar o devedor para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.
Ta aí.

Pessoal tem que parar de ter idéia de lei nova, e começar a botar em pratica as que ja existem.
Mas já é posta em prática e há muito tempo. O pessoal que não trabalha na área que não sabe. Hoje por exemplo: Fiz 2 petições de Ação de Alimentos e uma de Execução de Alimentos pelo art. 733 do CPC.
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Chilindrinaツ
Membro
Membro
Mensagens: 2522
Registrado em: 27 Jun 2011, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio/Cricíuma.
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Chilindrinaツ » 07 Jun 2013, 19:04

Se o pai ou a mãe da criança não tiver condiçoes de arcar com o pagamento da Pensão Alimenticia ele (a) não devem ser presos e sim prestarem ajuda comunitaria. Agora se o pai ou a mae tiver condiçoes mas não querem pagar ai sim devem ser presos.

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Barney Stinson » 07 Jun 2013, 20:03

Tem outra malandragem que ocorre direto no mundo jurídico: Pela lógica do art. 733, quando entramos com uma Execução de Alimentos, pedimos o pagamento do débito atualizado das últimas três parcelas. Dae o malandro vai lá e paga. Depois, pra que não seja executado novamente, ele espera os 3 meses, paga UMA parcela e comprova em juízo que pagou, assim nunca é preso :vamp:

Isso é uma praaaaaaaaaaaaaga. Dá vontade de chorar quando acontece isso, pois a gente acaba fazendo toda a petição inicial de novo pra nada.
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Furtado » 07 Jun 2013, 21:36

Sou favorável, caso o pai/mãe tenha condições de pagar e não pague por puro "capricho".
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66371
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por CHarritO » 08 Jun 2013, 12:39

Depende do caso. :mellow:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Dani Vieira
Membro
Membro
Mensagens: 737
Registrado em: 27 Abr 2011, 21:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: FLUMINENSE
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: Prisão Civil pelo não pagamento da pensão alimentícia

Mensagem por Dani Vieira » 10 Jun 2013, 07:31

Gente, o juiz sabe exatamente quem tem condições e quem não tem condições de pagar. O cara não vai ser preso se comprovado por exemplo, que predeu o emprego.
A Lei nº 5.478/1968, também conhecida como Lei de Alimentos,dispõe:
Art. 13 O disposto nesta lei aplica-se igualmente, no que couber, às ações ordinárias de desquite, nulidade e anulação de casamento, à revisão de sentenças proferidas em pedidos de alimentos e respectivas execuções.

§ 1º. Os alimentos provisórios fixados na inicial poderão ser revistos a qualquer tempo, se houver modificação na situação financeira das partes, mas o pedido será sempre processado em apartado.

[...]

Art. 15. A decisão judicial sobre alimentos não transita em julgado e pode a qualquer tempo ser revista, em face da modificação da situação financeira dos interessados.
Na minha opinião, o cara deve ser preso sim, é uma forma de fazê-lo entender que pensão é algo sério. Tem uma criança em jogo. Alguém que precisa daquela pensão. Achei lindo Romário sendo preso, por não pagar pensão. Ele gosta de tirar onda de pegador, mas na hora de arcar com a responsabilidade não fazia. Acho que agora como deputado ele sabe o que é responsabilidade né?! Tomara!
Isso mostra que não tem essa de rico ou pobre, se não pagar vai em cana. Cadeia não é só para bandido não, é para qualquer pessoa que descumpra a lei.
O cara que é pobre paga a penão de acordo com o salário que recebe. Portanto, não vejo nenhum absurdo nisso.
Inclusive a prisão pelo não pagamento é uma vitória para quem luta na justiça. Minha mãe lutou por anos para o pai do meu irmão (que não é meu pai) pagar pensão, foi um custo para ele pagar e quando pagava sempre atrasava, e nada acontecia. Ele alegava que não podia pagar, porque pagava pensão para mais 5 filhos. Sabe o que a juíza falou? "Foi homem para fazer né?Então é homem para pagar!"
Ele já foi preso duas vezes. Pergunta a ele agora se ele fica sem pagar pensão. Nunca mais. Aprendeu a lição.
Infelizmente, muita gente só funciona assim.
Sigam-me os bons: @danironia
Visitem meu blog: http://confusoesironicas.blogspot.com.br/
Imagem

Responder