Educação

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Victor235
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Re: Educação

Mensagem por Victor235 » 31 Jan 2017, 20:05

O que acham disso? Achei a vigência da bolsa um tempo grande. Geralmente, as bolsas de Mestrado duram dois anos, e não quatro.

Haverá prestação de contas referente às atividades? Se são difusores da cultura oral, como elaborarão relatórios e coisas do tipo? Ou vão só receber sem contrapartidas?

Não estou dizendo que a cultura oral não deve ser valorizada, mas porque equiparar isto a um projeto de Mestrado, quando não é, ao invés de fazer um projeto específico para isto?
Finanças aprova valorização de mestres responsáveis por difundir tradição oral
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que valoriza, inclusive financeiramente, os mestres responsáveis pela difusão da tradição oral do Brasil. A proposta institui a Política Nacional de Proteção e Fomento aos Saberes e Fazeres das Culturas Tradicionais de Transmissão Oral do Brasil.

O texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Cultura que cria a política nacional de proteção aos saberes e fazeres das culturas tradicionais de transmissão oral, como a dos negros e a dos índios, por exemplo. O texto unifica o Projeto de Lei 1176/11, do ex-deputado Edson Santos, e uma proposta apensada (PL 1786/11), que institui a Polícia Nacional Griô.

A intenção é valorizar as dimensões sociocultural, política e econômica dos chamados "mestres tradicionais do Brasil", ou seja, aqueles herdeiros dos saberes e fazeres culturais que, por meio de contos e cânticos, perpetuam o conhecimento tradicional de seus povos. Entre esses mestres, estão os griôs, babalorixás, pajés, guias, mestres das artes e mestres dos ofícios.

De acordo com o texto, eles serão oficialmente titulados como mestres, incluídos em um cadastro nacional e remunerados com um valor equivalente ao das bolsas de mestrado concedidas pelas agências federais de incentivo à pós-graduação, cerca de R$ 1.500 atualmente.

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Edmilson Rodrigues limitou a concessão do benefício por, no máximo, quatro anos

Segundo o relator na comissão, deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), o texto da Comissão de Cultura resolveu a falta de previsão orçamentária da proposta original e da apensada com a equiparação do pagamento ao de bolsas de estudo.

Benefício limitado

Rodrigues limitou o benefício por no máximo quatro anos. Esse é o período estimado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para repassar, anualmente, R$ 756 mil para fomento de saberes de cultural tradicional de transmissão oral. A previsão orçamentária está prevista no Orçamento de 2016 (Lei 13.255/16).

O texto também limita o benefício a 54 mestres e 400 aprendizes, até o limite de 216 mestres e 1.080 aprendizes no programa.

Aprendiz

O aprendiz, ou seja, aquele que se encontre em processo de iniciação em alguma modalidade de saber ou fazer tradicional, também terá direito a uma bolsa equivalente, em valor, àquelas concedidas pelo CNPq aos graduandos da educação superior com projetos de iniciação científica. As despesas ficarão por conta do Ministério da Cultura.

O substitutivo ainda altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) para incluir a valorização dos saberes e fazeres das culturas tradicionais no conteúdo curricular da educação básica. Caberá ao ensino superior ampliar o intercâmbio com essas culturas.

Plano Nacional de Cultura

Segundo o relator na Comissão de Cultura, o ex-deputado Evandro Milhomen, o substitutivo atende a duas das três demandas legislativas apontadas nas metas do Plano Nacional de Cultura: a inclusão dos saberes tradicionais na educação formal por meio de lei e a instituição de benefício financeiro aos mestres da cultura popular e tradicional.

Rodrigues retirou do texto a instituição de prêmios para a valorização de iniciativas para proteção de saberes. Segundo ele, essa informação é imprescindível para avaliar a adequação financeira e orçamentária.

Tramitação

O texto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto já foi aprovado pela Comissão de Cultura em dezembro de 2014.
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Re: Educação

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 31 Jan 2017, 22:57

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Isso mesmo, tem que valorizar o Oral...
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Re: Educação

Mensagem por Victor235 » 01 Fev 2017, 22:36

Educação aprova proposta para assegurar saúde vocal de professor
01/02/2017 - 15h44
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Regina Céli Assumpção

Reprodução/TV Câmara
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Saraiva Felipe: é uma questão de natureza pedagógica, cujas soluções devem se dar no campo pedagógico, e não por meio da mera oferta de equipamentos técnicos de apoio ao docente

A Comissão de Educação aprovou proposta que busca assegurar a saúde vocal dos professores brasileiros. Para tanto, o texto prevê a oferta de infraestrutura física com acústica adequada nas salas de aula e programas de treinamento de voz para docentes, juntamente com formação continuada para melhorar as técnicas de comunicação dirigida aos alunos.

A proposta acrescenta um inciso à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/96), na parte que trata das incumbências dos estabelecimentos de ensino. O texto aprovado é, na verdade, um substitutivo apresentado pelo deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG) ao Projeto de Lei 3947/15, do ex-deputado Marcelo Belinati.

Originalmente, o projeto exige a instalação, nas salas de aula com mais de 25 alunos, de dispositivo de sonorização que permita a perfeita difusão da voz do professor no ambiente. Saraiva Felipe apontou uma série de inconvenientes na proposição, como custos financeiros e aumento de ruídos uma vez que os alunos elevariam o tom de voz para competir com as caixas de som.

Em vez disso, o relator preferiu manter o foco da proposta no processo pedagógico, no ensino e na aprendizagem. “É uma questão de natureza pedagógica, cujas soluções devem se dar no campo pedagógico, e não por meio da mera oferta de equipamentos técnicos de apoio ao docente”, defendeu.

Entre as técnicas para o professor conseguir o silêncio e a atenção do aluno, Saraiva Felipe citou o contato visual com os alunos e o recurso das palmas ou do próprio silêncio do professor em uma situação de conversas paralelas.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
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Re: Educação

Mensagem por Antonio Gabriel » 08 Fev 2017, 22:30

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Re: Educação

Mensagem por Fellipe » 08 Fev 2017, 22:41

O que caga aí mesmo é essa contratação de pessoas com "notório saber". Desnecessário.

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Re: Educação

Mensagem por E.R » 08 Fev 2017, 22:44

Se a reforma fizer com que os alunos de Humanas não precisem mais estudar Química, sou a favor.
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Re: Educação

Mensagem por Fellipe » 09 Fev 2017, 00:26

Agora que eu vi que tiraram a obrigatoriedade de História e Geografia... Que merda.

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Re: Educação

Mensagem por Barbano » 09 Fev 2017, 08:17

Talvez a gente deva procurar conhecer melhora a proposta. Vi na TV que, quem conhece o novo ensino médio, aprova. :vamp:
FellipeKyle escreveu:Agora que eu vi que tiraram a obrigatoriedade de História e Geografia... Que merda.
Aí todas as de humanas seriam obrigatórias, né? Tá puxando a sardinha pro teu lado :P

Sei lá, eu faria exatamente o oposto do que estão fazendo. Disciplinas como Artes, Filosofia, Sociologia e Educação Física é que deveriam ser optativas.

Já disciplinas como Geografia, História, Física, Química e Biologia poderiam ter uma carga reduzida e um conteúdo mais básico para quem segue itinerários formativos diferentes, e mais abrangente para quem segue o itinerário formativo que as contempla.

Só Inglês, Português e Matemática seriam obrigatórias para todas as carreiras, com carga máxima.
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Re: Educação

Mensagem por Antonio Felipe » 09 Fev 2017, 08:23

Pessoal insistiu tanto por artes, sociologia e filosofia e esqueceu de História, Geografia e línguas...

Não vai prestar isso aí.
• Jornalista
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• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
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• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

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Re: Educação

Mensagem por Ecco - Kiko Botones is my life » 09 Fev 2017, 08:47

FellipeKyle escreveu:O que caga aí mesmo é essa contratação de pessoas com "notório saber". Desnecessário.
Por que?
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Re: Educação

Mensagem por Bgs » 09 Fev 2017, 12:48

Uma pena não serem consultados professores e alunos pra tomar uma medida tão séria como essa.

Aumentar a carga horária não é sinônimo de qualidade de ensino, só aumenta a evasão. E o jovem que não pode só estudar e precisa trabalhar?

Aumenta-se a alienação de alunos de escola pública, que não terão matérias não obrigatórias, e aumenta-se o custo do ensino privado.

Além de que, vou me especializar numa área em que nem os professores tem um aprofundamento adequado. http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... inam.shtml
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#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
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Re: Educação

Mensagem por Fellipe » 09 Fev 2017, 13:07

Barbano escreveu:Aí todas as de humanas seriam obrigatórias, né? Tá puxando a sardinha pro teu lado :P

Sei lá, eu faria exatamente o oposto do que estão fazendo. Disciplinas como Artes, Filosofia, Sociologia e Educação Física é que deveriam ser optativas.

Já disciplinas como Geografia, História, Física, Química e Biologia poderiam ter uma carga reduzida e um conteúdo mais básico para quem segue itinerários formativos diferentes, e mais abrangente para quem segue o itinerário formativo que as contempla.

Só Inglês, Português e Matemática seriam obrigatórias para todas as carreiras, com carga máxima.
História é importantíssimo pra saber o passado do nosso país e do mundo como um todo e não repetir os mesmos erros ou achar que existia liberdade durante o período militar como ~certos políticos~ pregam. Não seria necessário estudar tão à fundo (isso poderia mais aprofundado por quem quisesse), mas acho que uma matéria essencial e que não deveria ser optativa.

De resto concordo com você, embora ainda ache que todas as matérias mereçam alguma abordagem obrigatória, especial Sociologia.
Ecco escreveu:
FellipeKyle escreveu:O que caga aí mesmo é essa contratação de pessoas com "notório saber". Desnecessário.
Por que?
Porque desvaloriza o profissional de educação que fez mestrado e doutorado e sei lá mais o quê pra seguir a carreira de professor.

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Re: Educação

Mensagem por Ecco - Kiko Botones is my life » 09 Fev 2017, 13:14

FellipeKyle escreveu:
Ecco escreveu:
FellipeKyle escreveu:O que caga aí mesmo é essa contratação de pessoas com "notório saber". Desnecessário.
Por que?
Porque desvaloriza o profissional de educação que fez mestrado e doutorado e sei lá mais o quê pra seguir a carreira de professor.
Não será desvalorizado por dois motivos:

1. Imagina-se que ele seja um bom profissional, afinal tem um currículo invejável com mestrado e doutorado, ou seja, ele é um bom professor e não vai ficar sem emprego pois bons professores estão em falta por aí.

2. O notório saber se aplica somente ao ensino técnico e profissionalizante, onde muito provavelmente esse profissional que você citou não irá estar atuando.

Só irá se dar mal nessa medida da reforma quem for ruim. E isso é ótimo, afinal, de que adianta ter um diploma de licenciatura em algo se não for bom naquilo?

Aqui na minha cidade, falando do mercado publicitário, existem inúmeros jornalistas e profissionais de outras áreas trabalhando em cargos que poderiam ser ocupados por somente quem tem diploma na área, mas diminuiria a qualidade do mercado. Eu, publicitário formado estou preocupado com isso? Não, pois sei que sou capacitado e faço um bom trabalho.
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Re: Educação

Mensagem por E.R » 13 Fev 2017, 11:34

O que não dava é pra ficar naquele modelo antigo ultrapassado.

Tem que sempre fazer ajustes para melhorar o sistema de ensino.

O ensino de informática nas escolas tem que melhorar também.
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Re: Educação

Mensagem por E.R » 18 Fev 2017, 03:51

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educaca ... z-ministro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que o novo ensino médio estará implementado em todo o país a partir de 2019.

“Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. A base [Base Nacional Comum Curricular] só estará concluída até o final de 2017. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. Então, isso será feito com mais profundidade só em 2019.”

A reforma do ensino médio foi sancionada pelo presidente Michel Temer.

Entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio.

O próximo passo é implantar a Base Nacional Comum Curricular que, atualmente, está sendo elaborada por um comitê presidido pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o ministro, o ensino médio é diferenciado em cada unidade da Federação e, por isso, a implementação da reforma será discutida com os conselhos e secretarias estaduais, para que cada um faça as adequações necessárias. “A lógica é preservar as peculiaridades e valorizar o protagonismo dos sistemas estaduais”, disse Mendonça Filho, ao falar sobre a distribuição dos conteúdos da base durante os três anos do ensino médio.

Segundo a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, a tendência é que o primeiro ano seja concentrado na base e que, a partir do segundo ano, as escolas comecem a flexibilizar e diversificar o currículo com os chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo : linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

O projeto prevê que os alunos escolham a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio.

Mendonça Filho esclareceu ainda que os estados terão suporte técnico e financeiro para implementação do novo currículo e do tempo integral.

Segundo o ministro, R$ 1,5 bilhão já foram disponibilizados para este ano e o próximo para aumentar as matrículas no ensino integral.

Hoje, 6% das matrículas do ensino médio são para o ensino integral, e a meta é dobrar esse número em três anos.

Mendonça Filho entende que os jovens podem decidir sobre a área de conhecimento que querem aprofundar durante o ensino médio. “Eles estarão acentuando seu protagonismo e a área de conhecimento que já é da sua vocação, para que possam decidir sua trajetória. Ninguém vai fazer uma escolha definitiva sobre o curso, como faz no vestibular.”

“Não vamos fazer uma legislação sobre a exceção, ela tem que contemplar a maioria”, disse o ministro, referindo-se às pessoas que acabam desistindo e mudando a formação profissional ao longo da vida.

Segundo o ministro da Educação, nos próximos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também vai se adequar à realidade do novo ensino médio. “Mas quero tranquilizar os estudantes que farão o Enem em 2017 e 2018, de que nenhuma mudança ocorrerá de forma repentina e, sim, obedecerá a esse ritmo de ampliação do ensino médio. O Enem é um reflexo do aprendizado do aluno. Uma mudança mais substancial se dará a partir de 2019.”

Para Mendonça Filho, a reforma do ensino médio não será responsável por uma mudança repentina e a percepção nos indicadores educacionais do país também será gradual. Entretanto, segundo ele, as mudanças já promoverão a equidade entre os alunos de escola pública e de escolas privadas.
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