Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Furtado » 01 Nov 2013, 23:39

Eu tenho um amigo que é viciado em Star Wars. O cara fala sobre isso 24 horas por dia, joga, lê e vê filmes diariamente. Aí hoje eu estava pensando e me perguntando: existe diferença entre fãs e fanáticos? Eu acredito que sim. Fã é aquele que admira, é um pouco viciado em um assunto (CH, por exemplo), mas não fala apenas sobre isso. Já o fanático é xiita, não aceita críticas e é vidrado no que gosta, deixando pouco espaço para outros tipos de gostos e conhecimentos.

E vocês, acham que existe diferença entre fãs e fanáticos?
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Chavo » 02 Nov 2013, 05:02

Fã = adorador / Fanático = paranoico.

Simples assim rs.
Esses usuários curtiram o post de Chavo (total: 1):
Mandarim
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Arkantos
Membro
Membro
Mensagens: 2333
Registrado em: 03 Jun 2012, 07:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Arkantos » 02 Nov 2013, 05:45

De acordo com a origem da palavra "fã" (e segundo o Ciberdúvidas), praticamente não existe diferença:

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=18758

Apesar disso, realmente noto muitas pessoas utilizando a palavra "fanático" para retratar algo mais exagerado.

P.S.: Também verifiquei em alguns dicionários online. Diria que, em alguns casos, a diferença é um tanto sutil. Confesso que, há um bom tempo, antes de conhecer a origem da palavra "fã", sempre pensei também em "fanático" como um indivíduo que age de maneira mais exagerada.

Avatar do usuário
Daniel Brito
Membro
Membro
Mensagens: 9262
Registrado em: 05 Fev 2012, 12:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Localização: Salvador - BA
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 65 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Daniel Brito » 02 Nov 2013, 11:26

Eu juro pra vocês que achava que fã era uma abreviação de fanático. HUAHUAHUAHUAHUA

A diferença é essa mesmo que o Rafa falou.
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Ramyen » 02 Nov 2013, 11:29

Eu sou fã de Futebol por exemplo.Mas não sou fanático,igual aqueles caras que viajam,vão ver todos os jogos,brigam etc.
Acho que não sou fanático por nada.E é claro que existe essa diferença.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
Adão RS
Membro
Membro
Mensagens: 2307
Registrado em: 09 Jun 2011, 21:20
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Neutro
Curtiu: 63 vezes
Curtiram: 76 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Adão RS » 02 Nov 2013, 14:40

Eu tenho uma definição de fã/fanático muito parecida com a do Furtado:
Exemplos:
*Fã - Fã CH - Sabe sobre o assunto, coleciona itens,etc. É moderado.
*Fanático - Fã de qualquer cantorzinho(a) "teen" - Chega a brigar por causa de uma opinião, é "cego" pelo(a) artista, pode ficar meses acampado na calçada para de o show do seu ídolo. É irracional.

Avatar do usuário
Mandarim
Membro
Membro
Mensagens: 6066
Registrado em: 10 Jan 2010, 21:49
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 229 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Mandarim » 02 Nov 2013, 15:39

Não que não tenha fanático por ch aqui né.
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Fellipe » 02 Nov 2013, 17:44

Acho que não sou fanático por nada também, acho isso meio que uma doença, tem que ter controle. Tem diferença sim. Não suporto a maioria dos fanáticos por aí...

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66370
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por CHarritO » 02 Nov 2013, 22:31

Eu sou fã consciente, não um fanático! :P

Fã: pessoa que admira ou aprecia algo.
Fanático: pessoa excessiva, persistente, é do tipo faz tudo por algo, bem paranoico.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Giovani Chambón » 02 Nov 2013, 23:03

Há também uma diferença entre fãs e fãs retardados.
Eu sou fã de Bon Jovi, especialmente do Richie Sambora.
Mas não necessariamente vá amar e emacular tudo que eles façam ou digam!

Há faz que se tu diz algo que não seja um elogio a alguém, eles já levam como ofensa e responde com:

"Fã de verdade apoia seus idolos,, etc etc,"

Eu sou fã, mas sei que nem tudo que uma pessoa fará será perfeito!
Ser fã não é ser burro.
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Victor235 » 03 Nov 2013, 01:58

Concordo o Giovani.

Quando postei no Vizinhança do Chaves aquela matéria sobre o boneco do Seu Madruga que aparece no clipe do Ronny & Rangel, aproveitei para criticar a música "Festa no jatinho".

O comentário crítico (não postarei toda a matéria aqui, só o que interessa para o tópico) foi o seguinte:
"Não sabemos a relação dele estar aí, mas, pedindo permissão aos leitores para fazer uma crítica, já que o blogueiro além de Chaves é fã de sertanejo, penso que a dupla Ronny & Rangel já há algum tempo vinha sofrendo uma deterioração no quesito qualidade de suas músicas. Acompanho a dupla desde 2008, inclusive tendo assistido apresentações ao vivo, e o que posso sentir após ouvir os donos de “Vida do meu coração”, “A felicidade não espera” e outras músicas cantando “A playboyzada sai de caminhonete, meu avião lotado só de piriguete” é no mínimo vontade de parar de ouvi-los. A última música boa da dupla foi “Indescritível”, em 2011. Depois mergulharam em fórmulas rápidas para atingir o sucesso e gravaram diversas músicas ruins até que o primeiro Rangel saiu da dupla. O que não mudou em nada a qualidade atual de suas músicas…".
Realmente gosto da dupla, sobretudo das músicas antigas (e formação antiga), ouço e toco suas músicas. Mas uma enxurrada de pessoas (muitas delas fakes - a mesma pessoa fazendo diversos comentários com outros nomes) passou a atacar os comentários do blog. Com todo direito de expressarem sua opinião, mas dessa forma parece até que foram contratados por alguém. Vocês do fórum não devem conhecer a dupla Ronny & Rangel, mas no post de um blog sobre Chaves de repente surgiram dezenas deles comentando como se a dupla fosse uma paixão nacional.

A maioria dos comentários tem uma visão contrária a defendida pelo Giovani, como "A outra coisa sou fã cego mesmo e como todo fã de verdade e cego como sou, não gostei da maneira como colocou sua opinião, para mim você exagerou demais, e infelizmente acho que não é fã de verdade deles nada, pois se fosse mesmo, curtiria como milhões de outras pessoas as músicas mais recentes deles que vem fazendo sucesso. pronto falei."

São 63 comentários, que dizem respeito a essa discussão do tópico. Pra quem tem quer ver: http://vizinhancadochaves.wordpress.com ... sertanejo/

Ou seja, pra muita gente, ser fã, gostar do trabalho de um artista é não ter pensamento crítico, e sim elogiar qualquer porcaria que o cara faz.

Penso o contrário, se sou fã, é porque gosto de pelo menos parte de seu trabalho e que bom que consigo ver os erros e acertos do artista e comentá-los.

Não é porque gosto de uma dupla que devo equiparar músicas com letras que gostei com “a playboyzada sai de caminhonete, meu avião lotado só de piriguete". Posso muito bem criticar essa depreciação e elogiar as demais músicas.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Valdés
Membro
Membro
Mensagens: 1657
Registrado em: 02 Ago 2010, 20:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Bahia
Localização: Bahia
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 15 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Valdés » 03 Nov 2013, 12:27

Etimologicamente falando, creio que não, fanatismo é idolatria exagerada e pode ser perigoso em níveis extremos. O que se convencionalizou atualmente como fã, além da redução de fanático, deve ser a simples admiração àquela pessoa, coisa, enfim.
Imagem

Avatar do usuário
Chilindrinaツ
Membro
Membro
Mensagens: 2522
Registrado em: 27 Jun 2011, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio/Cricíuma.
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Chilindrinaツ » 03 Nov 2013, 19:39

Existem também as brigas no Twitter/Facebook entre Fandons, tipo Directioners VS Beliebers entre outros.

Aqui nesse site explica os tipos de fãs, poser e os vários fandons que tem por aí.


http://sobresagas.com/coluna-sobre-fandoms/

João Lucas Simão
Membro
Membro
Mensagens: 850
Registrado em: 03 Ago 2022, 00:07
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 175 vezes
Curtiram: 98 vezes

Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por João Lucas Simão » 22 Jul 2023, 19:58

Tópico interessante e que merece ser rescucitado.

Para mim, há diferença, sim. O fã é mentalmente saudável. Já o fanático, é um doente (ou retardado né, Regis Tadeu?).

O fanático é aquela pessoa que mata e morre por seu ídolo, procura saber o que ele comeu no dia X... Enfim, vive a vida em função daquilo.

O Giovani disse tudo.

Avatar do usuário
Chavito de la Mancha
Membro
Membro
Mensagens: 383
Registrado em: 22 Ago 2022, 17:24
Programa CH: Chaves
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 74 vezes

Fãs x Fanáticos: existe diferença?

Mensagem por Chavito de la Mancha » 23 Jul 2023, 09:04

Realmente é um tema que ainda pode gerar boas discussões e sinceramente concordo com o que o João Lucas Simão falou sobre o tema.
    O fã é alguém que gosta de determinado tema ou pessoa, procura se aprofundar um pouco e costuma recomendar para as outras pessoas, porém respeita as opiniões diversas sobre o assunto, por exemplo você ser fã de um cantor, recomendar para um amigo e ele não gostar, porém você respeita a opinião dele e conseguem conviver tranquilamente. Além disso, consegue enxergar os pontos negativos e positivos.
    Os fanáticos seriam pessoas que possuem um gosto cego, que não conseguem enxergar os defeitos daquilo e brigam com pessoas que os apontam, arrumando brigas e sendo o tipo de pessoa que mancha a imagem dos outros fãs. É um tipo de pessoa que chegou à um nível de relação nem um pouco saudável.
    Editado pela última vez por Chavito de la Mancha em 01 Jan 2024, 09:11, em um total de 1 vez.

    Responder