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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
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MensagemEnviado: 03 Abr 2013, 17:01 
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Quantos protestos e manifestações tá tendo por aí hein? :adminpower:

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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 18:36 
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Ação cautelar suspende aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre
ZERO HORA

Uma ação dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna suspende o aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre. Pedro Ruas informou que o PSOL conseguiu liminar na 5ª Vara da Fazenda reduzindo o preço da passagem de ônibus para R$ 2,85. Como é liminar, prefeitura e empresas deverão recorrer para tentar derrubá-la.

Juiz Hilbert Maximiliano Akihito Obara determinou que o próprio Pedro Ruas oficie prefeitura, Empresa Pública de Transporte e Circulação e Conselho Municipal de Trânsito Urbano (Comtu). A ação que tramita desde 2011 tem por base a falta de licitação do transporte coletivo.

Desde as 18h, manifestantes se reúnem em frente à prefeitura em ato contra o aumento do preço das tarifas de ônibus. Inconformados com o valor da tarifa, os manifestantes se mobilizaram novamente pelas redes sociais para a concentração no Paço.

Apesar da pressão popular pela diminuição no valor da passagem e de uma nova auditoria do Tribunal de Contas do Estado, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) não prevê a hipótese de baixar o preço da tarifa ainda este ano. A prefeitura detalha uma série de medidas em andamento para reduzir o preço em Porto Alegre — mas somente a partir de 2014 e em um nível ainda incerto.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/polit ... 95883.html


Acabei de ouvir na Rádio Pampa que os vereadores estão indo para a Prefeitura notificar a ação.

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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 19:04 
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Os vereadores vão pagar a conta do próprio bolso?

Não existe almoço grátis. Empresas visam o lucro e não operam no prejuízo. Justiça não deveria interferir nisso... Tarifa de transporte tem que ser definida de acordo com a planilha de custos das empresas e orçamento do município, e não com demagogia política.


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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 19:23 
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Barbano escreveu:
Os vereadores vão pagar a conta do próprio bolso?

Não existe almoço grátis. Empresas visam o lucro e não operam no prejuízo. Justiça não deveria interferir nisso... Tarifa de transporte tem que ser definida de acordo com a planilha de custos das empresas e orçamento do município, e não com demagogia política.
Não é almoço grátis, apenas a tarifa cobrada não estava de acordo com o que deveria ser. O cálculo utilizado prejudicou os usuários, que pagaram indevidamente a passagem mais cara. :joinha:

Mas sim, também não gosto deste tipo de ação, envolvendo política no meio.

E como o Antonio disse na página anterior, a passagem vem subindo muito ao longo dos últimos anos, sem motivo para isso - aí colocam a culpa no desconto de idosos e estudantes. Cara de pau level 1000. :duh:

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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 19:38 
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Como indevidamente?

O reajuste foi de R$ 2.85 para R$ 3.05. 7% de reajuste. Pouca coisa a mais que o IPCA do período.

Em um ano o salário de funcionários das empresas sobe nesse patamar, e os outros custos, como diesel e renovação de frota, subiram bem acima disso. Vá ver quanto o diesel subiu só nesses 3 primeiros meses do ano...

Se você tivesse um restaurante e a justiça mandasse você congelar os preços, mesmo pagando bem mais caro pelo tomate, pela carne e para a sua mão de obra, garanto que você não acharia razoável isso...


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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 19:52 
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A decisão judicial:

Consulta de 1º Grau
Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul
Número do Processo: 11300793873
Comarca: Porto Alegre
Órgão Julgador: 5ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central : 2 / 1 (Foro Central

Julgador:
Hilbert Maximiliano Akihito Obara
Despacho:
Vistos. PEDRO LUIZ FAGUNDES RUAS e FERNANDA MELCHIONNA DA SILVA ajuizaram ação cautelar em face do MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO ¿ EPTC e CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTE URBANO ¿ COMTU, todos já qualificados, objetivando, inclusive em sede de tutela antecipada, a suspensão e subsequente anulação do ato de aumento tarifário do transporte de circulação urbano, sob argumentos, em síntese, de ocorrência de ilegalidades administrativas e infringências aos princípios da legalidade e moralidade administrativa, em flagrante prejuízo da população. No mérito, pugnam pela procedência da demanda. Acostados documentos. É o breve relatório. Decido. De início, deve ser analisada uma importante questão processual. Por aplicação do princípio da fungibilidade das tutelas de urgência, admitido pela inovação legislativa introduzida no parágrafo 7º, art. 273 do Código de Processo Civil, recebo a ação cautelar como ação de conhecimento, pelo procedimento comum ordinário. Percebe-se que os autores trataram a ação como cautelar inominada, porém o pedido é satisfativo. A suspensão requerida liminarmente é efeito direto do atendimento do pedido. Desse modo, o tratamento adequado à pretensão de urgência exposta é a de tutela antecipada e como tal passará a ser analisada. A antecipação de tutela deve ser concedida se estiverem presentes os requisitos previstos no art. 273 do CPC. Destaca-se a necessidade de apuração da aparência de verdade das alegações postas na peça portal e a urgência. Há fortes indicativos de abusividade no aumento das passagens, de conformidade com aprofundada análise realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (fls. 22 a 151). A documentação referida evidencia a não contabilização de receitas com publicidades, despesas não permitidas sendo contabilizadas, além de aparente cálculo tarifário equivocado, utilizando-se de metodologias impróprias para mascarar uma inexistente necessidade de aumento, saltando aos olhos especialmente a inclusão indevida de frota reserva, que cria um aumento de despesa não real. Percebe-se, assim, não haver sustentação para o aumento tarifário pretendido pelos réus. Ademais, outra situação de grande relevância que coloca em cheque a credibilidade da necessidade de aumento diz respeito ao desatendimento de regras básicas de direito administrativo referente à obrigatoriedade de licitação de forma a ser angariada a melhor proposta, àquele que melhor atenderia ao interesse público. Diante dessa situação, é de se presumir que terceiros possam estar indevidamente se beneficiando de um valor tarifário incompatível com o serviço prestado com prejuízo irreparável e de longa data da população que utiliza esse meio de transporte. Presente, desse modo, a presença de elementos suficientes para tornar aparente o direito alegado na exordial. A verossimilhança da alegação, baseada em prova inequívoca, extrai-se, como supramencionado, da competente análise realizada pelo Tribunal de Contas do Estado. Na mesma linha, inegável é o perigo de dano irreparável ou de difícil reparação. Sabido que a esmagadora maioria dos cidadãos que utilizam frequentemente esse serviço público de transporte são pessoas de parcos recursos e raramente dispõem de outros meios alternativos de locomoção. Desse modo, acabam tendo um comprometimento considerável da renda utilizada para a manutenção dos mesmos e de seus familiares. Portanto, partindo-se da premissa da ilegalidade do aumento, fica evidente a lesão grave e irreparável justificadora da tutela antecipada. Outrossim, poderia ser alegada a presença de dano irreversível aos réus em face da imprescindibilidade dos valores para custear os gastos, sob pena de falência, que a suspensão determinada poderia provocar. Contudo, não é isso que está demonstrar a prova documental acostada pelos autores. E ainda que se pudesse cogitar de prejuízo irreversível para o réu, como salientado alhures, verifica-se também a iminência de dano irreversível ao interesse público defendido pelos autores. Nesse caso, é de se aplicar a teoria da irreversibilidade recíproca defendida por Athos Gusmão Carneiro, perquirindo-se, por aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, qual é o valor axiologicamente preponderante entre aqueles que estão em conflito. E, ao menos em juízo de cognição vertical sumária, é de se afirmar que o interesse que os autores buscam tutelar está em um patamar superior. Isso posto, DEFIRO a tutela antecipada pretendida, e determino a suspensão do aumento tarifário do transporte de circulação coletivo urbano aprovado em 21.03.2013. Oficie-se, inclusive às empresas consorciadas. Registre-se e autue-se como ação ordinária. Apense-se ao feito nº001/.11.0148445-5, em razão da conexão. Cite-se, observando-se o art. 297 do CPC. Cumpra-se, com urgência. Diligências legais.

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• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Membro do Fã-Clube Chespirito Brasil
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


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• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
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• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin


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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 22:10 
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Fabão, em fevereiro de 2012 a passagem subiu para R$ 2,85, sendo que era R$ 2,70. E em fevereiro de 2011, a passagem subiu de R$ 2,55 para 2,70. Aumentou 55 reais em 2 anos.

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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 22:17 
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50 centavos em 3 anos (15 centavos em 2011, 15 centavos em 2012 e 20 centavos em 2013).

Em termos percentuais, 19.6% em 3 anos. O IPCA do período foi 19.44%. Ou seja, reajustes normais, acompanhando a inflação do período. A argumentação de aumento abusivo decididamente não cola. É só verificar o aumento dos custos operacionais no período...


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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 22:24 
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Os aumentos são abusivos sim, se levarmos em consideração a péssima qualidade do serviço prestado pelas empresas.

Barbano escreveu:
50 centavos em 3 anos (15 centavos em 2011, 15 centavos em 2012 e 20 centavos em 2013).

Em termos percentuais, 19.6% em 3 anos. O IPCA do período foi 19.44%. Ou seja, reajustes normais, acompanhando a inflação do período. A argumentação de aumento abusivo decididamente não cola. É só verificar o aumento dos custos operacionais no período...
Ao todo, são 55 reais sim. se diminiurmos os 3,05 por 2,55.

Sua análise seria válida se morasse aqui para entender as causas da manifestação. Foi uma insatisfação geral da população, a gota d'água foi este aumento.

EDIT: Já que quer dados técnicos, lá vai:
http://discutindopoa.blogspot.com.br/20 ... ustos.html
http://discutindopoa.blogspot.com.br/20 ... alogo.html

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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 23:04 
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Cara, você tem alguma dificuldade para fazer contas? Aonde que um aumento de R$ 2.55 para R$ 3.05 dá 55 reais? :estrelas:

São 50 centavos, faz a conta...

E esses dois textos que você postou trazem uma boa quantidade de informações. Mas até onde vi não concluem que a tarifa pode ser menor... Só explica como se calcula o valor da tarifa.


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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 04 Abr 2013, 23:23 
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Fabão, eu viajei mesmo, são 50 centavos. Não é à toa que sou ruim em matemática. :vamp:

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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 09 Abr 2013, 17:55 
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http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/transito/noticia/2013/04/inicio-das-obras-do-metro-de-porto-alegre-vai-atrasar-4099973.html

Protelar já tinha virado verbo recorrente quando a pauta era o metrô de Porto Alegre.

Atrasar agora entrou oficialmente no vocabulário.

Terminado o prazo de 60 dias para a análise dos dois projetos oferecidos à prefeitura, o grupo técnico que avalia as propostas pediu mais tempo para escolher a melhor.

Com isso, o início das obras, antes anunciado para entre julho e setembro deste ano, ficou em aberto.

— Pela complexidade do projeto, não dá para fixar um prazo. Precisa de uma análise mais aprofundada — justifica o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt.

A sucessão de prorrogações já tinha começado no período de apresentação das Propostas de Manifestação de Interesse (PMI), inicialmente fixado em 12 de novembro, depois transferido para 10 de janeiro e finalmente concretizado em 7 de fevereiro. Duas foram apresentadas: uma pelas empresas brasileiras Odebrecht e Invepar, outra pela espanhola Bustren.

Cabe a uma comissão composta por representantes das secretarias municipais de gestão (SMGes), da Fazenda (SMF), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM) escolher a vencedora.

A proposta escolhida passará por audiência pública e só então será publicado o edital de licitação para execução da obra. Para que a construção se iniciasse até setembro, tudo isso deveria ocorrer ainda no primeiro semestre, mas Schmitt já admite que o cronograma vai mudar :

— É um tempo necessário para a maturação e entendimento da PMI. Somente na hora que estiver conclusa essa parte é que vai dar para fixar um novo cronograma.

Um dos pontos centrais da avaliação é a forma de escavação dos túneis. Há duas possibilidades de execução : via sistema cut and cover (cortar e cobrir) e via máquina shield, também conhecido como tatuzão. A segunda tem menos impacto na cidade, mas precisa se encaixar na "modelagem financeira" do projeto, segundo o secretário.

Com um trajeto de 14,88 quilômetros e 13 estações, o metrô de Porto Alegre está orçado em R$ 2,4 bilhões. A expectativa é que entre em operação em 2017.

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SBT, exiba os episódios perdidos mundiais do Chaves e do Chapolin !
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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 09:18 
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Vai custar no mínimo o dobro disso. Talvez o triplo.

A linha 4 do RJ tem só 1 km a mais e está orçada em R$ 8.5 bilhões, e a linha 6 do metrô de SP está orçada em R$ 12 bilhões.

Ah, e não faz em 3 anos nem fudendo...


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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 11:12 
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2017 é extremamente otimista. Se for o cut and cover, vai ser um caos aqui. Duas das vias por onde vão passar o metrô têm um fluxo de automóveis e ônibus gigantesco. Se cortarem, vai ser pelo meio do corredor, todo o tráfego será empurrado para as pistas, vai gerar um gargalo imenso.

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Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 13:27 
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Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
2017? Não era para ficar pronto para a Copa?

---

Pelo que tenho lido, vi que o metrô finalmente está chegando em Novo Hamburgo.

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Estimados vizinhos...

A equipe de moderação recebeu hoje o triste comunicado de que o nosso vizinho e usuário do Fórum Único Chespirito
Chyspiritto faleceu no último sábado, dia 16 de novembro.

Seu verdadeiro nome era Gabriel Canoas, de 34 anos, e havia se cadastrado no fórum há poucos meses.
Sua sobrinha, Marilia, comunicou o falecimento à moderação, nesta tarde.
Chyspiritto, que já se encontrava doente há alguns dias, deixou sua marca no Fórum Único Chespirito,
conquistando a amizade e admiração de todos nós.

A Equipe de Moderação do Fórum Único Chespirito lamenta profundamente o corrido,
e deseja à família de nosso companheiro muita força neste difícil momento.

Que esteja com Deus, querido Gabriel.


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Vice-campeão do Torneio GUF - Série B (2013)
Vencedor de A Casa dos Chavesmaníacos 13 (2014)
Vencedor do Torneio GUF - Série A (2014)
Vice-campeão do Torneio GUF - Série B (2016)
Usuário do mês - maio de 2019

Moderador do FUCH (12/2012 - 03/2013)
Submaster do Vizinhança do Chaves (01/2013 - 08/2014)
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