Bem Estar

Notícias e dicas para ter uma vida mais saudável.

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por Barbano » 22 Jan 2014, 09:26

O calor extremo está concentrado principalmente no Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Mapa de mínimas e máximas:

Imagem

Imagem

O Chile é um paraíso em termos climáticos...

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104285
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por E.R » 14 Fev 2015, 23:48

http://odia.ig.com.br/noticia/mundoecie ... saude.html

Com a chegada à maturidade, a saúde torna-se a maior preocupação do brasileiro.

Mas, entre a consciência e a mudança de hábitos, há ainda uma grande distância.

Quase 80% das pessoas a partir dos 50 anos consideram o cuidado físico prioridade, porém, para 61%, a alimentação é igual ou pior do que antes e 66% não se exercitam regularmente.

Há mais dados preocupantes no levantamento ‘Sinais da Nutrição depois dos 50’, feito Ibope Inteligência e pelo multivitamínico Centrum : duas em cada três pessoas não consomem as recomendadas seis porções de frutas e verduras por dia.

Depois da saúde, a estabilidade financeira é a maior preocupação, que aflige a 11% dos entrevistados. Cirurgião do aparelho digestivo, especialista em nutrição e professor da Universidade de São Paulo, Dan Waitzberg reconhece que é difícil mudar hábitos e recomenda que a inclusão de alimento saudáveis seja feita gradativamente. “Toda caminhada começa com o primeiro passo. É bom ter pequenas metas como, por exemplo, incluir uma fruta no café da manhã. Pode ser a fruta preferida”, disse.

A inclusão de alimentos saudáveis na dieta pode evitar males mais graves em quem já passou dos 50. De acordo com Tarso Lameri Sant’Anna Mosci, geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Rio de Janeiro, a falta de nutrientes pode levar à perda de massas óssea e muscular, e acelerar o envelhecimento. Com a perda de músculo, diz ele, ocorre o comprometimento dos movimentos e aumenta o risco de quedas.

“Muitas vezes, o idoso não se adapta à dentadura, tem dificuldade de comer carnes e acaba excluindo a proteína da alimentação”, lembra o especialista. Outra consequência da carência de vitaminas e minerais é a síndrome da fome oculta, que se manifesta por diversos sintomas. De acordo com a pesquisa, cansaço, dificuldade de enxergar à noite, falta de energia e indisposição para as atividades do dia a dia são os problemas mais vivenciados pelos participantes. Além disso, as mulheres percebem mais os sintomas relacionados à falta de micronutrientes.

Mas, para os dois especialistas, o resultado não significa que elas sejam o ‘sexo frágil’. Pelo contrário, ambos ressaltam que as mulheres vivem mais do que os homens. Dan acredita que elas conseguem perceber melhor os sintomas.

“O homem toca a vida e não quer saber muito da saúde. A mulher é mais atenta, se cuida mais e consegue perceber o que sente”.

Alimentação balanceada e saudável é importante para senhores e senhoras, mas há pequenas diferenças nutricionais no cardápio de acordo com o gênero. Por exemplo, de acordo com Tarso, a necessidade de cálcio para as mulheres é maior — em média 20% —, para aquelas entre 50 e 70 anos. Isso por causa do risco aumentado de desenvolver a osteoporose devido à menopausa. Por outro lado, a necessidade de ingestão de ferro é menor para elas após os 50 anos, também por conta da menopausa. Ja para os homens, o magnésio não pode ser negligenciado, já que é ele que garante o bom funcionamento de nervos e músculos. As vitaminas do complexo B também são importantes, pois contribuem para o aproveitamento da energia dos alimentos.

Porém, outro levantamento mostrou que a ingestão de nutrientes está aquém do necessário.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (2008-2009), 99,6% dos homens e 99,4% das mulheres, no país, não consomem o suficiente de vitamina D por dia. No caso do cálcio, entre brasileiros com mais de 60 anos, 85,9% dos homens e 95,8% das mulheres não ingerem as quantidades certas. Em relação à vitamina E, que fortalece a imunidade, 100% dos entrevistados não seguem o recomendado.

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104285
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por E.R » 16 Fev 2015, 00:22

http://odia.ig.com.br/noticia/mundoecie ... taria.html

Dormir poucas horas causa males como falta de concentração e até doenças, como hipertensão e diabetes.

Mas tempo demais na cama também não é boa ideia, pois interfere nos hormônios, o que pode alterar o metabolismo.

Qual, então, seria a quantidade ideal de sono ?

Para tirar a dúvida, a instituição norte-americana National Sleep Foundation descreveu que período cada faixa etária precisa repousar por noite.

O estudo avaliou de bebês a idosos, e mostrou que o tempo de sono necessário cai à medida que a idade sobe, de 17 para 7 horas por noite.

“As crianças precisam amadurecer o organismo. Os hormônios do crescimento são influenciados pelo período que elas dormem”, exemplifica a neurologista Andrea Bacelar. Para ela, bebês de até 3 meses deveriam dormir pelo menos 20 horas, para ajudar na formação de neurônios. “Além do amadurecimento, o repouso contribui para a maximização das sinapses no cérebro”, acrescenta.

Já adolescentes deveriam repousar por 10 horas. Mas é comum ficarem até tarde na internet. “Dormir tarde é péssimo, muda a rotina do organismo, e prejudica o desempenho escolar. Descansados, estão mais aptos a aprender”, analisa.

Para adultos, o tempo ideal seria entre 7 e 9 horas. Mas, por causa da correria e das longas jornadas de trabalho, isso não ocorre. “A privação de sono gera consequências no futuro, como diabetes, obesidade e câncer”, alerta.

Mas dormir muito também traz malefícios, como alterações no metabolismo. “Você vai contra o ritmo dos hormônios de alerta, ativados de manhã, entre 5h e 6h, que provocam o despertar. Com a desregulação do relógio biológico, é possível até ocorrer uma mudança na temperatura corporal”, analisa a especialista.

A neurologista afirma que o melhor é regularizar o horário de adormecer, adotando uma rotina. “Se durmo pouco e preciso acordar cedo no dia seguinte, não vou conseguir ficar bem. Tem gente que geneticamente prefere a noite, então, se ela conseguir unir a vontade com a disponibilidade, o melhor é criar essa rotina”, explica.

BEBÊS ATÉ 3 MESES
14 a 17 horas. Não é recomendado menos de 11 ou mais de de 19. Dormir mal prejudica formação de neurônios e crescimento.

4 A 11 MESES
Ideal : 12 a 15 horas. Menos de 10 ou acima de 18 pode fazer mal. Os prejuízos são os mesmos da fase anterior. Há mais chances de infecções.

1 A 2 ANOS
11 a 14 horas. Não recomendado: menos de 9 ou mais de 16. Mesmos males dos bebês.

3 A 5 ANOS
10 a 13 horas. Menos de 8 e mais de 14 horas é ruim. Mesmos males dos bebês.

6 A 13 ANOS
9 a 11 horas. Não recomendado menos de 7 ou mais de 12. Sono ruim causa falta de atenção e atrapalha o aprendizado.

14 A 17 ANOS
8 a 10 horas. Prejudicial menos de 7 ou mais de 11. Dormir pouco dificuldade aprendizado. Piora déficit de atenção.

18 A 25 ANOS
7 a 9 horas. Não recomendado: menos de 6 ou mais de 11. Problemas: desatenção, dificuldade de aprendizado e alteração hormonal.

26 A 64 ANOS
7 a 9 horas. Prejudicial: menos de 6 e mais de 10. Dormir mal: diabetes, hipertensão, obesidade, câncer.

MAIS DE 65 ANOS
7 a 8 horas. Prejudicial : menos de 5 ou mais de 9. Dormir mal: diabetes, hipertensão, obesidade, câncer.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Danton 2013
Membro
Membro
Mensagens: 1266
Registrado em: 14 Ago 2013, 16:53
Programa CH: Chaves
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 42 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por Danton 2013 » 16 Fev 2015, 15:32

Isso é verdade,como tou acompanhando os desfiles do Carnaval ando dormindo pouco desde sexta... Ainda bem que já vai acabar, porque degasta a pessoa.:blush:
Danton, fã número 1 dos Desenhos Clássicos
Pica-pau
Imagem

Tom & Jerry
Imagem

Looney Tunes
Imagem

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por Rafinha » 17 Fev 2015, 23:14

Eu durmo com extrema facilidade. É só eu parar em algum canto silencioso e com temperatura agradável. Só custo pra dormir quanto tô ansioso com alguma coisa. :P
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104285
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por E.R » 10 Dez 2015, 04:52

http://www.reclameaqui.com.br/4988775/b ... -enganado/

Olá, gostaria de relatar a experiencia, nada agradável diga-se, que tive com esta empresa chamada Boston Medical Group. Estive lá há alguns dias para uma consulta e avaliação.

Sem fazer qualquer tipo de pesquisa, entrei em contato com o BMG, pois somos inundados de propaganda desta empresa que se diz especializada, ai imaginei que no minimo seria uma "clinica" séria.

Entrei em contato no 0800... fui muito bem atendido, mas em momento algum me informaram como seria o tratamento ou como funcionava a empresa. Imaginei logo que seria como qualquer clinica comum: Consulta, exames, diagnóstico e tratamento (receituário para medicação). Enfim resolvi confirmar uma consulta.

Cheguei antes do horário, mas a consulta demorou a acontecer. Depois de algum tempo veio um tal de assessor do médico. Antes de qualquer coisa tentou me "vender" a importância da BMG e do meu comparecimento ali. Respondi algumas perguntas, preenchi uma ficha e efetuei o pagamento da consulta.

Paguei a consulta e fui levado novamente para a sala de espera. Mais algum tempo para depois o "médico" me chamar. Respondi algumas poucas perguntas, fiz 2 exames e pronto. Fim da consulta e já com o resultado e diagnóstico. Isso tudo deve ter durado no máximo 15min e não as 2h que o atendente me informou que seria, quando fiz o primeiro contato.

Meu diagnóstico levou a um tratamento de 12 meses! Isso mesmo, 12 meses. Seria medicado com spray sub-lingual. Sem sequer comentar sobre a posologia deste spray, ou pre-escrever uma receita. Nada. Comentou que o assessor conversaria comigo sobre como funcionaria o tratamento e formas de pagamento.

Novamente a sala de espera, depois de algum tempo vem o tal assessor me explicar como funcionaria. Cheio de enrolação, apresentando um folheto.

Bom, logo veio a bomba. Custo do tratamento de 12 meses: 12 x R$840,00!!! Na hora avisei que era um absurdo e que não teria condições para pagar tal valor. Ai ele muda o tratamento do "médico" e fala que poderíamos mudar para 6 meses de tratamento ao invés de 12, e olhem só, me faria uma ótima oferta para 6 meses de tratamento no valor de 10 x R$490,00!!! Um absurdo!!! Novamente o assessor não quis me informar sobre a posologia do spray, mas o mais estranho é o assessor alterar um tratamento receitado pelo "médico"!!!

Depois disso tudo vi que nada era sério por ali... então fui embora.... fiquei intrigado com o ocorrido e resolvi pesquisar a idoneidade desta empresa, para me certificar que não havia sido apenas uma impressão errada que eu pudesse ter tido. Ai me deparo com esta quantidade enorme de reclamações no Reclame Aqui. A maioria das pessoas com reclamações muito parecidas, senão idênticas ao meu caso. Inclusive com a mesma forma de tratamento.

Me SINTO ENGANADO, pois em momento algum me avisaram que eu deveria seguir apenas o tratamento deles, ou do custo absurdo do tratamento, não recebi nenhum documento sobre os exames, ou receitas para poder realizar alguma pesquisa em outros laboratórios e/ou médicos e muito menos um documento sequer que pudesse comprovar meu diagnostico para solicitar uma segunda avaliação. É um absurdo!!! Sai de lá da mesma forma como havia chego, ou seja sem nada!
O que eu fiquei sabendo desse Boston Medical Group é que eles fazem um tratamento exagerado nos pacientes. Vou dar um exemplo, alguns pacientes que simplesmente podiam usar remédios (pílulas normais), tem tratamento intensivo com injeções. São usados os produtos os mais caros possíveis pra que depois se cobre uma grana alta dos pacientes.

Tomem cuidado !
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por Tufman » 23 Mai 2016, 22:42

Estudo revela que perda do cromossomo Y está relacionada com Alzheimer
Imagem

Um a cada cinco homens com mais de 80 anos perde o cromossomo Y das células do sangue, condição que foi agora relacionada com um risco maior de sofrer o Mal de Alzheimer, segundo estudo publicado no American Journal of Human Genetics, nesta segunda-feira.

A perda do cromossomo Y é a mutação genética mais comum nos homens. Estudos anteriores mostraram que a condição pode aumentar o risco de câncer e aparece com mais frequência em fumantes.

Agora, os pesquisadores afirmam que a condição pode servir como um biomarcador em relação a uma ampla gama de problemas de saúde.

O estudo foi liderado por Lars Forsberg e Jan Dumanski, da Universidade de Uppsala, na Suécia, e contou com a participação de pesquisadores de Grã-Bretanha, França, Estados Unidos e Canadá.

Os cientistas examinaram casos de 3.200 homens com em média 73 anos, dos quais cerca de 17% apresentaram a perda do Y nas células sanguíneas. Os pacientes que já tinham sido diagnosticados com Alzheimer haviam perdido esse cromossomo em maior grau.

"Ter perda do Y não implica em 100% de chance de ter câncer ou Mal de Alzheimer", advertiu Forsberg.

Alguns dos homens com essa condição no estudo viveram sem sintomas de demência pelo menos até os 90 anos.

"Mas, no futuro, a perda de Y nas células do sangue pode se tornar um novo biomarcador para o risco de doenças, (...) e pode ajudar a detectar e tratar os problemas mais cedo", disse o pesquisador.

De acordo com Chris Lau, professor do departamento de medicina da Universidade da Califórnia, o estudo não esclarece bem por que o risco de Alzheimer pode ser mais alto nestes homens.

"Embora seja informativo, o estudo é de caráter preliminar e destaca apenas o fato de que o cromossomo Y pode desempenhar funções importantes além da determinação do sexo masculino e a produção de espermatozoides", disse Lau, que não participou da pesquisa.

"A questão-chave é o quê exatamente no cromossomo Y aumenta o risco da doença de Alzheimer", completou.

Para o cientista, são necessárias mais pesquisas porque o cromossomo Y contém muitos genes - alguns presentes exclusivamente nos homens e outros compartilhados com as mulheres, que não têm o cromossomo Y.

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas- ... heimer.htm

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104285
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por E.R » 25 Jun 2016, 06:18

O GLOBO

Não basta cortar calorias, fazer exercícios e tomar remédios.

Agora, além do apelo às receitas tradicionais, cresce a avaliação entre os médicos de que a obesidade deve ser tratada como dependência química — uma abordagem terapêutica já usada em outros países e que chega agora ao Brasil.

O tema foi discutido esta semana em um simpósio sobre obesidade promovido pela Academia Nacional de Medicina (ANM).

Quando comemos, o cérebro libera em seu sistema de recompensa a dopamina, neurotransmissor ligado ao prazer.

Alimentos ricos em açúcar, gordura e sal provocam uma estimulação cerebral semelhante ao de algumas drogas.

E o organismo, aos poucos, se torna insaciável : para atingir aquele nível de recompensa, precisará de cada vez mais dopamina, apelando para as comidas gordurosas e açucaradas.

Este sentimento de “querer sempre mais” é semelhante ao do vício em cocaína e álcool, segundo especialistas.
— Podemos ficar até quatro dias pensando em uma comida enquanto não a tiramos da geladeira. Por isso devemos fazer exercícios mentais, como lembrar que aquele alimento só vai dar uma satisfação temporária, ou que vai nos fazer mal — explica Ana Lydia Sawaya, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP. — Este tratamento tem sido usado intensamente nos Estados Unidos e na Europa e é muito mais parecido com uma mudança de comportamento de viciados do que a imposição de uma dieta de 1.500 calorias, usada para obesos.

Membro da ANM e organizadora do simpósio, Eliete Bouskela destaca que o combate à obesidade pode ser mais difícil do que evitar o uso de drogas.
— É possível nunca mais usar álcool ou drogas, mas a comida não pode ser totalmente cortada — ressalta. — Ninguém tem tempo para cozinhar arroz e feijão. Por isso, apelam para refeições semiprontas, ricas em sal e gordura.

Egberto Gaspar de Moura, professor de Fisiologia Endrócrina da Uerj, lembra que medicamentos que inibem o apetite e diminuem a absorção de gordura podem ser adotados como um estímulo para a dieta e, também, para ajudar que os pacientes não recuperem o peso.
— Usando remédios, o paciente pode perder logo quatro ou cinco quilos. Já é um impulso — analisa. — Mas este recurso deve ser moderado, porque há efeitos colaterais, como tontura, palpitação, diarreia e náuseas.

Egberto Gaspar de Moura, no entanto, assinala que a melhor maneira de combater a obesidade passa longe dos comprimidos.

Trata-se da mudança de estilo de vida, o que significa fazer uma dieta e iniciar atividades físicas.

Os resultados são graduais e devem ser acompanhados por endocrinologistas e nutricionistas.

O envolvimento de médicos de diversas especialidades é sublinhado por Francisco Sampaio, presidente da ANM.

O motivo é a associação da doença com diversas enfermidades, como o câncer de próstata, a hipertensão e a depressão.
—É a epidemia do século e está avançando muito rapidamente. Alimentos pouco saudáveis dão uma sensação de felicidade, mas isso logo passa e, por isso, recorremos cada vez mais a eles — descreve.

