Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios Sobre



Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Portal Chespirito



Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
  Exibir página para impressão

Artes
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 07 Dez 2018, 00:48 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 30 Jul 2014, 23:54
Mensagens: 4347
Curtiu: 0 vez
Foi curtido: 524 vezes
Programa CH: Chaves
Encontrei tópicos isolados sobre alguns temas, como "Teatro" e "Fotografia", mas nenhum que reunisse arte de forma geral.

Comentem aqui sobre pintura, escultura, arquitetura, artesanato e demais expressões artísticas. Criei este espaço, sobretudo, com o intuito de me aprofundar nesse assunto. Confesso que meu conhecimento é vago, quero gostar desse universo tanto quanto gosto da literatura. Então será ótimo discutirmos sobre! :D

Comecei a acompanhar essa semana o Twitter do Arts Pics Channel, não sei nem pra onde vão os pintores, mas as telas dão uma sensação de imersão, causam um sem número de pensamentos... Acho que já é um caminho.

https://twitter.com/artpicschannel

Também tomei conhecimento do projeto "Novos Para Nós", do Renan Quevedo, que vem tentando recuperar as raízes da produção artesanal brasileira, ótima iniciativa.

http://novosparanos.com.br/
https://www.instagram.com/novosparanos

_________________


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Artes
MensagemEnviado: 07 Dez 2018, 20:53 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 30 Jul 2014, 23:54
Mensagens: 4347
Curtiu: 0 vez
Foi curtido: 524 vezes
Programa CH: Chaves
0413anonymous escreveu:
(não dá nem graça com o nível intelectual da "tCHurma" [PUTA, QUE MERDA!]...)

Hunf... :triste:

_________________


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Artes
MensagemEnviado: 17 Jan 2019, 08:37 
Online
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 01 Fev 2009, 20:39
Mensagens: 74257
Localização: Rio de Janeiro (RJ)
Curtiu: 4660 vezes
Foi curtido: 1212 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
O GLOBO

Parte do acervo de pinturas brasileiras do Museu Nacional de Belas Artes, um dos mais importantes do país, está com a visitação restrita. Isso porque, como o sistema de ar-condicionado do terceiro andar do espaço não está funcionando, a galeria de obras do século XIX está sendo fechada a partir das 13h devido ao intenso calor.

Além do prejuízo aos visitantes, especialistas dizem que os quadros podem estar em risco por causa das condições de temperatura e de umidade.

No terceiro andar, ficam as galerias de pinturas brasileiras dos séculos XIX e XX, as mais procuradas do museu. Segundo funcionários, a direção decidiu fechar o pavimento há algumas semanas. No entanto, desde a semana passada, houve uma mudança : a galeria do século XX passou a ficar aberta, e a do século XIX, que é mais quente, fechada só a partir das 13h.

Quem trabalha no museu não soube precisar quando o ar-condicionado deu defeito. Alguns afirmaram que foi há mais de um mês. Um chegou a dizer que foi a quase um ano. Procurada, a direção do museu respondeu que o sistema começou a apresentar problemas em novembro passado.

— O pessoal estava reclamando muito do calor. Eles aguentavam, no máximo, 20 minutos dentro do museu. Então, para ver a exposição correndo e em condições ruins, é melhor nem abrir. Só que, agora, quem chega e encontra a sala fechada reclama também — comentou um dos funcionários, que pediu para não ser identificado.

Se o público fica no prejuízo, o temor recai também sobre as obras. Segundo o diretor-presidente da Bolsa de Artes, Jones Bergamin, a temperatura ideal de exposição é entre 20 e 25 graus, e a taxa de umidade relativa do ar, entre 50% e 60%. No caso da falta de ar-condicionado, diz Jones Bergamin, o melhor seria levar os quadros para a área de reserva técnica, espaço que os museus têm para guardar obras fora de exposição. Ontem, porém, quando a equipe do GLOBO esteve no museu, foi possível ver que as pinturas continuavam na galeria, mesmo fechada.

— A temperatura nem é a parte mais importante, e sim a umidade, o que é controlado também pelo ar-condicionado. Se a umidade estiver alta, surgem mofo, fungos, ácaros. Obviamente, esse seria um processo lento — explicou Bergamin.

Museóloga do Museu de Arte Moderna (MAM), Fátima Noronha diz que a entidade em que trabalha conta com três desumidificadores, além dos aparelhos de ar-condicionado. Segundo ela, as condições ideais de temperatura variam de acordo com a coleção.

— O que prejudica é ter muita oscilação. Por exemplo, se a média é ficar em 20 graus, e, de repente, cai para cinco graus ou aumenta para 30 graus por causa de falhas no equipamento, é prejudicial. É normal que os museus desliguem seus aparelhos de ar, com exceção da reserva técnica, após o encerramento do dia. Por isso, é preciso acompanhar de perto — explica.

A direção do Belas Artes afirmou que as obras não correm risco porque estão sendo monitoradas e que o serviço para modernizar o sistema de climatização deve ser contratado até o fim de fevereiro.

_________________
Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para: