Células-tronco

Contra ou a favor?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Células-tronco

Mensagem por Rafinha » 15 Mai 2013, 19:38

Primeiro, entender basicamente a função das células-tronco:



Basicamente o que eu pude entender é que as células-tronco, como o professor disse, têm a capacidade de se diferenciar em vários tecidos e células do corpo humano, podendo recompor tecidos danificados e, assim, curar diversas doenças. Um dos dois tipos de células-tronco é a extraída do embrião, o que desagrada setores religiosos e antiaborto, que creem que a vida começa no momento da concepção.

Eu sou muito leigo sobre o assunto. Gostaria de saber a opinião do pessoal que estudou mais profundamente. :joinha:
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Marcos Albino
Membro
Membro
Mensagens: 1518
Registrado em: 26 Jun 2011, 19:00
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Garanhuns - PE
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 3 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Marcos Albino » 16 Mai 2013, 08:12

Não tenho um opinião formada sobre o assunto, mas pelo que vi no vídeo, acho útil ao ser humano.
Imagem

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43899
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Antonio Felipe » 16 Mai 2013, 10:25

Totalmente a favor.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3034
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Don CHelipe » 16 Mai 2013, 11:12

Bom eu não manjo muito do tema, mas se não interfere pra que um novo ser viva, totalmente a favor.
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
Arkantos
Membro
Membro
Mensagens: 2333
Registrado em: 03 Jun 2012, 07:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Células-tronco

Mensagem por Arkantos » 16 Mai 2013, 13:20

Por tudo o que pude ler sobre o tema (incluindo vários tipos de argumentos), sou completamente favorável.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Riddle Snowcraft » 16 Mai 2013, 14:56

Meu unico preconceito em 17 anos é achar que todo mundo contra essas pesquisas são uns retardados mentais.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Florinda
Membro
Membro
Mensagens: 2221
Registrado em: 03 Jul 2011, 00:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio e Botafogo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 30 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Florinda » 16 Mai 2013, 16:37

Como disse o Rafinha, a polêmica maior gira em torno do uso das células-tronco embrionárias. A igreja defende apenas o uso de células adultas. Os mais radicais (como os sunitas, por exemplo) consideram toda a prática um pecado. A questão é que, explicando de forma resumida, até onde eu saiba, as embrionárias são bem mais interessantes, têm maior potencial, pois as células nervosas só são formadas através de células que ainda não entraram num processo de diferenciação (caso das embrionárias). Ao passo que as células adultas, já iniciaram este processo, se tornando mais limitadas.
Particularmente, sempre serei a favor dos avanços científicos sérios, que colocados em prática possam melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Essas pesquisas e descobertas são fundamentais no desenvolvimento de curas para doenças congênitas, entre outras (mais de 45 - incluindo câncer, Parkinson, Alzheimer, cardiopatias, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, diabetes, artrite degenerativa,etc) e devem ser valorizadas e incentivadas.
Não tenho nenhum empecilho religioso que me leve a ser contra. Em prol da saúde, é totalmente válido.

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Rafinha » 16 Mai 2013, 18:17

Ótimo comentário, Florinda. Penso exatamente igual.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Scopel » 17 Mai 2013, 09:29

Florinda escreveu:
Como disse o Rafinha, a polêmica maior gira em torno do uso das células-tronco embrionárias. A igreja defende apenas o uso de células adultas. Os mais radicais (como os sunitas, por exemplo) consideram toda a prática um pecado. A questão é que, explicando de forma resumida, até onde eu saiba, as embrionárias são bem mais interessantes, têm maior potencial, pois as células nervosas só são formadas através de células que ainda não entraram num processo de diferenciação (caso das embrionárias). Ao passo que as células adultas, já iniciaram este processo, se tornando mais limitadas.
Particularmente, sempre serei a favor dos avanços científicos sérios, que colocados em prática possam melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Essas pesquisas e descobertas são fundamentais no desenvolvimento de curas para doenças congênitas, entre outras (mais de 45 - incluindo câncer, Parkinson, Alzheimer, cardiopatias, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, diabetes, artrite degenerativa,etc) e devem ser valorizadas e incentivadas.
Não tenho nenhum empecilho religioso que me leve a ser contra. Em prol da saúde, é totalmente válido.

Uma cardiopatia deixou um aperto no fundo da garganta de muitos aqui.

Materialista que sou, acho que as pessoas são a mente que sente, olha, entende, reflete; as pessoas são as lembranças, a memória, a experiência, a autoconsciência, o "outro-eu" que vive atrás dos olhos de cada um de nós, e que se expressa em gestos ou através dos sons da fala, etc.; e não um bolo de célula que tende à autorreplicação. A favor da vida? Conte-me como você vive sem consumir outros seres. Bom, eu sou a favor das pessoas.

Avatar do usuário
TVS-SBT
Membro
Membro
Mensagens: 3227
Registrado em: 27 Jan 2012, 22:50
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre
Curtiu: 170 vezes
Curtiram: 141 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por TVS-SBT » 30 Jun 2013, 18:39

Sou a favor, e a proposito, exelente esse seu comentario Florinda. :aplausos:
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Furtado » 30 Jun 2013, 23:59

Já fiz um trabalho sobre isso no colégio. Sou totalmente favorável, afinal um primo meu é deficiente devido à uma célula que estava com ele desde o nascimento (e só foi fazer a ação muitos anos depois).
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Rafinha » 24 Abr 2014, 18:56

Época

O sangue de uma supercentenária dá pistas de por que morremos
Mesmo sendo inevitável, a morte continua sendo um grande mistério para a ciência. Agora, o sangue de uma mulher de 115 anos dá pistas de por que ela ocorre

Imagem

A morte pode ser a única certeza na vida, mas os cientistas ainda têm dificuldade de entender por que ela acontece. Acidentes e infartos podem ser simples de explicar, mas os mecanismos que regem o envelhecimento e a morte por velhice ainda são pouco conhecidos. Por que pessoas sem nenhum problema sério de saúde morrem? Uma nova pesquisa, desenvolvida a partir do sangue de uma centenária e publicada no periódico Genome Research, acaba de dar novas pistas de como a morte funciona.

Nascida na Holanda em 1890, Hendrikje van Andel-Schipper era, em 2005, a mulher mais velha do mundo. Membro dessa intrigante tribo dos supercentenários, Hendrikje chamava a atenção pela vitalidade e saúde. Antes de morrer, aos 115 anos, concordou em deixar seu corpo para estudos.

Desde então, pesquisadores examinam o corpo de Hendrikje na tentativa de entender como ele foi afetado pelo tempo. Segundo Henne Holstege, a pesquisadora do Centro Médico da Universidade Vrije, em Amsterdã, que conduz os estudos, o corpo de Hendrikje sugere que continuamos vivos apenas pelo tempo em que nossas células-tronco são capazes de regenerar tecidos vitais. Morremos no momento em que elas se cansam.

Células-tronco adultas estão presentes em todos os nossos órgãos. São valiosas pela capacidade única de se dividir. Enquanto as células-tronco embrionárias são capazes de dar origem a qualquer célula do corpo, a função das células-tronco adultas é se dividir, por meio de um processo chamado mitose, de modo a criar novas células daqueles mesmos órgãos em que nasceram – células-troco sanguíneas, por exemplo, dão origem a novas células do sangue. Dessa maneira, elas são capazes de repor células mortas e regenerar tecidos danificados. Em um dado momento, nossas células-tronco atingem um ponto de esgotamento. A partir daí, tornam-se cada vez menos produtivas até o ponto em que não são mais capazes de regenerar os tecidos vitais.

Quando Hendrikje morreu, cerca de 2/3 dos glóbulos brancos presentes em seu sangue tinham sido criados por apenas duas células-tronco sanguíneas, as únicas do gênero ainda ativas àquela altura. De acordo com Holstege, a pesquisadora responsável pelo estudo, a constatação levanta uma questão importante: “Existe um limite para o número de divisões que uma célula-tronco é capaz de fazer? E é isso que limita nosso tempo de vida?”. Mais que isso: haveria como driblar o processo de esgotamento, repondo o estoque de células?
“Estima-se que as pessoas nasçam com algo em torno de 20 mil células-tronco sanguíneas”, disse Holstege à revista New Scientist. “Em um dado momento da vida, cerca de mil delas ficam ativas simultaneamente.” Durante a vida, o número de células-tronco ativas diminui. Na ponta dos cromossomos presentes em cada célula, existem estruturas protetoras chamadas telômeros. Sua função é preservar a estabilidade estrutural da célula. A cada nova divisão celular, o tamanho dos telômeros diminui. Eles vão encolhendo até o ponto de exaustão, quando a célula morre.

Um traço das células de Hendrikje que surpreendeu os pesquisadores foi a ausência de mutações nocivas. Ao longo da vida, erros ocasionados no processo de divisão celular podem ocasionar mutações nocivas para a saúde, levando ao desenvolvimento de tumores, por exemplo. Hendrikje não sofria desse problema. As mutações encontradas em suas células eram inofensivas, um sinal de que, provavelmente, o corpo dela era dono de um sistema eficiente, capaz de se livrar de células danificadas antes que elas causassem algum mal.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Riddle Snowcraft » 24 Abr 2014, 19:04

Em quanto tempo vocês acham que alcançaremos a habilidade de viver pelo menos uns 500 anos?
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 105 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Giovani Chambón » 24 Abr 2014, 19:23

Pois eu queria saber tb rs
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Re: Células-tronco

Mensagem por Riddle Snowcraft » 24 Abr 2014, 19:35

Espero que até pelo menos 2050 já deva ter algum "extensor de vida" cientificamente aprovado.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Responder