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Brasil e México anunciaram o retorno dos vistos eletrônicos para cidadãos dos dois países.
A medida permitirá que brasileiros e mexicanos solicitem vistos para turismo ou negócios pela internet, sem a necessidade de ir até uma repartição consular.
O comunicado divulgado pelas chancelarias brasileira e mexicana não detalha o prazo para a execução do projeto, a ser implementado "nos próximos meses".
Até lá, as exigências para viajar ao México serão as atuais : para pedir o visto físico, é preciso agendar um horário pelo site da embaixada mexicana e apresentar um formulário preenchido junto com cópias do documento de identidade e do passaporte, além de pagar uma taxa. Ele tem validade de 180 dias.
Em outubro de 2021, o México anunciou que, depois de 17 anos, iria voltar a cobrar vistos de brasileiros que quisessem entrar no país, atendendo a pedidos dos Estados Unidos.
Na ocasião, passou a ser exigida uma autorização eletrônica dos brasileiros — sistema que gerou problemas para os solicitantes.
O anúncio desta terça não elimina o objetivo de retomar gradualmente o Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, de acordo com o comunicado conjunto dos dois países. Em maio deste ano, o chanceler Mauro Vieira afirmou que o governo do México voltaria a isentar brasileiros da exigência de visto para visitar o país.
O Brasil vai anunciar um acordo com o Japão para isentar de visto brasileiros e japoneses, de acordo com o princípio da reciprocidade, para a estadia de até 90 dias em cada um dos países.
A isenção de visto vai valer a partir do dia 30 de setembro de 2023.
O Itamaraty afirmou que a medida terá validade inicial de três anos.
A partir do dia 30 de setembro de 2023, passa a valer a isenção de visto para turistas de Brasil e Japão, com o princípio da reciprocidade, para a estadia de até 90 dias.
Para os brasileiros, a medida pode representar um enorme impulso na economia entre as duas nações por meio do incentivo aos negócios envolvendo turismo, entre outras atividades.
Essa é a opinião do embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, que esteve no Rio de Janeiro na semana passada.
Em entrevista exclusiva, o embaixador disse que é necessário um maior empenho do Brasil para aumentar o turismo nos dois países.
Antes da pandemia, em 2019, o Japão recebeu apenas 50 mil brasileiros, que representa apenas 0,2 % dos estrangeiros que visitaram o país.
"O número de brasileiros visitando o Japão é muito pequeno ainda, levando em consideração que o país abriga cerca de dois milhões de japoneses. O Brasil tem a maior colônia japonesa no mundo e muito potencial. Os brasileiros aceitam a diversidade cultural, e o Japão tem muito interesse da cultura brasileira", disse o embaixador.
"No Japão, há diversos restaurantes de churrasco brasileiro. Aqui no Brasil, a gastronomia japonesa é muito difundida. Acho que é o único país, fora do Japão, onde se come yakisoba".
A cidade de Veneza exigirá pontualmente, a partir de 2024, uma taxa de 5 euros aos turistas que visitem durante o dia a cidade, vítima de um turismo de massa e ameaçada de entrar para a lista de patrimônio em perigo da Unesco.
Ficarão isentas de pagar a taxa as pessoas menores de 14 anos e os turistas que passem pelo menos uma noite em Veneza.
O objetivo da medida é dissuadir os visitantes de um dia, que lotam a cidade conhecida no mundo inteiro por seus canais, pontes, palácios e obras de arte.
Em 2024, a taxa, que poderá ser paga pela internet, incidirá no máximo sobre os 30 dias em que o número de turistas costuma ser mais elevado, particularmente na primavera e no verão europeus.
— É um primeiro passo [...] Estamos experimentando — disse o prefeito da cidade italiana, Luigi Brugnaro, que promete um sistema de fácil utilização.
A taxa foi aprovada em uma hora bastante oportuna para Veneza, que vinha protelando há anos a tomada de medidas drásticas, como impor uma reserva prévia, ou limitar o número de entradas na cidade.
Conhecida como Sereníssima, é uma das cidades mais visitadas do mundo. No auge de sua ocupação máxima, cerca de cem mil turistas chegam a pernoitar nela, além das dezenas de milhares de visitantes que apenas passam o dia. Isso representa um desequilíbrio em relação aos 50 mil habitantes da cidade, que não para de perder população.
— Seguimos em um turismo de massa, não um turismo sustentável, e tudo isso em detrimento da população. Veneza não deve se transformar em um museu a céu aberto — explicou em julho à AFP um diplomata da Unesco.
Um dos portos de passageiros mais tradicionais da Europa agora está proibido para navios de cruzeiros. A operação do terminal Nord, bem na região central de Barcelona, foi transferida para um píer um pouco mais ao sul.
A mudança, que busca diminuir os impactos ambientais causados pela atividade no centro histórico da capital catalã, provocará alterações importantes no turismo marítimo na cidade de Barcelona.
O Nord fica a poucos metros da super turística avenida Las Ramblas, o que significa que poucos minutos a pé separavam os navios das atrações mais concorridas de Barcelona, como os bairros históricos El Raval e Barri Gòtic, e as próprias praias de Barceloneta.
Para os passageiros, a mudança significa mais tempo para chegar aos principais cartões-postais da cidade. Quem desembarca dos navios no terminal Adossat leva cerca de meia hora de ônibus ou táxi para chegar à região central da cidade. Este mesmo tempo deverá ser levado em consideração no momento de retornar ao terminal para o embarque.
Os voos de São Paulo a Joanesburgo, que tinham sido suspensos durante a pandemia, voltaram a ser operados pela Latam no dia 2 de setembro e pela South African Airways em 6 de novembro de 2023.
A grande novidade é que a empresa aérea sul-africana lançou uma rota direta inédita entre São Paulo e Cidade do Cabo, na África do Sul.
Enquanto a viagem para Joanesburgo leva cerca de 9h, a nova rota para a Cidade do Cabo tem apenas 7h35 de duração.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro dos Transportes da Arábia Saudita, Saleh Al Jasser, criaram um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de voos diretos entre os países.
A chefe do turismo do governo de Gabriel Boric no Chile, Verónica Pardo, tem convicção de que o Chile precisa de um voo direto para o Centro-Oeste brasileiro.
Ela acredita que assim pode impulsionar a ida de turistas para o país chileno e está em conversas quatro empresas — Sky, Jetsmart, Gol e Latam.
Hoje, as companhias aéreas operam 22 linhas Brasil-Chile, que saem de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Foz do Iguaçu, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
No Chile, Santiago é o destino de 19 rotas , mas há um voo da Latam do Galeão a Antofagasta, no Atacama, e um da Gol, também do Rio, a Concepción, segunda maior região metropolitana chilena.
Em 2024 será mais fácil percorrer as ruínas de Machu Picchu. O governo peruano anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2024, aumentará a capacidade do mais conhecido sítio arqueológico da América do Sul de 4.044 para 4.500 visitantes por dia, ou 5.600 em datas especiais ao longo do ano.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, esteve com executivos da companhia aérea italiana Neos, que estuda iniciar as suas operações para o Rio de Janeiro.
Caso o acordo seja concretizado, o aeroporto do Galeão passará a ter um voo direto para a cidade de Milão.
Esta seria a segunda conexão com a Itália, já que atualmente o Rio conta com voos diários para Roma, operados pela ITA Airways.