Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um acidente?

Faça o teste

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um acidente?

Mensagem por Victor235 » 15 Fev 2017, 21:35

Ia postar no Segundo Pátio, mas o assunto é sério e há controvérsias. É difícil de responder, pois o ideal seria que ninguém morresse. Porém, se houver falha repentina no sistema de freios de um carro autônomo, ele deve ser programado para fazer o quê? Seguir em frente e atropelar outra pessoa? Desviar, bater numa parede e morrer o motorista? É um assunto bem complicado, segue a matéria para entenderem melhor. A partir destas respostas (e muitos outros estudos), definirão melhor qual "ética" o carro sem motorista deve levar em conta, para que haja dano, mas o menor possível. Depois, publico os resultados que marquei.
Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um acidente? Faça o teste
RENATO SANTINO 14/02/2017 17H40

Imagem
(Foto: Divulgação)

Uma discussão antiga em relação aos veículos autônomos é a questão ética: em caso de uma falha geral no veículo e uma ação emergencial ser necessária, qual é a forma correta de agir? Sacrificar os passageiros ao não evitar uma colisão ou desviar o veículo e atropelar pedestres?

São dilemas teóricos que pertencem mais ao campo da filosofia do que da tecnologia, mas que precisarão ser estudados mais profundamente quando as empresas começarem a colocar os carros autônomos nas ruas. Afinal de contas, hoje a responsabilidade das ações cai nos ombros do motorista, que reage por instinto em situações de emergência. Quando a máquina for responsável pelas decisões, a programação desses sistemas precisará prever uma simulação de reação instintiva.

Para entender qual seria a melhor forma de agir em uma situação em que não há uma resposta fácil, o MIT criou uma espécie de teste (ou jogo, se preferir) que traz vários dilemas morais sobre como e quem matar em um caso extremo. A Máquina Moral do MIT, como é chamado o teste, traz vários cenários fatais, e o usuário precisa decidir qual é o modo certo de agir.

Imagem

Os casos são os mais variados possíveis, e algumas situações são mais racionalizáveis que as outras. Por exemplo: entre bater um carro com dois idosos ou atropelar quatro crianças, qual seria a melhor opção? É possível que você tenha uma visão diferente da minha, mas eu preferiria salvar as crianças por terem mais tempo de vida pela frente. Outras perguntas são mais difíceis de racionalizar, como bater o carro com três mulheres ou atropelar três mulheres obesas. O teste pode ainda jogar algumas outras variáveis, como a possibilidade de os pedestres estarem atravessando a rua com o semáforo vermelho.

O teste está disponível em português neste link. Para começar a responder o questionário, basta pressionar o botão “Comece a julgar”.

Por que o teste?

O MIT diz que o avanço dos veículos autônomos exige não apenas mais clareza sobre como humanos fazem as escolhas, mas também mostra como é importante compreender a nossa percepção sobre uma inteligência artificial fazendo essas escolhas éticas.

De acordo com a página, o teste tem como objetivo levar a discussão adiante criando uma plataforma para “construir colaborativamente um retrato da opinião das pessoas sobre como as máquinas devem tomar decisões quando confrontadas com dilemas morais e gerar uma discussão coletiva sobre as consequências morais desses cenários em potencial”.

Em outras palavras, cuidado com o que você responde, já que é possível que os resultados do estudo um dia sejam usados para embasar comportamentos de inteligências artificiais em situações reais de emergência.
OLHAR DIGITAL
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um aciden

Mensagem por Barbano » 16 Fev 2017, 08:51

Você posta a notícia mas não posta o link dela e nem o link do teste...

Nessa primeira imagem, porque diabos alguém acharia que o carro deve desviar para matar uma pessoa a mais?

Eu fiz o teste, e no meu caso não houve muitas dúvidas. Prioridade que dei foi salvar o maior número de vidas (humanas), os ocupantes do veículo (que são as pessoas que pagaram pelo produto), os que respeitam o código de trânsito, e não desviar a trajetória do veículo.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Re: Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um aciden

Mensagem por Riddle Snowcraft » 16 Fev 2017, 10:58

O carro tem que matar os 4 da esquerda, dar a volta, matar os 5 da direita, e então bater pra matar os passageiros e motorista.

Começou a ERA DAS MÁQUINAS
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um aciden

Mensagem por Tufman » 16 Fev 2017, 13:03

No teste, eu dei preferência para os pedestres que respeitavam o semáforo, para os que não respeitavam, para depois pensar nos ocupantes do veículo. E claro que sempre optando por salvar um número maior de vidas, priorizando a idade mais jovem. E pouco importa se a pessoa é obesa, homem, mulher, pobre ou rica.

Pra mim, é mais preferível o motorista morrer do que o pedestre que não tem nada a ver com aquilo, que não comprou o carro. Que o dono do veículo sofra o acidente por consequência de seus atos, mesmo que indiretamente, e não o pedestre.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um aciden

Mensagem por Barbano » 16 Fev 2017, 14:18

É um ponto de vista, embora em um sistema de trânsito o pedestre também tenha responsabilidades. Não acho adequado que o dono do carro pague com a vida pela imprudência do pedestre.

Priorizar só o pedestre dessa forma é meio perigoso também, pois ficaria fácil de colocar a vida de algum condutor em risco intencionalmente, simplesmente se colocando na frente do carro.

Quanto a priorizar a vida dos mais jovens, até faz sentido em uma análise bem fria, mas não acho ético essa escolha entre uma ou outra vida. Por isso nesses casos prefiro que o veículo siga a trajetória normal, sem desviar para escolher a vítima.

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2759
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 217 vezes

Re: Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um aciden

Mensagem por Dias » 16 Fev 2017, 18:47

Cadê a opção pra desviar o carro pra direita?
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um aciden

Mensagem por Victor235 » 16 Fev 2017, 19:53

Barbano escreveu:Você posta a notícia mas não posta o link dela e nem o link do teste...
Ops, me esqueci do link. Ei-lo: http://moralmachine.mit.edu/hl/pt
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um aciden

Mensagem por Tufman » 16 Fev 2017, 20:20

Barbano escreveu:É um ponto de vista, embora em um sistema de trânsito o pedestre também tenha responsabilidades. Não acho adequado que o dono do carro pague com a vida pela imprudência do pedestre.

Priorizar só o pedestre dessa forma é meio perigoso também, pois ficaria fácil de colocar a vida de algum condutor em risco intencionalmente, simplesmente se colocando na frente do carro.
Pois é, tem mil exemplos que podem sem citados e que o teste não citou. E entre eles está a responsabilidade do pedestre numa batida, seja se jogando na frente do carro por causa do álcool ou por conta de um ciclista imprudente atrapalhar o tráfego dos veículos, mas o teste não cita isso. O máximo que ele cita é a situação do pedestre desrespeitar o semáforo que, pra mim, não é justificava pro motorista atropelar, por isso que eu priorizei o pedestre.
Barbano escreveu:Quanto a priorizar a vida dos mais jovens, até faz sentido em uma análise bem fria, mas não acho ético essa escolha entre uma ou outra vida. Por isso nesses casos prefiro que o veículo siga a trajetória normal, sem desviar para escolher a vítima.
Bom, tem que ser frio, não tem uma escolha ideal de não matar ninguém. O teste faz uma questão objetiva: Você prefere que o idoso ou a criança morra? Eu prefiro o idoso. E pode ser perigoso se a trajetória normal do carro for em direção a um número maior de pessoas. Essa tecnologia precisa ser revista para que não ocorra mortes em nome do avanço.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um aciden

Mensagem por Barbano » 16 Fev 2017, 20:30

DiscoHugo escreveu:Bom, tem que ser frio, não tem uma escolha ideal de não matar ninguém. O teste faz uma questão objetiva: Você prefere que o idoso ou a criança morra? Eu prefiro o idoso. E pode ser perigoso se a trajetória normal do carro for em direção a um número maior de pessoas.
Sim, eu também coloquei como primeiro critério o menor número de vítimas. Meu critério é apenas manter a trajetória em caso de número igual de vítimas.
DiscoHugo escreveu:Essa tecnologia precisa ser revista para que não ocorra mortes em nome do avanço.
Mas a ideia não é essa. O debate é o que o carro autônomo deve fazer em casos inevitáveis, como uma suposta falha mecânica. São mortes que também ocorreriam com um carro manobrado por um humano que apresentasse a mesma falha.

A ideia é justamente o oposto disso: poupar vidas. A maior parte das mortes no trânsito ocorre por imprudência ou falha humana, não por problemas mecânicos.

Claro que o teste parte do suposto que o sistema autônomo do carro não terá falhas, e portanto teria esse poder de decisão. Mas é algo meio tolo imaginar que pode haver uma falha mecânica, e não pode haver uma falha de sistema.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quem um carro autônomo deve matar ou salvar em um aciden

Mensagem por Victor235 » 16 Fev 2017, 22:41

Disco, você pode mandar essas sugestões para o site.

E as questões são aleatórias, pode ser que uma dessas tenha caído para outro que realizou o teste.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder