Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios Sobre



Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Portal Chespirito Chico Rei



Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
  Exibir página para impressão

ENEM 2017
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 05 Nov 2017, 11:43 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 30 Jul 2012, 12:48
Mensagens: 4102
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 203 vezes
Foi curtido: 199 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Fantasias: Não utilizo
Chegou a hora, caros amigos! Aflição, choro, atrasados, redação, memes...

E pode falar mal sobre os direitos dos manos, sua redação não será zerada, amiguinho!

https://oglobo.globo.com/sociedade/educ ... s-22031242

Enem começa hoje para 6,7 milhões de candidatos
Imagem

Mais de seis milhões de histórias se deparam hoje com uma maratona de provas que pode definir trajetórias de vida. Com 6,7 milhões de inscritos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplica suas primeiras provas hoje, a partir das 13h30, horário de Brasília, em todo o país. A avaliação é o principal acesso ao ensino superior no país e desafiará os estudantes com questões de Ciências Humanas, Linguagens e a elaboração de uma redação nesta tarde. As provas de Matemática e Ciências da Natureza somente serão realizadas no próximo domingo, dia 12.

Os números que cercam o Enem o colocam como o segundo maior processo de admissão para universidades do mundo, só perdendo para a seleção chinesa. Isto mesmo com as mudanças na edição deste ano, que acabou com a certificação do ensino médio a partir do exame e impossibilitou que alunos que não concluíram o segmento tenham acesso à nota para pleitear vagas nas faculdades. As modificações tiveram impacto no número de inscrições, que caiu de 9,2 milhões em 2016 para 6,7 milhões na edição deste ano.

Ainda assim, o alcance da prova continua amplo. Neste ano, 1.725 cidades de todo o Brasil oferecerão a prova em 182.202 salas de aplicação. O estado com o maior número de inscrições é São Paulo, o mais populoso do país, com 1,13 milhão de candidatos.

Para que todos possam ter a mesma chance, o Enem conta com atendimentos especializado e específico. Ao todo, são 31.726 candidatos que pediram tratamento diferenciado, a maioria deles pessoas com deficiência que pleitearam espaços adaptados para a sua realidade. Uma novidade no atendimento deste ano se dá com os surdos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia que aplica o exame, criou uma versão da prova em braile. Com isso, 359 candidatos optaram por essa alternativa.

Gestantes, idosos e lactantes também puderam pedir atendimento específico. São 16.908 candidatos nessa modalidade que poderão, por exemplo, ter acompanhantes fora da sala.

O uso do nome social na identificação foi requisitado por 694 candidatos, como transexuais, mas somente 304 pedidos estavam de acordo com os critérios e foram deferidos pelo Inep.

Entre as mudanças do Enem este ano, duas se destacam. A primeira é a realização em dois domingos seguidos, ao contrário de um único final de semana, como nas edições anteriores. A segunda novidade é que os alunos receberão uma prova personalizada com os seus dados. Para isso, foram impressas 72 milhões de páginas personalizadas e 467 milhões de páginas para os cadernos de provas.

Em abril, o Inep anunciou que mudaria o consórcio contratado para aplicar a prova e que não contariam mais com o trabalho do Cebraspe. A mudança causou uma polêmica que não termina com as provas de hoje: a quem pertence os detectores de metais utilizados na aplicação? O Cebraspe afirma ser dono, mas o Inep reivindica a posse. Com o impasse não resolvido, o governo teve que alugar os aparelhos para que o nível de segurança do exame continue o mesmo do ano passado.

Outra polêmica envolvendo o exame aconteceu a dias da prova. O desembargador federal Carlos Moreira Alves, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), acatou o pedido do movimento “Escola sem Partido” para que o critério sobre direitos humanos não zere a redação quando for violado. O Ministério da Educação recorreu ao Supremo Tribunal Federal e recomendou que os candidatos continuassem respeitando o critério estabelecido no edital na prova de hoje.

Na mesma semana, as polícias civil de Goiás e Distrito Federal empreenderam uma operação para desmantelar uma quadrilha suspeita de fraudar o Enem no ano passado. No entanto, não foram detectadas ameaças ao teste deste ano. De qualquer forma, o governo afirmou que o esquema de segurança foi reforçado e conta com apoio da Polícia Federal.

_________________
Há 5 anos no Fórum Chaves! :vitoria:


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 05 Nov 2017, 11:58 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 08 Ago 2011, 18:29
Mensagens: 3858
Localização: São Leopoldo/RS
Curtiu: 144 vezes
Foi curtido: 272 vezes
Programa CH: Chapolin
Fantasias: Não utilizo
Ás 13h quero estar ligadinho na Globo News e ver o desespero dos atrasados. :lol:


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 05 Nov 2017, 17:59 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 30 Jul 2012, 12:48
Mensagens: 4102
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 203 vezes
Foi curtido: 199 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Fantasias: Não utilizo
Nem teve muito... No governo Dilma tinha mais. #ForaTemer :vamp:

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... -ano.shtml

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regi ... enta.ghtml

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/jo ... casa.ghtml

Isso que a GloboNews fica a postos para mostrar. O que deu entrevista tá com muita cara de fake...

Imagem

Imagem

E aquela que disse que não virou meme, virou meme.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... -ano.shtml

Educação de surdos é o tema da redação do Enem deste ano
O tema da redação do Enem deste ano é "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Logo após o fechamento dos portões, às 13h deste domingo, o instituto divulgou o tema em suas redes sociais.

_________________
Há 5 anos no Fórum Chaves! :vitoria:


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 05 Nov 2017, 18:44 
Online
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 24 Mar 2014, 20:00
Mensagens: 8608
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 178 vezes
Foi curtido: 586 vezes
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Fantasias: Não utilizo
Olha o que meu irmão acabou de ouvir na rua:

Mulher 1: - O que está acontecendo que as escolas estão cheias?

Mulher 2: -É mesmo.Tá estranho isso.

Eta povinho desinformado.

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 06 Nov 2017, 01:03 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 21 Out 2014, 19:50
Mensagens: 5563
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 354 vezes
Foi curtido: 558 vezes
Programa CH: Chapolin
Fantasias: Não utilizo
"Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

Bosta de tema pra discorrer. Eu pelo menos teria dificuldade.

Claro que isso não deslegitima a redação e nem a torna injusta, sob a justificativa de que apenas os surdos ou simpatizantes da causa conseguiriam concluir a redação. Mas sim, eles são privilegiados da mesma forma que um negro seria se a redação for sobre racismo. A base argumentativa costuma ser maior com quem é alvo do tema. Essa questão dos surdos só não é muito muito debatida, mas alguém com um mínimo de capacidade cognitiva e amplitude sobre diferentes assuntos é capaz de fazer uma redação mediana/suficiente.

E acredito que a retirada da obrigação de se respeitar os direitos humanos trouxe mais pontos positivos que negativos. São eles que abominam a justiça com as próprias mãos, o que outros chamam de reflexo da impunidade e de descrença em punição. É uma questão muito subjetiva que não cabe considerar o outro lado reprovável ou desumano.

E também eu não sei o que é pior. Quem chega atrasado por desleixo ou quem perde o tempo zombando dessas pessoas. Zombam até injustamente do cidadão de bem prevenido que atrasou por imprevistos, diferente do drogadinho desprecavido. Esse tem mais que se fuder e aprender a não deixar nada para a última hora.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 06 Nov 2017, 10:03 
Offline
Avatar do usuário
Administrador

Registrado em: 28 Jan 2009, 14:29
Mensagens: 35535
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1233 vezes
Foi curtido: 2191 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Fantasias: Não utilizo
Eu acho um exagero essa problematização que tem sido feita em cima de quem zoa os atrasados do Enem. É claro que tem exceções, gente que realmente passa por sérios imprevistos. Mas a grande maioria dos atrasildos é gente irresponsável que não tá nem aí com nada.

Quanto ao tema da redação, acho uma boa quando é algo assim, que foge do esperado. É o melhor para ver a capacidade do aluno de argumentar, já que o tema não é tão discutido e ele não chega na sala tão "pronto". E sim, sempre vai ter alguma parcela dos aluno mais envolvida com o assunto, qualquer que seja o tema.

Quanto à questão dos direitos humanos, acho a decisão da justiça adequada. Quem fizer textos intolerantes dificilmente vai conseguir uma nota boa, mas acho válido que seja avaliado nos 5 critérios, como todos.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 06 Nov 2017, 12:11 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 30 Abr 2010, 17:00
Mensagens: 17629
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 1142 vezes
Foi curtido: 596 vezes
Programa CH: Chapolin
Essa ruiva da foto aí em cima também não é atrasada coisa nenhuma. Fake também.

Sobre zoar os atrasados, eu concordo em partes com a problematização, mas eu acho que perdeu foi a graça mesmo. Piada batida, todo ano é a mesma coisa. Já não tem mais o apelo de antes. Mas de uma forma ou de outra, parece que acabou dando certo pras pessoas chegarem cedo no ano seguinte.

E o tema da redação achei bem interessante, mas acho que eu não conseguiria elaborar muito. Por sorte já passei dessa fase.

_________________
Trakt.tv | Last.fm

Moderador do TV de Segunda Mão (Novembro de 2010 / Novembro de 2013).
Moderador do Da Discussão Nasce a Luz! (Maio de 2014 / Novembro de 2014).
Moderador Global desde Novembro de 2014.
No Meio CH desde 2010.


Editado pela última vez por FellipeKyle em 07 Nov 2017, 15:51, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 06 Nov 2017, 14:22 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 21 Out 2014, 19:50
Mensagens: 5563
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 354 vezes
Foi curtido: 558 vezes
Programa CH: Chapolin
Fantasias: Não utilizo
Perdeu a graça mesmo. Eu só acho engraçado quando alguém cai ou outra situação inusitada acontece. Mas o cara se esbarrando com o portão fechado não tem nada demais.

Esse aqui é um clássico:



Complementando o que o Barbano disse e que eu esqueci de citar, tem ainda os textos de apoio que auxiliam o aluno a buscar inspiração. Ou seja, não é nada impossível como estão dizendo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 07 Nov 2017, 20:15 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 04 Dez 2011, 23:00
Mensagens: 24383
Curtiu: 1990 vezes
Foi curtido: 1276 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Fantasias: Não utilizo
Rondamon escreveu:
E aquela que disse que não virou meme, virou meme.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... -ano.shtml
Link errado. Mande o correto que quero ler :joinha:


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 07 Nov 2017, 23:07 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 30 Jul 2012, 12:48
Mensagens: 4102
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 203 vezes
Foi curtido: 199 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Fantasias: Não utilizo
Caramba, a Folha mudou o texto da reportagem agora.

Segue o texto completo:

Marcado por uma controvérsia sobre direitos humanos, o Enem deste ano teve novamente uma proposta de redação relacionada ao tema.

A prova pediu um texto dissertativo sobre "desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", no qual os candidatos deveriam apresentar uma"proposta de intervenção que respeite os direitos humanos".

O tema está alinhado com o das edições anteriores do exame. Das últimas 19, 11 tratavam de algum assunto relacionado a direitos humanos.

Neste ano, porém, decisão judicial proibiu que redações fossem anuladas por desrespeito a esses direitos. A decisão atendeu pedido do grupo Escola Sem Partido sob a justificativa de defesa da liberdade de expressão.

Presidente do Inep, instituto que aplica o exame, Maria Inês Fini afirmou que o pedido da redação é coerente com a competência 5 do exame: "elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos".

O que foi questionado judicialmente não foi essa competência, mas o item que tratava de motivos de anulação da prova. A entrevista de Fini e do ministro Mendonça Filho não contou com tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

TEMA

A escolha do tema do ensino de surdos ocorreu na primeira edição do Enem em que candidatos com deficiência auditiva tiveram acesso a uma Videoprova, com tradução em Libras.

Nesta edição da prova, cerca de 1,3 mil surdos e 3,4 mil pessoas com deficiência auditiva se inscreveram. Segundo o Inep, mais de 1,6 mil candidatos escolheram usar o novo recurso –outras opções disponíveis são a leitura labial e o tradutor intérprete de Libras.

O instituto também intensificou, neste ano, as orientações para a prova direcionadas a surdos. No canal do Youtube do Inep, uma série com mais de 30 vídeos em Libras explica detalhes do exame.

A prova teve início às 13h30 deste domingo (5) e os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para escrever a redação e resolver as 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

CUNHO SOCIAL

Para Sérgio Paganin, professor do Anglo de São Paulo, o tema dá uma vantagem especial a candidatos com boa capacidade de leitura. "Por ser um assunto que os alunos dominam pouco, espera-se que a coletânea de textos de apoio ajude o candidato a construir uma reflexão."

O material de apoio incluía a lei que trata da questão; um gráfico mostrando a queda no número de alunos surdos na educação básica; um texto sobre a história do ensino a pessoas com a deficiência no Brasil; e um anúncio sobre a discriminação desse público por empresas. Não havia menção a estratégias de ensino adotadas.

Especialista em educação inclusiva, Maria Teresa Mantoan, professora da Unicamp, viu com reservas a proposta da redação. Em sua opinião, é interessante chamar atenção para a inclusão, mas, por outro lado, o ensino de surdos envolve conhecimentos específicos não dominados por grande parte dos alunos brasileiros.

Entre eles, está a resistência de parte da comunidade de surdos ao ensino da língua portuguesa. Parte deles defende apenas o aprendizado da língua de sinais, como forma de manutenção da identidade, opinião diferente da professora. "Acho importante o aluno não ficar limitado a uma única identidade."

Com experiência na área, a educadora Mônica Amoroso pontua ainda que há uma grande diversidade entre os alunos com a deficiência, o que demanda diferentes abordagens.

"Alunos surdos filhos de pais ouvintes muitas vezes chegam à escola sem língua alguma, nem a de sinais nem o português. Eles devem aprender primeiro a língua de sinais. Já a situação de crianças que perdem a audição após aprender português é totalmente diversa", afirma. Ainda assim, ela aprovou a proposta, por exigir argumentação sobre a inclusão.

ALUNOS

O tema surpreendeu os candidatos. "A redação foi complicada porque eu acho que nunca tinha lido sobre o assunto", afirmou Dênis Jarbas, 21.

Também pega desprevenida, Glória Pereira, 17, disse que conseguiu desenvolver bem seu argumento de que não há esforço contundente do governo para incluir surdos. Ela conta que construiu o texto com base no que sabia sobre o assunto e nos textos de apoio.

Luiza Araújo, 18, que tenta uma vaga no curso de farmácia, preferiu se manter alheia à decisão judicial que permitiu que os estudantes desrespeitassem direitos humanos na redação sem o risco de terem seus textos zerados. "Acho melhor respeitar os direitos humanos de qualquer jeito", diz ela.

Para ela, que fez a prova pela segunda vez, o Enem deste ano foi mais difícil que o exame do ano passado.

Para a professora Maria Aparecida Custódio, do colégio Objetivo, já era hora do Enem cobrar esse tema em sua redação. Com o uso pela primeira vez neste ano do novo recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, a Videoprova Traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ela acredita que o Inep pode finalmente cobrar dos alunos esse tema.

Segundo ela, a dificuldade em desenvolver a redação estará ligada aos textos de apoio dados na prova.

SEGURANÇA

Mesmo que a decisão da ministra do STF Cármen Lúcia garanta que nenhuma redação seja zerada por desrespeito aos direitos humanos, candidatos evitaram arriscar.

É o que disse o estudante Igor Bueno, 16, que tenta uma vaga para cursar direito. "Muita gente começou a criar e espalhar boatos sobre a redação, que iria mudar de novo. Mas para mim não muda nada, porque eu não pretendo escrever contra os direitos humanos."

O mesmo pensa Rafaela Fiengo, 17, que sonha em estudar biologia. "Não muda nada, até porque eu acredito em respeito aos direitos humanos", diz ela, que chegou às 11h ao local de prova, na Uninove da Barra Funda, zona oeste de SP, para não correr o risco de se atrasar "e virar meme na internet". "Se eu chegar atrasada eu nem chego perto do portão, dou meia volta", afirma, enquanto ri "por fora", em suas palavras, "mas por dentro chora, porque a prova é difícil, desesperadora".

JOGO DE FUTEBOL

A disputa entre Palmeiras e Corinthians no Itaquerão tirou a concentração de alguns estudantes que prestaram a prova no prédio de uma universidade na Barra Funda, na zona oeste. A partir das 17h, quando os times entraram em campo, começaram barulhos de fogos e buzinaços dos torcedores.

O endereço fica próximo ao Allianz Parque, o estádio do Palmeiras, e está inserido em uma região conhecida por ser reduto de torcedores do time. "Precisei tapar os ouvidos para conseguir ler os textos", disse o estudante Felipe Andrade, 18. "É muito texto e o barulho atrapalhou bastante", disse Manoela Oliveira, 18.

_________________
Há 5 anos no Fórum Chaves! :vitoria:


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 08 Nov 2017, 14:38 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 29 Dez 2015, 15:02
Mensagens: 5955
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 809 vezes
Foi curtido: 394 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos
Fantasias: Não utilizo
É o que dá marcar Enem em dia de Derby :P

_________________
JF CHmaníaco
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016


EU NUM JOGO MAIS!!!!! NUM SOU EU QUE JOGO!!!!! SÃO VOCÊS, SEUS ZÉ RUELA DISGRAÇADOS!!!! (Neto, Craque)


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 08 Nov 2017, 20:20 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 04 Dez 2011, 23:00
Mensagens: 24383
Curtiu: 1990 vezes
Foi curtido: 1276 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Fantasias: Não utilizo
Mas quem é essa que disse que iria virar meme e não virou?


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 08 Nov 2017, 22:15 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 21 Out 2014, 19:50
Mensagens: 5563
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 354 vezes
Foi curtido: 558 vezes
Programa CH: Chapolin
Fantasias: Não utilizo
Pesquisa no Google.

so to de zoas

É uma tal de Amanda Alves.

https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/11/05/atrasada-mais-famosa-do-enem-2017-vira-meme-e-viraliza-nas-redes-sociais.htm

Ela acabou virando meme sim, mas ao que tudo indica é fake.



Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 08 Nov 2017, 22:35 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 03 Dez 2011, 12:45
Mensagens: 4711
Localização: RJ
Curtiu: 288 vezes
Foi curtido: 306 vezes
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Fantasias: Outros
Achei esse tema bem específico e inesperado, parecido com o de 2014, mas diferente dos temas dos últimos dois anos.

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: ENEM 2017
MensagemEnviado: 09 Nov 2017, 09:23 
Offline
Avatar do usuário
Administrador

Registrado em: 28 Jan 2009, 14:29
Mensagens: 35535
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1233 vezes
Foi curtido: 2191 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Fantasias: Não utilizo
Tufman escreveu:
Pesquisa no Google.

so to de zoas

É uma tal de Amanda Alves.

https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/11/05/atrasada-mais-famosa-do-enem-2017-vira-meme-e-viraliza-nas-redes-sociais.htm

Ela acabou virando meme sim, mas ao que tudo indica é fake.


Essa aí é aquela da foto na grade. A garota do cartaz é outra.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para: