Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Furtado » 27 Mar 2013, 20:48

Alguns de vocês já devem ter visto o filme "Idiocracia", de 2005, onde um cara normal do Exército americano viajava no tempo em uma experiência, e parava em 2505. A humanidade estava completamente imbecilizada, não sabendo sequer regar plantas, erotizada, vulgarizada e destruição por todas as partes.

Fazendo uma relação com o filme, será que o Brasil também não é uma idiocracia? Vejam, um dos programas de maior audiência é o Big Brother, que até tem uma premissa interessante, mas na prática é horrível intelectualmente falando. Agora, surgem cada vez mais estas bobagens da internet, "Harlem Shake", "Sopa pra nós", "Para nossa alegria" (no filme o maior sucesso do cinema era o filme "Ass", literalmente uma imagem de uma bunda parada por 90 minutos). Muitos não gostam de estudar, "é bobagem". E ainda por cima, nossos políticos são reeleitos, mesmo muitos deles sendo corruptos.

Não quero obrigar todos à ver TV Brasil ou ler 15 livros por semana. Mas, acho que as pessoas poderiam elevar um pouquinho o seu nível cultural, nem que seja ler uma revista de atualidades ou ver um bom filme que agregue conhecimento. Isso já basta, pois AGREGA algo à vida da pessoa. Filmes históricos são um exemplo, conheço pessoas que se apaixonaram por História vendo filmes. "Para nossa alegria" agrega alguma coisa?

Será que estamos imbecilizados?
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43899
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Antonio Felipe » 27 Mar 2013, 20:52

A discussão e minha resposta se equivalem mais ou menos a este tópico: viewtopic.php?f=53&t=8217
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Aolynthon
Membro
Membro
Mensagens: 2026
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:16
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 40 vezes
Curtiram: 16 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Aolynthon » 27 Mar 2013, 20:56

Monty Burns escreveu:Alguns de vocês já devem ter visto o filme "Idiocracia", de 2005, onde um cara normal do Exército americano viajava no tempo em uma experiência, e parava em 2505. A humanidade estava completamente imbecilizada, não sabendo sequer regar plantas, erotizada, vulgarizada e destruição por todas as partes.

Fazendo uma relação com o filme, será que o Brasil também não é uma idiocracia? Vejam, um dos programas de maior audiência é o Big Brother, que até tem uma premissa interessante, mas na prática é horrível intelectualmente falando. Agora, surgem cada vez mais estas bobagens da internet, "Harlem Shake", "Sopa pra nós", "Para nossa alegria" (no filme o maior sucesso do cinema era o filme "Ass", literalmente uma imagem de uma bunda parada por 90 minutos). Muitos não gostam de estudar, "é bobagem". E ainda por cima, nossos políticos são reeleitos, mesmo muitos deles sendo corruptos.

Não quero obrigar todos à ver TV Brasil ou ler 15 livros por semana. Mas, acho que as pessoas poderiam elevar um pouquinho o seu nível cultural, nem que seja ler uma revista de atualidades ou ver um bom filme que agregue conhecimento. Isso já basta, pois AGREGA algo à vida da pessoa. Filmes históricos são um exemplo, conheço pessoas que se apaixonaram por História vendo filmes. "Para nossa alegria" agrega alguma coisa?

Será que estamos imbecilizados?
Crítica da indústria cultural e frankfurtianismos estão muito ultrapassados. Os teóricos da comunicação modernos têm como teoria, mesmo que questionável, que o que a pessoa assiste na televisão como forma de entretenimento não a torna imbecil. É também muito errado (existe? :lol: ) achar que leitura = intelectualidade. Não é sobre quantidade, mas qualidade.

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Furtado » 27 Mar 2013, 21:00

Aolynthon escreveu:
Monty Burns escreveu:
Alguns de vocês já devem ter visto o filme "Idiocracia", de 2005, onde um cara normal do Exército americano viajava no tempo em uma experiência, e parava em 2505. A humanidade estava completamente imbecilizada, não sabendo sequer regar plantas, erotizada, vulgarizada e destruição por todas as partes.

Fazendo uma relação com o filme, será que o Brasil também não é uma idiocracia? Vejam, um dos programas de maior audiência é o Big Brother, que até tem uma premissa interessante, mas na prática é horrível intelectualmente falando. Agora, surgem cada vez mais estas bobagens da internet, "Harlem Shake", "Sopa pra nós", "Para nossa alegria" (no filme o maior sucesso do cinema era o filme "Ass", literalmente uma imagem de uma bunda parada por 90 minutos). Muitos não gostam de estudar, "é bobagem". E ainda por cima, nossos políticos são reeleitos, mesmo muitos deles sendo corruptos.

Não quero obrigar todos à ver TV Brasil ou ler 15 livros por semana. Mas, acho que as pessoas poderiam elevar um pouquinho o seu nível cultural, nem que seja ler uma revista de atualidades ou ver um bom filme que agregue conhecimento. Isso já basta, pois AGREGA algo à vida da pessoa. Filmes históricos são um exemplo, conheço pessoas que se apaixonaram por História vendo filmes. "Para nossa alegria" agrega alguma coisa?

Será que estamos imbecilizados?
Crítica da indústria cultural e frankfurtianismos estão muito ultrapassados. Os teóricos da comunicação modernos têm como teoria, mesmo que questionável, que o que a pessoa assiste na televisão como forma de entretenimento não a torna imbecil. É também muito errado (existe? :lol: ) achar que leitura = intelectualidade. Não é sobre quantidade, mas qualidade.
Pois é, concordo contigo. Acho que precisa existir entretenimento de qualidade. Vários best-sellers, por exemplo, são um lixo. Qualidade é diferente de quantidade. O BBB não deixa a pessoa mais imbecil, mas é um tanto inútil ver pessoas dentro de uma casa fechada. As pessoas poderiam estar fazendo coisa melhor.

Agora, precisamos concordar que, por exemplo, o funk é um dos estilos mais toscos que existem, pois muitas das letras são extremamente vulgares e repetitivas, não saem daquilo. Ah, e também são muito erotizadas e vulgares.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Aolynthon
Membro
Membro
Mensagens: 2026
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:16
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 40 vezes
Curtiram: 16 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Aolynthon » 27 Mar 2013, 21:05

Monty Burns escreveu:
Aolynthon escreveu:
Monty Burns escreveu:
Alguns de vocês já devem ter visto o filme "Idiocracia", de 2005, onde um cara normal do Exército americano viajava no tempo em uma experiência, e parava em 2505. A humanidade estava completamente imbecilizada, não sabendo sequer regar plantas, erotizada, vulgarizada e destruição por todas as partes.

Fazendo uma relação com o filme, será que o Brasil também não é uma idiocracia? Vejam, um dos programas de maior audiência é o Big Brother, que até tem uma premissa interessante, mas na prática é horrível intelectualmente falando. Agora, surgem cada vez mais estas bobagens da internet, "Harlem Shake", "Sopa pra nós", "Para nossa alegria" (no filme o maior sucesso do cinema era o filme "Ass", literalmente uma imagem de uma bunda parada por 90 minutos). Muitos não gostam de estudar, "é bobagem". E ainda por cima, nossos políticos são reeleitos, mesmo muitos deles sendo corruptos.

Não quero obrigar todos à ver TV Brasil ou ler 15 livros por semana. Mas, acho que as pessoas poderiam elevar um pouquinho o seu nível cultural, nem que seja ler uma revista de atualidades ou ver um bom filme que agregue conhecimento. Isso já basta, pois AGREGA algo à vida da pessoa. Filmes históricos são um exemplo, conheço pessoas que se apaixonaram por História vendo filmes. "Para nossa alegria" agrega alguma coisa?

Será que estamos imbecilizados?
Crítica da indústria cultural e frankfurtianismos estão muito ultrapassados. Os teóricos da comunicação modernos têm como teoria, mesmo que questionável, que o que a pessoa assiste na televisão como forma de entretenimento não a torna imbecil. É também muito errado (existe? :lol: ) achar que leitura = intelectualidade. Não é sobre quantidade, mas qualidade.
Pois é, concordo contigo. Acho que precisa existir entretenimento de qualidade. Vários best-sellers, por exemplo, são um lixo. Qualidade é diferente de quantidade. O BBB não deixa a pessoa mais imbecil, mas é um tanto inútil ver pessoas dentro de uma casa fechada. As pessoas poderiam estar fazendo coisa melhor.

Agora, precisamos concordar que, por exemplo, o funk é um dos estilos mais toscos que existem, pois muitas das letras são extremamente vulgares e repetitivas, não saem daquilo. Ah, e também são muito erotizadas e vulgares.
Mas é tudo cultura ou entretenimento. Você está vendo com um olhar elitizado. Música não se restringe à bossa nova, televisão não se restringe aos concertos da TV Cultura.

O Fabão costuma dizer (e me corrija se eu estiver enganado!) que entretenimento tem que entreter, basicamente.

Educação e cultura não são intrínsecos ao entretenimento, nunca foram e nem precisam ser.

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Furtado » 27 Mar 2013, 21:08

Mas também é possível entreter, divertir e educar. Por exemplo, eu via muito o seriado da TV Cultura, "Mundo da Lua", que aliou bem isso. Eu viajava nas histórias e mesmo assim sempre levava algo bom delas.

E eu dei o exemplo dos filmes históricos, ao mesmo tempo em que é entretenimento, também é cultura ao mostrar fatos da humanidade.

Música de qualidade não se restringe à bossa nova, mas convenhamos que o funk é um entretenimento de baixíssima qualidade.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Mandarim
Membro
Membro
Mensagens: 6066
Registrado em: 10 Jan 2010, 21:49
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 229 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Mandarim » 27 Mar 2013, 21:17

Eu acho que sim, e claro não é só no Brasil não ... pena que coisas boas (como documentários sobre natureza, história, animais em extinção...) não cai no gosto do povo.. só essas porcarias.. não obrigo ninguem a ver history, discovery 24 horas por dia (como fazem com essas porcarias) mas dedicar um tempo não custa nd.. você ganha um conhecimento ... ^_^
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

Avatar do usuário
Aolynthon
Membro
Membro
Mensagens: 2026
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:16
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 40 vezes
Curtiram: 16 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Aolynthon » 27 Mar 2013, 21:20

!Mazzer escreveu:Eu acho que sim, e claro não é só no Brasil não ... pena que coisas boas (como documentários sobre natureza, história, animais em extinção...) não cai no gosto do povo.. só essas porcarias.. não obrigo ninguem a ver history, discovery 24 horas por dia (como fazem com essas porcarias)
E ainda assim, pelo avatar, suponho que você goste de anime. O que, para alguns, tem qualidade questionável e não tem nenhum "valor educacional". É entretenimento. Vez ou outra entretenimento e educação se cruzam, mas ambos existem independentemente. A presença ou ausência de um não devia denegrir o outro.

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Furtado » 27 Mar 2013, 21:20

Outra: muitas pessoas são acomodadas. Se já está tudo bom, por quê melhorar? Para quê vou estudar? Se posso ter a minha vidinha de sempre do jeito que estou? "Já estou muito velho para voltar à estudar", "De quê adianta?"

Isso é um grande problema principalmente no nosso país.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 5400
Registrado em: 11 Fev 2013, 11:55
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 285 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Chambón » 27 Mar 2013, 21:24

!Mazzer escreveu:Eu acho que sim, e claro não é só no Brasil não ... pena que coisas boas (como documentários sobre natureza, história, animais em extinção...) não cai no gosto do povo.. só essas porcarias.. não obrigo ninguem a ver history, discovery 24 horas por dia (como fazem com essas porcarias) mas dedicar um tempo não custa nd.. você ganha um conhecimento ... ^_^
Pois é, se bem que tem um certos documentários da Discovery, que mais fantasiosos impossível! :P

Mas é bem por aí, quanto mais cultura melhor, não custa nada se dedicar a isso, hoje com tudo quanto é tecnologia é fácil ter acesso...
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 27 Mar 2013, 21:24

Claro que vivemos! hoje em dia qualquer merda que aparece na WEB vira sucesso e todo mundo faz. O que o diga aquele " Nada, Nada, Nada, Nada, Naada ".
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Bia N
Membro
Membro
Mensagens: 2183
Registrado em: 07 Ago 2011, 19:05
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 320 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Bia N » 27 Mar 2013, 21:30

Posso até concordar nessas coisas em quesito qualidade.

Outro fator para essa "imbecibilidade", é a falta de bom senso e ensinamentos, e achar que algo que age é errado ou não.
Tipo, ver como o funk, atualmente, é algo imoral; assistir notícias e documentários te deixa bem mais informado; ler um livro estimula a mente, seja qualquer categoria que seja... claro, não forçando muito a isso, só ver primeiro como são essas coisas.

Claro que ultimamente, esse entretenimento envolve muitas coisas de baixa qualidade que chegam a qualquer momento, coisas que as pessoas estão sendo muito atraídas a isso.
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.


Desde 2011

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Rafinha » 27 Mar 2013, 21:38

Não.

A mídia transmite certos produtos que intelectuais (ou pseudointelectuais) denotam como hostis e de má qualidade - caso do BBB. Mas ninguém se idiotiza por isso, até porque a mídia não se resume a esses programas. A informação, por exemplo, é bastante difundida na televisão, qualquer indivíduo se antena de qualquer acontecimento no mundo.

E embora a inclusão digital no Brasil seja ainda muito restrita, a internet é o meio mais democrático e cultural do planeta. Dentro da qual você procura e consome o que lhe agradar. Tem para todos os gostos.

E tem outros materiais com os quais você adquire muito conhecimento, como filmes, livros, etc. O problema é que certos materiais são pouco acessíveis, mas também não há uma dificuldade imensa de consegui-los, dependendo do caso.

E ressalto o que o Fabão disse no tópico que o Antonio linkou aqui: historicamente, o mundo evoluiu - e como evoluiu! Voltando ao tempo e vendo a inferiorização da mulher, a escravidão, condições alarmantes de trabalho, censura, ditadura, extermínios, etc., vemos um grande progresso em tempos contemporâneos.

Em suma, idiocracia é um logro.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Furtado » 27 Mar 2013, 21:40

Rafinha, claro que o mundo evoluiu! Mas ainda há questões básicas não resolvidas como guerras, intolerância religiosa...

E os materiais de qualidade são acessíveis, basta querer. Apenas isso, vá em uma biblioteca, uma locadora.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Eduardo Godinez
Membro
Membro
Mensagens: 3966
Registrado em: 30 Jan 2009, 01:06
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santa Cruz
Localização: Pernambuco
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 28 vezes

Re: Vivemos em uma 'Idiocracia'?

Mensagem por Eduardo Godinez » 27 Mar 2013, 21:51

sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só
mas um sonho que se sonha junto, é realidade

falta é cultura pra cuspir na estrutura
Eduardo 'Godinez' Monteiro
desde 2003 no meio ch, fundador do Fórum Chaves

Responder