Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 10 Abr 2018, 23:30

NOTÍCIAS
Imagem

Alguém (será o @Arenagak?) já havia enviado ao Inducks imagens de todas as histórias de Zé Carioca # 1119, lançado em abril de 1973, com exceção da primeira. Enviei esta e também os personagens diferentes:

Imagem

• Popeanos
Imagem

• Doutor Latus
Imagem

- Ué, porque o Tatá está na contramão?
Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 11 Abr 2018, 22:42



Hoje recebi dois presentes-surpresa. Quando comecei a abrir o envelope, me deparei com uma revista de fotonovelas. "Será que ele quer que eu expanda meu universo de leituras?", pensei. Logo, porém, um marcador de páginas indicou o motivo do presente: a revista (com tiragem de 220.000 exemplares) trouxe uma propaganda do lançamento do gibi do Zé Carioca no Brasil! Com um desenho do personagem, o anúncio apresentava que a partir do dia 10/01 daquele ano de 1961 "Zé Carioca" reuniria "histórias brasileiras com todos os personagens de Walt Disney vivendo suas gozadíssimas aventuras em território verde-amarelo". Também no envelope, um título que eu nunca tinha visto, "Disney Sabe-Tudo", que trouxe desenhos do Zé Carioca. Lançado em junho de 1996, a edição falou sobre os cangaceiros. Com estas duas revistas direcionadas a públicos diferentes, pude conhecer outras facetas do Zé Carioca para além dos quadrinhos que coleciono, através de uma rara propaganda e de uma revista desenhada. A propaganda, aliás, é uma relíquia, que soma-se com as mapeadas pelo Ventura em seu artigo sobre os quadrinhos Disney no Brasil dos anos 60. O texto desta propaganda é diferente do das que ele reuniu.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 12 Abr 2018, 23:20

NOTÍCIAS
Propaganda do Disney Especial Reedição # 178 - As previsões:

Imagem

(via Zé Carioca # 2135, de agosto de 1999)

Imagem

No Inducks, faltava apenas a imagem de um personagem e uma história deste número:

- Dr. Calvo Clain
Imagem

Imagem

-----

Imagem

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 13 Abr 2018, 21:06

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

Em "Os Urubuservadores" (Zé Carioca # 1131, de julho de 1973), Ivan Saidenberg e Renato Canini exploraram um tema muito recorrente em suas histórias, a loteria esportiva. Sem recorrermos a uma pesquisa, é possível de imediato lembrarmos de muitas histórias nas quais a turma faz uma aposta neste tipo de jogo. Em uma, um falso adivinho acaba chutando os palpites corretos, em outra um homem pinta cartelas de apostas em muros e em outra Zé Carioca observa as luzes acesas e apagadas de um prédio que tem três quartos por andar para anotar seus palpites. Esta mesma premissa é utilizada aqui.

Em um sonho, Zé Carioca viu um urubu pousando em cima de um barraco, quando imediatamente começou uma tempestade na qual, em vez de água, choveu dinheiro. Acreditando ser este um "sonho profético", Zé Carioca foi procurar o tal barraco, que existia mesmo, e aos seus lados haviam outros dois barracos, um à esquerda e outro à direita. Zé Carioca ficou um bom tempo observando os urubus que pousavam nestes barracos, com a mesma ideia: se o primeiro urubu pousou na primeira casa, sua primeira aposta é na "coluna um"; se o segundo urubu posou na segunda casa, a segunda aposta vai pra "coluna do meio"; da mesma maneira quando um urubu pousa no terceiro barraco a aposta vai para a "coluna três". Ao se observar o 13º urubu, a cartela estaria pronta.

Porém, a história não se limita a esta ideia que foi reutilizada pelos mesmos autores. Temos que considerar o desenrolar da própria história, que é muito boa. A trama começa com Rosinha, Pedrão (que aqui tá mais pra Pedrinho), Nestor e Amadeu desesperados com o estado de Zé Carioca, que há quatro dias estava sentado olhando para o Morro do Urubu. Rosinha chega a chorar pensando que o namorado "está doente mesmo". Zé Carioca então conta sobre o sonho.

Ao saber do sonho, a turma comemora: "Oba! Viva! Vamos ficar ricos", no que Zé Carioca, ignorando toda a preocupação da turma, só de pensar em um dinheiro que nem tinha certeza que iria ganhar, foi ríspido: "Que história é essa de vamos? Quem sonhou fui eu!". Aí está uma boa crítica dos autores. A turma, sendo pobre, sempre foi muito unida. Quando um deles apenas pensou que iria ganhar um dinheiro que ainda nem existia materialmente, a amizade já sofreu um abalo. A turma fica chateada pelo fato de Zé Carioca não dividir os palpites e vai embora.

Porém, a tristeza passa quando Amadeu lê no jornal que a loteria teve apenas um acertador, que "é da Guanabara". Novamente apostando tudo em uma coisa que ninguém tinha certeza, todos pensam que Zé Carioca foi o ganhador. A turma esquece a raiva e vai parabenizar o papagaio. Porém, Pedrão liga o rádio e descobre que o ganhador era outro, um tal de Gautério. Esta foi uma inclusão na história de um outro personagem, Nadinhas, o primo pobre de Tio Patinhas, que aqui foi chamado de outro nome.

Imagem

Nisso, descobrimos que apesar dele não ter ganho, o sonho de Zé Carioca estava certo. Ele não ganhou porque não encontrou dois cruzeiros para pagar a aposta e jogou fora o volante preenchido, que foi encontrado por Nadinhas. Zé Carioca reconhece ter bancado o egoísta e que a culpa foi dele (afinal, se dividisse os palpites, lhe emprestariam o dinheiro e todos ganhariam um pouco, já do jeito que a coisa aconteceu ninguém da turma ganhou nada, apenas um personagem externo - e os autores fizeram questão de que, mesmo que o prêmio se perdeu, quem o ganhou foi outra pessoa que também é pobre). Porém, no final, todos acham melhor deixar isso pra lá, pois, como diz Amadeu, "nossa amizade vale muito mais do que dinheiro".

Como as histórias de Saidenberg e Canini são bem-humoradas (estou me sentindo a Lucila escrevendo este post, rs), para além de todo esse roteiro e esta lição, a HQ ainda termina com um lado humorístico: Zé Carioca volta para o Morro do Urubu e encontra toda a turma observando os urubus, afinal, vai que o prêmio sai de novo desta forma?

Imagem

Já em "Sua resposta vale um milhão", desenhada por Tony Strobl, Donald e Peninha têm a péssima ideia de levar um milhão que Patinhas havia ganho para o sítio do Urtigão, afinal o parente "já tem tudo". Ao ficar muito tempo aguardando seus parentes para o dia de trabalho e os caminhões com o prêmio, Patinhas liga para o "Departamento de Pessoas Desaparecidas", e notifica o "desaparecimento dos sobrinhos Donald e Peninha, junto com dez caminhões da TV Patópolis". Porém, ao fazer essa ligação, Patinhas não tinha a menor ideia de que eles estavam juntos. Peninha e Donald tiveram a ideia no meio do caminho e a executaram logo em seguida, sem avisar ninguém, apenas foram guiando os caminhões até o sítio, com os motoristas pensando que estariam indo até a residência de Patinhas.

Nesta edição também saiu um selo sobre o "Centenário de Santos Dumont":

Imagem

-----

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 14 Abr 2018, 09:58

Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 14 Abr 2018, 20:38

NOTÍCIAS
Imagem

Em "Fantasia... ou não?" (Zé Carioca # 2089, de novembro de 1997), Zé Carioca sonha com Beethoven. Porém, no sonho ele demora a descobrir quem se tratava, mesmo que o compositor já havia dito "acontece que fui eu que fiz essa música". Em outra cena, o papagaio confunde raio com relâmpago.

Personagens diferentes da edição:

• Dona Maristela
Imagem

• Dr. Éceu Passado
Imagem

• Túlio, Júlio e Múlio
Imagem

- Diálogo com o leitor:
Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 15 Abr 2018, 22:05

NOTÍCIAS
Imagem

Após a ótima "Superpato, o intrépido vingador", as outras duas histórias de Almanaque do Superpato # 05, de outubro de 1987, trabalharam com um elemento que não acho necessário: a revelação da identidade do herói. Em "Superpato, o insuperável", Huguinho, Zezinho e Luisinho dizem conhecer o segredo do Tio, de que ele é o Superpato. Para piorar, Donald se veste e testa suas habilidades não no esconderijo localizado sob seu armário, e sim num quarto do porão de sua casa, que pode facilmente ser espiado pelos sobrinhos e por outros através de uma janela no chão de seu quintal. Totalmente desnecessário isto para uma história curta e mais humorística. Ela poderia transcorrer de modo diferente em seu roteiro, sem precisarem "queimar" a questão do segredo. Estas histórias francesas, no geral, me parecem bem despreocupadas com os padrões do universo Disney. Parece que os roteiristas franceses faziam o que bem entendiam, ao contrário dos de outros países, que seguem certas "máximas" padrão.

Já "A volta do Superpato", bem mais cuidadosa que a história francesa, em vez de desperdiçar esses elementos do nada, encontrou uma saída: Superpato se "aposentou" e o próprio Donald contou o segredo a seus parentes, mas depois voltou atrás e os fez tomar o Car-can, o caramelo cancelador de lembranças, que apagou de suas mentes a memória sobre a identidade do Superparto. Ou seja: já que pro roteiro fazer sentido numa parte dele os parentes precisavam conhecer a identidade do herói, ao menos a história teve todo um cuidado de mencionar isso e conseguir reverter a situação em seguida. Já na história francesa, uma coisa que deve ser guardada e se tivesse que ser usada no mínimo deveria ser numa grande trama, cujo segredo seria justamente seu tema principal, foi usada apenas como parte de uma história boba que poderia ter caminhado de outra forma. Na italiana, só não sei porque Donald contou o segredo também ao Gastão, e muito menos porque seu primo usava o uniforme do herói quando descobriu isso.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Dona Florinda cheirando cola
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 16 Abr 2018, 06:04

Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 16 Abr 2018, 19:17

Propaganda - Manual da Maga & Min (1973)

Imagem

(via Zé Carioca # 1133, de julho de 1973)
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 17 Abr 2018, 09:31

Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 17 Abr 2018, 21:08

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

Personagens diferentes que aparecem em Zé Carioca # 2083, de agosto de 1997:

• Ali Porlá
Imagem

• Hassan Nhadão
Imagem

• Murilo
Imagem

• Túlio
Imagem

• Tião Parafuseta
Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 17 Abr 2018, 22:12

Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 18 Abr 2018, 22:08

NOTÍCIAS
Em "O adivinhão", história republicada no Zé Carioca de janeiro de 2018, bolaram uma assinatura para Zé Carioca:

Imagem

(via Zé Carioca # 1149, de novembro de 1973)

Imagem

- Propaganda do "Manual do Peninha" em forma de tira:
Imagem

- Propaganda da Biblioteca dos Manuais Disney:
Imagem

Histórias desta edição que ainda não tinham imagens no Inducks:

Imagem

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Arenagak
Membro
Membro
Mensagens: 1434
Registrado em: 12 Out 2010, 20:50
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Figueirense
Localização: Tangamandápio
Curtiu: 54 vezes
Curtiram: 155 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Arenagak » 19 Abr 2018, 18:00

Victor235 escreveu:- Propaganda do "Manual do Peninha" em forma de tira:
Imagem
Deviam ter republicado essa história na época em que o fac-símile foi lançado.
Esses usuários curtiram o post de Arenagak (total: 1):
Victor235
Fundador, presidente, diretor, estagiário e faxineiro do Blog do Arenagak
Diretor executivo da UTPJ
Tesoureiro da APDF
Auditor fiscal do DNVR
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 19 Abr 2018, 20:22

Imagem
Imagem
Imagem

Responder