TROTES UNIVERSITÁRIOS

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Trotes em escolas e faculdades

Apoio que hajam trotes
4
18%
Sou contra essa forma de recepção de alunos
14
64%
Apoio apenas "Trotes Solidários"
4
18%
Não tenho opinião formada sobre o assunto
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 22

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Victor235 » 04 Mar 2013, 01:21

Existem tópicos sobre faculdade aqui no FCH, mas achei interessante debatermos isso de forma separada (acredito que não há um tópico exclusivamente sobre trotes aqui, se tiver o Google não achou e peço que mesclem).

Trotes são brincadeiras realizadas pelos veteranos (alunos do 2º ao último ano de uma faculdade) com os "bixos" (estudantes que acabam de ingressar numa faculdade ou universidade).

Alguns links:
Trotes que mais chamaram a atenção da mídia:
http://www.antitrote.org/artigos/?id=28

Exemplos de trotes:
http://www.antitrote.org/depoimentos/?id=5

Os 10 trotes universitários mais brutais:
http://lista10.org/bizarro/os-10-trotes ... s-brutais/

Um depoimento síntese - São Paulo, março de 2004
http://www.antitrote.org/depoimentos/?id=5

Sim, linkei apenas sites não-favoráveis à prática do trote. Mas o tópico abrangirá todas as opiniões. Agora é sua vez de participar da discussão: vote, comente e conte se já passou por essa experiência (ainda que não houve isso em sua faculdade, conte como foi, como você achou que seria...).
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Victor235 » 04 Mar 2013, 01:26

Alunos da USP ficam pelados em trote para hostilizar feministas em São Carlos
01/03/2013 - 15h38 / Atualizada 01/03/2013 - 20h33
William Maia
Do UOL, em São Paulo


Um trote organizado por veteranos da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos terminou em baixaria na tarde da última terça-feira (26). Alguns alunos chegaram a ficar pelados e fizeram gestos obscenos para hostilizar um grupo de feministas que protestava contra o "Miss Bixete", espécie de concurso de beleza a que as calouras são submetidas.

As estudantes, membros da Frente Feminista de São Carlos, reclamam da forma como as novatas são tratadas. Segundo elas, os veteranos obrigam as calouras a desfilar e mostrar os seios. Haveria também uma prova em que as estudantes competem para ver quem chupa primeiro um picolé, simulando sexo oral.
Imagem
"É uma exposição absurda das meninas. Por mais que elas não sejam obrigadas fisicamente a participar, há uma grande pressão dos veteranos, e das veteranas também, para que elas façam aquelas coisas", afirmou a estudante Loiane Vilefort, integrante do movimento, que tentou convencer as calouras a não participar do trote.

Apesar de ocorrer dentro da sede do Caaso (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira), o evento é organizado por um grupo autônomo de alunos que se autodenomina GAP (Grupo de Apoio à Putaria), que realiza festas e outros eventos estudantis.

O estudante Rafael Serres, presidente do Caaso, disse ao UOL que a direção do centro acadêmico não apoia o "Miss Bixete" por considera-lo um ato de "machismo e preconceito". "Inclusive, desde o ano passado nós organizamos um trote paralelo, pacífico, justamente para que as pessoas não participem do Miss Bixete", disse.

Por meio de nota, a direção da USP São Carlos afirmou que é "veementemente contra qualquer ação que cause constrangimento" e que abrirá procedimento administrativo para identificar os envolvidos.

"As atividades em questão não fazem parte da programação da Semana de Recepção dos Calouros, promovida pelas unidades do campus da USP em São Carlos, cujo objetivo é promover a integração dos novos alunos ao ambiente universitário?, diz a nota da USP São Carlos, que disponibiliza um disque trote para coibir atividades abusivas.
UOL VESTIBULAR

http://vestibular.uol.com.br/ultimas-no ... arlos.jhtm
(mais fotos no link).
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43899
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Antonio Felipe » 04 Mar 2013, 01:37

Essa semana é o trote da minha faculdade. Não tem histórico de coisas humilhantes, que eu saiba.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Rafinha » 04 Mar 2013, 01:41

Vou passar por isso esse ano. /medo :[

Nem sei o nível de "brutalidade" do trote da UERJ.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Barbano » 04 Mar 2013, 10:28

Trote deve ser facultativo... quem não quiser participar da brincadeira, que não participe.

