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https://www1.folha.uol.com.br/colunas/m ... d-19.shtml
O consumo de bebidas alcoólicas caiu 26,9% no Brasil durante a epidemia da Covid-19, aponta o IPC Maps, que mede o potencial de consumo com base em dados oficiais.
Foram R$ 22,3 bilhões gastos em 2020, ante R$ 30,6 bilhões em 2019.
A região com maior queda foi o Nordeste (redução de 47%), seguido do Norte (39,2%), Sudeste (25,3%), Centro-Oeste (12%) e Sul (2,6%).
O consumo de bebidas alcoólicas caiu 26,9% no Brasil durante a epidemia da Covid-19, aponta o IPC Maps, que mede o potencial de consumo com base em dados oficiais.
Foram R$ 22,3 bilhões gastos em 2020, ante R$ 30,6 bilhões em 2019.
A região com maior queda foi o Nordeste (redução de 47%), seguido do Norte (39,2%), Sudeste (25,3%), Centro-Oeste (12%) e Sul (2,6%).


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https://www.gazetadopovo.com.br/bomgour ... nacionais/
Com a colheita das uvas praticamente 50% concluída, a previsão para a safra brasileira de 2021 é otimista : a expectativa é chegar às 800 mil toneladas, contra apenas 500 mil no ano passado.
Se a conta se concretizar, será o maior número dos últimos 20 anos.
As estimativas são da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), que também comemorou em 2020 um dos melhores anos da história do vinho brasileiro, com 56% de aumento nas vendas.
Por outro lado, apesar da safra recorde de uvas, a falta de embalagens para engarrafar e empacotar os vinhos pode travar as vendas neste ano.
O fechamento temporário de fábricas de vidro no início da pandemia, aliado à maior demanda pelas garrafas, fez com que o mercado nacional ficasse desabastecido.
Dessa forma, os produtores nacionais buscaram a solução em países vizinhos como Argentina e Chile.
Com a colheita das uvas praticamente 50% concluída, a previsão para a safra brasileira de 2021 é otimista : a expectativa é chegar às 800 mil toneladas, contra apenas 500 mil no ano passado.
Se a conta se concretizar, será o maior número dos últimos 20 anos.
As estimativas são da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), que também comemorou em 2020 um dos melhores anos da história do vinho brasileiro, com 56% de aumento nas vendas.
Por outro lado, apesar da safra recorde de uvas, a falta de embalagens para engarrafar e empacotar os vinhos pode travar as vendas neste ano.
O fechamento temporário de fábricas de vidro no início da pandemia, aliado à maior demanda pelas garrafas, fez com que o mercado nacional ficasse desabastecido.
Dessa forma, os produtores nacionais buscaram a solução em países vizinhos como Argentina e Chile.

