Poluição sonora

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103793
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4897 vezes
Curtiram: 1888 vezes

Poluição sonora

Mensagem por E.R » 05 Abr 2012, 04:04

Tópico para falar de Poluição sonora e para que os users contem suas experiências com esse problema.

--

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm

A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos a qualidade de vida das pessoas.

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo de canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar dores de cabeça, insônia e agressividade.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

--

Vou citar alguns exemplos (no meu caso) :

Imagem
. O caminhão da Comlurb (que é a empresa que faz a coleta de lixo) costuma vir de madrugada (por volta de meia-noite), faz um barulhão danado, mas quanto a isso tudo bem. O problema é quando a Comlurb resolve fazer (algo que não sei bem o que é) e traz outro caminhão que faz um estrondo barulhentíssimo na rua, e vem mais tarde ainda, às vezes 2h da madrugada ou 3h da madrugada.
Imagem

. Fora as obras em geral, que acontecem de segunda a sexta (no horário comercial, entre 10h e 18h). Fora as obras no meu prédio, que acontecem o ano inteiro (sempre tem alguma manutenção e todo ano inventam um novo vazamento na garagem). Então, na melhor das hipóteses (tem obras barulhentíssimas na sexta-feira, a partir de 9h da manhã, com furadeiras no chão e um barulho que parece que tá furando o meu ouvido). Disse na melhor das hipóteses, porque às vezes tem obras mais longas, que acontecem de segunda a sexta. Já perdi a conta de quantas vezes fui acordado por esses barulhos. E antigamente não era assim de jeito nenhum, piorou muito.

É uma coisa que tem acontecido cada vez mais nas cidades grandes. Felizmente, não tem criança pequena aqui em casa, tenho irmãos e sei o trabalho que é fazer uma criança pequena dormir, pra depois ser acordada com barulheira na rua.

Outra babaquice que eu acho é gente que solta fogos de artifício à meia noite por causa de jogo de futebol. Em finais de campeonato ou Copa do Mundo dá até pra entender, mas tem gente que conheço que a qualquer gol de seu time, faz esse barulho chato na rua.

--

http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibe ... -id=148006

À medida que a cidade cresce, as queixas públicas relacionadas ao ruído tornam-se cada vez mais numerosas. No Rio de Janeiro, pelo menos 60% das reclamações recebidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC, são relacionadas à incômodo sonoro. Esse percentual, em uma cidade com tantos outros focos potenciais de conflito ambiental, mostra com clareza a dimensão que a questão sonora ocupa junto a seus habitantes e sua importância para a determinação da qualidade do ambiente de seus habitantes.

Procedimentos de fiscalização de poluição sonora :
1 - Recebimento da Denúncia.
2 - Vistorias para constatação.
3 - Intimação ao infrator (em caso de constatação)
4 - Multas progressivas (pelo menos três)
5 - Edital de interdição parcial da fonte sonora
6 - Vistorias de constatação de cumprimento do Edital.
7 - Edital de Interdição Total (após o descumprimento de Interdição Parcial)
8 - Cassação do Alvará do estabelecimento.
9 - Apreensão de equipamentos.
10 - Encaminhamento do processo à Procuradoria Geral do Município
Tem um Twitter muito interessante : @riosembarulho

São diversos tipos de barulho : helicópteros (de dia, de tarde e de noite, inclusive aos domingos), obras em prédios, carros e motos dirigindo a "200 por hora" de madrugada, caminhões, trituradores de lixo, buzinas de carros, alarmes barulhentíssmos, etc.

--
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... ISTAS.html

Imagem

Especialistas acreditam que para acabar ou, ao menos, diminuir o barulho dos veículos, um dos maiores causadores de poluição sonora no Rio de Janeiro na opinião dos internautas do G1 , seria necessário uma grande modificação no sistema de transportes da cidade.

“O trânsito é o grande vilão da poluição sonora urbana, atingindo a cidade como um todo”, diz o professor de Engenharia Mecânica da Coppe / UFRJ, Fernando Castro, para quem o Rio tem uma “cultura do barulho”: “Deveria haver uma racionalização do transporte público, com mais metrô e trem, além de linhas de ônibus mais otimizadas. Diminuiria a poluição do ar e a poluição sonora”.

Já Jules Slama, professor de acústica ambiental do Centro de Tecnologia da UFRJ, vê a grande quantidade de ônibus e a má-distribuição da frota, com concentração em bairros como Copacabana, na Zona Sul do Rio, como os principais motivos para o barulho.

“Falta planejamento e há uma necessidade de otimizar o fluxo”, resume.

Para piorar, a sinfonia de buzinas, sirenes e roncos de motor não é fiscalizado por nenhum órgão, nem da prefeitura, nem do governo do estado.

“O problema foi o crescimento desordenado", explica Fernando Facim, da gerência de risco ambiental, no núcleo de ruídos e vibrações, do Instituto Estadual do Ambiente, ligado à Secretaria estadual do Ambiente. "É um problema estrutural. Não temos como impedir os ônibus de circularem na (Rua) Barata Ribeiro (em Copacabana). Não dá também para colocar uma proteção acústica, porque atrapalharia o comércio local”, diz ele.

Slama explica ainda que a Lei do Silêncio não é uma permissão para fazer barulho das 7h às 22h. O cidadão também tem responsabilidades e deve cuidar para não atrapalhar os vizinhos.

“Numa área estritamente residencial, o limite é 45 decibéis durante a noite e 50, para o dia. A diferença, portanto, é bem pequena. Numa área mista (residencial e comercial), são 50 decibéis para noite, 55 para o dia. Quando alguém fala normalmente já chega a 50 decibéis”, exemplifica Slama.

Ele lembra que, a 15 metros de distância, uma britadeira, o símbolo da poluição sonora, pode chegar a 90 decibéis. Mas, segundo o professor Slama, os caminhões e os ônibus podem produzir até 85 decibéis.

A internauta Tereza Rocha concorda : “Os ônibus, com seus ‘chiados’, quando freiam na madrugada e um bar, que funciona 24h na Avenida Nossa Senhora de Copacabana em frente ao número 1250 (de frente para a 13º DP), são insuportáveis! O referido bar não fecha e seus frequentadores gritam durante a madrugada”.

A mesma opinião tem a pensionista Rita Fernandes, moradora da região : “Sexta, sábado e domingo, não consigo dormir. Estou me mudando para ver se melhora”.

A Secretaria municipal do Meio Ambiente explicou, em nota, que faz a fiscalização dos estabelecimentos, tentando cumprir a lei.

“Toda medição é feita levando-se em conta o nível de ruído de fundo, excetuando-se a fonte causada do barulho”, e complementa: “O cidadão pode acionar a fiscalização sonora, pelo telefone (21) 2503-2979, de segunda a sexta-feira (em horário comercial)”, diz o documento.

A secretaria diz, entretanto, que não “vistoria carros de som itinerantes, vendedores ambulantes, reuniões e aglomerações de pessoas em logradouro público”.

A fonoaudióloga Ângela Garcia diz que é improvável que um morador tenha algum tipo de déficit de audição por causa de ruídos externos às residências. Para isso, seria necessário uma exposição por tempo prolongado à poluição sonora, o que não acontece, normalmente, em casas e apartamentos por causa do filtro de janelas, paredes e portas. Mas ela lembra : “Com o silêncio, o cidadão ganha em qualidade de vida”.
Queria perguntar se tem muito barulho na rua onde vocês moram ?
Imagem
Imagem

Bia N
Membro
Membro
Mensagens: 2183
Registrado em: 07 Ago 2011, 19:05
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 320 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Bia N » 05 Abr 2012, 07:46

Foi bom ter criado esse tópico E.R. Vou falar de algumas coisas que incomodam e muito.

Nesse fim de ano, nunca vi uma coisa mais barulhenta que esse fim de ano. As pessoas estavam fazendo mó festão. Ficavam soltando fogos barulhentos toda hora, mesmo meia hora depois. Tive que ficar acordada até 2:30 esperando acalmar essa barulheira (claro, assistino o Gordo e o Magro na CNT :P ). Dois dias depois, um dos caras continua fazendo aquela barulheira (soltando fogos de artifício) à tarde.

Outra situação, foi no carnaval do ano passado, eu acho. A gente estava dormindo às 2:30, quando de repente, veio uma barulheira aí em frente. São três caras (acho que estão embriagados) com um carro com um som muito alto.

Tem um outro é que quando eu estou indo para a praia da Barra. Tem uns caras colocando som altão de funk com palavões toda hora dentro da van.

Há situações que também acho insuportáveis para o meu ouvido:

1. Duas vizinhas chatas que sempre agridem fisicamente e verbalmente filhos mais novos (sempre gritam)
2. Torcedores do Flamengo gritando (claro que no meu bairro tem mais torcedores do Flamengo do que de outros)
3. O pessoal que está saindo das escolas (perto da minha casa tem 3 escolas particulares)
4. O pessoal saindo da balada (antes tinha isso, lá para às 4:00, principalmente nos fins de semana)

E vários outros. Muitas vezes à tarde é que o barulho é insuportável.
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.


Desde 2011

Avatar do usuário
Ruuki
Membro
Membro
Mensagens: 7805
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Vasco
Localização: Townsville
Curtiu: 34 vezes
Curtiram: 143 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Ruuki » 05 Abr 2012, 08:11

Você esqueceu o barulho mais irritante para mim: o som do funk que acontece a manhã inteira (Atualmente, é coisa rara por aqui, até que enfim)
13 ANOS NO FÓRUM CHAVES!

A MAIS QUERIDA DO FÓRUM CHAVES:
Bi-Vencedora do A Propósito... - Edições #5 e #6 (2011)
Bi-Vencedora do Balão do Usuário 3.0 - Edições #2 e #16(2011/2012)
Vice-Campeã do 14º Concurso de Piadas (2012/2013)
Consagrada Usuária Dourada da Fazenda do Fórum Chaves 2 - Em grupo (2013)
Eleita a Usuária do Mês de Outubro e Novembro/2013
3º Lugar na Fazenda do Fórum Chaves 3 (2014)
3º Lugar na Casa dos Chavesmaníacos 14 (2015)
Moderadora do TV de Segunda Mão (Novembro/2015-Novembro/2016)
Campeã da Casa dos Chavesmaníacos 15 (2016)
Vice-Campeã da Fazenda do Fórum Chaves - Nova Chance (2018)
Campeã de #AFazendaConectada (2019)
Moderadora (Maio-Novembro/2019)

®2010-2023 Ruuki

Avatar do usuário
IHH!!!
Membro
Membro
Mensagens: 2518
Registrado em: 25 Abr 2011, 14:44
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: CORINTHIANS
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 17 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por IHH!!! » 05 Abr 2012, 08:23

É o preço por morar em uma megalópole, a poluição sonora acaba fazendo parte do seu dia a dia, tanto que quando não tem você até estranha, o problema normalmente é a noite, mas o "psiu" tem atuado bem no meu bairro e já notificou varios bares com multas por barulho depois das 23:00.
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43809
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1670 vezes
Curtiram: 3362 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Barbano » 05 Abr 2012, 08:57

E.R escreveu:
O problema é quando a Comlurb resolve fazer (algo que não sei bem o que é) e traz outro caminhão que faz um estrondo barulhentíssimo na rua, e vem mais tarde ainda, às vezes 2h da madrugada ou 3h da madrugada.
Imagem
Esse caminhão aí na verdade é um microônibus... :rolleyes:
E.R escreveu:Queria perguntar se tem muito barulho na rua onde vocês moram ?
Tem. Incomoda mais caminhões, e os carros e motos com escapamento barulhento ou som nas alturas. São donos de carros e motos que gostam de fazer barulho, e não estão nem aí com os demais.

A sala da minha casa fica de frente para a rua, e em muitos momentos não dá para ouvir o que falam na tv.

Tenho dois primos que tem moto 600cc com escapamento barulhento e carro com som potente. Adoram fazer barulho pelas ruas, principalmente de madrugada. :lol:

Quando estou dormindo não me incomoda em nada. É muito difícil eu acordar com barulho de caminhão, moto, carro, etc. Incomoda só quando estou vendo tv.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Antonio Felipe » 05 Abr 2012, 09:05

Eu moro no inferno. Um salão de festas do outro lado da rua. Uma igreja "Jesus é surdo" perto de casa. Vizinhos que amam funk e pagode. Impossível viver.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Cavallari
Membro
Membro
Mensagens: 8464
Registrado em: 25 Fev 2009, 18:37
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 10 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Cavallari » 05 Abr 2012, 09:11

Moro em zona de baixo meretricio.
Logo, é uma gritaria de noite...
- Campeão da Casa dos Chavesmaníacos 8
- Campeão do GUF Série A
- Campeão da Vila dos Artistas do FUCH
- Campeão do 12º Concurso de Piadas
- Campeão do Foot Betting 2012
- Bi-Campeão da Chapoliga 2009/2011
- Melhor usuário do mês de Julho 2011
- Ex Membro da diretoria do Fã-Clube Chespirito Brasil
- Ex moderador do Meu negócio e futebol e Bar do Chespirito
- Ex moderador global do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Daniel Brito
Membro
Membro
Mensagens: 9262
Registrado em: 05 Fev 2012, 12:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Localização: Salvador - BA
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 65 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Daniel Brito » 05 Abr 2012, 10:17

Aqui no bairro onde eu moro tem um dos maiores índices de poluição sonora de Salvador. FDS é o ápice, ficam uns 3 ou 4 carros perto daqui de casa tocando pagode e funk, parecendo disputa de quem toca o som mais alto. :angry:

Ontem a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que proíbe som alto nos ônibus. Já tava mais do que na hora. Quero ver se vai ter efetivo na fiscalização. Vai é faltar polícia pra tanta denúncia...
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103793
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4897 vezes
Curtiram: 1888 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por E.R » 05 Abr 2012, 10:49

Antonio Felipe escreveu:Eu moro no inferno. Um salão de festas do outro lado da rua.
Comigo é parecido. O prédio em frente ao meu prédio tem um playground com salão de festas bem em frente ao meu apartamento. Ruim é quando tem festa com animador infantil berrando no microfone.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Leandro Boutsen
Membro
Membro
Mensagens: 8483
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:23
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 135 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Leandro Boutsen » 05 Abr 2012, 10:55

Aqui algumas vezes o pessoal coloca funk alto na rua, mas é longe da minha casa e não atrapalha :vamp:

Avatar do usuário
The Dude
Membro
Membro
Mensagens: 275
Registrado em: 26 Mar 2011, 11:22
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Poluição sonora

Mensagem por The Dude » 05 Abr 2012, 10:59

Moro em um prédio no meio do centro, e o único barulho que incomoda, pelo menos pra mim, é o da estação de trem...

Avatar do usuário
@EA
Membro
Membro
Mensagens: 6935
Registrado em: 30 Mar 2010, 23:47
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Via Láctea
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por @EA » 05 Abr 2012, 11:09

O reforço policial recente tá ajudando a diminuir a poluição sonora aqui. Agora é mais raro aparecer alguém com carro tocando m*rda no último volume, mas quando aparece é muito irritante principalmente quando tô no meu quarto que fica perto da rua. Todo feriado tem um que coloca um tipo de sertanejo antigo e insuportável de tarde.

Aqui também tem uma igreja, mas o que me f*de não são os cultos. O problema é essa igreja também é um salão de festas e todo fim de semana tem alguém se casando e comemorando com baile funk depois. Agora em abril tem um evento não-identificado que faz o padre soltar fogos todo dia durante uma semana. Os ruídos dos cultos não atrapalham, já que é uma igreja católica que costuma gritar menos, só atrapalha pra comprar pão depois que eles acabam.

De vez em sempre aparece um carro vendendo alguma coisa ou algum motorista que pensa que tá jogando Need For Speed.

E tem os vizinhos barraqueiros da frente e seus filhos mimados que nunca crescem e ficam chutando bola no nosso portão.
Agente da Coroa a serviço da Rainha


Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!



Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Avatar do usuário
Ramon Mourão Valdéz
Membro
Membro
Mensagens: 1284
Registrado em: 23 Jan 2012, 15:33
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: O Que ganhar o jogo
Curtiu: 17 vezes
Curtiram: 17 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Ramon Mourão Valdéz » 05 Abr 2012, 11:14

Aqui no PA é som de "Tecno Melody" (Brega) todo dia,Principalmente do Lado de Casa,é muito irritante,tem vezes que nem conseguimos dormir á noite graças ao Som,ás vezes chamamos a policia para mandarem parar o som,mas a policia nunca vem.
RAMON MOURÃO VALDÉZ
Membro do Fórum Chaves Desde de Janeiro de 2012

Sei lá, eu entro de vez em quando aqui pra ver as tretas e pá, e sumo na mesma proporção

Avatar do usuário
Gol D Roger
Membro
Membro
Mensagens: 6439
Registrado em: 18 Set 2011, 20:03
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 167 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Gol D Roger » 05 Abr 2012, 11:37

Vivo tranquilo, minha rua é calma sem nenhum barulho. :vamp:
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Ero Sennin
Membro
Membro
Mensagens: 4031
Registrado em: 27 Jul 2011, 19:10
Programa CH: Chaves
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 15 vezes

Re: Poluição sonora

Mensagem por Ero Sennin » 05 Abr 2012, 12:15

Moro num lugar calmo. Ainda bem :) Mas de vez em quando tem uma briguinha de funkeiros x putinhas em frente minha casa.
Melhor usuário do mês de Julho/2012

Responder