Carnaval

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Mensagem por E.R » 21 Fev 2023, 22:57

NOTÍCIAS
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Chapolin Gremista
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Carnaval

Mensagem por Chapolin Gremista » 21 Fev 2023, 23:06

NOTÍCIAS
PARAÍBA
Carnaval 2023, horizonte de lutas
Burguesia ataca foliões e tenta impedir a festa mais popular de todo o Brasil

Os últimos dias demonstraram a atualidade da frase “que nunca a civilização humana esteve ameaçada por tantos perigos quanto hoje” colocada por Trotsky e André Breton no início do manifesto “Por Uma Arte Revolucionária Independente”. Houve nesse período recente uma escalada na repressão, em todo o país foram diversos os casos de abuso do poder estatal contra as manifestações populares.

Carnaval do povo
O carnaval, com toda sua variedade, é por excelência uma expressão popular. Colocando abertamente muitos anseios e dores, da classe trabalhadora, justamente por essa ligação direta com as condições objetivas de vida da classe trabalhadora, essa manifestação é tão atacada.

Não é atoa que os últimos carnavais pós-golpe sofreram aumento na repressão. Em todos esses momentos, nos últimos 7 anos de regime golpista, quando se agrupou um considerável número de trabalhadores, surgiu um protesto contra o golpe, contra o ataque às condições de vida da população.


Embora, com a repressão, tenhamos quase uma clandestinidade dos blocos populares 2023. Nesse carnaval não foi diferente, a manifestação popular esteve presente, os protestos contra as figuras centrais dos golpes ocorreram em todo o país de forma espontânea.


Endurecimento do regime
Longe de um mar de flores, o atual carnaval de 2023 seguiu uma escalada em série da repressão estatal. Essa violência foi direcionada principalmente aos setores mais vulneráveis, seja pela baixa organização ou vínculos com a estrutura estatal.

Aqui em João Pessoa, capital paraibana, vimos policiais militares (PM) invadir palco para encerrar show ameaçando prender artistas, com a plateia clamando em coro pelo fim da PM. A uma catadora de recicláveis ter confiscado o seu carrinho com todo o material recolhido, a mulher em situação miserável que não apresentava nenhum risco a segurança alheia, foi agredida em público até perder os sentidos pela guarda municipal sem qualquer justificativa.


https://www.brasildefatopb.com.br/2023/ ... ruculencia

Antes reclamavam da PM como forma mais extensiva de repressão estatal, levantando o debate por parte da esquerda de desmilitarização da PM. Entretanto, está demonstrado que não adianta apenas desmilitarizar, uma força de repressão, uma das maiores chacinas do Rio de Janeiro foi executada pela polícia civil, as guardas municipais evoluem cada dia mais no sentido de novas instituições policiais.


É preciso acabar com todas as polícias, com todas as forças repressivas que não respondam imediatamente à população. As próprias forças armadas devem neste sentido devem ser reformuladas.

Maior repressão, maior controle ideológico
Com o golpe as condições de vida da classe trabalhadora deterioraram tanto, que para certo setores seria impossível manter a vontade de viver nesta sociedade sem esperança de alguma mudança. A ideologia acaba tendo esse papel de assegurar determinada unidade do regime político.

Esse é um dos papéis centrais da pequena-burguesia, manter o “espírito” do regime político. Por essa razão a burguesia dispensa tanta energia e recurso com essa classe social, de tão pouca importância na produção econômica.


Tendo ciência que nas condições atuais qualquer manifestação livre tendo a atender as necessidades populares, a burguesia tem um controle férreo sobre a pequena-burguesia intelectual e artistas. Nesse sentido, as universidades e centros de ensino estão hoje como uma moldura para sufocar ou no mínimo desviar, tudo que não for de seu interesse de classe.

Nos Estados Unidos da América (EUA) o Macarthismo foi uma expressão aberta desse controle ideológico. Onde todos que tinham qualquer posição progressista eram perseguidos encanizadamente.

Não é para menos que as principais expressões artísticas e intelectuais dos últimos séculos foram independentes da burguesia. Essas mesmas expressões, que permaneceram, experimentaram o seu declínio após a aceitação social da burguesia.

Limpar o Judiciário e imprensa capitalista
Assim como o Macarthismo tornou a situação política insustentável nos EUA, no Brasil a desmoralização das instituições que viabilizaram o regime golpista, colocou-as em uma posição delicada. A exceção dos militares, os dois principais instrumentos para o golpe foram a imprensa burguesa e o sistema judiciário, estando em marcha uma operação de recuperação da imagem dos mesmos.

No caso do judiciário houve uma série de ações na tentativa de restabelecimento institucional. A última, significativa, foi a designação do juiz Eduardo Appio para a liderança da operação Lava Jato, antiga posição de Moro.


Appio não se fez de rogado, criticando Moro, colocando-o como bode expiatório de toda a manobra golpista. Uma clara tentativa de demonstrar Moro como uma exceção do sistema judiciário, em vez da regra realmente temos.

“As eleições de 2018 estão distantes no tempo. Mas acho que é papel do jornalismo, dos historiadores, dos acadêmicos, dos estudantes de direito, se debruçar sobre esse case. Foi o caso mais importante o do atual presidente. Foi o que teve maior repercussão, nacional, internacional, foi o caso que sem dúvida nenhuma interferiu nas eleições de 2018. O ex-presidente Bolsonaro falou diversas vezes que muitas das razões pelas quais tinha sido eleito foram graças às ações e a tudo que aconteceu na Lava Jato.”

Eduardo Appio

Neste sentido Appio parece ser o homem certo para o trabalho, suas palavras demonstram preocupação com a imagem do judiciário, embora ignore que seja um sepulcro caiado.

Com a imprensa não foi diferente, a grande imprensa capitalista a muito realizou investidas no sentido de recuperar seu capital social perdido com o apoio ao golpe de Estado. Uma dessas arremetidas foi a abertura de uma coluna de Glenn Greenwald na Folha de São Paulo.

O tema da coluna estreia do Glenn, seria a lei das “fake news”, um debate progressista sobre a liberdade de pensamento. Censura, poder que nenhuma instituição humana deveria ter, algo que os Iluministas colocaram após a perseguição de Copérnico e Galileu, séculos atrás.

O debate é ilustre, a necessidade urge, mas observando em perspectiva, em vez de um jazigo caiado, temos uma coroa nova de flores num velho jazigo. Podre e venal, porém de aparência mais bela com o adereço.

A arte hoje só viável independente da classe burguesa
Se em 1938, Trotsky e André Breton, também subscrito por Diego Rivera, colocava a impossibilidade de uma arte ou produção intelectual sob o jugo capitalista, hoje não é diferente. A arte no contexto atual, para existir como arte, não poder está sob controle de fim exteriores a si mesmo.

O intelectual ou artista precisa de fundos para viver, entretanto, seu trabalho deve ser um meio em si. Se escreve ou toca, o mesmo deve ser feito pela arte de escrever ou tocar em si, não para lucro.

Se a burguesia controla a sociedade, e a apropriação das riquezas, como o artista ou intelectual, pode trabalhar para sua arte em si e sobreviver? A resposta é que nessa sociedade capitalista é impossível, assim como plenos direitos democráticos para mulheres e negros, por isso a necessidade de revolução.

A necessidade de um arte independente e sobrevivência impõe aos artistas e intelectuais uma aliança com a classe social mais revolucionária, a classe operária. Digo mais, é preciso que esses artistas e intelectuais se apoiem nessa classe para subsistência e desenvolvimento pleno.

