Terrorismo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Terrorismo

Mensagem por Scopel » 24 Jul 2011, 13:58

Tópico para discussão e postagem de notícias acerca do tema "terrorismo".

A questão do terrorismo e suas raízes históricas
As palavras “terrorismo” e “terrorista” vem sendo fartamente utilizadas pelos meios de comunicação de massa, depois das ações ocorridas no dia 11 de setembro. Pretendemos com este artigo, discorrer um pouco sobre esse conceito de “terror” e seus desdobramentos e implicações na atualidade do mundo.

Pode-se classificar, grosso modo, em quatro tipos as ações que se dizem “terroristas” e diversos são os exemplos com o passar da história: o terror religioso e fundamentalista (no caso de muçulmanos, cristãos e judeus extremistas que muitas vezes fazem de seu corpo uma arma de guerra); os do tipo mercenário (aqueles que se movem por dinheiro). Pessoas que abraçam essas concepções até editam uma revista em plano mundial denominada Soldiers of Fortune e agiram muito em território africano nas décadas de 1960 e 1970 do século passado. Um terceiro tipo seriam os nacionalistas (como o exército Republicano Irlandês – IRA na Irlanda e a ETA, no país Basco) e por fim os ideológicos sejam eles de esquerda ou de direita (o caso das milícias americanas das quais era membro Timothy McVeigh, na ação em Oklahoma).

A palavra passa a ser mais largamente empregada na história a partir de 1793, na França de Robespierre. Até o inventor da guilhotina, um cidadão francês de sobrenome Guilhotan, teve sua cabeça ceifada por esse instrumento no período que se denominou chamar de “terror”. O caso que repercutiu muito no final do século XIX foi o assassinato do Czar da Rússia Alexandre II, em 1891, por uma organização revolucionária da qual o irmão de Wladimir Lênin participava, que se autodenominava de “Vontade do Povo”. Os livros de história geral dão como certo que o início e o estopim da I Guerra Mundial foi o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, perpetrado pelo estudante Gavrilo Prinzip, integrante do grupo que se intitulava “Mão Negra”, de origem sérvia.
[...]

http://www.espacoacademico.com.br/051/51carvalho.htm


A texto é longo, porém básico para uma discussão acerca do tema que se mostra mais atual que nunca. Há referências históricas abundantes e noções essenciais para a compreensão de fatos tão complexos quanto fascinantes.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103793
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4897 vezes
Curtiram: 1888 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por E.R » 29 Jul 2011, 18:50

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/no ... 38059.html

O novo líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, elogiou os manifestantes sírios em um vídeo postado na internet nesta semana, o primeiro no qual aparece desde sua nomeação como chefe da organização terrorista, em junho, depois da morte de Osama bin Laden, em 2 de maio.

No vídeo, com cerca de sete minutos de duração e divulgado por sites islamitas, Zawahiri dirige uma mensagem aos manifestantes que exigem a queda do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad. "Dê uma lição ao opressor e ao traidor (Assad), lições de resistência à sua injustiça, corrupção e traição", diz o líder da Al-Qaeda.

Além disso, acrescentou: "Apresente um exemplo e dê à vossa nação árabe e muçulmana lições no sacrifício, na persistência e na luta contra a injustiça". No vídeo, Zawahiri, que fala com um tom tranquilo, descreve Assad como "parceiro da América na guerra contra os muçulmanos".

Ele lança faz uma crítica contra Estados Unidos e Israel, advertindo contra os planos de Washington de estabelecer na Síria um novo regime que proteja seus interesses. "A América, que colaborou com Assad durante todo seu mandato, alega atualmente que está com vocês (os manifestantes sírios) após ver que o terreno se movimenta pelo seu terremoto de ira e depois que foi vencido na Tunísia e no Egito ao perder dois de seus maiores agentes", disse o líder terrorista.

"Washington tenta hoje estabelecer, no lugar de Assad, que protegeu as fronteiras da entidade sionista, outro regime que desperdice sua revolução e sua Jihad (Guerra Santa)", afirmou.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103793
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4897 vezes
Curtiram: 1888 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por E.R » 20 Jun 2013, 14:45

Imagem

Recomendo a leitura de um livro do Leonardo Boff sobre Fundamentalismo e Terrorismo. Na época que comprei o livro, também vinha com um CD com uma palestra dele falando sobre o assunto.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Barney Stinson » 21 Jun 2013, 18:55

Bom, tema interessante e super atual. Parabenizo o criador do tópico, pois o tema é amplo, atual e inédito aqui no fórum =)

Uma pergunta: Saindo da doutrina e definições teóricas, o que está ocorrendo hoje no Brasil, as depredações, vandalismo generalizado, não seria uma forma de terrorismo "tácito"? Pois na minha concepção, atear fogo e quebrar as coisas não é protesto pra mim...
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 21 Jun 2013, 19:03

A concepção de terrorismo para mim é quando um todos participam para a execução do mesmo. No caso dos protestos, apenas uma parte dos manifestantes praticam vandalismo, o que torna apenas um caso isolado. É uma questão bem discutível, mas acho que não seja terrorismo não.
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Barney Stinson » 21 Jun 2013, 19:37

Ninguém Tem Paciência Comigo. escreveu:A concepção de terrorismo para mim é quando um todos participam para a execução do mesmo. No caso dos protestos, apenas uma parte dos manifestantes praticam vandalismo, o que torna apenas um caso isolado. É uma questão bem discutível, mas acho que não seja terrorismo não.
Hm. Então o que ocorreu em 11 de setembro de 2001 não foi um ato terrorista, segundo a tua concepção? Pois foram apenas ALGUNS membros da al-Qaeda que EMPREENDERAM, EXECUTARAM o ataque e não todos os membros do grupo! :ponder:
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Rafinha » 21 Jun 2013, 20:20

Terrorismo não depende do número de elementos envolvidos, e sim da dimensão de um ataque violento, causando graves consequências físicas, psicológicas, territoriais, etc. a uma nação ou grupo.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Barney Stinson » 21 Jun 2013, 22:49

Rafinha escreveu:Terrorismo não depende do número de elementos envolvidos, e sim da dimensão de um ataque violento, causando graves consequências físicas, psicológicas, territoriais, etc. a uma nação ou grupo.
Obrigado Rafinha! Outra dúvida, o que seria o "terrorismo político"?
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
G@BR!&L
Membro
Membro
Mensagens: 2160
Registrado em: 07 Ago 2009, 23:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: S.C. Corinthians
Localização: Valinhos - SP
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 8 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por G@BR!&L » 21 Jun 2013, 23:09

Creio que seja ataque de corrupção ligado a política entre diversos fatores....acho....xD
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43809
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1670 vezes
Curtiram: 3362 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Barbano » 22 Jun 2013, 00:36

Acho que a definição do Rafinha é boa.

PCC ateando fogo em ônibus em 2006 = terrorismo
População ateando fogo em ônibus em 2013 = vandalismo

A ação é a mesma. O objetivo não. No primeiro o objetivo é botar medo na população, e no segundo não.

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Rafinha » 22 Jun 2013, 00:55

Barney Stinson escreveu:
Rafinha escreveu:Terrorismo não depende do número de elementos envolvidos, e sim da dimensão de um ataque violento, causando graves consequências físicas, psicológicas, territoriais, etc. a uma nação ou grupo.
Obrigado Rafinha! Outra dúvida, o que seria o "terrorismo político"?
Esse terrorismo eu não sei definir com minhas palavras, mas segundo a Wikipédia:
Terrorismo de Estado consiste num regime de violência instaurado por um governo, em que o grupo político que detém o poder se utiliza do terror como instrumento de governabilidade.
Caracteriza-se pelo uso da máquina de repressão do Estado como organização criminosa, restringindo os direitos humanos e as liberdades individuais, podendo chegar ao extermínio de setores da população (democídio).
Podemos dizer, com base nessa definição, que o fascismo é uma espécie de terrorismo político (ou de Estado).
Editado pela última vez por Rafinha em 22 Jun 2013, 01:47, em um total de 1 vez.
Razão: Agora que fui perceber que quotei o post errado, :P
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Giovani Chambón » 22 Jun 2013, 01:38

Barbano escreveu:Acho que a definição do Rafinha é boa.

PCC ateando fogo em ônibus em 2006 = terrorismo
População ateando fogo em ônibus em 2013 = vandalismo

A ação é a mesma. O objetivo não. No primeiro o objetivo é botar medo na população, e no segundo não.
Perfeita colocação, palmas.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Barney Stinson » 22 Jun 2013, 01:48

Barbano escreveu:Acho que a definição do Rafinha é boa.

PCC ateando fogo em ônibus em 2006 = terrorismo
População ateando fogo em ônibus em 2013 = vandalismo

A ação é a mesma. O objetivo não. No primeiro o objetivo é botar medo na população, e no segundo não.
Perfeito, Fabão como sempre com suas sábias palavras. E a definição do Rafinha caiu que uma luva! Agora sim as ideias estão claras.
Rafinha escreveu:
Barney Stinson escreveu:
Ninguém Tem Paciência Comigo. escreveu:A concepção de terrorismo para mim é quando um todos participam para a execução do mesmo. No caso dos protestos, apenas uma parte dos manifestantes praticam vandalismo, o que torna apenas um caso isolado. É uma questão bem discutível, mas acho que não seja terrorismo não.
Hm. Então o que ocorreu em 11 de setembro de 2001 não foi um ato terrorista, segundo a tua concepção? Pois foram apenas ALGUNS membros da al-Qaeda que EMPREENDERAM, EXECUTARAM o ataque e não todos os membros do grupo! :ponder:
Esse terrorismo eu não sei definir com minhas palavras, mas segundo a Wikipédia:
Terrorismo de Estado consiste num regime de violência instaurado por um governo, em que o grupo político que detém o poder se utiliza do terror como instrumento de governabilidade.
Caracteriza-se pelo uso da máquina de repressão do Estado como organização criminosa, restringindo os direitos humanos e as liberdades individuais, podendo chegar ao extermínio de setores da população (democídio).
Podemos dizer, com base nessa definição, que o fascismo é uma espécie de terrorismo político (ou de Estado).
Bom, então a ditadura serve como exemplo de terrorismo político?
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 22 Jun 2013, 15:27

Barney Stinson escreveu:
Ninguém Tem Paciência Comigo. escreveu:A concepção de terrorismo para mim é quando um todos participam para a execução do mesmo. No caso dos protestos, apenas uma parte dos manifestantes praticam vandalismo, o que torna apenas um caso isolado. É uma questão bem discutível, mas acho que não seja terrorismo não.
Hm. Então o que ocorreu em 11 de setembro de 2001 não foi um ato terrorista, segundo a tua concepção? Pois foram apenas ALGUNS membros da al-Qaeda que EMPREENDERAM, EXECUTARAM o ataque e não todos os membros do grupo! :ponder:
Mas aí é como o Rafinha disse, há um objetivo por trás disto tudo. A Al-Qaeda tinha sim intenção de fazer aquilo, então é sim um ato terrorista.
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6187
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 339 vezes
Curtiram: 233 vezes

Re: Terrorismo

Mensagem por Rondamon » 11 Set 2015, 12:16

Desculpem "ressuscitar" o tópico, mas foi o único que achei para isso.
Hoje, como sabem, é um dia emblemático para a humanidade, quando as torres do World Trade Center vieram abaixo após 2 aviões colidirem sobre elas, causando o maior ataque terrorista da história. Outro avião atingiu o Pentágono, e outro estava a caminho do Capitólio (e não a Casa Branca, como se acreditava). Mais de 3000 pessoas morreram.

Como vocês receberam a notícia? Embora a maioria aqui nem era nascida em 2001, e os que já eram provavelmente estavam sujando fraldas :vamp:

Eu estava vindo da escola mais cedo, pois tinha prova, e ouvi a notícia pelo rádio (eu costumava ouvir a Jovem Pan FM, que no dia estava em rede com a AM). Quando vi pela TV, aí que me dei conta. Tinha 17 anos.
Há 11 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Responder