Professor de Endocrinologia da PUC-Rio, Walmir Coutinho dá sua opinião :
O Brasil teve boas iniciativas ligadas à amamentação e à alimentação saudável em escolas, mas os resultados gerais estão muito aquém do necessário — observa.

Em vez de inflar os cofres com novos tributos sobre alimentos industrializados, no Brasil a obesidade contribui com um rombo no sistema de saúde pública.

Segundo uma pesquisa realizado pela Datasus, o governo gastou mais de R$ 3,65 bilhões com doenças relacionadas ao excesso de peso entre 2008 e 2010.
Professor do Departamento de Clínica Médica da Uerj, Denizar Vianna atenta que a busca por cirurgias bariátricas também foi multiplicado em menos de uma década, passando de 16 mil em 2003 para 60 mil em 2010.
— Além dos aspectos ligados à saúde, o impacto da obesidade também atinge a economia — explica. — O crescimento desta epidemia é brutal, muito maior do que foi o tabagismo décadas atrás.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Fola
Membro
Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 06 Nov 2017, 13:23
Programa CH: Chaves
Localização: Bucareste, Romênia
Curtiu: 262 vezes
Curtiram: 180 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por Fola » 21 Jan 2019, 12:48

Queria falar disso com alguém e não sabia onde. Escolhi esse tópico pois acho que o que vou falar tem algo a ver com o assunto, embora seja mais um desabafo do que qualquer outra coisa.

Minha avó materna, que tem 99 (noventa e nove) anos de idade e sempre foi uma pessoa saudável, sofreu um AVC a alguns dias atrás (por isso que fiquei um tempo sem postar aqui no fórum). Ela sobreviveu, mas ficou com sequelas que, de acordo com o médico, provavelmente são irreversíveis, por exemplo; não consegue ficar de pé, e mal consegue falar.

Talvez alguns considerem uma crueldade isso que vou dizer, mas se era pra ela ficar assim, talvez seria melhor que nem tivesse sobrevivido.
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 21 Jan 2019, 13:52

Eu endosso a sua opinião, minha bisavó tava com 110 anos, e desde os 105 ela tava com um melanoma metastásico na pele, e enquanto os parentes moralistas religiosos deixaram o câncer comer ela lentamente em nome da vida, por mais desgraçada que seja, não quiseram desligar os aparelhos.

Praticamente a minha bisa passou os últimos 4 anos sem falar, gemendo de dor, pois nem a morfina surtía efeito, e tudo o que ela queria era morrer, dava pra ver nitidamente isso. O direito a vida é fundamental aliado a um conjunto de bem estar, e não um sofrimento constante, por isso eu eutanasiaria a velha na hora se a legislação permitisse.
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: Saúde e Bem Estar

Mensagem por Chapolin Gremista » 02 Jan 2020, 16:40

Desmonte do SUS
Caos da saúde pública: não há vacina
A falta de vacina pentavalente na rede básica de saúde do País é resultado da política de cortes orçamentários e desmonte do SUS promovida pelo governo do fascista Jair Bolsonaro

A política de cortes orçamentários no Sistema Único de Saúde (SUS) levada a cabo pelo governo do fascista Jair Bolsonaro no decorrer do ano começa a fazer sentir seus efeitos. O sucateamento e até mesmo a paralisia da rede de atenção básica é um dos resultados desta política, que tem levado à falta de vacina pentavalente nos municípios do País.

A vacina pentavalente, uma combinação de cinco vacinas e uma só e que protege simultaneamente contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria responsável por infecções no nariz, na meninge e garganta, está em falta nos postos de saúde de diversas cidades do País. Bebês devem tomar as doses aos dois, quatro e seis meses de vida. A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda que as mulheres grávidas fiquem atentas a esta vacina que ajuda na proteção dos bebês.

Ao todo são distribuídas 800 mil doses da pentavalente por mês, mas em novembro nenhuma foi enviada aos Estados. O Ministério da Saúde alega que recebeu um lote de vacina importado da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e que este foi reprovado em análise.

O problema da falta de vacinas na rede básica de saúde não é devido a um problema conjuntural, como afirma o Ministério da Saúde dirigido pelo governo de extrema-direita. Pelo contrário, é uma consequência da política dos golpistas de ataque e de preparação para a privatização dos serviços públicos de saúde. O Golpe de Estado de 2016 aprofundou em grande escala o desmonte do SUS e a concessão dos serviços de saúde ao capital privado via Parcerias Público-Privadas (PPPs). A população trabalhadora tem ficado cada vez mais desassistida em sua saúde.

https://www.causaoperaria.org.br/caos-d ... ha-vacina/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder