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Re: Turismo e Viagens • Tópico sobre formas de turismo, viagens que você fez e demais atrações
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MensagemEnviado: 11 Set 2017, 04:43 
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Com a nova resolução da Anac que libera a cobrança por bagagem despachada, é preciso ficar atento às tarifas mais baratas oferecidas pelas companhias aéreas.

Em muitos casos, o barato pode custar caro : para despachar uma mala fora da franquia de bagagem na TAP, por exemplo, o viajante pode ter que pagar até R$ 545. Em 1º de setembro a companhia aérea portuguesa passou a ser a primeira (e por enquanto, única) estrangeira a oferecer aos passageiros brasileiros uma tarifa que não inclui bagagem de porão. É a categoria Discount, a mais barata de quatro faixas que compõe a nova política de preços da empresa. Nela, é permitido apenas uma bagagem de mão de até 8kg. Para despachar uma mala padrão, de até 23kg, é cobrada uma taxa extra, que varia de acordo com a antecedência da reserva: US$ 45 (com mais de 36 horas de antecedência), US$ 80 (a partir de 36 horas antes do embarque) e US$ 175 (no check-in já no aeroporto). Ou seja, a mala pode custar de R$ 140 a R$ 545 para quem optou em comprar a tarifa mais baixa.

Valores que podem não compensar quando se compara os valores oferecidos para um voo Rio-Lisboa-Rio, entre 13 e 20 de novembro. A passagem em classe econômica, com taxas aeroportuárias, custa R$ 1.502,18 pela tarifa Discount, R$ 1.580,65 pela Basic (que dá direito a uma mala de 23kg), R$ 1.690,51 pela Classic (que permite levar duas malas de R$ 23kg) e R$ 2.098,57 pela Plus (que inclui três bagagens de 23kg).

A diferença da primeira para a segunda é de R$ 78,47, pouco mais da metade do custo de despachar uma mala com bastante antecedência. E se o viajante deixar para comprar a mala extra com menos de 36 horas de antecedência, pagará o equivalente a R$ 249, bem mais que os R$ 188,33 da diferença de preço entre a Discount e a Classic, que permite levar duas malas de até 23kg.

De acordo com a TAP, a nova política de preços foi pensada para favorecer passageiros que tradicionalmente viajam mais leves, como mochileiros, ou ainda aqueles que vão fazer compras no exterior, que poderiam embarcar apenas com a bagagem de mão e comprar uma nova mala na viagem, pagando um tipo de tarifa na ida e outro na volta.

Às vezes a diferença entre tarifas pode até compensar, mas por pouco. É o caso do voo da Gol Rio-Punta Cana-Rio, entre 10 e 19 de novembro. A passagem, já com taxas aeroportuárias, em classe econômica sai a R$ 2.457,76 na tarifa Light, que não dá direito a bagagem despachada, apenas a bagagem de mão de até 10kg. Pela tarifa Programada, o preço sobe para 2.520,24, uma diferença de R$ 62,78. Muito próximo do preço, em reais, da taxa para despachar uma mala de até 23kg (para quem compra a tarifa Light): US$ 20. Se essa reserva for feita pela internet, sai a US$ 10, ou cerca de R$ 31.

Dentre as companhias aéreas estrangeiras que operam no Brasil, a TAP é a primeira a cobrar para despachar bagagem no porão. Mas não significa que as demais mantiveram a política das duas malas de até 32kg para voos saindo do Brasil.

A United e a Lufthansa já alteraram sua política, incluindo apenas uma bagagem despachada de até 23kg em suas tarifas mais econômicas.

Já as passagens mais baratas de Emirates, American Airlines e Delta dão direito a despachar duas malas de até 23kg cada.

Air France, KLM, Copa e Aerolíneas Argentinas, por sua vez, mantiveram as duas malas de até 32kg nas tarifas mais básicas da classe econômica.

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Re: Turismo e Viagens • Tópico sobre formas de turismo, viagens que você fez e demais atrações
MensagemEnviado: 17 Set 2017, 19:14 
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Na Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura (Vigiagro) do Aeroporto Internacional do Galeão, local onde as malas com produtos de origem animal e vegetal são vistoriadas, o que não faltam são olhares de decepção de passageiros que perdem seus queijos, raízes e frutas.

Numa quarta-feira de agosto, um casal reclamava dos € 200 gastos em frios que estavam sendo recolhidos, enquanto a fiscal explicava os motivos da apreensão :

— Os derivados de animais são permitidos desde o ano passado, mas a embalagem precisa ter diversas especificações que esta aqui não tem.

