Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios Sobre



Todos os horários são GMT - 3 horas


Portal Chespirito



Criar novo tópico Responder  [ 1206 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81  Próximo
  Exibir página para impressão

Re: Educação
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 19 Mai 2019, 21:39 
Offline
Avatar do usuário
Usuário do Mês

Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Mensagens: 31736
Curtiu: 3467 vezes
Foi curtido: 2756 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Valeu. A reforma não é uma chantagem. Passa a ser quando é apresentada pelos governantes de forma condicionada a outras coisas. Dizem que tudo vai melhorar, forçando sua aprovação, mas não é algo automático assim.

_________________
No site do ECAD, encontrei um indício de que o SBT produzia aberturas próprias para as séries CH em 1986. Confira também outras descobertas e especulações no tópico da BGM do Chapolin.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 19 Mai 2019, 23:22 
Offline
Avatar do usuário
Usuário do Mês

Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Mensagens: 31736
Curtiu: 3467 vezes
Foi curtido: 2756 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
MEC corta verba de obras de hospitais que servirão a 2,7 milhões de pessoas
Ao todo, quase R$ 40 milhões foram bloqueados de três instituições, afetando obras que --quando concluídas-- devem criar 755 novos leitos na rede pública e servir para atender um público de 2,7 milhões de pessoas.
Além de atender à população, a ideia dos hospitais universitários é ajudar na formação de alunos da área de saúde e fomentar pesquisas em diversos campos de atuação. Por isso, eles são ligados a uma instituição federal de ensino e têm verbas do MEC.
https://educacao.uol.com.br/noticias/20 ... essoas.htm

_________________
No site do ECAD, encontrei um indício de que o SBT produzia aberturas próprias para as séries CH em 1986. Confira também outras descobertas e especulações no tópico da BGM do Chapolin.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 21 Mai 2019, 20:42 
Offline
Avatar do usuário
Usuário do Mês

Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Mensagens: 31736
Curtiu: 3467 vezes
Foi curtido: 2756 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Estudantes de São Carlos e região fazem prova através de app de celular feito na UFSCar
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regia ... r/7629786/

_________________
No site do ECAD, encontrei um indício de que o SBT produzia aberturas próprias para as séries CH em 1986. Confira também outras descobertas e especulações no tópico da BGM do Chapolin.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 27 Mai 2019, 19:45 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Mensagens: 79704
Localização: Rio de Janeiro (RJ)
Curtiu: 5442 vezes
Foi curtido: 1555 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
https://www.nsctotal.com.br/noticias/os-desafios-da-educacao-para-impulsionar-a-inovacao-no-brasil

Como criar ambientes inovadores e geradores de riqueza no Brasil ?

A resposta para esta pergunta requer conhecer como está a educação brasileira.

Não é novidade que o Brasil aparece nas últimas posições nas avaliações internacionais de aprendizagem como o PISA (66ª entre 72 países). Isto significa que nossas crianças e jovens não estão desenvolvendo as competências necessárias para um cidadão do Século 21.

Mas quando o assunto é inovação e tecnologia outros dados também preocupam. Apesar da maioria das escolas públicas brasileiras reportarem terem acesso à internet, a velocidade é lenta (menor de 2 mps) e o uso é limitado a atividades administrativas. Apenas 19% dos alunos em escolas públicas dizem acessar à internet para atividades educativas em sala de aula.

Outro dado preocupante é a nova desigualdade social que está sendo criada no acesso à internet. Enquanto alunos das classes A e B reportam acessarem a internet por meio de diversos dispositivos (laptops, tablets e celulares) e em diversos locais, 67% dos alunos das classes D-E só acessam por meio da tela de seus celulares e utilizam um plano de acesso limitado. Isto reduz o tipo de experiência de aprendizagem que a tecnologia é capaz de oferecer aos alunos de níveis socioeconômico mais baixos.

Por outro lado, o Brasil pela primeira vez tem uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que indica as competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver durante seu percurso escolar. Entre as 10 competências gerais está a competência #5 que diz que todos os jovens brasileiros devem ser capazes de :

"Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

Já temos uma meta clara. Se conseguirmos melhorar nossas escolas de modo a desenvolver esta competência poderemos ter um país capaz de inovar.

_________________
Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 27 Mai 2019, 19:49 
Offline
Avatar do usuário
Usuário do Mês

Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Mensagens: 31736
Curtiu: 3467 vezes
Foi curtido: 2756 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Acho que o uso de celular na sala de aula ainda é visto como algo bastante negativo, por isso o pouco uso. É mais proibido do que incentivado para fins escolares.

_________________
No site do ECAD, encontrei um indício de que o SBT produzia aberturas próprias para as séries CH em 1986. Confira também outras descobertas e especulações no tópico da BGM do Chapolin.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 30 Mai 2019, 03:26 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Mensagens: 79704
Localização: Rio de Janeiro (RJ)
Curtiu: 5442 vezes
Foi curtido: 1555 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/05/com-menos-mobilizacao-estudantes-voltam-as-ruas-contra-bloqueios-na-educacao.shtml

Estudantes e professores de escolas públicas e privadas voltarão às ruas em todas as regiões do país nesta quinta-feira (30) para realizar seu segundo protesto contra os bloqueios na verba para a educação promovidos pelo Ministério da Educação.

A manifestação será encabeçada pela UNE (União Nacional dos Estudantes).

O principal objetivo da manifestação, segundo os organizadores, é mostrar à população que os cortes no orçamento da educação prejudicam o ensino, a pesquisa e os serviços prestados pelas instituições do setor à sociedade.

_________________
Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 30 Mai 2019, 08:53 
Offline
Avatar do usuário
Administrador

Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Mensagens: 40061
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1989 vezes
Foi curtido: 3931 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Vai flopar.

Manifestação não é algo que deve ser organizado com tanta frequência. Só gera desmobilização.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 30 Mai 2019, 23:09 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Mensagens: 15211
Localização: Pyongyang
Curtiu: 1051 vezes
Foi curtido: 1553 vezes
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Vasco
Em comparação com a primeira foi um flop sim. Mas foi melhor que as do dia 26 ou não?

_________________
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio




12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo

MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 31 Mai 2019, 09:01 
Offline
Avatar do usuário
Administrador

Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Mensagens: 40061
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1989 vezes
Foi curtido: 3931 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Isso é difícil de medir. Aqui deu mais gente sim. No Rio de Janeiro deu menos. Em São Paulo acho que foi no máximo equivalente.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 04 Jun 2019, 21:46 
Offline
Avatar do usuário
Usuário do Mês

Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Mensagens: 31736
Curtiu: 3467 vezes
Foi curtido: 2756 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Imagem
Em tempo: ‘Está chovendo fake news’, diz ministro da Educação ao som de ‘Cantando na Chuva’
https://politica.estadao.com.br/blogs/f ... -na-chuva/

_________________
No site do ECAD, encontrei um indício de que o SBT produzia aberturas próprias para as séries CH em 1986. Confira também outras descobertas e especulações no tópico da BGM do Chapolin.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 04 Jun 2019, 21:53 
Offline
Avatar do usuário
Moderador

Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Mensagens: 52947
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 280 vezes
Foi curtido: 985 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras


:escondido:

_________________
Meus títulos e conquistas no FCH:

Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / desde 2016)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Tetracampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016 e 2017)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 05 Jun 2019, 20:38 
Offline
Avatar do usuário
Usuário do Mês

Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Mensagens: 31736
Curtiu: 3467 vezes
Foi curtido: 2756 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Capes anuncia novo corte de 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2 ... rado.ghtml

_________________
No site do ECAD, encontrei um indício de que o SBT produzia aberturas próprias para as séries CH em 1986. Confira também outras descobertas e especulações no tópico da BGM do Chapolin.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 09 Jun 2019, 00:12 
Offline
Avatar do usuário
Usuário do Mês

Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Mensagens: 31736
Curtiu: 3467 vezes
Foi curtido: 2756 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Em tempo: Justiça manda MEC suspender bloqueio em universidades
https://www.poder360.com.br/justica/jus ... ersidades/

_________________
No site do ECAD, encontrei um indício de que o SBT produzia aberturas próprias para as séries CH em 1986. Confira também outras descobertas e especulações no tópico da BGM do Chapolin.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 14 Jun 2019, 07:00 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Mensagens: 79704
Localização: Rio de Janeiro (RJ)
Curtiu: 5442 vezes
Foi curtido: 1555 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
O ESTADO DE S.PAULO

Seis ex-ministros da Educação, em recente nota, falam do grande consenso que teria sido construído no Brasil sobre o setor, que o atual governo estaria desconsiderando.

De fato, existe um forte consenso sobre a prioridade que a educação deve ter, e o governo até agora não mostrou uma política para o setor que vá além de cortes orçamentários e posturas ideológicas, diferentemente do que ocorre na economia e na segurança, onde existem propostas claras formuladas com o apoio de fortes contingentes de economistas, juízes, promotores e funcionários públicos qualificados.

A educação brasileira, depois de um período de crescimento descontrolado, chegou a um impasse, com milhões de jovens concluindo a educação fundamental semianalfabetos; o ensino médio estagnado e com altíssimas taxas de abandono; um ensino superior público caro, desigual e que não consegue atender a mais do que 25% das matrículas; e um sistema de pós-graduação e pesquisa em grande parte voltado para si mesmo, que cresceu em quantidade, mas não em impacto e relevância científica e econômico-social, com as boas exceções de sempre.

O ponto mais alto deste consenso, segundo os ex-ministros, teria sido o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado por unanimidade pelo Congresso Nacional em 2014, com planos filhotes para cada Estado e município e que se desdobrava em 10 diretrizes e 20 grandes metas, divididas em 244 estratégias específicas, a serem financiadas com 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para acompanhar tudo isso, contava-se com uma grande parafernália de comissões tripartites estabelecidas com as associações de secretários de Educação estaduais e municipais e fóruns permanentes de negociação.

O PNE é um zumbi que se recusa a morrer, e até que seja devidamente enterrado e substituído por um conjunto pequeno de objetivos realistas e bem definidos não há como a educação brasileira avançar.

Dois exemplos recentes do suposto consenso foram a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do ensino médio. A ideia de que todos os estudantes, até determinado nível, precisam compartir um conjunto mínimo de conhecimentos, sobretudo no domínio da linguagem, do raciocínio matemático e de familiaridade com as ciências naturais e sociais, é hoje reconhecida em todas as partes. Mas nenhum país, que eu saiba, tem um documento semelhante à BNCC brasileira, com suas 600 páginas e centenas de habilidades e competências que os estudantes deveriam adquirir. É um texto recheado de linguagem empolada, incompreensível ou meramente retórica, como na introdução, na qual se diz que o objetivo é levar à “educação integral”, a partir de uma “visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades”.

Compare-se com o Socle Commun francês, de 30 páginas, ou o currículo da Nova Zelândia, resumido em 8 quadros, em linguagem direta e sem adjetivos. A grande lista de assessores, especialistas, colaboradores, pesquisadores, comissões de discussão e leitores críticos mencionados ao final mostra o esforço do MEC de construir um consenso a favor do documento. Só não foram consideradas as críticas mais profundas que chamavam a atenção para a necessidade de chegar a um documento sintético, compreensível e compatível com o estado da arte internacional sobre os processos de aprendizagem.

O outro exemplo foi a reforma do ensino médio, que começou com uma tentativa de quebrar o consenso do currículo único tradicional e propor a implantação de trajetórias escolares diversificadas a combinadas com um núcleo comum. À medida que o projeto ia sendo discutido, o tamanho deste núcleo comum aumentava, atendendo às demandas dos professores das diversas disciplinas, até se transformar numa versão reduzida do currículo tradicional, deixando as trajetórias curriculares em segundo plano e diluindo a proposta inicial.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deveria ser reformulado para corresponder ao novo formato, continua como está. O novo ensino médio entra em vigor em 2020, e as escolas não sabem o que fazer.

É preciso construir um novo consenso, baseado na ideia de que deve ser possível fazer muito mais com os 5% do PIB que o Brasil já gasta em educação.

Com a queda da natalidade, serão menos estudantes e será possível ter menos professores e pagar mais.

A profissão docente precisa ser reformada, com melhores cursos de formação, carreiras associadas ao desempenho e facilitando o acesso ao ensino de pessoas com outros perfis.

A educação infantil deve deixar de ser meramente assistencialista e ser tratada como etapa essencial de formação.

A tolerância com o analfabetismo funcional deve acabar, com o uso de métodos comprovados de alfabetização e acompanhamento de resultados.

O segundo ciclo do ensino fundamental precisa ser repensado, e a reforma do ensino médio precisa ser efetivamente implementada, inclusive pela ampliação e fortalecimento da educação técnica.

O formato do ensino superior precisa ser revisto, criando mais alternativas de formação em diferentes níveis, e a pós-graduação e a pesquisa precisam se tornar menos acadêmicas e mais vinculadas às necessidades do País.

E, em todos os níveis, os papéis do setor público e do privado precisam ser revistos, para que se tornem complementares e livres dos predomínios simétricos do corporativismo e do mercantilismo.

_________________
Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Educação
MensagemEnviado: 14 Jun 2019, 23:27 
Offline
Avatar do usuário
Usuário do Mês

Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Mensagens: 31736
Curtiu: 3467 vezes
Foi curtido: 2756 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Atualizando:

Planalto cede verba para Educação e Congresso libera R$ 249 bi ao Orçamento
https://www.poder360.com.br/congresso/p ... orcamento/

Justiça derruba liminar que suspendeu cortes em universidades
https://www.poder360.com.br/justica/jus ... ersidades/

_________________
No site do ECAD, encontrei um indício de que o SBT produzia aberturas próprias para as séries CH em 1986. Confira também outras descobertas e especulações no tópico da BGM do Chapolin.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1206 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para: