Obrigatoriedade do voto

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Você é contra ou a favor da obrigatoriedade do voto?

A favor.
9
15%
Contra.
51
85%
 
Total de votos: 60

Avatar do usuário
Don_aCHiles
Membro
Membro
Mensagens: 499
Registrado em: 30 Ago 2012, 17:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Tangamandápio
Curtiu: 22 vezes
Curtiram: 10 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Don_aCHiles » 23 Dez 2016, 14:38

Bom, sobre o assunto principal: Eu detesto votar, mas creio que é o mais certo ser obrigatório.
Se não fosse, muita gente não iria votar, eu mesmo não iria. Ia votar a maioria a galera que é panelinha pra algum partido, e outros que realmente se preocupam com política.
Imagem
Usuário do FCH desde Agosto/2012
Ex-Moderador do FUCH (Setembro/2012 - Maio/2013)
Vencedor do Usuário CH do FUCH (Março/2015)
Campeão de "A Casa do FUCH 2"
Campeão do "Big FUCH Brasil"

Imagem

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4644
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2678 vezes
Curtiram: 991 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Bugiga » 23 Dez 2016, 22:27

Don_aCHiles escreveu:Bom, sobre o assunto principal: Eu detesto votar, mas creio que é o mais certo ser obrigatório.
Se não fosse, muita gente não iria votar, eu mesmo não iria. Ia votar a maioria a galera que é panelinha pra algum partido, e outros que realmente se preocupam com política.
Melhor ir votar só quem tem interesse do que ser obrigado e ir lá só pra anular o voto ou votar em um Tiririca qualquer como "forma de protesto".

E tu fala como se fosse muito difícil deixar de votar, atualmente. Basta ir passear em uma cidade vizinha e justificar o voto. E, mesmo se não justificar, a punição por não votar é uma multa de valor irrisório. A única coisa que prejudicaria mesmo seria pra prestar concurso público, pois ao ser nomeado é exigido comprovante de estar em dia junto à justiça eleitoral.

Não tem nenhuma justificativa pra manterem o voto obrigatório, na real. Compra de votos ou "panelinhas" ocorrem mesmo no modelo atual.
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Fórum Chaves
Nascimento: 2009
Falecimento: 2023

Avatar do usuário
Don_aCHiles
Membro
Membro
Mensagens: 499
Registrado em: 30 Ago 2012, 17:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Tangamandápio
Curtiu: 22 vezes
Curtiram: 10 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Don_aCHiles » 25 Dez 2016, 23:05

Bugiga escreveu:
Don_aCHiles escreveu:Bom, sobre o assunto principal: Eu detesto votar, mas creio que é o mais certo ser obrigatório.
Se não fosse, muita gente não iria votar, eu mesmo não iria. Ia votar a maioria a galera que é panelinha pra algum partido, e outros que realmente se preocupam com política.
Melhor ir votar só quem tem interesse do que ser obrigado e ir lá só pra anular o voto ou votar em um Tiririca qualquer como "forma de protesto".

E tu fala como se fosse muito difícil deixar de votar, atualmente. Basta ir passear em uma cidade vizinha e justificar o voto. E, mesmo se não justificar, a punição por não votar é uma multa de valor irrisório. A única coisa que prejudicaria mesmo seria pra prestar concurso público, pois ao ser nomeado é exigido comprovante de estar em dia junto à justiça eleitoral.

Não tem nenhuma justificativa pra manterem o voto obrigatório, na real. Compra de votos ou "panelinhas" ocorrem mesmo no modelo atual.
Nem sempre acontece isso, não generalize. Há pessoas (como eu) que procuro saber dos candidatos antes de votar, melhor isso do que dar o voto a qualquer mané como "forma de protesto" como você diz, lembrando que já disse que se não fosse obrigatório eu não me daria esse trabalho.

É muito fácil deixar de votar, multa de 3 reais e pouco se não me engano, é uma merreca mesmo. Aonde disse que era algo "difícil"? Li de novo meu post anterior e não vi essa forma de interpretar. An? :headscratch:

Sim, ocorrem sempre. Mas quando tem outras pessoas que não fazem "panelinha" pra algum partido, o negócio fica um pouco diferente. Alias, beem diferente até.
Imagem
Usuário do FCH desde Agosto/2012
Ex-Moderador do FUCH (Setembro/2012 - Maio/2013)
Vencedor do Usuário CH do FUCH (Março/2015)
Campeão de "A Casa do FUCH 2"
Campeão do "Big FUCH Brasil"

Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Chapolin Gremista » 07 Set 2018, 22:51

O fenômeno Bolsonaro ajudará a mostrar que a obrigatoriedade do voto é uma excrescência.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Victor235 » 23 Jun 2020, 00:19

Senado cogita adoção do voto facultativo no pleito deste ano
O Senado deverá votar esta semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) que adiará as eleições municipais deste ano, em função da pandemia do coronavírus.
O relator da PEC, senador Weverton Rocha (PDT-MA, foto), admitiu que está em cogitação a redução da idade mínima para o voto facultativo – de 70 para 60 anos -, ou até mesmo a adoção incondicional do voto facultativo.
https://paraibaonline.com.br/2020/06/se ... deste-ano/
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104277
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Obrigatoriedade do voto

Mensagem por E.R » 23 Jun 2020, 00:20

Tomara que aprovem isso, ninguém pode ser obrigado a votar em plena pandemia.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Barbano » 23 Jun 2020, 12:24

Concordo. Só dá um pouco de receio que os mais fanáticos (e extremistas) acabem decidindo as eleições, já que esses certamente farão questão de votar.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104277
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Obrigatoriedade do voto

Mensagem por E.R » 27 Dez 2020, 08:05

NOTÍCIAS
https://www1.folha.uol.com.br/poder/202 ... olha.shtml

A maioria dos brasileiros é contrária à obrigatoriedade do voto atualmente em vigor no país, aponta levantamento nacional feito pelo Datafolha.

Segundo o instituto, 56% dos entrevistados são contrários à obrigação de comparecer às urnas, ante 41% que se dizem favoráveis a esse dever.

Não soube responder 1% dos entrevistados, e outro 1% se disse indiferente a respeito.

A margem de erro na pesquisa, feita entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2020, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foram ouvidos 2.016 brasileiros adultos que possuem telefone celular de todas as regiões brasileiras.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Obrigatoriedade do voto

Mensagem por JF CH » 27 Dez 2020, 13:36

Mas tem gente mais preocupada em voltar com o voto em cédula :rolleyes:
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Responder