Unidade da classe trabalhadora
Aberto esse debate, pode-se apenas chamar os companheiros intelectuais, artistas e demais que vivem essa realidade e desejam produzir sua arte de forma plena. Acredito que essa discussão seja necessária para construção de uma resposta ao regime de opressão.

Desse debate, poderemos construir uma saída real para a repressão sofrida, bem como para a continuidade da produção artística intelectual de forma independente. Esse é um ponto em comum entre todos os setores progressistas da sociedade, a unidade desses setores é essencial para sua sobrevivência como tal.

O fato das últimas sete atividades do Bloco Amantes de Lula e Feira Luta Castelo, terem um público de milhares de pessoas com financiamento totalmente independente, aponta um caminho a ser considerado. Essa atividade se mantém por apoia-se na mobilização dos trabalhadores do bairro, uma experiência que deve ser analisada e replicada.

Abaixo deixo o link e transcrevo a nota do Bloco Amantes de Lula e Feira Luta Castelo, em relação à repressão ao bloco Viúvas da Torre.

FIM DA CENSURA AO CARNAVAL, ABAIXO A DITADURA

Neste domingo, a Polícia Militar (PM) da Paraíba invadiu o palco do bloco Viúvas da Torre, enquanto um artista local se apresentava. O artista Totonho foi forçado a encerrar o show sob ameaça de prisão.

A justificativa

Segundo os agentes da PM, a justificativa para desligar o som e encerrar o evento seria o término do período de vigência da licença ambiental. A autorização estava programada para terminar às 21 horas, mas, como é normal nesses casos, o evento atrasou cerca de 10 minutos.

É importante esclarecer que não houve qualquer denúncia dos moradores da região. Além disso, o bloco havia firmado um Termo de Ajustamento de Conduta, que previa o término dos festejos às 0h. Assim, a atividade da PM não teve respaldo legal. Foi arbitrária, extrapolou seus poderes e violou os direitos básicos dos foliões e artistas.

Censura

O bloco das Viúvas da Torre é uma manifestação carnavalesca com 30 anos de tradição. É uma manifestação popular que exprime seus anseios e necessidades. A produção do artista censurado, Totonho, também apresenta essas características. É uma voz de protesto e crítica social, o que, acreditamos, também motivou a sua censura.

Não podemos aceitar que os resquícios da ditadura militar se imponham novamente. Não podemos tolerar qualquer forma de censura, sob qualquer pretexto. A censura, assim como todas as armas da opressão, sempre se volta contra a classe trabalhadora. Não podemos armar ainda mais o inimigo.

Questão de classe

Temos certeza que qualquer evento que fosse um empreendimento capitalista de porte considerável não seria incomodado em hipótese nenhuma pela PM. Não faltam exemplos de repressão às manifestações populares e complacência com os empreendimentos lucrativos, de grandes empresas capitalistas do setor.

Já retiraram quase tudo dos trabalhadores, principalmente nos últimos anos do regime golpista. Agora querem tirar o pouco lazer e liberdade de expressão que ainda nos resta. Não podemos aceitar esse arbítrio!

Nós do Bloco Amantes de Lula e da Feria Luta Castelo repudiamos essa ação e convidamos os trabalhadores da arte e demais populares a se mobilizar contra essa situação!

https://causaoperaria.org.br/2023/carna ... -de-lutas/
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Mensagem por E.R » 22 Fev 2023, 17:49

NOTÍCIAS
Classificação final do desfile do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro - 2023 :

1. Imperatriz Leopoldinense :campeao:
2. Viradouro
3. Vila Isabel
4. Beija-Flor
5. Mangueira
6. Grande Rio
7. Salgueiro
8. Paraíso do Tuiuti
9. Unidos da Tijuca
10. Portela
11. Mocidade
12. Império Serrano :(
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Mensagem por CHarritO » 22 Fev 2023, 18:02

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Imperatriz Leopoldinense campeão pela 9ª vez na sua história no carnaval carioca. :campeao:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

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Mensagem por Homessa » 22 Fev 2023, 18:04

Sou Mangueirense, mas eu torci mais para o Império não ser rebaixado. Infelizmente, não deu.
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Carnaval

Mensagem por E.R » 22 Fev 2023, 19:55

Foi lamentável o rebaixamento do Império Serrano. Fez um desfile melhor que o da Mocidade e do que o da Portela.

Porto da Pedra campeão da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro 2023 e sobe para o Grupo Especial 2024.

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NOTÍCIAS
GRUPO ESPECIAL - CARNAVAL - RIO DE JANEIRO - 2024 :

. Imperatriz Leopoldinense
. Viradouro
. Vila Isabel
. Beija-Flor
. Mangueira
. Grande Rio
. Salgueiro
. Paraíso do Tuiuti
. Unidos da Tijuca
. Portela
. Mocidade
. Porto da Pedra
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Mensagem por CHarritO » 22 Fev 2023, 20:16

Lins Imperial e União de Jacarepaguá descem para a Série Prata (3ª divisão).
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
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Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
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Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
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Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
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Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
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Mensagem por Chapolin Gremista » 22 Fev 2023, 22:22

NOTÍCIAS
BLOCO VERMELHÃO
Carnaval com o PCO: cultura popular e política
Militantes do Partido organizaram várias atividades, hoje ainda tem mais!


Nessa segunda-feira, em São Paulo, os militantes e simpatizantes do PCO participaram de mais uma atividade de carnaval no Centro Cultural Benjamin Péret. Foi o segundo baile de carnaval do CCBP, que agora fica localizado no centro de São Paulo, a duas quadras do metrô Anhangabaú.

A festa durou a tarde toda até a noite, com samba e marchinha tocada pelo grupo Samba voz é raiz, composto por integrantes da ala musical do Vai-Vai, uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo. O baile aconteceu no sábado (18) e na segunda-feira (20), como parte das atividades do CCBP, que a partir deste carnaval terá uma programação cultural semanal.

Além do baile de carnaval, militantes e simpatizantes do PCO também desfilaram na avenida com a escola de Samba Em Cima da Hora Paulistana, do extremo-sul da cidade de São Paulo, que desfilou pelo Grupo de Acesso de Bairros I da União das Escolas de Samba de São Paulo (UESP). O desfile acontece no tradicional bairro da Vila Esperança, na zona Leste da capital.

No Rio de Janeiro, no próximo dia 24, os militantes do PCO também irão participar do desfile da Unidos do Jacarezinho, escola que concorre pela série Prata do carnaval do Rio. Para participar, não paga nada, basta entrar em contato com os militantes do PCO.

Também no Rio de Janeiro, nesta terça (21), às 11h, os militantes do PCO e integrantes do GARI (Grupo por Uma Arte revolucionária e Independente) estão organizando o Bloco vermelho, com a bateria Zumbi dos Palmares. O bloco sai às 11h, no bairro Santa Teresa, com concentração na Pracinha da Cândido Mendes.

Em Florianópolis, o PCO participou com a bateria Zumbi dos Palmares do bloco carnavalesco Tô com Lula, organizado por companheiros da base do PT.

Em João Pessoa, os militantes do PCO, junto com companheiros do PT, organizam pelo segunda ano consecutivo o bloco Amantes de Lula.

Bloco Amantes de Lula, em João Pessoa

O PCO participou de atividades de carnaval em Recife e Olinda, em Salvador. E nesta terça-feira (21), os militantes de Brasília participam do tradicional bloco Pacotão.

O carnaval 2023, está muito politizado. Com muitas manifestações espontâneas da esquerda. Isso mostra porque a burguesia se esforçou tanto para deixar o povo sem carnaval desde 2020.



https://causaoperaria.org.br/2023/carna ... -politica/
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Mensagem por E.R » 23 Fev 2023, 02:45

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Mensagem por Chapolin Gremista » 23 Fev 2023, 02:50

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Mensagem por Chapolin Gremista » 23 Fev 2023, 15:40

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Mensagem por Chapolin Gremista » 23 Fev 2023, 22:51

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Mensagem por Chapolin Gremista » 25 Fev 2023, 04:25

NOTÍCIAS
ÍNDIO, "BLACK FACE", MULHER
Querem acabar com as fantasias tradicionais do Carnaval
Portais da imprensa burguesa como UOL e Terra fazem campanha contra a tradição popular

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OCarnaval é a época da folia. É uma das festas mais populares no mundo. No Brasil, particularmente, a festividade tornou-se, não apenas um patrimônio cultural, como também parte importante da identidade brasileira. Na intenção de fazer tábula rasa da cultura nacional, os indentitários querem impôr seu moralismo também à festa mais popular do país, destruindo-na na prática.

Durante o Carnaval, a imprensa burguesa, principal promotora das ideias identitárias, publicou diversas matérias criticando o uso de algumas fantasias. Entre elas, algumas das mais tradicionais dos carnavais: índio, ‘nega’ maluca, homens fantasiados de mulheres, etc. O argumento é que tais fantasias reforçariam os esteriótipos contra setores oprimidos — ou “marginalizados”, como costuma-se dizer — da sociedade.


A pressão moral do identitarismo é tanta que até a Portela, uma das escolas de samba mais tradicionais do Brasil e um dos baluartes do carnaval brasileiro moderno, foi censurada por uma suposta fantasia racista. Sem entrar no centro da questão que já foi debatida neste Diário (Acabar com a praga identitária antes que ela acabe com o carnaval, Henrique Áreas, Diário Causa Operária, 27/1/23), a Portela preparou uma fantasia de Macunaíma e foi atacada. A fantasia supostamente seria racista por representar o personagem… exatamente como ele é descrito no livro homônimo de Mário de Andrade, um dos mais importantes da literatura nacional.


Para os identitários, o Carnaval, na verdade, deveria parar de existir. Pois a festividade é justamente sobre a subversão da moralidade dominante. Isso não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.

As origens do Carnaval
Algumas teorias apontam que o Carnaval tem suas origens em celebrações pagãs antigas que remontam à Antiguidade. No entanto, o carnaval atual descende diretamente da Idade Média. A Igreja Católica, grande força dominante no período, mas já decadente no seu poder político, acabou abraçando as festas populares e organizando uma época de festa e indulgência antes do início da Quaresma.

A Quaresma é um período em que os fiéis são encorajados a fazerem penitência, abstinência e jejum, como forma de se aproximarem de Deus e se purificarem espiritualmente. O Carnaval tinha, portanto, o objetivo de organizar a subversão popular em relação à moralidade rígida e reacionária da Igreja. Era o momento em que tudo era permitido antes da Quaresma. Era a festa da carne, dos pecadores… No entanto, como se vê, nem mesmo a Igreja Católica censurou as aspirações populares neste período. Ao contrário, dominou tudo por séculos, permitindo que os fiéis saíssem das normas celestiais. O Estado permitia que se fizesse algazarra justamente para a situação não sair do controle.


Os identitários, neste sentido, assumem um papel de censores morais pior do que a Igreja Católica. Estes querem censurar as manifestações genuínas do povo brasileiro, que vai às ruas gozar de determinados aspectos da sociedade.

O Carnaval no Brasil
No Brasil, particularmente, o Carnaval tornou-se um fenômeno das massas populares a partir do final do Século XIX e adquiriu um caráter importante na formação da identidade nacional. No Rio de Janeiro, então capital do país, ocorreu um profundo processo cultural que transformou a festa numa tradição massiva das classes populares. Não por acaso, o Carnaval do Rio é considerado o maior do mundo.

No início, ainda no Século XIX, o Carnaval brasileiro se assemelhava aos carnavais da Itália, Portugal, França e Espanha. No Rio, sociedades carnavalescas como Tenentes do Diabo e o Rancho dos Democráticos iam às ruas tocando valsas, modinhas e outras músicas da época.


A festa logo assumiu um caráter extremamente popular e ranchos oriundos de classes mais baixas começaram a surgir, causando alvoroço nas cidades da capital — motivo pelo qual começaram a ser reprimidas pelo Estado. Estes blocos populares entravam em confronto para roubar os estandartes. Os foliões jogavam balões de fezes, sêmen e várias outras nojeiras, fantasiavam-se de demônios e outras coisas “imorais”, e assim por diante.


Antes do Carnaval popular ser aceito pelas autoridades do Estado, muitos confrontos ocorreram entre a população e a polícia. Era comum nos carnavais do início do Século XX, marchinhas em gozação a autoridades da época. Pessoas importantes do início da República brasileira foram gozadas pelos foliões. Entre eles, por exemplo, Oswaldo Cruz, um importante médico e sanitarista brasileiro cuja contribuição para a saúde pública brasileira é inestimável, que foi alvo da marcha “Rato, rato, rato” de 1904.

Aliás, a música “Pelo Telefone” (Donga), de 1917, considerado o primeiro samba, demonstra isso. Uma das mais conhecidas versões da música, modificada para o carnaval de 1917, buscava ironizar a política do chefe da polícia Aurelino Leal com as casas de jogo e apostas. Dizia a versão:

O chefe da polícia
Pelo telefone
Mandou me avisar
Que na Carioca
Tem uma roleta
para se jogar

Ai, ai, ai
O chefe gosta da roleta
Ai, ai, ai
Ó maninha
Ai, ai, ai
Ninguém mais fica forreta
Ó maninha

Chefe Aurelino
Sinhô, sinhô
É bom menino
Sinhô, sinhô
Faz o convite
Sinhô, sinhô
Pra se jogar
Sinhô, sinhô
De todo jeito
Sinhô, sinhô
O bacará
Sinhô, sinhô…

Enquanto as autoridades eram gozadas, o povo saía às ruas vestidos de tribais, índios, demônios, entre outras coisas “imorais” do tipo. O Carnaval foi finalmente assimilado por toda a sociedade brasileira e a repressão já não seria mais tão comum na década de 1920. Finalmente, com a Revolução de 1930, o Carnaval e o Samba (mesmo depois sob a censura do Estado Novo [1937]) se tornariam parte importante do patrimônio cultural brasileiro.

Agora, a ideologia identitária, diretamente dos Estados Unidos, quer impôr seu moralismo contra a cultura nacional, atacando o Carnaval, os bandeirantes, a Independência do Brasil, o surgimento da República, etc. Uma cruzada contra as fantasias ocorre todos os anos e preciso desmoralizá-la para o bem da festa popular!

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Mensagem por CHarritO » 28 Fev 2023, 18:13

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Torcida Jovem é campeão do grupo de Acesso 2 (3ª divisão) do Carnaval SP 2023 e sobe ao grupo de Acesso 1 (2ª divisão). :campeao:

Dom Bosco de Itaquera, vice-campeã, também ascende ao grupo de Acesso 1 em 2024.

Brinco da Marquesa, Unidos de Santa Bárbara e Leandro de Itaquera foram rebaixadas para grupo Especial de bairros da UESP.
Meus títulos e conquistas no FCH:
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Carnaval

Mensagem por E.R » 28 Fev 2023, 18:53

NOTÍCIAS
https://www.carnavalesco.com.br/fla-man ... aval-2023/

A escola de samba Fla Manguaça foi a grande campeã da Série Bronze no Carnaval do Rio de Janeiro 2023 e estará na Série Prata em 2024.

A escola apresentou o enredo “Os Orixás te recebem em festa… Rogai por nós, São Judas Tadeu” e foi a campeã do grupo geral e de terça-feira.
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