Greve dos caminhoneiros custará R$ 15 bilhões à economia, diz Fazenda Por causa da paralisação, de 21 de maio a 1º de junho, a previsão oficial de 2,5% de crescimento do PIB para este ano poderá ser revista para baixo. Guardia não informou o impacto que a greve dos caminhoneiros terá sobre a inflação, por causa da escassez de alimentos e da alta temporária do preço dos combustíveis provocadas pela paralisação. https://www.poder360.com.br/economia/gr ... z-fazenda/ |
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
População vai pagar o custo da greve dos caminhoneiros, diz gerente da CNI Para o gerente-executivo de Política Econômica da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Flávio Castelo Branco, o custo das medidas vai recair sobre a população, que ainda não entendeu que pagará a conta. https://www.poder360.com.br/economia/po ... te-da-cni/ |
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
Indicadores da indústria refletem impactos da greve dos caminhoneiros As horas trabalhadas na produção industrial diminuíram em 24% em maio, de acordo com os Indicadores Industriais da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Os dados mostram queda de 16,7% no faturamento. Foi a maior baixa desde 2003, quando começou a série histórica. Já o acúmulo de estoques indesejados subiu para 53,3 pontos em maio. https://www.poder360.com.br/economia/in ... nhoneiros/ |
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
Maggi critica tabela do frete mínimo aprovada pelo Congresso https://www.poder360.com.br/economia/ma ... congresso/ |
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
Bolsonaro não vai estender subsídio ao diesel, diz ministro Medida havia sido adotada por Michel Temer para atender reivindicações dos caminhoneiros que entraram em greve em maio de 2018. “Isso (subsídio) acabou no dia 31 de dezembro. Não é uma questão de subsídio ao diesel, é uma questão de nós deixarmos o mercado estabelecer os preços. Isso não pode ser feito só com o combustível. Tem que levar em consideração o frete e outras condicionantes que levam ao estabelecimento dos preços”, disse. Albuquerque disse ainda que não há não há interesse do governo Bolsonaro em interferir na política de preços dos combustíveis, mas que trabalha junto da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para dar mais transparência a esta política. https://canalrural.uol.com.br/noticias/ ... -ministro/ |
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação Gabinete de Segurança Institucional monitora a articulação, que teria começado por meio do WhatsApp. https://www.otempo.com.br/brasil/caminh ... -1.2153721 |
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
É 'jogar gasolina em fogo', diz caminhoneiro sobre live de Bolsonaro "A beira de uma greve, o presidente fazer um pronunciamento daqueles...Foi decepcionante", afirmou Ariovaldo Junior Almeida, do Sindicato dos Caminhoneiros de Ourinhos, interior de São Paulo. "A categoria não tem dinheiro para comer, como vai ter condições para gastar R$ 5 mil para adiantar o óleo diesel [no cartão pré-pago]", afirmou. "A fala dele não refrescou nada para a gente, muito pelo contrário. Pessoas que antes não queriam nem parar para fazer carreata agora estão querendo participar. Foi a mesma coisa que jogar gasolina em fogo. Cerca de 90% da categoria acreditou que este seria um governo que cumpriria as leis, mas já se passaram três meses. É muito tempo que estamos esperando por um posicionamento", diz Plínio. "Queremos um posicionamento decente do governo, e não que fiquem divulgando cada semana uma medida. Nossa situação é urgente. A fiscalização do frete mínimo não está sendo 100% cumprida e o cartão caminhoneiro não vai ajudar no preço do diesel pro caminhoneiro. O que exigimos é que o presidente honre os compromissos feitos durante a campanha", disse Wallace Landim, o Chorão. https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... naro.shtml |
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
Onyx: Bolsonaro tem 'amor muito grande' pelos caminhoneiros https://www.noticiasaominuto.com.br/pol ... inhoneiros |
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... iros.shtml
O caminhoneiro Wallace Landin, o Chorão, está grato. Desde a noite de quinta (11), ele tem escrito em grupos de WhatsApp com membros do governo palavras em agradecimento ao ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e ao general Floriano Peixoto (Secretaria-Geral da Presidência).
“Foram os dois que levaram as nossas demandas para o presidente [Bolsonaro]”, diz.
Chorão ganhou destaque como um dos líderes dos motoristas que paralisaram as estradas do país em maio de 2018.
“A gente nunca teve isso. Hoje, graças a Deus, nós temos um diálogo, direto com a Casa Civil”, diz. Chorão, que ainda não teve suas mensagens respondidas. "Deve estar uma loucura lá para o pessoal".
Além dos grupos com funcionários dos ministérios, Chorão esteve com o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) na quinta-feira (5) e expôs a preocupação dos caminhoneiros com a possibilidade de haver um reajuste muito alto depois de 15 dias.
No fim de março, sob ameaça de nova greve dos caminhoneiros, o governo pediu à estatal mudanças em sua política de preços para o diesel, que passou a respeitar prazos mínimos de 15 dias sem reajustes.
Chorão disse que o ministro o acalmou. “'Fica tranquilo, o presidente está sabendo das demandas da categoria”, disse Freitas, segundo Chorão. O anúncio do aumento de 5,7% no diesel causou surpresa. À noite, após intervenção do governo, a estatal voltou atrás.
“A categoria vem sofrendo muitas dificuldades, os atravessadores não estão pagando o piso mínimo de frete. Se viesse um aumento no óleo diesel como esse, o pessoal ia ficar louco”, afirmou sobre a possibilidade de novas manifestações caso o preço do combustível aumentasse.
A CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) disse o mesmo. Em nota, o órgão afirmou que a intervenção do governo “apazigua a insatisfação do caminhoneiro autônomo em relação aos altos custos da operação, uma vez que a categoria enfrenta dificuldades em repassá-los através da lei do piso mínimo do frete”.
O caminhoneiro Plínio Dias, presidente do Sinditac-PR (Sindicato dos Transportadores Autônomos do Paraná), afirmou que a revogação na alta dos preços foi “um grande passo, [mostra que] o governo entende que nossa categoria está ainda em um caos”. Porém, ele diz que ainda faltam muitas leis a serem compridas.
Chorão diz que luta para que haja uma mudança na política de preços da Petrobras e redução do lucro da estatal sobre o preço do diesel. Para o caminhoneiro, o governo deveria dar algum tipo de desconto ou subsídio para os caminhoneiros autônomos, especificamente.
“O cartão-caminhoneiro não resolve o nosso problema. Vai beneficiar as grandes transportadoras que conseguem antecipar a compra de diesel. O autônomo vende a janta para comprar o almoço”, afirma.
No formato pré-pago, o cartão foi anunciado por Bolsonaro como uma das medidas para aumentar a previsibilidade de gastos com o frete.
O subsídio negociado durante o governo Michel Temer, e que durou até janeiro, também não é o melhor caminho, segundo Chorão. “Isso beneficia todo mundo porque diminui o preço do diesel em geral. As transportadoras saem ganhando porque conseguem fazer acordos diretos com a Petrobras. O mais fraco é o caminhoneiro autônomo, que morre com o preço final na bomba [do posto]”.
Para o presidente da CNTA, a periodicidade mais viável de reajuste seria a cada 30 dias, seguindo o acordo feito com o governo Michel Temer durante a paralisação e cumprida até o final de 2018.
O caminhoneiro Wallace Landin, o Chorão, está grato. Desde a noite de quinta (11), ele tem escrito em grupos de WhatsApp com membros do governo palavras em agradecimento ao ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e ao general Floriano Peixoto (Secretaria-Geral da Presidência).
“Foram os dois que levaram as nossas demandas para o presidente [Bolsonaro]”, diz.
Chorão ganhou destaque como um dos líderes dos motoristas que paralisaram as estradas do país em maio de 2018.
“A gente nunca teve isso. Hoje, graças a Deus, nós temos um diálogo, direto com a Casa Civil”, diz. Chorão, que ainda não teve suas mensagens respondidas. "Deve estar uma loucura lá para o pessoal".
Além dos grupos com funcionários dos ministérios, Chorão esteve com o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) na quinta-feira (5) e expôs a preocupação dos caminhoneiros com a possibilidade de haver um reajuste muito alto depois de 15 dias.
No fim de março, sob ameaça de nova greve dos caminhoneiros, o governo pediu à estatal mudanças em sua política de preços para o diesel, que passou a respeitar prazos mínimos de 15 dias sem reajustes.
Chorão disse que o ministro o acalmou. “'Fica tranquilo, o presidente está sabendo das demandas da categoria”, disse Freitas, segundo Chorão. O anúncio do aumento de 5,7% no diesel causou surpresa. À noite, após intervenção do governo, a estatal voltou atrás.
“A categoria vem sofrendo muitas dificuldades, os atravessadores não estão pagando o piso mínimo de frete. Se viesse um aumento no óleo diesel como esse, o pessoal ia ficar louco”, afirmou sobre a possibilidade de novas manifestações caso o preço do combustível aumentasse.
A CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) disse o mesmo. Em nota, o órgão afirmou que a intervenção do governo “apazigua a insatisfação do caminhoneiro autônomo em relação aos altos custos da operação, uma vez que a categoria enfrenta dificuldades em repassá-los através da lei do piso mínimo do frete”.
O caminhoneiro Plínio Dias, presidente do Sinditac-PR (Sindicato dos Transportadores Autônomos do Paraná), afirmou que a revogação na alta dos preços foi “um grande passo, [mostra que] o governo entende que nossa categoria está ainda em um caos”. Porém, ele diz que ainda faltam muitas leis a serem compridas.
Chorão diz que luta para que haja uma mudança na política de preços da Petrobras e redução do lucro da estatal sobre o preço do diesel. Para o caminhoneiro, o governo deveria dar algum tipo de desconto ou subsídio para os caminhoneiros autônomos, especificamente.
“O cartão-caminhoneiro não resolve o nosso problema. Vai beneficiar as grandes transportadoras que conseguem antecipar a compra de diesel. O autônomo vende a janta para comprar o almoço”, afirma.
No formato pré-pago, o cartão foi anunciado por Bolsonaro como uma das medidas para aumentar a previsibilidade de gastos com o frete.
O subsídio negociado durante o governo Michel Temer, e que durou até janeiro, também não é o melhor caminho, segundo Chorão. “Isso beneficia todo mundo porque diminui o preço do diesel em geral. As transportadoras saem ganhando porque conseguem fazer acordos diretos com a Petrobras. O mais fraco é o caminhoneiro autônomo, que morre com o preço final na bomba [do posto]”.
Para o presidente da CNTA, a periodicidade mais viável de reajuste seria a cada 30 dias, seguindo o acordo feito com o governo Michel Temer durante a paralisação e cumprida até o final de 2018.
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
Algum dia a conta vai chegar.
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
Exato. Se o reajuste demora muito a cada vez que é feito, quando chega a data o valor sobe muito de uma só vez. Não tem como achar que o presidente é "bonzinho" só por causa disso.
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
O preço dos combustíveis no Brasil está muito alto.
Se deixar a Petrobras fazer o que quiser, a inflação dispara.
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
Intervir na empresa deu muito certo no governo Dilma, né? Quase quebrou... o mercado já respondeu ontem a mais essa barbeiragem do governo.
E não está alto, nas bombas tá na média mundial. E gasolina nas refinarias tá menos de 2 reais, mas dos impostos exorbitantes o governo não abre mão...
E não está alto, nas bombas tá na média mundial. E gasolina nas refinarias tá menos de 2 reais, mas dos impostos exorbitantes o governo não abre mão...
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Re: GREVE DOS CAMINHONEIROS
Tem impostos que não é o governo federal que cobra, tem impostos que são os governos estaduais que cobram.
Está sim muito caro : gasolina e diesel principalmente.
Tem que rever essa política de impostos, porque se o caminhoneiro tem prejuízo financeiro, a população também terá, com o aumento do preço dos alimentos.
Está sim muito caro : gasolina e diesel principalmente.
Tem que rever essa política de impostos, porque se o caminhoneiro tem prejuízo financeiro, a população também terá, com o aumento do preço dos alimentos.