https://www1.folha.uol.com.br/educacao/ ... olas.shtml
Apenas 16% dos professores do país consideram ter internet com velocidade e alcance adequado dentro das escolas públicas em que dão aula no Brasil.
Para 99% dos professores, é imprescindível ou importante melhorar a conectividade das unidades no próximo ano.
Os dados são de pesquisa feita pelo Datafolha a pedido da Fundação Lemann.
Foram entrevistados, por telefone, 1.005 professores de todas as regiões do país entre os dias 22 de setembro e 10 de outubro de 2020.
Especialistas em educação e gestores públicos dizem ser fundamental melhorar a conectividades das escolas para o próximo ano, já que a perspectiva é de que ainda em 2021 seja necessário continuar com parte das atividades de forma remota por causa da pandemia da Covid-19.
Na região Sul, 14% dos professores disseram não haver conexão em suas escolas.
Já no Nordeste, o número é 2,5 vezes maior — 35% responderam não ter internet.
No Sudeste, está a maior proporção de professores que dizem ter internet adequada (20%), mas também o segundo maior número dos que não têm nenhum acesso na escola (32%).
Apesar de 71% das escolas públicas brasileiras estarem conectadas à internet, dados do MEC (Ministério da Educação) mostram que a conexão da maioria delas é apenas para serviços administrativos.
A média de velocidade de internet das unidades do país é de 11 Mbps (megabits por segundo) — nos Estados Unidos, a média é de 100 Mbps por escola, segundo dados do Programa de Inovação Educação Conectada.
Há em tramitação no Congresso hoje ao menos dois projetos de lei que podem melhorar a conectividade das escolas públicas.
No Senado, uma das propostas é a de regulação do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), que pode garantir recursos para incentivar empresas de telecomunicação a levar serviços de internet a regiões do país que hoje estão sem conexão com internet — cerca de 1.500 municípios do país não têm nenhuma estrutura de fibra ótica.
Na Câmara dos Deputados, um projeto propõe que a União assegure recursos necessários a estados e municípios para prover acesso à internet a todos os alunos e professores da educação básica pública. A proposta é de que as empresas de telefonia móvel isentem o consumo de dados para o acompanhamento de atividades letivas remotas.