A profissional se referia à Instrução Normativa 11 do órgão que, desde maio de 2016, aprovou a entrada no país de diferentes produtos, antes proibidíssimos : derivados de carnes, de leite, de ovo e os pescados. Mas a liberação só vale se eles estiverem em embalagem com uma série de especificações: todos precisam ter o selo do fabricante, informações sobre seus ingredientes, datas de validade e fabricação. Fora desse padrão, vários deles continuam sendo apreendidos.

Alguns permanecem terminantemente proibidos. São eles : qualquer mel, queijos de baixa maturação, como o Brie, ou feitos a partir de leite cru, como o Serra da Estrela. Alimento crus ou frescos, em geral, também não podem entrar no país. Exemplo ? Linguiça ou fruta. Bacalhau sem identificação do produtor, não salgado ou não congelado, também não está liberado. Embutidos, como salames, não podem ser trazidos se não estiverem embalados a vácuo.

No ranking do Aeroporto Internacional do Rio, os mais confiscados são os alimentos frescos, como as frutas, seguidos pelos frios, como linguiça e presunto. Os queijos e os pescados (como bacalhau) estão, respectivamente, nos terceiro e quarto lugares. Mas a grande maioria por conta da embalagem inadequada.

O auditor fiscal Luis Felipe Reimann, chefe da Vigiagro no Galeão, ressalta que ainda há muita desinformação sobre o assunto. E explica os motivos pelos quais a fiscalização precisa manter tanto zelo :

— Entram em nosso país muitas pragas e bactérias, maléficas tanto para o ser humano, como para a agricultura. Há vários exemplos na História, como a vassoura-de-bruxa, que acabou com a plantação de cacau no país por anos, e a gripe suína, que dizimou o rebanho suíno no Estado do Rio. Essas pragas podem ter sido transportadas por alguns indivíduos, como os que desembarcam em aeroportos e portos do país.

Mesmo alimentos que já podiam ser importados continuam sendo apreendidos. Caso dos cogumelos em conservas, que podem ser trazidos, mas que acabam sendo recolhidos justamente porque chegam em embalagens que desrespeitam a lei.

O fato é que, para não ser surpreendido na alfândega, melhor verificar cuidadosamente, na hora da compra, se a embalagem do produto está seguindo as normas exigidas.

— Uma dica que funciona é o turista lembrar de conferir se a embalagem do produto que vai comprar lá fora traz as mesmas informações, em relação a produto e fabricante, que encontramos no Brasil. Se tudo se encaixar, provavelmente o passageiro não terá problemas na fiscalização, quando chegar — diz Reimann.

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Re: Turismo e Viagens • Tópico sobre formas de turismo, viagens que você fez e demais atrações
MensagemEnviado: 27 Set 2017, 13:38 
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Re: Turismo e Viagens • Tópico sobre formas de turismo, viagens que você fez e demais atrações
MensagemEnviado: 30 Set 2017, 20:43 
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https://oglobo.globo.com/boa-viagem/avianca-brasil-passa-cobrar-por-bagagem-despachada-partir-do-dia-259-21848786

A Avianca Brasil passará a cobrar pela bagagem despachada através de uma nova classe tarifária, a Promo, que estará disponível nos canais de venda da empresa a partir desta segunda-feira (25/9) e terá valores mais baixos, mas não incluirá o direito a despachar a mala. O valor por cada peça de até 23kg será de R$ 30.

Nos voos internacionais, a Promo continua tendo preço menor, garantiu o presidente da empresa, Frederico Pedreira, mas com direito a uma peça de 23kg para despacho. A bagagem de mão, por lei, passa a ter peso máximo de 10kg em todos os voos.

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Re: Turismo e Viagens • Tópico sobre formas de turismo, viagens que você fez e demais atrações
MensagemEnviado: 05 Out 2017, 10:17 
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https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/aerea-de-baixo-custo-vai-ter-voo-entre-brasil-e-franca-por-e-249/

A Air France lançou oficialmente a Joon, sua nova companhia aérea de baixo custo.

A Joon começará voando para seis destinos a partir do aeroporto Charles de Gaulle e em dezembro terá voos para quatro cidades europeias : Barcelona, Berlim, Lisboa e Porto.

A partir de maio de 2018, a Joon vai passar a voar também para o Brasil com dois voos diretos semanais para Fortaleza.

