https://viagemeturismo.abril.com.br/blo ... le-a-pena/
Economy Plus – ou Premium Economy, ou outra nomenclatura similar, dependendo da companhia que estiver oferecendo – é uma classe tarifária que fica um nível acima da econômica e um abaixo da executiva (business).
A diversificação de tarifas está muito ligada à redução de custos que vem sendo cada vez mais adotada pelas companhias de aviação.
Quanto mais classes tarifárias, um número maior de serviços pode ser retirado da tarifa mais simples e realocado para as intermediárias.
Assim, o passageiro que faz questão de usufruir de maiores comodidades e conforto acaba tendo que pagar a mais por isso – por um lado, ruim para o consumidor que viaja em família e frequenta voos longos, mas um bom esquema para quem quer economizar ao máximo.
Essa é a lógica que originou o conceito das companhias low-cost.
As poltronas vendidas dentro dessa tarifa costumam ser chamadas também como assentos extra legroom, ou seja, “com espaço extra para as pernas”.
Dependendo da aérea, os serviços de refeições e preferência de embarque também são diferenciados.
A seguir, veja uma seleção das aéreas brasileiras e suas respectivas tarifas equivalentes à Economy Plus.
Mais abaixo, confira uma tabela com a diferença de espaço entre os assentos extra legroom das principais companhias a operar no Brasil.
Latam
Na Latam, existe a chamada Premium Economy, com assentos nas fileiras da frente dos blocos ou em cadeiras localizadas ao lado das saídas de emergência e inclusão de refeições mais completas e variadas do que a econômica. São vendidos apenas os assentos de corredor; o assento do meio é bloqueado, pois se transforma em mesa para apoiar notebooks, livros e outros objetos. A tarifa inclui também embarque preferencial e franquia de bagagem de três peças de 23 kg.
É possível comprar apenas o assento mais espaçoso, chamado Latam Comfort ou Latam Espaço+, sem as demais amenidades da Premium Economy.
Avianca
A Avianca Brasil também oferece os assentos das primeiras fileiras e das saídas de emergência como assentos extra legroom, mas não cobra a mais por isso e nem tem uma tarifa equivalente à Economy Plus. Já a Avianca, colombiana, chama esses assentos de “preferred seats” e cobra a mais para reservá-los (durante o momento da compra ou no check-in).
Azul
Já a Azul tem a classe Economy Xtra, disponível em voos internacionais, em que não só há uma diferença entre o espaço para as pernas, como também o serviço acaba sendo diferenciado, com refeições melhores e mais variadas e um sistema de iluminação especial, que facilita o sono dentro da cabine.
Diferentemente da Latam, essa classe compõe 100 assentos da aeronave A330-200 (de um total de 271), deixando de restringir os passageiros a assentos nas saídas de emergência.
Gol
A Gol conta com o serviço Gol + Conforto, em que, por uma diferença de no mínimo R$ 15, o passageiro pode adquirir assentos até 10 cm mais espaçosos do que na tarifa econômica. Também conta com um compartimento de bagagem exclusivo e prioridade no momento do embarque e desembarque.
Assentos extra legroom
Os valores e o espaço extra de um assento extra legroom variam muito de aérea para aérea – os valores em especial.
As companhias brasileiras não têm o costume de comercializar esse tipo de assento em grande quantidade, vendendo apenas as poltronas localizadas nas divisórias do avião (as fileiras de frente a uma parede) e ao lado das saídas de emergência.
Se seu voo é doméstico e com uma aérea brasileira, geralmente não vale a pena adquirir um desses assentos.
Já as companhias europeias e norte-americanas vendem uma porção bem maior de suas aeronaves com assentos extra legroom, o que pode resultar em uma variação enorme de preço.
O da United, por exemplo, varia desde US$ 9 a US$ 299, e o preço pode ser influenciado pela aeronave utilizada, rota de voo, número de passageiros do avião e associação do passageiro a um programa de milhagem ou fidelidade à companhia.
Nesses casos, pode valer mais a pena esperar até o check-in no balcão para fazer a marcação de assentos – que costuma aparecer para o passageiro no momento da reserva ou do check-in eletrônico.
Assim, já que a aérea costuma bloquear alguns assentos melhores para quem está disposto a pagar, eles acabam ficando sem ocupantes, e você pode conseguir um assento na Economy Plus de graça. (e na pior das hipóteses, você acaba com um assento na classe econômica, que já era o que você esperava).