Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 12 Fev 2020, 23:18

Ela podia responder, "Ah, fala aqui com a minha mão!" :vamp:
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 13 Fev 2020, 00:24

Imagem

Hoje é aniversário de um dos Mestres Disney brasileiros, o Júlio De Andrade Filho. Conhecido por seus roteiros produzidos na era clássica dos quadrinhos Disney no Brasil, Júlio também tem grandes conhecimentos a respeito da história da Editora Abril e da trajetória dos quadrinhos no Brasil, participando até hoje de discussões e trazendo informações em grupos voltados ao tema. Segundo o Inducks, Júlio roteirizou 305 histórias, sendo seus principais parceiros Carlos Edgard Herrero e Renato Canini. Os personagens mais utilizados por ele foram Pato Donald, Peninha e Zé Carioca (justamente meu trio de personagens favoritos), tendo as histórias sido publicadas no Brasil, Portugal, Itália, Colômbia, Espanha, França, México, Alemanha, Estados Unidos, Chile, Noruega e até na antiga Iugoslávia. Os trabalhos com participação dele mais bem avaliados pelos usuários do Inducks são "O casamento do Pato Donald" (Série Ouro Disney), "Zé Borg, o papagaio de 6 milhões de dívidas" e "Ora, pipocas!".
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104195
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4938 vezes
Curtiram: 1906 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 13 Fev 2020, 03:22

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 13 Fev 2020, 23:02

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

Ganhei de presente do Borba o gibi Pato Donald # 734, lançado em novembro de 1965. O número começa com "O diretor de divertimentos". Patinhas contrata Donald ao ver que o pato dá boas ideias para as pessoas se divertirem. De tanto mergulhar no dinheiro, Patinhas acabou ficando verde. Contudo, ao ser mostrado na televisão, o milionário aparece novamente com penas brancas (não, a televisão não era preto-e-branco, mas seguia uma estranha palheta de cores saturada com azul, ocre, roxo e branco). Patinhas também menciona um parente chamado "Primo Tonelada".

Imagem

Erro de colorização em uma tira de Donald:

Imagem

Imagem

"O problema do gigante", história nunca republicada, é meio non-sense e apressada. Além disso, parece ter alguns problemas de proporção em suas ilustrações. A ideia era mostrar que um gigante que cuidava de uma "fazenda gigante" de gigante tinha apenas os pés.

Imagem

"Êsse Instinto Maternal" mostra a estreia dos sobrinhos dos Irmãos Metralhas, os Metralhinhas. Além disso, Madame Min dá aquela assediada nos bandidos:

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
gusta dos biscoitosE.R
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 13 Fev 2020, 23:22

NOTÍCIAS
Imagem

No ano passado, comentei sobre Zé Carioca # 479, a primeira edição do papagaio. Hoje falarei sobre o segundo número, que recebeu a numeração #481, em janeiro de 1961. Na capa, vemos Maria das Neves recebendo um papel que representa uma conta. Meu exemplar pertenceu no passado a alguém chamado Harold.

Imagem

Como é usual nos trabalhos de Jorge Kato, em "Odisseia em Disneylândia" Zé Carioca reencontra-se com outros personagens do universo Disney. O pretexto para os "crossovers" foi uma participação de Zé no programa "Não Durma na Ponte", no qual o papagaio foi designado a levar ao estúdio "um cidadão da Disneylândia". A trama mostra personagens com traços humanos e Rosinha chamando Zé Carioca pelo nome ("José"). Produzida durante o mandato de Juscelino Kubitschek, a história mostra Zé Carioca dizendo "Que pressa! Será que também vão pra Brasília?" ao ver os Porquinhos passarem correndo. Apesar de já ter se encontrado com Pateta, Zé Carioca, sem calças, só diz "Corri tanto que vim parar em Patópólis" ao ver o Edifício Patinhas (será um indício da divisão das cidades de Ratópolis e Patópolis antes da "junção" das mesmas na linha editorial brasileira?). Na frente do edifício de Patinhas havia uma placa com os dizeres "Facada só amanhã" e, no interior de sua sala, um quadro "Meu Primeiro Tostão".

• Juvenal from B ZC 481-B
Imagem

• Erasmo from B ZC 481-B
Imagem

• Sapucaí da Bôca do Mato's mayor
Imagem

Imagem

Em "Casa de cachorro ambulante", o cachorro Bóris fala sobre sua ascendência soviética. Diz o cão: "Isto me recorda certa vez, na minha terra natal, Sibóvia, quando os cossacos me acorrentaram [...]". O nome Sibóvia certamente foi inventado (e encaixou-se bem no contexto do diálogo), já os cossacos existem mesmo: são um povo nativo das estepes das regiões do sudeste da Europa, principalmente da Ucrânia e do sul da Rússia. Posteriormente, Bóris usa o mesmo termo "cossacos" para se referir aos homens do Canil Municipal.

@Phoebe Buffay

Imagem

Nesta publicação de "O Domador de Ursos", de Carl Barks, o termo "ketchup" foi escrito como "quetchupe".

-----

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104195
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4938 vezes
Curtiram: 1906 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 14 Fev 2020, 00:10

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 14 Fev 2020, 00:36

NOTÍCIAS
Imagem

O terceiro volume de "Zé Carioca" lançado no Brasil foi "O Pato Donald apresenta Zé Carioca" # 483, datado de fevereiro de 1961. As informações desta edição na capa receberam uma fonte maior e menos espaçada que a usual (repare na linha "Revista Semanal de Walt Disney").

Imagem

O gibi começa com "O Mapa da Mina", história na qual Tico & Teco fogem de Pato Donald e chegam no Brasil, quando encontram Zé Carioca. Segundo o papagaio, os esquilos teriam percorrido "uns oito mil quilômetros". Como era recorrente na época, "crossovers" entre Zé Carioca e outros personagens do universo Disney são usados em demasia, ainda que apenas por citação. Nesta história, Vovó Donalda envia um bolo para Zé através do correio, enquanto Patinhas lhe envia o "Mapa da Mina do Morro Pelado", prometida quando os personagens estiveram em Brasília. Certamente esta ideia é uma continuação de "Você já foi a Brasília?" (Pato Donald # 435, de março de 1960). Na trama, Zé Carioca ajuda Patinhas e ao final o milionário lhe promete uma "gratificação". Algumas piadas desta HQ remetem a cenas de desenhos animados. Nas ilustrações desta história, Zé Carioca tem penas coloridas no "rabo". Porém, no quadro final da HQ metade de sua face foi colorizada de azul. O mesmo acontece com uma de suas mãos neste quadro:

Imagem

• Tico
Imagem

Imagem

"Tontura das Alturas", história do Banzé, sofreu alterações em seu layout e abrigou a seguinte propaganda:

Imagem

Imagem

Em "A batalha do banho", os sobrinhos de Mickey começam um negócio para dar banho em cachorros e utilizam a expressão "sete palmos de língua". A frase "Assim que ele pule fora, nós..." ficaria melhor redigida como "Assim que ele pular fora, nós...".

- Banho 0x0?
Imagem

Imagem

Imagem

-----

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104195
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4938 vezes
Curtiram: 1906 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 14 Fev 2020, 00:50

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104195
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4938 vezes
Curtiram: 1906 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 14 Fev 2020, 21:29

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4184 vezes
Curtiram: 846 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 14 Fev 2020, 21:39

Isso pra mim é azul :ponder:
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 1):
Victor235
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 14 Fev 2020, 21:40

Tá quase igual esse Zé que postei acima :P

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Nezz » 14 Fev 2020, 21:42

E.R escreveu:
Imagem
Moral da história, o Maurício é daltônico.
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 14 Fev 2020, 21:44

Sem contar que o bicho aí não tem "nove braços", mas seis braços e três pernas.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Nezz » 14 Fev 2020, 21:46

Victor235 escreveu:Sem contar que o bicho aí não tem "nove braços", mas seis braços e três pernas.
Moral da história, além de daltônico, é esquizofrênico.
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 14 Fev 2020, 22:46

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

Em Zé Carioca # 485, de fevereiro de 1961, foi publicada uma HQ clássica que já li ao menos seis vezes, Zé Carioca em "O Tesouro do Capitão Gancho". A história é da época "non-sense" do papagaio, que aqui estava navegando no lago do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e encontra o Capitão Gancho. Aparece também Sininho, hoje em dia chamada genericamente de Tinker Bell. Prof. Pardal também é mencionado: o inventor teria feito uma "cinza radioativa que faz avançar o tempo em redor da pessoa que atinge". Apesar disso, Zé Carioca conseguiu consertar o estrago facilmente, após realizar um truque que jamais enganaria pirata algum. Alguém sabe o nome da música que Zé cantarola no "splash panel" ("As águas prateadas correndo na imensidão [...]")? Esta publicação trouxe grafias incorretas, "baton" e "cupinxas". Neste outro quadro, Zé Carioca fechou o olho e sua pálpebra ficou azul:

Imagem

Imagem

Em "O fim do arco-íris", vemos os personagens Mulligan e Willie. Apesar de estarem registrados no Inducks, ambos não receberam nomes em português, sendo assim não foi possível identificar qual é cada um deles. A publicação desta história sofreu alterações em seu layout e abrigou a seguinte propaganda:

Imagem

Imagem

• Bimbo Monkey (como Aníbal)
Imagem

Imagem

-----

- Propaganda do brinde Decalcomania com cores bem saturadas:
Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder