Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Religião

Mensagem por SBBHQK » 10 Nov 2016, 20:14

Bugiga escreveu:@iago83 (não vou quotar todo o post)
Sim, religião faz parte da esfera privada da pessoa, tanto que qualquer pessoa tem o direito individual assegurado por lei de escolher a sua, independente da sua família ou amigos. Se tu congrega com outros que têm a mesma fé, é opção tua assegurada por lei, mas os serviços públicos não têm que girar em torno disso
Amigo, tu já viu um evangélico, ou um judeu, ou um muçulmano, reclamar por exemplo, por ter um crucifixo em um escritório público ou em um tribunal? Ou você já viu alguém perguntar ao fazer uma certidão de nascimento "você é católico, você é luterano, você é adventista, é pentecostal, é budista, é hindu, é judeu?". Ninguém nunca pergunta isso para fazer um serviço público!

A vida pública e privada, as duas esferas estão misturadas com a religião. Não tem nada a ver. Gostando ou não gostando, sempre haverá pessoas que seguem uma fé e que mostram que seguem aquela fé através de suas atitudes públicas e no caso dos adventistas, com o sábado e com a bíblia que lemos todo sábado.

Não se deveria eliminar alguém de um exame simplesmente por acreditar que o sábado é o dia especial e que no sábado se lê a bíblia.

Isso que você disse é verdade. Falta de conforto existe com qualquer aluno, porém é mais profundo com os adventistas, judeus e demais pessoas que guardam o sábado.

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Religião

Mensagem por JF CH » 10 Nov 2016, 20:17

@Bugiga Mas os judeus e os muçulmanos não tem que ler nem o Torá nem o Alcorão todos os sábados. É um costume dos adventistas ;)
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4644
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2676 vezes
Curtiram: 990 vezes

Re: Religião

Mensagem por Bugiga » 10 Nov 2016, 20:34

iago83 escreveu:Amigo, tu já viu um evangélico, ou um judeu, ou um muçulmano, reclamar por exemplo, por ter um crucifixo em um escritório público ou em um tribunal?
Já. Inclusive, uns tempos atrás, o Judiciário daqui do RS determinou que os tribunais retirassem os símbolos católicos, pois feriam a laicidade prevista na Constituição. Fato que gerou uma previsível polêmica por parte dos católicos...
iago83 escreveu:Ou você já viu alguém perguntar ao fazer uma certidão de nascimento "você é católico, você é luterano, você é adventista, é pentecostal, é budista, é hindu, é judeu?". Ninguém nunca pergunta isso para fazer um serviço público!

A vida pública e privada, as duas esferas estão misturadas com a religião. Não tem nada a ver. Gostando ou não gostando, sempre haverá pessoas que seguem uma fé e que mostram que seguem aquela fé através de suas atitudes públicas e no caso dos adventistas, com o sábado e com a bíblia que lemos todo sábado.
O primeiro parágrafo contradiz o segundo.
Exatamente, nunca que isso é questionado ao procurar tais serviços, pois religião é uma opção pessoal e o Estado não tem nada a ver com isso.

E todos têm direito de mostrar a sua fé publicamente, ninguém proibiu isto. Desde que não atrapalhe quem não congrega da mesma religião...
iago83 escreveu:Não se deveria eliminar alguém de um exame simplesmente por acreditar que o sábado é o dia especial e que no sábado se lê a bíblia.
Exato. Por isso foi permitido que fizessem a prova mais tarde, para que não fossem eliminados. Cadê a injustiça?

Injusto seria permitirem fazer a prova numa data diferente dos demais, abrindo a possibilidade de vazamento das questões por parte dos examinados "normais".
iago83 escreveu:Isso que você disse é verdade. Falta de conforto existe com qualquer aluno, porém é mais profundo com os adventistas, judeus e demais pessoas que guardam o sábado.
Não sei porque estes últimos são mais prejudicados, se todos os alunos do ensino público estudam normalmente de segunda à sexta, estando sujeitos ao mesmo desconforto, e o ENEM acontece só uma vez por ano...
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Fórum Chaves
Nascimento: 2009
Falecimento: 2023

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Religião

Mensagem por Barbano » 10 Nov 2016, 21:04

iago83 escreveu:Um estado laico deve dar o direito de um adventista fazer uma prova depois do pôr do sol e não ser prejudicada por isso. O estado é laico e não ateu!
E ele está dando esse direito. O que é até muito, já que ele não tá te obrigando a fazer prova alguma. Você tá se inscrevendo numa prova que vai acontecer em um sábado por livre e espontânea vontade.

Para oferecer a prova em horário diferenciado, ou se faz o confinamento, ou se aplica uma prova diferente. Não tem como fugir disso. Se fosse aplicada uma prova diferente, aí era capaz dos adventistas alegarem discriminação.

Outra coisa, considero a tolerância religiosa necessária e válida dentro do que rege a nossa legislação. Não deve ser aplicada para liberar igrejas a praticarem qualquer tipo de discriminação, discursos de ódio e intolerância, sacrifícios de animais, etc.

SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Religião

Mensagem por SBBHQK » 10 Nov 2016, 21:14

Barbano escreveu:
iago83 escreveu:Um estado laico deve dar o direito de um adventista fazer uma prova depois do pôr do sol e não ser prejudicada por isso. O estado é laico e não ateu!
Outra coisa, considero a tolerância religiosa necessária e válida dentro do que rege a nossa legislação. Não deve ser aplicada para liberar igrejas a praticarem qualquer tipo de discriminação, discursos de ódio e intolerância, sacrifícios de animais, etc.
Defina-me o que é um discurso de ódio. Por que eu já vi muitos irmãos da minha igreja serem chamados de homofóbicos apenas por acreditarem que a homossexualidade é um pecado e uma prática que a Bíblia condena, mesmo não tendo praticado nenhum ato de violência contra homossexuais. Teve uma vez que até me causou problemas na escola ano passado (havia um aluno homossexual que estava estudando na minha escola) por eu ter dito que a bíblia odeia a homossexualidade mas ama o homossexual. As pessoas odiaram a minha declaração, mesmo o aluno não ter se sentido constrangido pelo que eu disse, e até me excluíram do grupo do whatsapp da turma da minha escola. Me senti horrível, e algumas pessoas estiveram comigo me defendendo dessas acusações e também odiaram o fato de estarem me atacando. E contei tudo o que aconteceu ao pessoal da igreja e eles me defenderam e ao mesmo tempo me disseram para procurar ter cuidado ao falar por que as vezes pode magoar alguém (e eu nunca quero magoar as pessoas).

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Religião

Mensagem por Barbano » 10 Nov 2016, 21:24

iago83 escreveu:Defina-me o que é um discurso de ódio.
A definição é clara.
iago83 escreveu:Teve uma vez que até me causou problemas na escola ano passado (havia um aluno homossexual que estava estudando na minha escola) por eu ter dito que a bíblia odeia a homossexualidade mas ama o homossexual. As pessoas odiaram a minha declaração, mesmo o aluno não ter se sentido constrangido pelo que eu disse, e até me excluíram do grupo do whatsapp da turma da minha escola.
As pessoas não são obrigadas a concordar com as tuas declarações, e grupos de Whatsapp são grupos de amigos. Não há intolerância alguma em excluir alguém que eles não queiram em um grupo.

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4644
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2676 vezes
Curtiram: 990 vezes

Re: Religião

Mensagem por Bugiga » 10 Nov 2016, 22:42

Barbano escreveu:Outra coisa, considero a tolerância religiosa necessária e válida dentro do que rege a nossa legislação. Não deve ser aplicada para liberar igrejas a praticarem qualquer tipo de discriminação, discursos de ódio e intolerância, sacrifícios de animais, etc.
Exato, e este é um limite tênue que as pessoas tendem a não discernir.
Eu tenho todo o direito de considerar, por exemplo, homossexualidade errada aos olhos de Deus, conforme a Bíblia. Mas não tenho nenhum direito de discriminar e pregar a intolerância a homossexuais (até por que duvido que Deus aprovasse uma atitude deste tipo), e muito menos querer diminuir os direitos civis do LGBT, pois nisto se baseia a separação entre igreja e Estado prevista na Constituição: a concepção religiosa não deve influir nos direitos civis das pessoas, os quais prevêem a igualdade de todos perante a lei.

Por essas e outras que eu sou contra representantes de igrejas se envolverem com política e se candidatarem a cargos públicos.
Esses usuários curtiram o post de Bugiga (total: 2):
BarbanoIgorkk33
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Fórum Chaves
Nascimento: 2009
Falecimento: 2023

SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Religião

Mensagem por SBBHQK » 11 Nov 2016, 00:10

Bugiga escreveu:
Barbano escreveu:Outra coisa, considero a tolerância religiosa necessária e válida dentro do que rege a nossa legislação. Não deve ser aplicada para liberar igrejas a praticarem qualquer tipo de discriminação, discursos de ódio e intolerância, sacrifícios de animais, etc.
Exato, e este é um limite tênue que as pessoas tendem a não discernir.
Eu tenho todo o direito de considerar, por exemplo, homossexualidade errada aos olhos de Deus, conforme a Bíblia. Mas não tenho nenhum direito de discriminar e pregar a intolerância a homossexuais (até por que duvido que Deus aprovasse uma atitude deste tipo), e muito menos querer diminuir os direitos civis do LGBT, pois nisto se baseia a separação entre igreja e Estado prevista na Constituição: a concepção religiosa não deve influir nos direitos civis das pessoas, os quais prevêem a igualdade de todos perante a lei.

Por essas e outras que eu sou contra representantes de igrejas se envolverem com política e se candidatarem a cargos públicos.
Então você acha que deve ser proibido alguém que tem uma religião se candidatar a um cargo público? Toda a Câmara e o Senado tem que ser ateus, agnósticos e sem religião? Aí que vanos ter uma representatividade que vai ser arrancada da maioria da população, mais de 90% que é composta de pessoas religiosas, das mais diferentes religiões!

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4644
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2676 vezes
Curtiram: 990 vezes

Re: Religião

Mensagem por Bugiga » 11 Nov 2016, 01:28

iago83 escreveu:
Bugiga escreveu:
Barbano escreveu:Outra coisa, considero a tolerância religiosa necessária e válida dentro do que rege a nossa legislação. Não deve ser aplicada para liberar igrejas a praticarem qualquer tipo de discriminação, discursos de ódio e intolerância, sacrifícios de animais, etc.
Exato, e este é um limite tênue que as pessoas tendem a não discernir.
Eu tenho todo o direito de considerar, por exemplo, homossexualidade errada aos olhos de Deus, conforme a Bíblia. Mas não tenho nenhum direito de discriminar e pregar a intolerância a homossexuais (até por que duvido que Deus aprovasse uma atitude deste tipo), e muito menos querer diminuir os direitos civis do LGBT, pois nisto se baseia a separação entre igreja e Estado prevista na Constituição: a concepção religiosa não deve influir nos direitos civis das pessoas, os quais prevêem a igualdade de todos perante a lei.

Por essas e outras que eu sou contra representantes de igrejas se envolverem com política e se candidatarem a cargos públicos.
Então você acha que deve ser proibido alguém que tem uma religião se candidatar a um cargo público? Toda a Câmara e o Senado tem que ser ateus, agnósticos e sem religião? Aí que vanos ter uma representatividade que vai ser arrancada da maioria da população, mais de 90% que é composta de pessoas religiosas, das mais diferentes religiões!
Não distorce o que eu falei, cara.

Não disse que tem que ser proibido. Disse apenas que não concordo, que acho desaconselhável.

Religião e sociedade civil são duas coisas distintas. Coisas que dizem respeito à tua fé civilmente podem ser discriminatórias contra outras pessoas. Como na política tu está representando a população, tu tem que saber dividir as coisas, o que nem todo o mundo sabe fazer.

E até parece que todo esse percentual da população que você citou exerce de fato alguma religião, né? Aposto que a maioria é "católico não-praticante".

PS: só pra não perder o costume, tu ignorou o meu post anterior, né?
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Fórum Chaves
Nascimento: 2009
Falecimento: 2023

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Religião

Mensagem por Riddle Snowcraft » 11 Nov 2016, 02:18

Uma pessoa desvaiarada o suficiente pra achar que uma benção divina vai ajudar a discernir alternativas de conhecimento humano tem que ser eliminada mesmo. Gente assim NÃO PODE ser bem vinda no meio acadêmico. Faculdade é lugar de obtenção primária e geração contínua de conhecimento, geração criada através de projetos de pesquisas e defesa retórica dos mesmos, sem espaço pra sandices como abrir um livro sem conhecimento fatual nenhum e esperar que uma vozinha do além sussurre no ouvido.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Religião

Mensagem por Tufman » 11 Nov 2016, 11:53

Ahan.


Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Religião

Mensagem por JF CH » 11 Nov 2016, 13:31

Rebecca R. Snowcraft escreveu:Uma pessoa desvaiarada o suficiente pra achar que uma benção divina vai ajudar a discernir alternativas de conhecimento humano tem que ser eliminada mesmo. Gente assim NÃO PODE ser bem vinda no meio acadêmico. Faculdade é lugar de obtenção primária e geração contínua de conhecimento, geração criada através de projetos de pesquisas e defesa retórica dos mesmos, sem espaço pra sandices como abrir um livro sem conhecimento fatual nenhum e esperar que uma vozinha do além sussurre no ouvido.
Beleza, então as faculdades só vão ter ateus. Tá certinho você :duh:
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Religião

Mensagem por Riddle Snowcraft » 11 Nov 2016, 13:36

Não ser doente á ponto de achar que conhecimento empírico se constrói com sussuro de Deus no ouvido é diferente de ser ateu.

Um religioso com senso crítico não busca por Deus no meio acadêmico, busca por respostas palpáveis, com estudo e aplicação dos próprios conhecimentos.

Quem estuda não precisa rezar pra passar. E quem não estuda vai falhar rezando ou não.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Religião

Mensagem por JF CH » 11 Nov 2016, 13:42

Bom, nisso você tem razão. Ficar só dependendo de Deus e não estudar já é loucura mesmo. Se não estudar só na mais pura cagada que vai passar.
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Religião

Mensagem por Riddle Snowcraft » 11 Nov 2016, 13:50

Agora a pessoa de fato estudar mas ainda assim abrir Biblia no meio da prova, sei lá... a pessoa tá valorizando mais uma crença sem a mínima objetividade cientifica do que o proprio conhecimento... acho justo eliminar sim. Dedicação á ciência, seja exata ou social, é imprescindivel.

Eu mesma não abriria o Principia Discordia no meio do ENEM (até pq eu sei que se eu pedisse ajuda para a Deusa Éris, ela diria: "Se você que é brasileiro não sabe, imagina eu que sou da grécia antiga. Chuta aí")
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Responder