Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 25 Abr 2019, 17:10

Hoje passei no Sebo Colossal, que fica aqui na minha cidade, e comprei 10 gibis do Cebolinha entre 1975 e 1981.

No ano passado, estipulei uma meta de adquirir 10 gibis da década de 70 neste ano, e hoje ela acaba de ser batida. Agora irei dobrar a meta.

Entre os gibis que adquiri, estão as edições 82, que traz a história de Romeu e Julieta que se tornou peça de teatro e um dos maiores clássicos da Turma, o número 101, que, apesar de ser a edição seguinte, traz várias piadas com o fato da revista ter chegado as 100 edições, e o número 27, de março de 1975, que passa a ser o gibi mais antigo da minha coleção.
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 25 Abr 2019, 19:00

Ramyen Matusquela escreveu:
NOTÍCIAS
"POSTAGENS ESPECIAIS - PATO DONALD CASAS REDONDAS, O Pato Donald # 900, de fevereiro de 1969"

Imagem

Continuando a sequência de patos redondos, li ontem o # 900. Uma coisa curiosa aconteceu nessa edição. Duas tirinhas foram desenhadas aqui no Brasil, receberam código B, mais são remakes de tiras americanas do próprio pato. Não entendi o sentido de remakear duas tiras desenhando o mesmo personagem. :estrelas:
Parabéns pelo post, Jonas. Também não entendi o motivo de terem redesenhado estas tiras, sendo que eram do próprio Donald.
Ramyen Matusquela escreveu:Fui a banca em busca das revistas da Culturama. Pra minha surpresa, haviam acabado de chegar, porém só chegaram Mickey, Tio Patinhas e Pato Donald. :(
Na única loja que encontrei os gibis até hoje (aquela do shopping), por enquanto só há as revistas número zero à venda.
gusta dos biscoitos escreveu:Hoje passei no Sebo Colossal, que fica aqui na minha cidade
Localização: América do Sul
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 25 Abr 2019, 19:16

NOTÍCIAS
Imagem

[SEMANA ZÉ CARIOCA - CASA 1700 - #05]

Imagem

"O velho Zé" (Zé Carioca # 1784, de agosto de 1986) traz uma narrativa um pouco diferente da que foi apresentada em outras histórias da Vila Xurupita. Segundo o redator desta história, cujo nome é desconhecido, Nestor está "há uns dez anos na vila", por isso "não é do tempo" de alguns acontecimentos relatados por Zé Carioca, apesar de ambos "regularem em idade". Na história, Zé Carioca se sente "velho". Em outra trama, "A infância do Zé Carioca", o papagaio relata acontecimentos de sua infância e revela que se perdeu pelo Rio de Janeiro quando tinha três anos de idade e não conseguiu voltar para casa. Ele então teria sido encontrado por Nestor e Pedrão, que passaram a cuidar dele. Portanto, segundo esta outra história seus amigos são mais velhos do que ele. Já uma terceira história, "Reciclando", aponta que, ao contrário da turma estar unida desde cedo, Nestor teria nascido no Morro do Urubu Vesgo. Tudo isto é fruto da relativa liberdade criativa dada aos roteiristas da Disney. Não há uma "narrativa oficial" da trajetória de cada personagem, como foi feito por exemplo com a cronologia de Barks e Don Rosa. Isso gera histórias criativas, porém, descontínuas. Trouxe esses exemplos a título de comparação, não como crítica. Outra curiosidade é que nesta história "O velho Zé" o papagaio reclama das novas construções que chegaram à vila: "Droga! Estão construindo outro espigão aqui na Vila Xurupita!".

• Bem-Te-Vi from B 850137
Imagem

Beterraba Carne Seca from B 850137
Imagem

Em "Larga, lagarta!", através de uma fala da Vovó Donalda, descobri que o plural de couve-flor é "couves-flores". Duvida? https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consu ... flor/13931

Imagem

Por fim, uma história que eu já havia lido no Disney Jumbo: "Quem tem carro está roubado". Neste roteiro, Pateta é esperto. Anota a "chapa" de um veículo que bateu no carro de Mickey, faz uma ocorrência e depois repara em detalhes que ajudaram na solução de um caso de furto de automóveis. Já a tradução da história foi criativa ao fazer uma referência dupla: o dono da garagem que vendia carros roubados se chama Mãoza (lembra "Monza") e sua loja se chama Mãoza-Autos (em referência à frase "mãos ao alto!").

Imagem

-----

Imagem
- TV digital em 86?

Imagem

Imagem
@Raphael

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
gusta dos biscoitosE.RRamyen
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 25 Abr 2019, 20:41

Apesar de "A História do Computador" não ter sido publicada em Portugal (saiu no Brasil, França e Holanda), uma tira em formato de propaganda divulgando esta revista saiu em terras portuguesas, no "Super Almanaque Disney # 1", lançado em 1985: https://inducks.org/issue.php?c=pt%2FSAD%20%201
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 25 Abr 2019, 22:49

Imagem

Comprei estes dois "kits" no supermercado Pão de Açúcar, cada um contendo dois gibis da Disney da época da Abril. Haviam inúmeras combinações diferentes e também gibis de capa-dura (como Barks e Don Rosa) custando R$ 29,90 cada.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
gusta dos biscoitosRamyen
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 25 Abr 2019, 23:05

Esses kits da Abril Disney são clássicos, lembro que quando eu era criança já tinha, tanto que uma parte da minha pequena coleção Disney foi adquirida com eles.
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 1):
Victor235
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 26 Abr 2019, 00:47

O famoso encalhe pela metade do preço :D
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 26 Abr 2019, 07:43

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 26 Abr 2019, 10:01

Victor235 escreveu:O velho Zé" (Zé Carioca # 1784, de agosto de 1986) traz uma narrativa um pouco diferente da que foi apresentada em outras histórias da Vila Xurupita. Segundo o redator desta história, cujo nome é desconhecido, Nestor está "há uns dez anos na vila", por isso "não é do tempo" de alguns acontecimentos relatados por Zé Carioca, apesar de ambos "regularem em idade". Na história, Zé Carioca se sente "velho". Em outra trama, "A infância do Zé Carioca", o papagaio relata acontecimentos de sua infância e revela que se perdeu pelo Rio de Janeiro quando tinha três anos de idade e não conseguiu voltar para casa. Ele então teria sido encontrado por Nestor e Pedrão, que passaram a cuidar dele. Portanto, segundo esta outra história seus amigos são mais velhos do que ele. Já uma terceira história, "Reciclando", aponta que, ao contrário da turma estar unida desde cedo, Nestor teria nascido no Morro do Urubu Vesgo. Tudo isto é fruto da relativa liberdade criativa dada aos roteiristas da Disney. Não há uma "narrativa oficial" da trajetória de cada personagem, como foi feito por exemplo com a cronologia de Barks e Don Rosa. Isso gera histórias criativas, porém, descontínuas. Trouxe esses exemplos a título de comparação, não como crítica. Outra curiosidade é que nesta história "O velho Zé" o papagaio reclama das novas construções que chegaram à vila: "Droga! Estão construindo outro espigão aqui na Vila Xurupita!".
É como o primeiro encontro do Zé com a Rosinha que teve ''três'' versões nos quadrinhos.

[quote=''Victor235'']Apesar de "A História do Computador" não ter sido publicada em Portugal (saiu no Brasil, França e Holanda), uma tira em formato de propaganda divulgando esta revista saiu em terras portuguesas, no "Super Almanaque Disney # 1", lançado em 1985: https://inducks.org/issue.php?c=pt%2FSAD%20%201 [/quote]
Fizeram os gajos procurar a toa... :lol:

E muito bom esse Tio Patinhas das Bruxas. Comentei sobre ele na época.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 26 Abr 2019, 11:00

NOTÍCIAS
"POSTAGENS ESPECIAIS - PATO DONALD CASAS REDONDAS, O Pato Donald # 1000, de janeiro de 1971"

Imagem

Imagem

A revista do pato chegou a milésima edição em janeiro de 1971, alternando a numeração com o Zé. O milésimo pato de verdade foi o # 1522 em janeiro de 1981, dez anos depois. A edição veio com um brinde, um jogo da memória. Outro destaque é uma introdução as histórias, desenhada por Waldyr Igayara de Souza, onde Donald e os Sobrinhos falam sobre as histórias que virão em seguida. Curto bastante esse tipo de introdução em revistas especiais. Como já é de costume, Carl Barks ganhou bastante destaque na edição com três histórias. "O Químico Louco", "O Pato Donald, nosso tio" e "Donald, meu sobrinho".

Imagem

Uma HQ que eu sempre quis ler fechou a edição. "Esta é sua vida, Pato Donald", uma HQ especial que saiu nos Eua em 1960. Nela, o Grilo Falante apresenta um programa de TV onde contariam a vida do Pato Donald. Vários personagens aparecem nessa HQ e relembram momentos que passaram com o Pato (A Vovó conta sobre a infância, a Margarida sobre a época em que eram estudantes e já namoravam e até o Pardal conta uma história, que de fato existiu e é de Carl Barks, etc). História bem legal com o gostoso traço de Strobl.

Imagem

Essa ilustração seria a inspiração de Saidenberg pra criar os Zorrinhos?

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 3):
E.Rgusta dos biscoitosVictor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 26 Abr 2019, 18:58

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 26 Abr 2019, 22:46

Ramyen Matusquela escreveu:Fizeram os gajos procurar a toa... :lol:
:lol:

Isso aconteceu porque alguns encadernados portugueses foram produzidos a partir da junção de encalhes brasileiros. Apenas retiraram as capas dos gibis brasileiros e encadernaram-nos de outra forma para serem distribuídos em Portugal. Ou seja, com anúncios de gibis que não existiam lá e com propagandas de produtos que também só são vendidos no Brasil.

EDIT: foi confirmado que "A História do Computador" não foi publicada em Portugal, porém a versão brasileira foi vendida em terras portuguesas - neste caso, fez sentido a publicação da propaganda.
Ramyen Matusquela escreveu:E muito bom esse Tio Patinhas das Bruxas. Comentei sobre ele na época.
Sim, lembro que comentou. Depois que eu ler esta edição (o que pode demorar muuuito tempo, rs), revisitarei seu post sobre ela.
Ramyen Matusquela escreveu:
NOTÍCIAS
"POSTAGENS ESPECIAIS - PATO DONALD CASAS REDONDAS, O Pato Donald # 1000, de janeiro de 1971"

Imagem

Imagem

A revista do pato chegou a milésima edição em janeiro de 1971, alternando a numeração com o Zé. O milésimo pato de verdade foi o # 1522 em janeiro de 1981, dez anos depois. A edição veio com um brinde, um jogo da memória. Outro destaque é uma introdução as histórias, desenhada por Waldyr Igayara de Souza, onde Donald e os Sobrinhos falam sobre as histórias que virão em seguida. Curto bastante esse tipo de introdução em revistas especiais. Como já é de costume, Carl Barks ganhou bastante destaque na edição com três histórias. "O Químico Louco", "O Pato Donald, nosso tio" e "Donald, meu sobrinho".
Edição clássica. Parabéns pelo post.

Estas histórias com "introdução" foram catalogadas na categoria "Álbum de Fotos"?

Destaque para a foto do "embaixador-mirim". Como estará ele nos dias de hoje? Deveria fazer parte do Disneyanos!
Ramyen Matusquela escreveu:Imagem
O brinquedo era composto por um revólver com uma hélice que girava na ponta. Será que era comum nos Estados Unidos?
Ramyen Matusquela escreveu:Essa ilustração seria a inspiração de Saidenberg pra criar os Zorrinhos?

Imagem
Uma boa estratégia. Gosto quando recuperam personagens e ideias, desenvolvendo-as em outras histórias.
Editado pela última vez por Victor235 em 26 Abr 2019, 23:33, em um total de 2 vezes.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Ramyen
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 26 Abr 2019, 23:17

NOTÍCIAS
Imagem

[SEMANA ZÉ CARIOCA - CASA 1700 - #06]

Imagem

A propaganda que aparece atrás da capa de meu exemplar (comprado no Acervo Sebo e Livraria) de Zé Carioca # 1798, lançado em março de 1987, é diferente daquela encontrada no exemplar que serviu de base para os scans disponibilizados no blog Quadradinhos Patópolis. Enquanto este mostra a propaganda do álbum "Os bebês Moranguinhos", meu exemplar trouxe nesta mesma página uma propaganda do Almanaque do Urtigão # 01:

Imagem

O gibi começa com "O supercobrador", história na qual vemos o personagem diferente Ananias e Superpateta é colocado sob suspeição:

Imagem

Imagem

Histórias que estavam sem imagens correspondentes a esta edição:

Imagem

• Mickey
Imagem

Imagem

• Sobrinho do Donald
Imagem

Por fim, "Pigmapedrão" é outra referência à clássica peça "Pygmalion", que, por sua vez, se baseia no mito do Pigmalião. Este conto foi parodiado em diferentes universos culturais, como a série "Chapolin". Fiz um texto sobre isso na época do Vizinhança do Chaves: https://vizinhancadochaves.wordpress.co ... de-flores/

Na versão "Zé Carioca", Dona Iolanda tenta transformar Pedrão em um rapaz da alta sociedade. Ao ler, notei que em sua casa há um boneco do Acácio sobre uma mesa :lol:

Imagem

Imagem

-----

Imagem

Propaganda criativa, que "continuou" a ilustração de capa de Luluzinha # 153:
Imagem
@Barbano

Nesta outra adicionaram mais uma câmera:
Imagem
@Raphael

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
BarbanoE.Rgusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Arenagak
Membro
Membro
Mensagens: 1434
Registrado em: 12 Out 2010, 20:50
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Figueirense
Localização: Tangamandápio
Curtiu: 54 vezes
Curtiram: 155 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Arenagak » 26 Abr 2019, 23:51

Victor235 escreveu:
NOTÍCIAS
O gibi começa com "O supercobrador", história na qual vemos o personagem diferente Ananias e Superpateta é colocado sob suspeição:

Imagem

Imagem
Esta história é muito engraçada. Principalmente o final. :lol:
Esses usuários curtiram o post de Arenagak (total: 1):
Victor235
Fundador, presidente, diretor, estagiário e faxineiro do Blog do Arenagak
Diretor executivo da UTPJ
Tesoureiro da APDF
Auditor fiscal do DNVR
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 27 Abr 2019, 01:50

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem

Responder