Em alguns casos eles são muito agressivos, e os calouros são intimidados a participar. Isso eu sou contra.

Trote solidário é viadice que inventaram para a mídia parar de pegar no pé. Mas é válido sim, não deixa de ser algo positivo. Só não precisa eliminar o trote tradicional para que esse aconteça.

Quanto ao que ocorreu no Caaso, é mais um exemplo de gente que passa dos limites.

Avatar do usuário
Ruuki
Membro
Membro
Mensagens: 7805
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Vasco
Localização: Townsville
Curtiu: 34 vezes
Curtiram: 144 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Ruuki » 04 Mar 2013, 10:29

Nem entrei na faculdade ainda e estou com medo disso, até mais do que a praga da Monografia
13 ANOS NO FÓRUM CHAVES!

A MAIS QUERIDA DO FÓRUM CHAVES:
Bi-Vencedora do A Propósito... - Edições #5 e #6 (2011)
Bi-Vencedora do Balão do Usuário 3.0 - Edições #2 e #16(2011/2012)
Vice-Campeã do 14º Concurso de Piadas (2012/2013)
Consagrada Usuária Dourada da Fazenda do Fórum Chaves 2 - Em grupo (2013)
Eleita a Usuária do Mês de Outubro e Novembro/2013
3º Lugar na Fazenda do Fórum Chaves 3 (2014)
3º Lugar na Casa dos Chavesmaníacos 14 (2015)
Moderadora do TV de Segunda Mão (Novembro/2015-Novembro/2016)
Campeã da Casa dos Chavesmaníacos 15 (2016)
Vice-Campeã da Fazenda do Fórum Chaves - Nova Chance (2018)
Campeã de #AFazendaConectada (2019)
Moderadora (Maio-Novembro/2019)

®2010-2023 Ruuki

Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 105 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Giovani Chambón » 04 Mar 2013, 10:43

Eu não 'sofri' trote e ainda 'apliquei' em três turmas de calouros.

AUSHhuashHUASAS

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Valdés
Membro
Membro
Mensagens: 1657
Registrado em: 02 Ago 2010, 20:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Bahia
Localização: Bahia
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 15 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Valdés » 04 Mar 2013, 11:44

Não sofri. E não apareci na faculdade para aplicar aos calouros, nesse ano, para evitar a fadiga.
Imagem

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Furtado » 04 Mar 2013, 11:51

Rasgação de saia infantil...
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Ero Sennin
Membro
Membro
Mensagens: 4031
Registrado em: 27 Jul 2011, 19:10
Programa CH: Chaves
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 15 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Ero Sennin » 04 Mar 2013, 12:02

Os da ETEC são bem mais leves. Eu sofri de boa. Se quisesse sair saía; Nada humilhante...
Quanto a pergunta do tópico sou a favor, desde que não seja exagerada.
Melhor usuário do mês de Julho/2012

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22420
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3494 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Riddle Snowcraft » 04 Mar 2013, 14:10

Isso é uma vadiagem sem tamanho.

É o motivo pelo qual sou a favor da redução da maioridade penal. O foda é que não teria cadeia pra tanto animal.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Florinda
Membro
Membro
Mensagens: 2221
Registrado em: 03 Jul 2011, 00:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio e Botafogo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 30 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Florinda » 04 Mar 2013, 14:22

Sou contra; não vejo nenhuma graça e acho totalmente desnecessário. Em muitos casos, os trotes são constrangedores e/ou arriscados e em alguns,fatais.

Avatar do usuário
Chilindrinaツ
Membro
Membro
Mensagens: 2522
Registrado em: 27 Jun 2011, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio/Cricíuma.
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Chilindrinaツ » 04 Mar 2013, 15:43

Sou contra. Lembro que antigamente os trotes apicados eram raspar a cabeça dos rapazes e sujar as meninas com batom vermelho. Hj em dia fazem coisas extremamente absurdas.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Victor235 » 04 Mar 2013, 16:03

Também sou contra a prática, acho que até mesmo ao Trote Solidário. Temos que ajudar instituições sempre, não uma vez na vida e chamando de trote.

Ano passado (quando entrei na faculdade), confesso que tinha medo do que poderia acontecer, por já ter ouvido inúmeros relatos e lido muitas notícias sobre trotes constragedores e violentos.

Mas a UNESP proíbe a prática. Não houve nada, nem água, tinta, nada. Claro que não dá pra fiscalizar o que acontece fora da faculdade, nas festas e repúblicas fazem o que quiserem. Mas lá dentro não pode.

E o pessoal do meu curso é de boa, os próprios veteranos dele não apoiam que haja trotes e mostram ser contra publicamente. Ninguém fez nada a ninguém para minha sorte.

E antes que falem que perdi algo com isso, não perdi nada. Na semana que seria a dos trotes, conheci toda a extensão do campus e seus serviços, conversei bastante e conheci todos que são meus principais amigos do curso até hoje. Se eu estivesse sendo forçado a beber ou a ficar pelado (ou qualquer coisa análoga), não estaria me sentindo bem como estou agora.

Outros cursos tem muitos adeptos aos trotes, como uma notícia que postarei agora (deixei separado para não misturar opinião pessoal com notícia).
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: TROTES UNIVERSITÁRIOS

Mensagem por Victor235 » 04 Mar 2013, 16:06

Estudantes da Unesp são presos por furtarem vaso de cemitério em trote
Flagrante foi feito nesta quarta-feira, na região central de Araraquara (SP).
Jovens contaram à polícia que ação foi ordenada por veteranos do curso.
Do G1 São Carlos e Araraquara


Imagem
Segundo a polícia, vaso foi furtado por estudantes da Unesp (Foto: Daniel Mastroiano/EPTV)

Dois estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foram presos em flagrante pela Guarda Municipal, na madrugada desta quarta-feira (27), quando furtavam um vaso de um túmulo do Cemitério São Bento, no Centro de Araraquara (SP). Segundo a Polícia Civil, os jovens teriam praticado a ação por ordem dos veteranos, como parte de um trote.

O flagrante foi feito por volta das 3h. Os guardas foram chamados pelo funcionário de uma funerária que viu a ação dos jovens. Na delegacia, os estudantes paulistanos de 18 e 19 anos, dos cursos de química e economia, disseram que praticaram o furto por ordem dos veteranos, depois de uma missão passada durante uma festa.

"Os veteranos que mandaram esses estudantes arrumarem um vaso de flor, segundo eles, e como as lojas estavam fechadas naquela hora, eles fizeram o furto", contou o guarda municipal João Nunes Siqueira.

Após prestarem depoimento, eles foram encaminhados para o Anexo de Detenção Provisória da Penitenciária de Araraquara. Os jovens vão responder por furto qualificado e violação de sepultura. O caso será investigado pelo 2º Distrito Policial (DP).

Segundo o delegado que atendeu a ocorrência, Elton Hugo Negrini, para esta ação não cabe fiança na fase policial. “Na polícia a gente só pode arbitrar fiança para um crime de até quatro anos de prisão. E no de furto qualificado, a pena pode ser de dois a oito anos, então como ela não é definida por nós e não sabemos quanto eles pegarão, não podemos arbitrar a fiança”, explicou o Negrini.
saiba mais

Ainda segundo ele, os veteranos mandantes da ação podem ser chamados para prestar depoimento, se o delegado do 2º DP, que vai conduzir a investigação, entender que seja necessário. “Mas isso não isenta os estudantes da pena por terem praticado o furto”, falou Negrini.

O delegado explicou ainda que o juiz é quem define a pena e pode ou não conceder a liberdade provisória aos estudantes. Os parentes ou advogados dos jovens não foram localizados.

Unesp
A Unesp informou, por meio da assessoria de imprensa, que a festa aconteceu fora do campus e não faz parte do calendário da universidade, por isso, no âmbito legal, não há como investigar o caso ou estabelecer punição para os envolvidos.

Entretanto, a Unesp coíbe ainda o trote dentro ou fora de suas dependências. A punição para os infratores da norma varia conforme a gravidade do caso e pode chegar ao desligamento da universidade, que afirmou que vai apurar os fatos e tomar as providências cabíveis.

Imagem
Estudantes da Unesp de Araraquara foram presos após furtarem cemitério (Foto: Reprodução/ EPTV)
G1 SÃO CARLOS E ARARAQUARA

Atualizando:
Estudantes que furtaram vaso pagam R$ 200 de fiança e deixam a prisão
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regia ... quara.html
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder