Rádios

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Rádios

Mensagem por Fellipe » 20 Jul 2017, 14:18

http://www.diarioonline.com.br/entreten ... dades.html#

Queridinho do rádio carioca e conceituado a nível nacional, o FARO ficou fora do ar nos últimos meses após o fim abrupto de sua antiga casa, a MPB FM. Agora o programa, reconhecido por ser uma porta de entrada para novos talentos da música brasileira, se prepara para voltar ao ar, pela Paradiso, no dia 06/08.

O retorno traz uma grande novidade: shows mensais gravados ao vivo e com plateia. O primeiro será o cantor e compositor Rubel. Conversamos com a apresentadora e nossa amiga de longa data, Fabiane Pereira, sobre essa nova fase do programa.

TMDQA: Como foi esse período do programa fora do ar? Vocês ficaram órfãs da rádio, assim como o público?

Fabiane Pereira: O fim da MPB FM é uma grande lástima. Para além das questões pessoais – afinal eu trabalhei na rádio por 13 anos – o encerramento de qualquer veículo de comunicação (rádio, jornal/revista, site ou TV) que promove cultura no Brasil deve ser, no mínimo, questionado. Digo isso porque vivemos num país em que a cultura não é valorizada, então toda e qualquer manifestação que ajude a disseminar cultura precisa ser amplificada e não encerrada. A MPB FM era uma rádio editorialmente muito bem definida e durante os 17 anos em que esteve no dial carioca seguiu este editorial de forma brilhante. Como já disse Gilberto Gil, “o povo sabe o que quer / mas o povo também quer o que não sabe” e a MPB FM, muitas vezes, deu ao ouvinte o que ele não sabia que queria e este se apropriou deste conteúdo tornando-se uma pessoa melhor. Este é o papel da cultura, melhorar pessoas. Então acho que desde que a MPB FM saiu do ar, o Rio de Janeiro perdeu um pouco do seu charme mas assim como a cidade, a vida precisa seguir em frente.

TMDQA: O que vai mudar na ida pra uma nova rádio?
Fabiane Pereira: Adoro mudanças e aprendi com o Paulinho Moska que “tudo é pro bem” mas estou muito feliz em dizer que a rádio SulAmérica Paradiso FM abraçou o FARO exatamente como ele é e a direção artística pediu mudanças muito sutis como: deixaremos de ser “Faro MPB” e nos tornaremos só FARO. Além disso, mudaremos de dia: a partir de 6 de agosto seremos transmitidos aos domingos, às 22h (terei o Silvio Santos como “concorrente”. Um luxo!). Uma super conquista nesta nova fase do programa é que, uma vez por mês, o FARO será gravado com platéia e pocket show no FM Hall Estúdios. O FARO sempre trocou muito com seus ouvintes e tê-los, agora, pertinho durante a gravação será sensacional!

TMDQA: Os eventos do Faro vão continuar existindo?
Fabiane Pereira: Desde setembro do ano passado, estou me dividindo entre o Rio e Lisboa por causa de um mestrado. Então os eventos existirão sim, mas dependerão da minha agenda carioca. O que posso adiantar é que nos meses de agosto e setembro teremos quatro gravações ao vivo. Os demais projetos dependem de apoio/patrocínio e sabemos que infelizmente, no Brasil, poucas são as marcas vanguardistas que investem em cultura. Mas estou confiante que teremos muitos bons projetos para promover a nova música brasileira em breve, sim.

TMDQA: Qual a importância do rádio para a divulgação de artistas independentes?
Fabiane Pereira: Eu sou cria do rádio. Minha mãe ouve rádio, diariamente, desde que me entendo por gente, então sempre ouvi por tabela. Acredito no poder da internet e sei o quanto a TV é importante para popularizar um artista mas o rádio é o veículo mais representativo quando falamos em produção de hits – quando a música toca em todo país. A partir disso e por isso, acho que o rádio é fundamental para a divulgação de novos artistas porque por mais respeito e admiração que eu tenha pela nossa música brasileira, ela também precisa de renovação e talvez só quando as rádios entenderem que é preciso abrir espaço para a nova produção musical brasileira, tenhamos, de fato, esta renovação amplificada e disseminada.



TMDQA: Muitos dizem que a internet matou o rádio, mas o Faro é um programa que vive muito pela produção criada e disponibilizada na web. Como você vê essa dualidade?
Fabiane Pereira: O FARO existe para disseminar a nova produção musical brasileira e apesar desta produção ser, na maioria das vezes, oriunda da web, há vários outros artistas que têm um modelo de negócio – falando de mercado fonográfico – híbrido. Assim como o e-book não matou os livros e o digital não matou o impresso, a internet não matará o rádio. Acredito que quando falamos em propagação da arte, a única conta possível é a soma.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103916
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Rádios

Mensagem por E.R » 23 Jul 2017, 21:49

https://tudoradio.com/noticias/ver/1787 ... -sua-grade

A CBN contará com novidade em sua grade a partir de segunda-feira (24).

A programação do Jornal da CBN 2ª Edição contará com o boletim Época em Destaque.

Os jornalistas da revista semanal Época, João Gabriel de Lima e Diego Escosteguy, chegam à programação com notícias exclusivas da política nacional ao lado do âncora Roberto Nonato, que comemora a novidade. “O cenário político não dá trégua e vem aí um ano eleitoral. A análise e o esclarecimento dos temas políticos são essenciais para compreender os rumos do país”, ressalta.

Diretor de redação da revista, João Gabriel de Lima destaca o tom que pretende dar aos comentários. “Época continuará a trazer para a CBN o espírito de suas edições impressa e digital. Foco nos principais assuntos do país. Informação e análise para entender melhor tudo o que importa”, comentou.

Para Ricardo Gandour, diretor executivo de jornalismo da Rede CBN, a nova coluna reforça a estratégia da emissora de informar de forma cada vez mais completa e analítica, dando ao ouvinte condições de formar a sua própria opinião.

O boletim irá ao ar todas as segundas e quintas-feiras, logo após o Repórter CBN das 18h.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103916
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Rádios

Mensagem por E.R » 28 Jul 2017, 00:28

https://tudoradio.com/noticias/ver/1789 ... a-ministro

A migração de rádios AM para FM contribui para ampliar a oferta de empregos e impulsionar os investimentos, avaliou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante cerimônia realizada em Campo Grande (MS).

É o oitavo mutirão de migração realizado pelo governo federal.

No evento, 36 emissoras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul assinaram os termos aditivos de adaptação das outorgas.

"Essa iniciativa tem como resultado imediato, em primeiro lugar, a diminuição do custeio das rádios. Com isso, podem contratar mais pessoas e pagar melhor seus funcionários e investir em qualidade, levando mais notícias atualizadas e entretenimento à população", afirmou Gilberto Kassab, acrescentando que o objetivo da sua gestão é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de radiodifusão.

"O legado que queremos deixar na nossa gestão é um Brasil melhor do ponto de vista da radiodifusão. Em breve teremos aqui na região o desligamento do sinal de TV analógico, que ocorrerá em novembro de 2018. Em todo o país teremos o encerramento do sinal analógico e a chegada da TV 100% digital, numa transformação notável de qualidade. E vamos abrir o caminho para mais qualidade na operação da telefonia celular. A migração de hoje é apenas uma dentre muitas iniciativas que estamos promovendo para desburocratizar, modernizar e facilitar a vida de todos vocês", disse.

A mudança é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23490
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: Rádios

Mensagem por Homessa » 28 Jul 2017, 16:52

Não sei se alguém aqui conhece, mas quem morreu foi o radialista Luiz de França, voz bem marcante .

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103916
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Rádios

Mensagem por E.R » 02 Ago 2017, 01:01

O "Pingos nos Is" agora vai de 18:00 às 19:30, no Youtube.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103916
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Rádios

Mensagem por E.R » 06 Ago 2017, 21:30

https://tudoradio.com/noticias/ver/1796 ... adio-globo

Uma informação que circulou na Internet nos últimos dias, dava conta de que o Padre Marcelo Rossi estaria deixando a Rádio Globo FM 94.1 AM 1100 de São Paulo e se transferindo para a Rádio Capital AM 1040 de São Paulo.

A assessoria do Padre Marcelo entrou em contato com a redação do tudoradio.com para desmentir a informação.

De acordo com a assessoria de imprensa do Padre Marcelo Rossi, ele estaria feliz com o horário que ocupa atualmente na grade da Rádio Globo.

A assessoria também desmentiu a informação publicada pelo jornalista Flávio Ricco, que o padre estaria se transferindo para a Rádio Capital.

A redação do tudoradio.com já havia entrado em contato com a Rádio Capital. A emissora também negou a informação, dizendo que não havia nenhum convite ou negociação em curso.

O programa Momento de Fé, comandado pelo Padre Marcelo Rossi, continuou na nova grade de programação da Rádio Globo. Antes, o programa ia ao ar das 9h às 10h, de segunda à sexta. Com a mudança da programação, a atração passou a ser veiculada a partir de meia-noite (exceto em dias de jogos, que o programa começa após o fim da jornada esportiva).

Segundo informações do Sistema Globo de Rádio, a escolha do horário partiu do próprio padre Marcelo Rossi, que considerou sua permanência na nova grade programação da Rádio Globo que estreou em maio.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103916
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Rádios

Mensagem por E.R » 11 Ago 2017, 18:01

https://tudoradio.com/noticias/ver/1800 ... -sao-paulo

Mudança no dial FM de São Paulo.

A Prime FM 92.5 está no ar no dial FM paulistano, projeto que é voltado ao perfil adulto-contemporâneo e é uma reformulação da antiga “Iguatemi Prime FM”.

A informação pega o mercado de surpresa e acontece sem aviso prévio, tirando do ar a Melodia FM 92.5 (de perfil gospel/evangélico).

A mudança ocorreu nesta sexta-feira (11) e o RDS da estação ainda mostrava o nome da “Melodia FM” até a publicação deste texto (às 13h13). Por volta das 14h00 o RDS foi atualizado para "Prime FM".

A Iguatemi Prime FM era uma das emissoras cotadas para assumir a 92.5 FM após a ida da Feliz FM para 92.9 FM, alteração ocorrida em abril deste ano.

Porém, também de forma surpreendente para o mercado, a Melodia FM foi lançada na frequência, com uma programação gospel musical, mantendo a sintonia na mesma linha de programação que era adotada por sua antecessora.

Vinhetas anunciam a estação como “Prime FM” e, até o momento, não foi mencionada a antiga marca “Iguatemi”.

Também cita o slogan “A Rádio Prime para quem é especial”.

A Melodia FM estava confirmada como expositora do Expo Cristã 2017, conforme noticiado pelo tudoradio.com. A emissora emitiu um comunicado através de redes sociais informando o encerramento, alegando também o alto custo operacional da estação.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6189
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 339 vezes
Curtiram: 233 vezes

Re: Rádios

Mensagem por Rondamon » 11 Ago 2017, 18:23

Essa rádio pegava na sintonia 98,1, uma das mais fortes na região onde moro. Saiu do dial em 2014, ainda bem que voltou. Ela tem o mesmo estilo da Alpha e Antena1.
Esses usuários curtiram o post de Rondamon (total: 1):
E.R
Há 11 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Rádios

Mensagem por SBBHQK » 16 Ago 2017, 00:22

Uma coisa interessante que eu noto no rádio gaúcho (e de alguns outros estados também), é que tem uma quantidade absurda de rádios (a maioria AM) que costumam encerrar a sua programação durante a noite e a madrugada (normalmente entre 22h e 01h) e entrar no ar pela manhã (ás 05h ou 06h). Isso ainda existe no rádio, principalmente em emissoras do interior. E eu achava que praticamente todas as emissoras de rádio do Brasil fossem 24h por dia.

Eu gravei alguns exemplos de emissoras iniciando a sua programação.





Eu gravei também outros áudios de emissoras gaúchas saindo do ar, e pretendo postá-los em breve.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103916
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Rádios

Mensagem por E.R » 16 Ago 2017, 00:35

O jornalista Léo Dias, atualmente funcionário do SBT, anunciou hoje em seu Twitter que está indo para outra rádio e que terá um programa novo em uma rádio em breve.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103916
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Rádios

Mensagem por E.R » 19 Ago 2017, 02:16

. Jornalista Victor La Regina sai da rádio Jovem Pan e deve ir para o SporTV - https://www.instagram.com/p/BX77RORlf47/
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103916
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Rádios

Mensagem por E.R » 23 Ago 2017, 13:19

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Mensagens: 8329
Registrado em: 20 Jan 2013, 19:07
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Localização: Melo, Cerro Largo, Uruguay.
Curtiu: 749 vezes
Curtiram: 635 vezes

Re: Rádios

Mensagem por Chavo Arachán » 23 Ago 2017, 14:01

iago83 escreveu:Uma coisa interessante que eu noto no rádio gaúcho (e de alguns outros estados também), é que tem uma quantidade absurda de rádios (a maioria AM) que costumam encerrar a sua programação durante a noite e a madrugada (normalmente entre 22h e 01h) e entrar no ar pela manhã (ás 05h ou 06h). Isso ainda existe no rádio, principalmente em emissoras do interior. E eu achava que praticamente todas as emissoras de rádio do Brasil fossem 24h por dia.

Eu gravei alguns exemplos de emissoras iniciando a sua programação.





Eu gravei também outros áudios de emissoras gaúchas saindo do ar, e pretendo postá-los em breve.
@iago83 No meu país, isso acontece com as emissoras do interior, principalmente La Voz de Melo, que encerra á meia-noite e volta ao ar ás 5 horas da manhã.
[facebookvideo]814163425402268[/facebookvideo]

E se as emissoras gaúchas fazem isso, é porque gostam de conservar e deixar os transmissores em boas condições para o dia que entra. Não tem nada de ruim nisso.
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Rádios

Mensagem por SBBHQK » 24 Ago 2017, 06:04

El Chavo Arachán escreveu:
iago83 escreveu:Uma coisa interessante que eu noto no rádio gaúcho (e de alguns outros estados também), é que tem uma quantidade absurda de rádios (a maioria AM) que costumam encerrar a sua programação durante a noite e a madrugada (normalmente entre 22h e 01h) e entrar no ar pela manhã (ás 05h ou 06h). Isso ainda existe no rádio, principalmente em emissoras do interior. E eu achava que praticamente todas as emissoras de rádio do Brasil fossem 24h por dia.

Eu gravei alguns exemplos de emissoras iniciando a sua programação.





Eu gravei também outros áudios de emissoras gaúchas saindo do ar, e pretendo postá-los em breve.
@iago83 No meu país, isso acontece com as emissoras do interior, principalmente La Voz de Melo, que encerra á meia-noite e volta ao ar ás 5 horas da manhã.
[facebookvideo]814163425402268[/facebookvideo]

E se as emissoras gaúchas fazem isso, é porque gostam de conservar e deixar os transmissores em boas condições para o dia que entra. Não tem nada de ruim nisso.
Em Porto Alegre, todas as emissoras (tanto FM quanto AM) são 24h no ar. Mas tem algumas emissoras na região metropolitana que também saem do ar.

Exemplos são a Rádio Cinderela AM 810 de Campo Bom. A Rádio Progresso AM 1530 de São Leopoldo também saía do ar durante a madrugada na época em que pertenceu à Rede Tchê de Comunicação. Depois que foi comprada, abandonou essa prática.

Também não acho nada mal a emissora sair do ar pela madrugada. É bem melhor do que alugar horários para igrejas (como faz a Rádio Guaíba) e é uma forma de deixar o computador em boas condições, sem tocar uma playlist de músicas.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103916
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Rádios

Mensagem por E.R » 27 Ago 2017, 04:39

https://tudoradio.com/noticias/ver/1809 ... egue-lider

O mercado de rádio FM da Grande Porto Alegre acompanhou mais uma atualização da audiência FM local, com base na pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media.

E o resultado é positivo para o meio Rádio se comparar o atual índice médio de audiência com os números registrados no primeiro semestre de 2017.

E há uma concorrência pelo topo do ranking em vários períodos importantes.

A Rádio Gaúcha FM 93.7 segue líder geral em períodos importantes como o 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), mas tem observado o avanço da vice-líder 104 FM 104.1.

A emissora popular da Rede Pampa registrou um forte avanço nos seus números na comparação com as pesquisas anteriores, chegando a evoluir cerca de 10 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) em três meses. Isso acirrou a disputa pelo topo em vários períodos, com o detalhe da 104 FM já aparecer no topo do ranking em recortes como 07h-00h (todos os dias e locais, sem WEB).

Também é “pesada” a briga por colocações no “top 3”, com as rádios Atlântida FM 94.3, Mix FM 107.1 e Rádio Caiçara FM 96.7 bem próximas entre si no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).

Para se ter uma ideia da “briga” por colocações nesse período, a diferença entre a Atlântida FM e a Caiçara é inferior a 2 mil ouvintes por minuto. E, nos três casos, as emissoras registraram crescimento em seus volumes de audiência (para Mix FM é a sua maior marca histórica em Porto Alegre).

A Continental FM 98.3 (líder no segmento adulto-contemporâneo) segue evoluindo no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) e aos poucos está se aproximando da disputa por uma posição no “top 5” nesse período na Grande Porto Alegre.

À frente dela está a Farroupilha FM 92.1, rádio que também tem variado de forma positiva na pesquisa, sendo que os indices atuais da FM são bem superiores aos registrados pela rádio entre o final de 2016 e o início de 2017.

Outra novidade é o avanço da Rádio 88,7 FM 88.7 de Novo Hamburgo, rádio que passa a ter o maior volume de audiência entre as estações vindas do Vale dos Sinos (emissoras que contam com uma parcela significativa de audiência na Grande Porto Alegre).

A Rádio 88,7 FM está em oitavo geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) e cravou a sua melhor média de audiência, sendo seguida pela Rádio Alegria FM 92.9.

Antena 1 FM 89.3 completa o “top 10” da Grande Porto Alegre no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), seguida pelas emissoras Rádio 102.3 FM 102.3, Rádio Grenal FM 95.9 e Jovem Pan FM 90.7 (novata que cravou a sua melhor marca de audiência na Grande Porto Alegre).

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming).
Imagem
Imagem

Responder