A capital do Ceará foi escolhida para sediar o hub (centro de conexão de voos) da Air France-KLM no Nordeste.

De acordo com o diretor geral da Air France-KLM da América do Sul, Jean-Marc Pouchol a iniciativa foi feita por conta dos sinais de recuperação da economia e a demanda dos brasileiros por voos internacionais. “Nós queremos participar ativamente dessa retomada. Este projeto reforça a nossa presença no país, um dos nossos mercados prioritários”, ressalta.

O comunicado foi feito pelo grupo Air France-KLM com parceria da GOL, cuja malha aérea ajudará a alimentar os voos para Fortaleza.

Também foram anunciados três novos voos do grupo Air France-KLM de Fortaleza para Amsterdã.

As tarifas individuais para voos dentro da Europa devem custar a partir de € 39 (aproximadamente R$145). Já os voos para o Brasil, custarão a partir de €249 (cerca de R$930) o trecho. Sobre babagens, nada foi divulgado, mas se seguir a mesma toada de low-costs da Europa, provavelmente será cobrado.

Na rota para Paris, os voos serão operados pela aeronave A340 com capacidade para 278 lugares, com 30 na Business Class, 21 em Premium Economy e 277 na Economy.

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Re: Turismo e Viagens • Tópico sobre formas de turismo, viagens que você fez e demais atrações
MensagemEnviado: 07 Out 2017, 09:58 
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O samba vai ditar o ritmo do réveillon de Copacabana.

A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou que a SR Com, que há mais de uma década é a responsável pela festa da virada, comandará o ano-novo mais uma vez.

A empresa foi a única a apresentar uma proposta de parceria com a Riotur.

Inicialmente, a prefeitura pretendia divulgar o resultado em agosto, mas prorrogou o prazo para tentar atrair mais patrocinadores.

O cenógrafo Abel Gomes, dono da empresa, adiantou ontem algumas novidades que planejou para o evento, que, a exemplo do ano passado, só terá um palco.
— Vamos homenagear o samba. Montaremos uma espécie de palco móvel. Depois da meia-noite, quando, tradicionalmente, escolas de samba se apresentam, o palco ganhará o formato de um pandeiro — revelou Abel Gomes.

A expectativa é que a virada do ano em Copacabana reúna de 1,5 milhão a dois milhões de pessoas.

A menos que ainda apareçam outros investidores, o que vai ocorrer é que, como anos anteriores, a prefeitura deverá arcar com os custos de parte da festa de ano-novo.

Isso inclui, por exemplo, o aluguel das balsas onde são instalados os fogos de artifício.

Nas próximas semanas, a Riotur vai definir quem serão os artistas que se apresentarão em Copacabana, bem como a empresa que cuidará do espetáculo pirotécnico.

Em 2016, a queima de fogos, que normalmente dura 16 minutos, foi feita em 12 minutos.

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Re: Turismo e Viagens • Tópico sobre formas de turismo, viagens que você fez e demais atrações
MensagemEnviado: 08 Out 2017, 11:52 
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LAURO JARDIM - O GLOBO

O empresário Roberto Medina está levando a patrocinadores sua nova e ambiciosa ideia — o Zytrons, um festival do mesmo porte do Rock in Rio, com megaconcertos de astros pop, rock e metal, Cirque du Soleil, patinação no gelo, games, palestras com temas ligados à sustentabilidade e atrações típicas de parques de diversões americanos.

Se conseguir viabilizá-lo financeiramente, Roberto Medina quer que o Zytrons aconteça durante três fins de semana em outubro de 2018, no Parque Olímpico.

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Re: Turismo e Viagens • Tópico sobre formas de turismo, viagens que você fez e demais atrações
MensagemEnviado: 11 Out 2017, 22:14 
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http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/aumenta-numero-de-voos-internacionais-para-brasil.html

Dados da Anac referentes ao primeiro semestre de 2017 mostram que o Brasil teve 1.394 voos internacionais a mais do que o mesmo período em 2016.

Foram 49.646 em 2016 e 51.040 neste ano.

Segundo projeções dos técnicos da Embratur, a tendência deve se manter até dezembro. A expectativa é que o Brasil tenha recebido cerca de 10% a mais de voos internacionais do que em 2016.

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Re: Turismo e Viagens • Tópico sobre formas de turismo, viagens que você fez e demais atrações
MensagemEnviado: 13 Out 2017, 14:38 
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http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1902950-apos-cobranca-por-bagagens-precos-das-passagens-aereas-sobem-no-pais

Ao contrário do que se esperava quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitiu que as companhias aéreas passassem a vender passagens que não dão direito a despachar bagagem, o preço das tarifas tem subido desde que as empresas começaram a adotar a prática. Entre junho e setembro, essa alta chegou a 35,9%, segundo dados da FGV. De acordo com levantamento do IBGE, entretanto, a elevação foi mais moderada, de 16,9%.

O preço das passagens aéreas está no centro de uma discussão entre o governo federal e as companhias do setor. No fim de setembro, o Ministério da Justiça instaurou averiguação sobre um estudo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) que apontou tendência de queda no preço das passagens nos últimos meses.

Segundo o levantamento da entidade feito com base em dados preliminares, entre junho e o início de setembro, as tarifas recuaram de 7% a 30% nas rotas domésticas das companhias que adotaram a cobrança da mala despachada (Azul, Gol e Latam).

Os números da FGV e do IBGE, porém, mostram queda apenas em agosto, de 2,07% e 15,16%, respectivamente. A divergência de 13 pontos porcentuais entre os índices de agosto revela a complexidade que as entidades enfrentam para calcular o preço médio das passagens e as diferentes metodologias adotadas por cada uma - é também sobre a metodologia adotada que o Ministério da Justiça questionou a Abear.

De acordo com Fernando Gonçalves, gerente na Coordenação de Índices de Preços do IBGE, os preços de passagem aérea e telefonia estão entre os mais complicados de se analisar, pois variam muito. "São dados muito detalhados, que requerem cuidado na hora da coleta."

A divergência no acumulado de junho a setembro dos índices de passagem aérea da FGV e do IBGE chega a 19 pontos porcentuais, enquanto, no mesmo período, os índices de preço geral das entidades se diferem em 0,54 ponto porcentual.

Tanto os dados coletados pelo IBGE como os pela FGV são de passagens destinadas ao turismo de lazer, cujas tarifas costumam ser mais baratas, já que a compra é realizada com antecedência. Passagens corporativas, adquiridas próximo da data da viagem, acabam não sendo consideradas pelos índices das entidades.

A FGV faz sua coleta de dados considerando o preço das passagens para uma viagem que ocorreria dentro de 30 dias, enquanto o IBGE utiliza o prazo de 60 dias.

Outra divergência importante entre as metodologias da FGV e do IBGE diz respeito à inclusão da bagagem nas tarifas analisadas. Enquanto a primeira optou por considerar tanto o preço da passagem com ou sem mala, a segunda considera sempre a inclusão da bagagem, mesmo no caso das tarifas mais baratas - nesses casos, o preço da mala é acrescido no final.

As diferenças ocorrem ainda nas rotas dos voos cujos preços são analisados. A FGV coleta dados em sete pontos de partida e considera os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros de acordo com uma pesquisa da Embratur. O IBGE, por sua vez, pesquisa 13 cidades como ponto de saída e os destinos foram definidos por um levantamento feito pelo próprio instituto entre 2008 e 2009 com famílias entrevistadas.

"É por causa dessa seleção de cidades que acontece de, às vezes, uma pessoa não se identificar com a variação (dos preços). Ela possivelmente mora em uma região que a pesquisa não alcança", diz o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da FGV, André Braz.

A regra da Anac que permitiu a cobrança por bagagem atendeu a uma demanda antiga do setor aéreo, que defendia o fim da franquia da mala gratuita com o argumento de aproximar as normas brasileiras aos padrões internacionais. Hoje, apenas Venezuela, Rússia e México exigem que as companhias aéreas transportem pelo menos uma bagagem sem cobrar, segundo a própria Anac.

Antes de entrar em vigor, a medida foi questionada pelo Ministério Público Federal em São Paulo, que afirmou que o setor era pouco competitivo no País, "sem grande disputa por tarifas mais baixas".

Procurada, a Abear informou que seu levantamento foi feito levando em conta as tarifas mais econômicas ofertadas entre junho e o início de setembro deste ano e de 2016. A entidade destacou que os dados foram apurados após as divulgações de pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que mostrou queda de 2,56% no primeiro semestre deste ano e do IPCA-15 de setembro, do IBGE, que registrou recuo de 12,99% no acumulado do ano.

"Importante ressaltar, ainda, que as informações foram obtidas por meio das companhias em um período de custos estáveis durante o ano", informou em nota.

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