Pena de morte e prisão perpétua

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Você é a favor de pena de morte e prisão perpétua?

Sim para ambos.
23
43%
Sim apenas para pena de morte
6
11%
Sim apenas para prisão perpétua
15
28%
Contra ambos
9
17%
 
Total de votos: 53

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Barney Stinson » 16 Dez 2013, 15:24

Chavo escreveu:O que o Brasil poderia implementar e que funciona mais do que estas penas cruéis é o trabalho obrigatório. Nisso a Constituição Federal é meio frouxa, de fato.

Outra coisa a ser pontuada é que, no País, a maior parte dos crimes praticados são contra o patrimônio (furtos, roubos e estelionatos lideram), ainda que gerem outras consequências, como no caso do latrocínio ou da extorsão seguida de morte. E, mesmo quando são outros tipos de crime que não atentam contra o patrimônio da vítima, como no caso de homicídios, lesões corporais, peculato, concussão, corrupção passiva etc., é muito comum nestes casos que a motivação dos criminosos envolva dinheiro. Desse modo, pra se destruir uma organização criminosa, p. ex., é mais efetivo mexer na questão financeira do que ir prendendo os caras. O crime organizado é como uma hidra, aquele dragão mitológico com várias cabeças: enquanto um criminoso é punido (= preso), entra(m) outro(s) integrantes pra organização.

Mas continuo batendo na mesma tecla, pelos fundamentos já expostos ao longo desse tópicp: pena de morte e prisão perpétua não intimidam pelo simples fato de que nenhuma pessoa, muito menos um delinquente velho de guerra, vai cometer um crime pensando na pena. Na cabeça dele, o que ele quer é atingir a finalidade almejada e não ser preso, e isso é natural.
Acompanho o voto do relator! :lingua:
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Marquês de Sade
Membro
Membro
Mensagens: 1764
Registrado em: 24 Set 2014, 22:33
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Marquês de Sade » 15 Nov 2014, 17:05

Contra ambos.

Que moral tem um Estado assassino para dizer que é errado matar?

Que moral tem um Estado que encarcera perpetuamente para dizer que a regeneração é possível?

Avatar do usuário
Chad'
Membro
Membro
Mensagens: 10693
Registrado em: 23 Abr 2012, 21:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 271 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Chad' » 26 Jan 2017, 09:07

Não achei outro tópico, então vamos aqui mesmo.
Na cadeia, ex-goleiro Bruno carrega as chaves da própria cela
Imagem
No Alto das Maravilhas, no meio de uma região de mata fechada encravada no município de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, há um presídio que só recebe condenados que cumprem pena em regime fechado. A penitenciária abriga hoje 175 homicidas, assaltantes, estupradores e traficantes, a maioria com mais de dezoito anos de cadeia. Não há policiais, carcereiros ou seguranças armados. Quem vigia todas as portas da penitenciária, das galerias e das celas são os próprios detentos. Não há guaritas de vigilância. O presídio é administrado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), uma organização não governamental que cuida de outras 47 unidades semelhantes em quatro estados. A penitenciária foi construída em 2006 em parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Hoje, abriga um dos detentos mais famosos do país. Bruno Fernandes, ex-goleiro do Flamengo condenado a 22 anos e 3 meses de reclusão pelo assassinato da modelo Eliza Samudio, carrega as chaves da própria cela e trabalha vigiando os demais detentos. Antes de chegar lá, Bruno passou por presídios convencionais, como o Nelson Hungria, o maior de Minas Gerais, e o Complexo de Bangu, o maior do Rio de Janeiro. A VEJA, o ex-goleiro diz que as penitenciárias tradicionais, em vez de recuperar os presos, acabam por torná-los ainda mais perigosos. “O sistema convencional não recupera ninguém”, afirma.

Todos os presos, inclusive os 113 do regime fechado, passam o dia fora das celas, nas oficinas e no pátio, onde têm livre acesso a serras elétricas, pés-de-cabra e tesouras para os trabalhos artesanais. No semiaberto, há enxadas, picaretas e foices. Os 62 detentos do semiaberto se dividem entre oficinas, hortas e trabalho em empresas na cidade. A associação recebe ajuda do Tribunal de Justiça de Minas para capacitação de funcionários e gestores. Os presos fazem cursos como marcenaria, padaria, jardinagem, informática e pintura. A administração está concluindo uma fábrica de itens de segurança, como luvas e botas. Todos estudam: noventa condenados fizeram o Exame Nacional Ensino Médio (Enem) neste ano. Há biblioteca, ‘DVDteca’, computadores e internet para curso superior a distância. Os presos usam crachá, são chamados pelo nome, têm livre acesso aos diretores do presídio e são instruídos a reclamar de tudo o que desaprovam.

A segurança interna é feita pelos próprios detentos. O ex-goleiro Bruno é um dos mais novos seguranças do presídio. O jogador carrega todas as chaves das celas de um bloco com duas galerias, onde ficam cinquenta presos do regime fechado. Desde que chegou à unidade, há um ano e quatro meses, o goleiro fez seis cursos, incluindo os de soldador, jardineiro e pedreiro. Nesse período, ele ganhou a confiança dos colegas e da administração. “A Apac é uma obra de Deus: devolveu a minha dignidade, restituiu a minha família”, diz Bruno. O vizinho de cela do goleiro, Carlos Maick, condenado a 22 anos de reclusão por homicídio e roubo, concorda: “Eu só sabia pegar em revólver. Já cheguei a ficar numa cela com 25 presos e muitos tinham de dormir no banheiro. Agora, sou soldador, fiz o Enem e vou fazer faculdade. Se o Brasil adotar esse sistema, consegue desmantelar a indústria do crime”. Igor Lelis do Amaral, condenado a 23 anos de prisão por latrocínio, diz que o sistema penal convencional, por onde já passou, deseduca. “Aqui estou preso à minha própria consciência, a confiança é construída”, diz Igor.

O presídio conta ainda com os serviços de quarenta voluntários. Além de não ganharem dinheiro para isso, alguns gastam do próprio bolso para trabalhar lá. É o caso de Hilton Ferreira Pena, vice-presidente da Apac, que ganha 1 600 reais mensais de aposentadoria. Ele é tratado por muitos presos como pai. Antes da construção da unidade, Hilton ajudou a fazer um abaixo-assinado para impedir que a penitenciária ficasse ali, próximo de sua casa. Depois, mudou de ideia em relação ao projeto. “Se algum recuperando está triste, vou lá e converso com ele. Meus filhos brigam comigo, porque fico aqui de domingo a domingo”, diz. Os candidatos a voluntário têm de fazer um curso que dura até quatro meses.

A Apac de Santa Luzia já registrou um incidente. Em 2012, seis presos fugiram do presídio, mas foram logo recapturados. Hilton diz que foi o único problema que a administração enfrentou. “Eles tinham acabado de chegar e não conheciam a metodologia”, diz. Hilton garante que nunca foram registradas tentativas de rebeliões ou motins e nunca houve morte no local. Além da delegação de poderes para os presos administrarem parcela do presídio, a associação tem vinte funcionários administrativos – alguns deles são ex-presidiários. A folha salarial é de 70 000 reais mensais. Juntando todos os custos, cada preso custa 913 reais por mês ao estado. O encarregado da segurança do presídio, Humberto Andrade Castro, defende a ideia de que o modelo de gestão seja transformado em política pública. “A filosofia é a recuperação, a família organizada como suporte, a construção da vida do recuperando. Fazemos melhor, com um terço do que se gasta em outros presídios convencionais.” Ele diz que o índice de reincidência criminal na unidade de Santa Luzia é de 23%, menos da metade da média geral de Minas Gerais, calculada em 51% por uma pesquisa da socióloga Roberta Fernandes Santos, do Centro de Pesquisa em Segurança da PUC/MG, feita em 2015.

O modelo das Apacs já se reproduz por oito estados e inspira autoridades de outros países que vêm ao Brasil para conhecer o projeto. A última visita foi de autoridades do Chile, no fim do ano passado. Humberto foi funcionário de penitenciária comum. “Lá, no presídio convencional, no primeiro dia de trabalho me deram um pedaço de pau: ‘Isso aqui é um porrete e aquilo lá é um preso’, me disseram. No presídio convencional, eu cuidava de números. Aqui, cuido de pessoas”, diz Humberto. Ele conta que a Apac já recebeu pessoas ligadas a facções criminosas. Nesses casos, há um acompanhamento especial do preso. Por uma razão: assim que um membro de uma facção assume o compromisso de não mais atender ao crime, ele passa a correr risco de vida se retornar ao sistema tradicional. Para ingressar no presídio, o candidato assina um “termo de responsabilidade” e envia uma carta ao juiz de execuções penais, pedindo a transferência e se comprometendo com a filosofia da instituição. O preso passa por avaliação sobre sua situação familiar, mental, jurídica e social. Eles não podem chamar os colegas por apelido nem usar drogas ou telefone celular. A entidade prega a valorização do ser humano da família e da espiritualidade. Há local para orações, para qualquer religião. No local há campos de futebol, quadras esportivas e até uma academia de ginástica.

Os presos são obrigados constantemente a fazer exame de toxicologia. Os detentos podem fazer três ligações telefônicas semanais monitoradas para a família, de cinco minutos cada uma. A comida feita pelos presos é também servida aos funcionários administrativos, à direção do presídio e aos juízes, procuradores e demais autoridades que visitam o local. Os presos usam talheres de inox e copos de vidro. As celas têm 40 metros quadrados, cinco camas com colchões, ficam abertas das 6 às 22 horas. Cada cela é dividida, no máximo, por cinco presos. E há revezamentos entre eles, para evitar formação de grupos. Há chuveiros quentes e vasos sanitários. As camas são de cimento e têm colchão, travesseiro e lençóis. Não há uniformes – os presos só são obrigados a usar crachás de identificação. As câmeras de vigilância ficam somente na área externa do presídio. À noite, os presos se juntam para ver televisão. As visitas íntimas ocorrem duas vezes por mês e podem durar uma noite inteira, desde que seja para o fortalecimento da família. Os visitantes passam pelo detector de metais e não são constrangidos com o toque íntimo. O advogado e teólogo Valdeci Antônio Ferreira preside a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, que congrega as Apacs. Ele não vê saída para o sistema penitenciário nacional sem que a sociedade civil participe. “Sem o envolvimento da comunidade, você não tem nenhum resultado na recuperação. Essa metodologia não nasce por decreto, por desejo de alguma autoridade, é resultado da participação da comunidade.” Valdeci credita o sucesso do voluntariado nos presídios ao idealizador da Apac, o advogado Mario Ottoboni.
http://veja.abril.com.br/brasil/na-cade ... pria-cela/
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 189 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Chokito Cabuloso » 26 Jan 2017, 10:55

Pode funcionar, mas este clima de retiro espiritual não me agrada. Eu associo prisão a punição, não necessariamente vingativa como a de Manaus, porém não tão fofinha como a descrita acima. Eles estão vivendo melhor que muita gente honesta e desempregada na crise aqui fora.
Esses usuários curtiram o post de Chokito Cabuloso (total: 1):
BrendaMarzipan
Imagem

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Hyuri Augusto » 26 Jan 2017, 11:22

Acho que dão liberdade demais pra esses caras. Uma prisão onde não tem guardas, onde não tem coordenação policial ou qualquer vigilância que não sejam dos próprios detentos, é um suicídio prisional. Não tem essa de preso bonzinho, nesse caso, se eles tomaram juízo, bom pra eles. Agora que pensem duas vezes antes de fazer merda outra vez. Creio eu, que isso uma hora ou outra vai dar errado. Não é toda pessoa que tem a cabeça no eixo. E se vier um preso que jogue dos dois lados, engane a galera e libere os outros? Quem vai corrigir isso? Os caras da APAC vão ficar com o rabo entre as patas. Principalmente, porque parte da responsabilidade é deles. E como eles deram a ideia, nada mais justo do que responderem por isso.
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 189 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Chokito Cabuloso » 26 Jan 2017, 12:39

''No local há campos de futebol, quadras esportivas e até uma academia de ginástica.''

Nem no meu antigo condomínio de classe média tinha tudo isto. Pelo menos eles tiveram a delicadeza de não construir uma piscina com aquecimento e hidromassagem. Mas não se preocupem, já deve ter projetos na mesa.

''Desde que chegou à unidade, há um ano e quatro meses, o goleiro fez seis cursos, incluindo os de soldador, jardineiro e pedreiro.''

Nenhum curso de tapeçaria persa, massagem balinesa ou pintura com guaxe? Um assassino precisa de seus hobbies.

''...são instruídos a reclamar de tudo o que desaprovam.''

Como: ''não gostei da luminária da minha cela, quero um daqueles balões vermelhos japoneses''

''Há biblioteca, ‘DVDteca’, computadores e internet para curso superior a distância. Os detentos podem fazer três ligações telefônicas semanais monitoradas para a família, de cinco minutos cada uma. Os presos usam talheres de inox e copos de vidro. As celas têm 40 metros quadrados, cinco camas com colchões, ficam abertas das 6 às 22 horas. Há chuveiros quentes e vasos sanitários. As camas são de cimento e têm colchão, travesseiro e lençóis. Não há uniformes – os presos só são obrigados a usar crachás de identificação. As câmeras de vigilância ficam somente na área externa do presídio. À noite, os presos se juntam para ver televisão. As visitas íntimas ocorrem duas vezes por mês e podem durar uma noite inteira, desde que seja para o fortalecimento da família. Os visitantes passam pelo detector de metais e não são constrangidos com o toque íntimo.''

Pôurra... a quem tenho que matar?
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3382 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Barbano » 26 Jan 2017, 13:05

Eu achei o modelo bem interessante.

Uma das principais vantagens:
Juntando todos os custos, cada preso custa 913 reais por mês ao estado.
Em modelos tradicionais o custo é três vezes maior, para o detento viver como na idade média em celas superlotadas e comendo lavagem. Há algo errado, não?

A ideia dos presos aprenderem, produzirem, e serem responsáveis pela alimentação e outras tarefas, reduzindo os custos, é bem interessante. O caráter punitivo continua existindo, pela privação da liberdade. Pela matéria, o índice de recuperação é muito maior, e esse também deve ser um dos objetivos da reclusão.

Avatar do usuário
Chad'
Membro
Membro
Mensagens: 10693
Registrado em: 23 Abr 2012, 21:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 271 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Chad' » 26 Jan 2017, 14:29

Mas é aquele caso... nem todo mundo que vai preso tem capacidade de recuperação. Acho que seria bacana testar em mais lugares e ver os resultados que podem sair desse modelo.
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Victor235 » 04 Ago 2018, 21:37

Imagem
Igreja Católica passa a condenar a pena de morte em todos os casos
Para o papa, penalidade deve ser banida.
https://www.poder360.com.br/internacion ... -os-casos/
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por JF CH » 04 Ago 2018, 21:39

Já postaram no tópico de Religião.
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Chapolin Gremista » 04 Ago 2018, 21:44

Todo mundo que come animais é a favor da pena de morte.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 496 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 05 Ago 2018, 00:58

Discordo vocabulicamente.

"pena" e "condição" são coisas diferentes. No caso dos animais, os colocamos em uma condição para servir de alimento. Pena de morte é a consequência devido a uma punição por crime, então seu argumento é falho, verborrágico, fisiológico, manco, anêmico, bilioso, seminal e pueril.

pfelipens, eu lhe adoro, mas tenhamos um pouco de bom senso e não deixar que nossas preferências subam a cabeça a ponto de soltar algumas bobagens, digamos assim.
Esses usuários curtiram o post de Jezebel do Canto e Mello (total: 1):
Victor235
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Chapolin Gremista » 05 Ago 2018, 03:12

Dispenso a adoração de puxa sacos e isentões. Sai fora.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 496 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 05 Ago 2018, 03:47

Então você acha que as minhas colocações sobre a intervenção que eu fiz estão erradas?
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Pena de morte e prisão perpétua

Mensagem por Chapolin Gremista » 05 Ago 2018, 03:52

Eu acho que você tá sendo mala só.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder