Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4184 vezes
Curtiram: 846 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 12 Dez 2018, 14:22

Estava vendo os gibis da assinatura e percebi algo estranho. O preço atual da revista da Mônica é de seis reais. Esse preço já está na revista faz tempo. Porém, a edição que recebi está com o preço de R$ 5,90. Eu fui conferir na Internet se o valor do gibi tinha baixado, mas encontrei a capa com o preço de seis reais, e então eu fiquei me perguntando: Será que a revista que recebi tem algo de diferente em relação a das bancas? Alguém daqui, que compra gibis da Mônica, poderia me dizer qual o preço que está na de vocês? Eu realmente não entendi o porquê dessa diferença entre a minha e "o resto"
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3382 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Barbano » 12 Dez 2018, 14:59

Ramyen Matusquela escreveu:
NOTÍCIAS
Tirinha sem "fim":

Imagem
É 500 cruzeiros o aluguel do barco? Qual a lógica disso? :wacko:

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 12 Dez 2018, 19:56

A saga "História de Patópolis" é muito boa mesmo. Vale a pena ler aquele especial que reuniu todos os capítulos. Por que você a chama de "sub-série"?

No anúncio do expediente, a propaganda ressalta que Mickey viria com "tamanho maior do que o normal". Isso foi só no número #360?

Destaque também para a propaganda individual do próximo episódio.
Barbano escreveu:
Ramyen Matusquela escreveu:
NOTÍCIAS
Tirinha sem "fim":

Imagem
É 500 cruzeiros o aluguel do barco? Qual a lógica disso? :wacko:
Fabão reparando em tudo :p
gusta dos biscoitos escreveu:Estava vendo os gibis da assinatura e percebi algo estranho. O preço atual da revista da Mônica é de seis reais. Esse preço já está na revista faz tempo. Porém, a edição que recebi está com o preço de R$ 5,90. Eu fui conferir na Internet se o valor do gibi tinha baixado, mas encontrei a capa com o preço de seis reais, e então eu fiquei me perguntando: Será que a revista que recebi tem algo de diferente em relação a das bancas? Alguém daqui, que compra gibis da Mônica, poderia me dizer qual o preço que está na de vocês? Eu realmente não entendi o porquê dessa diferença entre a minha e "o resto"
Se só a sua revista está assim, ela vai valer mais no futuro.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 12 Dez 2018, 20:05

Victor235 escreveu:A saga "História de Patópolis" é muito boa mesmo. Vale a pena ler aquele especial que reuniu todos os capítulos. Por que você a chama de "sub-série"?

No anúncio do expediente, a propaganda ressalta que Mickey viria com "tamanho maior do que o normal". Isso foi só no número #360?

Destaque também para a propaganda individual do próximo episódio.
Barbano escreveu:
Ramyen Matusquela escreveu:
NOTÍCIAS
Tirinha sem "fim":

Imagem
É 500 cruzeiros o aluguel do barco? Qual a lógica disso? :wacko:
Fabão reparando em tudo :p
No Inducks ela está catalogada com esse termo "sub-série".

Acredito que foi só no # 360. Aliás, na época teve um aumento de quase 50% entre as duas edições.

Fabão deve ter entendido errado por causa da scan que não está em alta qualidade. Na verdade o preço do bote é 100 cruzeiros (já incluído todo mundo).
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 12 Dez 2018, 20:11

Aumento de preço ou de páginas?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4184 vezes
Curtiram: 846 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 12 Dez 2018, 20:21

Victor235 escreveu:
gusta dos biscoitos escreveu:Estava vendo os gibis da assinatura e percebi algo estranho. O preço atual da revista da Mônica é de seis reais. Esse preço já está na revista faz tempo. Porém, a edição que recebi está com o preço de R$ 5,90. Eu fui conferir na Internet se o valor do gibi tinha baixado, mas encontrei a capa com o preço de seis reais, e então eu fiquei me perguntando: Será que a revista que recebi tem algo de diferente em relação a das bancas? Alguém daqui, que compra gibis da Mônica, poderia me dizer qual o preço que está na de vocês? Eu realmente não entendi o porquê dessa diferença entre a minha e "o resto"
Se só a sua revista está assim, ela vai valer mais no futuro.
Pior que toda foto da capa que eu encontro o preço é seis reais. E a revista do Cebolinha, que recebi no mesmo pacote, e tem o mesmo número de páginas, está com o preço correto. Eu acho que deve ter alguma diferença entre a minha revista e a "normal" além do preço, só alguém que tenha comprado para confirmar. Aliás, resolvi escanear essa capa para mostrar para vocês. Se alguém puder me ajudar com fotos ou informações do gibi com o outro preço, agradeço, pois eu realmente estou curioso para saber o que houve.
Imagem
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 12 Dez 2018, 20:27

Victor235 escreveu:Aumento de preço ou de páginas?
De preço. Talvez por ser uma edição especial.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 12 Dez 2018, 23:31

gusta dos biscoitos escreveu:Pior que toda foto da capa que eu encontro o preço é seis reais. E a revista do Cebolinha, que recebi no mesmo pacote, e tem o mesmo número de páginas, está com o preço correto. Eu acho que deve ter alguma diferença entre a minha revista e a "normal" além do preço, só alguém que tenha comprado para confirmar. Aliás, resolvi escanear essa capa para mostrar para vocês. Se alguém puder me ajudar com fotos ou informações do gibi com o outro preço, agradeço, pois eu realmente estou curioso para saber o que houve.
Imagem
Sugiro você passar numa banca e comprar o gibi com o preço "correto" também. Ter os dois juntos pode agregar algo à sua coleção no futuro. Por exemplo, aquela capa do Pato Donald que foi impressa duas vezes, uma com a informação "A melhor história dos últimos 77 anos" e outra com "A melhor história dos últimos 79 anos", sem alteração do conteúdo da edição (nem mesmo as propagandas).
Ramyen Matusquela escreveu:De preço. Talvez por ser uma edição especial.
Ah sim, depois voltou ao preço recorrente?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 12 Dez 2018, 23:56

NOTÍCIAS
[SEMANA PATO DONALD - #04]

Imagem

Imagem

No aniversário de dois anos do grupo Disneyanos, ganhei do @Ramyen Matusquela o gibi Pato Donald # 2020, lançado em novembro de 1993, cujo destaque foi a publicação da segunda parte (de um total de três) da paródia Disney para o filme "E o vento levou". Ao ler a página 10, entendi que o carregamento de algodão por navio seria usado como uma forma da Inglaterra abrir suas fronteiras, já que este país precisava de algodão em suas tecelagens. Desta forma, ao levar um bem que era procurado pelos ingleses, Dr. Pardell poderia adentrar no país e comprar armas livremente. Avançando na leitura, entendi que na verdade o algodão seria usado diretamente como meio de pagamento pelas armas, sendo o tal bloqueio aquele localizado dentro dos próprios Estados Unidos em decorrência da guerra civil que este país vivia entre Estados do Sul e do Norte. Vale lembrar que a história de "E o vento levou" se passa durante o período da Guerra de Secessão.

Imagem

Este número do Pato Donald trouxe apenas republicações. "A sorte e o inventor" foi republicada de 1969, uma época que não era muito comum de ser republicada nos anos 90. Na tradução, adaptaram o dinheiro da época para "cruzeiros reais", vigentes no Brasil em 1993, precedendo o real.

Imagem

"Pagando as contas... e o pato!" é uma história que em segundo plano satiriza a atuação de policiais. Um ladrão obriga Donald a dirigir seu carro com ele e prende o pato numa cabana. Quando a polícia chega, vai logo acusando Donald de ser "cúmplice do ladrão". Após uma testemunha negar isso, Donald relata que seu carro foi roubado e os policiais só dizem "Sinto muito!". Em outro momento, mostram que o policial estava mais interessado em sua promoção. Por fim, os policiais que tiraram Donald da cabana ainda o multaram por "atravessar a rua fora da faixa".

Imagem

Imagem

Imagem

-----

Não sabia que a Paper Mate era da Gillette:

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
E.Rgusta dos biscoitosRamyen
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104165
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4937 vezes
Curtiram: 1904 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 13 Dez 2018, 04:39

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3382 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Barbano » 13 Dez 2018, 08:34

Que edição preguiçosa essa do Pato. Só republicações. Eu tenho ela, lembrei pela capa.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Victor235

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 13 Dez 2018, 14:29

Que bom que gostou dessa edição que lhe enviei, Victor. :joinha:
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 13 Dez 2018, 19:08

Ramyen Matusquela escreveu:Que bom que gostou dessa edição que lhe enviei, Victor. :joinha:
Sim, sim. Só desculpe ter demorado tanto para postar. Aliás, ainda tenho coisas prontas desde maio aguardando a postagem :p

Como posto de um gibi por dia, mas leio mais que isso (principalmente considerando os gibis finos), sempre uma parte dos posts fica acumulada e demora a ser colocado.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 13 Dez 2018, 19:20

NOTÍCIAS
[SEMANA PATO DONALD - #05 - POST ESPECIAL]

Imagem

Em agosto, arrematei de Narciso Felicidade, um vendedor do Facebook, um gibi em espanhol do Pato Donald. O gibi, em formato americano, foi comprado sem ninguém saber seu número. Veja que na capa não há qualquer identificação. Mesmo no expediente as informações são muito escassas. Trata-se daquelas edições distribuídas conjuntamente na América Latina (neste caso, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Venezuela).

No Inducks, apenas cinco edições dessa fase latina do pato estão indexadas, enquanto outras seis estão indexadas parcialmente e dos outros mais de 50 números não temos qualquer vestígio ou imagem. Através das informações disponíveis, porém, consegui estimar qual era o número em questão cruzando a periodicidade deste título (revista quinzenal) com a data desta edição específica. Cheguei à conclusão de que se trata do número #52, lançado em março de 1981.

Imagem

Depois, confirmei o número interpretando uma estranha linha do expediente: "PATO DONALD, ARG. 165. COL. 52. CH. 165. VEN. 24". O número 52 "COL" bate exatamente com a periodicidade das revistas na Colômbia segundo as outras que estavam indexadas no Inducks. Com isso, nova descoberta: apesar da distribuição em comum, as mesmas revistas recebiam numerações diferentes em cada país. Ou seja, na Venezuela - "VEN", por exemplo, esse mesmo gibi ainda era o número #24 daquele país. O Inducks convencionou seguir a numeração colombiana. Ainda há muita coisa a ser descoberta desses gibis latinos, cuja publicação/organização por parte das editoras era meio desleixada.

Falando nisso, nem mesmo os códigos das histórias eram informados nas edições (malemá em uma ou outra história saía algo como W-60, que não indica coisa alguma a não ser o fato de que a história é americana). Por isso, tive um trabalhão para encontrar todos os códigos das histórias e fazer a indexação completa deste número. Simplesmente parecia que eu estava na Gincana dos Esquilos, garimpando cada história. Agora esse número passou a "existir", podendo ser adicionado em coleções particulares, consultado e tudo mais: https://inducks.org/issue.php?c=co%2FPD+52 . Também enviei a imagem de capa para o Guia dos Quadrinhos e as imagens das histórias para o Inducks.

Imagem

Em "Los dobles", Donald e Margarida levam cupons de desconto ao supermercado. Não entendi a diferenciação entre os caixas ("Mesón 50 cupones" e Mesón 100 cupones"). Nesta história, esqueceram de colorir o braço de uma personagem em um quadro. Lendo, descobri que "cerdito-alcancía" significa "porquinho" (do tipo cofrinho).

Imagem

Em seguida, vemos uma HQ de Barks. Não sabia que em espanhol usavam o termo "tal vez". Pensei que fosse só "quizás" mesmo.

Imagem

Nesta edição, Prof. Pardal, que eu conhecia em espanhol com o nome Ciro Peraloca, foi chamado de Giro Sintornillos. Já as ardillas, digo, os esquilos Tico & Teco continuaram com seu nome tradicional, Chip y Dale. "El Anillo Santarin" nunca foi publicada no Brasil.

Imagem

Das informações que temos disponíveis, apenas uma história desta edição foi republicada posteriormente na Colômbia, "El reemplazante", que virou "Un sustituto muy astuto" no "Disney Especial - Los periodistas" (1990). Esses gibis latinos mais recentes costumavam não seguir arquivos próprios, e sim publicações brasileiras, daí a despadronização do nome da história quando ela foi republicada já na época da Abril Cinco (convênio da Abril), e não mais Edicol/Pincel. Nesta HQ, Peninha é chamado de Pascual.

Imagem

Em um quadro de "La tortuga de hierro" um dos Metralhas foi colorido com uniforme rosa.

Imagem

Propaganda de refrigerante ou cerveja?
Imagem

Na contracapa, podemos ver outras capas de gibis lançados pela Edicol/Pincel na época. Pena que os números não aparecem nas capas. Se aparecessem, isso ajudaria na identificação e indexação no Inducks. Note também que na propaganda das outras revistas aparece o selo da editora na capa, enquanto na edição que comentei ele não aparece.

Imagem
@El Chavo Arachán
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4184 vezes
Curtiram: 846 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 13 Dez 2018, 19:28

Cacete, isso que é uma raridade! Parabéns pelo post!
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 1):
Victor235
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Responder