Um novo tipo de lixo cultural?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Furtado » 04 Fev 2016, 23:15

Que muitos consideram gêneros musicais como lixo não é novidade. É assim no Brasil e no resto do mundo. Entretanto, venho percebendo um novo tipo de "lixo" se formando, na verdade, um pensamento errado. Muitas pessoas arrogam-se inteligentes e superiores às demais por conhecerem a cultura pop. Ou seja, veem séries, leem HQs, mas dificilmente tocam nas páginas de um livro. Pouco sabem sobre o que está afetando o Brasil e o mundo de fato. Digamos que a popularização dos nerds ajudou nisso. Agora ser nerd é cool. E aí criou essa pseudo-inteligência... você percebe o mesmo?.

Sei que há uma ala de direita, conservadora, que vê isso como a destruição da arte pela esquerda. :lol:
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 189 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Chokito Cabuloso » 05 Fev 2016, 00:20

Odeio hipster.
Esses usuários curtiram o post de Chokito Cabuloso (total: 1):
Furtado
Imagem

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Hyuri Augusto » 05 Fev 2016, 09:28

Ser nerd virou moda. Agora até quem escuta bonde da stronda e anda de skate é nerd. A palavra já não tem mais o sentido de antes.
Esses usuários curtiram o post de Hyuri Augusto (total: 1):
@EA
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8354
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 492 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 05 Fev 2016, 10:46

E também tem a nova moda de usar óculos retrô sem necessidade.
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por E.R » 05 Fev 2016, 11:17

Aquele Mazer Runner era livro que virou filme ? Eu achei uma merda !

Muita coisa de nerd é uma merda, tipo Dragon Age, aqueles jogos Bloodborne, Dark Souls, chatos demais !
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Tufman » 05 Fev 2016, 12:31

É o conceito da palavra "cultura" que está mudando conforme o caminhar da tecnologia. Antes, uma pessoa culta teria de saber resolver uma equação, interpretar um texto ou saber de história. Mas agora, uma pessoa culta significa aquela que assistiu tal série, que acompanhou os filmes do Star Wars, do Harry Potter ou Velozes e Furiosos. Em um grupo de amigos, se destaca mais aquele que sabe tudo da série do momento do que aquele com pensamentos inteligentes e filosóficos sobre o mundo e a sociedade em que vive, que irá te trazer um mínimo de conhecimento possível.
E com isso podemos ver o tipo de pauta que predomina na cabeça do jovem. Jovem esse que sequer tem uma opinião própria sobre as coisas, menos quando o assunto é religião. Prefere dizer que acredita em Deus do que tentar explicar seus "pensamentos" que não existem, tomadas por séries hollywoodianas que consomem cada neurônio do ser o transformando num zumbi.
Não estou dizendo que assistir séries te deixa uma besta, mas quando você começa a enxergar isso como uma espécie conhecimento, está agindo errado. E Claro que não podemos generalizar, mas isso acontece com a grande parte das pessoas.

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Fellipe » 05 Fev 2016, 12:37

DiscoHugo escreveu:Não estou dizendo que assistir séries te deixa uma besta, mas quando você começa a enxergar isso como uma espécie conhecimento, está agindo errado. E Claro que não podemos generalizar, mas isso acontece com a grande parte das pessoas.
Não totalmente, né cara. Existem muitas séries que contam boas histórias, muitas vezes baseadas em fatos reais ou históricos, e que podem te servir pra aprender muita coisa, como exemplo Mad Men.

Basta você saber procurar. As séries não estão generalizadas apenas em temas de heróis ou de médicos, existe uma gama enorme de histórias sendo contadas.

Quando ao conceito de culto, não acho bem que esteja mudando. Não há nenhum problema na pessoa ter uma boa bagagem de filmes e séries, desde que ela não fique focada apenas em assistir isso, mas sim em absorver conhecimento de todas as plataformas possíveis.

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Furtado » 05 Fev 2016, 12:40

Mas tem gente arrogando ser superior intelectualmente às demais unicamente por ver mais séries e filmes que as outras pessoas.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Fellipe » 05 Fev 2016, 12:44

Ser arrogante com outra pessoa porque ela não assiste tantas séries e filmes quanto ele, realmente é um problema.

Mas se sentir um tanto superior por ter mais bagagem cultural ao meu ver é quase inevitável.

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Furtado » 05 Fev 2016, 13:10

FellipeKyle escreveu:Ser arrogante com outra pessoa porque ela não assiste tantas séries e filmes quanto ele, realmente é um problema.

Mas se sentir um tanto superior por ter mais bagagem cultural ao meu ver é quase inevitável.
Mas isso é ter maior bagagem cultural? Então, o que é cultura, pra ti?
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Fellipe » 05 Fev 2016, 13:16

Cultura é tudo o que o homem produz.

Uma pessoa que não assiste tantas séries e filmes não é desprovida de cultura, pois ainda possui suas crenças, valores, costumes etc. Mas a pessoa que procura ler mais, ouvir variados tipos de música, séries e etc, ao meu ver possui mais bagagem cultura por conhecer mais sobre diversas produções humanas.
Esses usuários curtiram o post de Fellipe (total: 1):
Furtado

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Tufman » 05 Fev 2016, 13:30

Aquele tipo de pessoa que assistiu Star Wars e se considera um Einstein da vida. Esse tipo de produção não lhe dá conhecimento nenhum. O que te dá conhecimento é a matemática, a física, o português e documentários. Esses tipos de séries não acrescentam em nada, mas é um ótimo meio de entretenimento. Ler um livro de história ninguém quer.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Barbano » 05 Fev 2016, 15:07

Furtado escreveu:Mas tem gente arrogando ser superior intelectualmente às demais unicamente por ver mais séries e filmes que as outras pessoas.
Então, mas...
Furtado escreveu:Muitas pessoas arrogam-se inteligentes e superiores às demais por conhecerem a cultura pop. Ou seja, veem séries, leem HQs, mas dificilmente tocam nas páginas de um livro.
Se julgar superior intelectualmente por ler livros dá na mesma, né?

Tanto livros como TV e cinema são mais lazer do que fonte de conhecimento. Claro que no caso não estou falando de programas como o Telecurso 2000, nem de livros de aritmética.

Claro que algum conhecimento sempre se absorve, mas não é o propósito principal.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 05 Fev 2016, 16:30

Quando é algo que a pessoa gosta: "mto conhecimento estou sentindo meu cerebro expandir"
Quando é algo que a pessoa não gosta: "estão zumbificando os jovens com a tv q vai frita os neuronio!!!!!"

Sinceramente, não tenho nenhuma experiencia com heróis de HQ. Tudo que conheço é o que eu assisti em X-Men Evolution e Jessica Jones... um é uma alegoria sobre preconceitos contra minorias e como isso não pode ser combatido com extremismos vindos da minoria em si, e o outro, sobre mulheres que sobreviveram á um relacionamento abusivo e tentam seguir a vida normalmente apesar da memória do que aconteceu. Tentei ler tambem Miss Marvel V3, mas dropei por falta de tempo, e a história nas entrelinhas lidava bastante com o contraste entre liberdade religiosa e a religião como cerceadora de liberdade.

Dizer então que não tá sendo passado um ensinamento bacana aí é forçar a barra. Se só na ponta do iceberg eu já achei três trabalhos com mensagens que incentivam completamente o leitor a pensar e formar uma opinião sobre o assunto, dizer que está havendo uma espécie de degradação moral e relacionar isso ás HQs parece denotar certa falta de conhecimento.
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 4):
James RevoltiFellipeChambónCisko
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Um novo tipo de lixo cultural?

Mensagem por Hyuri Augusto » 05 Fev 2016, 16:48

DiscoHugo escreveu:Aquele tipo de pessoa que assistiu Star Wars e se considera um Einstein da vida. Esse tipo de produção não lhe dá conhecimento nenhum. O que te dá conhecimento é a matemática, a física, o português e documentários. Esses tipos de séries não acrescentam em nada, mas é um ótimo meio de entretenimento. Ler um livro de história ninguém quer.
Nenhuma obra desse tipo faz uma pessoa ser mais inteligente que outra, a não ser se ela se interessar pelo tema (no caso de Star Wars é astrologia) e ir procurar saber mais sobre.
Eu por exemplo, quando vi Doctor Who pela primeira vez, me interessei muito sobre o tema viagem no tempo, e fui correr atrás pra saber mais.
Esses usuários curtiram o post de Hyuri Augusto (total: 1):
@EA
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

Responder