Aborto

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Você é a favor ou contra o aborto?

A favor
19
21%
Contra
40
44%
A favor, mas somente em casos especiais, como fetos anencéfalos
31
34%
 
Total de votos: 90

Avatar do usuário
Bgs
Membro
Membro
Mensagens: 6308
Registrado em: 12 Dez 2009, 16:55
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 89 vezes
Curtiram: 198 vezes

Aborto

Mensagem por Bgs » 17 Out 2012, 15:57

Uruguai é o primeiro país sul-americano a descriminalizar o aborto
Por 17 votos a favor e 14 contra, o Senado uruguaio aprovou na tarde desta quarta-feira projeto de lei que descriminaliza o aborto no país. Com a decisão, o vizinho sul-americano se transforma no primeiro país da América do Sul e o o segundo da América Latina (depois de Cuba) a permitir o aborto por qualquer mulher que deseje fazê-lo, até a 12ª. semana de gestação.

Antes de entrar em vigor, a lei ainda precisa passar por sanção do presidente uruguaio, José "Pepe" Mujica, mas o mandatário já avisou, em reiteradas declarações, que não vetará a decisão tomada pelo Parlamento.

De acordo com estimativas de organizações sociais como o coletivo Mujeres y Salud en Uruguay, no país são realizados cerca de 30 mil abortos por ano. Segundo o Ministério de Saúde do Uruguai, no ano passado, 46.706 crianças nasceram no país.

Descriminalização e legalização. O projeto, que não contou com votos dos opositores partidos Blanco e Colorado, não legaliza o aborto, mas sim impede que a interrupção da gravidez por parte de cidadãs uruguaias seja tratada como crime.

A decisão final pode ser tomada pela gestante depois de haver sido observado um processo obrigatório de consulta a três profissionais vinculados ao sistema de saúde local e desde que o aborto seja praticado por centros de saúde registrados.

"Este é um primeiro passo de avanço. Entre 1934 e 1938, o aborto foi legal no Uruguai. E, desde a reabertura democrática (1985), todas as legislaturas apresentaram projetos a respeito. Sentimos que se trata de uma questão de direito, estamos convencidos de que se deve continuar com a luta pela autonomia da mulher", disse à BBC Brasil a senadora Monica Xavier, presidente da Frente Ampla.

Procedimentos. O primeiro passo estabelecido pela lei é a ida obrigatória da gestante a um médico, a quem deverá manifestar seu desejo de abortar. A partir daí, o profissional deve enviar a paciente a um comitê constituído por um ginecologista, um psicólogo e um assistente social para que receba informações sobre a interrupção da gravidez e para lhes manifestar as razoes pelas quais deseja abortar.

Após cinco dias de "reflexão", a paciente deve expressar sua decisão final, e então o aborto deve ser realizado de forma imediata e sem obstáculos, em hospitais públicos e privados.

A lei não permite que mulheres estrangeiras se beneficiem desse novo direito.

A nova legislação também determina que a gravidez poderá ser interrompida, até sua 14ª. semana, quando a gestação incorrer em risco de vida para a saúde da mulher, quando houver malformações fetais incompatíveis com a vida extrauterina e quando a gravidez for resultado de estupro.

O projeto aprovado é fruto de um extenso vaivém do texto na Câmara e no Senado uruguaios. Em 2008, o então presidente Tabaré Vázquez vetou os artigos da lei de saúde sexual e reprodutiva que estabeleciam a descriminalização do aborto.

http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 6863,0.htm
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43809
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1670 vezes
Curtiram: 3362 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Barbano » 17 Out 2012, 16:02

Que números assustadores. 46 mil nascimentos e 30 mil abortos? É muita coisa, quase 40% das grávidas já abortavam por lá mesmo antes da descriminalização.

Eu a princípio sou a favor apenas em casos especiais.

Acho que é uma questão de responsabilidade se prevenir nos demais casos. Senão vira banalização...

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Rafinha » 17 Out 2012, 16:07

Contra.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Beterraba » 17 Out 2012, 16:13

contra.
Usuário do Mês de Março de 2018

Avatar do usuário
@EA
Membro
Membro
Mensagens: 6935
Registrado em: 30 Mar 2010, 23:47
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Via Láctea
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Re: Aborto

Mensagem por @EA » 17 Out 2012, 16:22

A favor, mas somente em casos especiais, como fetos anencéfalos. Em casos de estupro acho válido também.
Fabão escreveu:Acho que é uma questão de responsabilidade se prevenir nos demais casos. Senão vira banalização...
[2]
Agente da Coroa a serviço da Rainha


Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!



Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103793
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4897 vezes
Curtiram: 1888 vezes

Re: Aborto

Mensagem por E.R » 17 Out 2012, 16:31

Tem outro tópico sobre Aborto aqui : http://www.forumchaves.com.br/viewtopic.php?f=53&t=805

Fechem o tópico antigo ou mesclem, sei lá. :joinha:
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Daniel Brito
Membro
Membro
Mensagens: 9262
Registrado em: 05 Fev 2012, 12:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Localização: Salvador - BA
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 65 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Daniel Brito » 17 Out 2012, 16:32

A favor, mas somente em casos especiais, como fetos anencéfalos. E em casos de estupro.

Do contrário, sou contra. A criança não tem culpa da irresponsabilidade dos pais, caso o filho seja indesejado.
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Chavo » 17 Out 2012, 16:35

A favor, em casos especiais como no de fetos anencéfalos que, na maioria dos casos, nascem mortos ou, quando nascem com vida, duram apenas por horas ou por poucos dias. Na minha opinião, justo é evitar consequências psicológicas que possam advir aos familiares e não obrigá-los a levarem adiante uma gravidez cujas chances de cominar no parto de um ser humano sadio sejam baixas.

E por mais que vários sejam contra, o aborto é inevitável em pelo menos uma situação, que acho que não é mais de grande incidência, dada a evolução da tecnologia: quando for necessário para salvar a vida da gestante, no caso de a gravidez representar riscos irreparáveis a ela. É o aborto necessário ou terapêutico, permitido por Lei desde que se faça por MÉDICO registrado (art. 128, I, Código Penal).

Outra hipótese de aborto permitido por Lei é o chamado humanitário ou sentimental, no caso de a gravidez resultar de estupro, desde que este aborto também seja praticado por médico (art. 128, II, CP). Contra este tenho uns preconceitos pois, no caso, a criança não tem culpa de ter sido fruto de uma relação sexual indesejada pela mãe. Logo, não sei se a interrupção da gestação pode ser considerada justa.

E concordo plenamente com o Fabão quanto à responsabilidade de cada um na prevenção durante o sexo. Incentivo para estimular o uso de preservativos é o que não falta.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43809
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1670 vezes
Curtiram: 3362 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Barbano » 17 Out 2012, 16:51

É isso.

Nossa legislação ampara bem o tema a meu ver. Concordo em todos esses casos previstos por ela. E só.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 22382
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 421 vezes
Curtiram: 3471 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Riddle Snowcraft » 17 Out 2012, 17:01

Nesses casos de estupro ou gravidez de altissimo risco, realmente, o aborto é necessario.

Mas em caso de irresponsabilidade, sou completamente contra. Quis foder antes da hora? Se fode mais ainda. Eu dou risada quando vejo adolescente gravida... é uma BELISSIMA forma de aprender a ter mais responsabilidade da proxima vez. Deviam aproveitar e proibir que essas adolescentes coloquem seus bebês na adoção, é pra cuidar MESMO.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66316
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: Aborto

Mensagem por CHarritO » 17 Out 2012, 17:27

Contra. -_-
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Guilherme CH » 17 Out 2012, 17:53

A favor, mas somente em casos especiais, como fetos anencéfalos

Em casos de estupro é muito complicado, mas sou a favor também.

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Rafinha » 17 Out 2012, 18:41

Chavo escreveu:A favor, em casos especiais como no de fetos anencéfalos que, na maioria dos casos, nascem mortos ou, quando nascem com vida, duram apenas por horas ou por poucos dias. Na minha opinião, justo é evitar consequências psicológicas que possam advir aos familiares e não obrigá-los a levarem adiante uma gravidez cujas chances de cominar no parto de um ser humano sadio sejam baixas.

E por mais que vários sejam contra, o aborto é inevitável em pelo menos uma situação, que acho que não é mais de grande incidência, dada a evolução da tecnologia: quando for necessário para salvar a vida da gestante, no caso de a gravidez representar riscos irreparáveis a ela. É o aborto necessário, também chamado de terapêutico, permitido por Lei, desde que se faça por MÉDICO legalizado (art. 128, I, Código Penal).

Outra hipótese de aborto permitido por Lei é o chamado humanitário, no caso de a gravidez resultar de estupro, desde que este aborto também seja praticado por médico (art. 128, II, CP). Contra este tenho uns preconceitos pois, no caso, a criança não tem culpa de ter sido fruto de uma relação sexual indesejada pela mãe. Logo, não sei se a interrupção da gestação pode ser considerada justa.

E concordo plenamente com o Fabão quanto à responsabilidade de cada um na prevenção durante o sexo. Incentivo para estimular o uso de preservativos é o que não falta.
Concordo com tudo. Nesses casos excepcionais, eu sou a favor também.

Quem der sem responsabilidade, tem que aprender a ter em nove meses. Ponto.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Arkantos
Membro
Membro
Mensagens: 2333
Registrado em: 03 Jun 2012, 07:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Aborto

Mensagem por Arkantos » 17 Out 2012, 22:21

Acredito que alguns já disseram algo parecido com o que penso.
Concordo totalmente com o que o Chavo disse. Também sou a favor apenas em casos especiais.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43894
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Aborto

Mensagem por Antonio Felipe » 17 Out 2012, 23:39

A favor em caso de má-formação, risco de morte da mãe ou gravidez originada por estupro. Mas acho que dá para liberar em uma ou outra circunstância também.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Responder