Táxi e aplicativos de transporte

Uber , 99 , Táxi.Rio , SP Táxi , etc.

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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 30 Out 2018, 08:22

MARINA CARUSO - O GLOBO

O Taxi.rio, aplicativo lançado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, completa um ano nesta quinta-feira, com 363 mil usuários e 3,6 milhões de corridas.

O app foi adotado também pela cidade de São Paulo, para quem a Iplan-Rio repassou a tecnologia.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 29 Dez 2018, 16:45

EXTRA

As tarifas de táxis do município do Rio de Janeiro sofrerão reajuste a partir de 1º de janeiro.

Na categoria convencional (amarelinhos), a bandeirada vai subir de R$ 5,50 para R$ 5,80. No caso do quilômetro rodado em bandeira 1 (das 6h às 21h, em dias úteis), o valor será reajustado de R$ 2,50 para R$ 2,60.

Na bandeira 2 (de segunda a sábado, das 21h às 6h, e domingos, feriados e subidas íngremes), passará de R$ 3 para R$ 3,12.

Os taxistas deverão utilizar uma tabela de conversão, a ser apresentada ao passageiro e comparada com o valor registrado do taxímetro para a cobrança do valor final da viagem. Essa tabela será usada temporariamente, até o que os taxímetros sejam atualizados.

Além disso, os taxistas poderão cobrar R$ 2,60 por volume transportado. A tarifa em vigor hoje é de R$ 2,50.

Nos táxis executivos, a bandeirada subirá de R$ 7,15 para R$ 7,30. A tarifa do quilômetro rodado (qualquer horário) passará de R$ 4,35 para R$ 4,55.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 24 Jan 2019, 04:53

https://veja.abril.com.br/economia/cabi ... operacoes/

A Cabify e a Easy anunciaram nesta quarta-feira, 23, uma junção global para as operações de corridas de carros particulares com as de táxis.

Agora, usuários do Cabify podem solicitar um táxi da Easy em todas as cidades que o aplicativo opera, tanto no Brasil como no mundo.

Além do Brasil, a Cabify e a Easy vão operar de forma conjunta na Argentina, México, Chile, Espanha, Peru, Colômbia e Equador. As duas empresas fazem parte do grupo espanhol Maxi Mobility.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 17 Mar 2019, 16:56

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano ... ovas.shtml

O tempo de espera por motoristas da Uber em Congonhas chegou a aumentar até 300%, segundo a própria empresa, no primeiro dia de uma ação da Prefeitura de São Paulo no aeroporto que mudou o sistema de embarque e desembarque.

A Uber disse não ter sido avisada com a devida antecedência das mudanças feitas pela gestão Bruno Covas (PSDB).

Segundo a empresa, nem a data da mudança estava clara. Para a Uber, não houve tempo para efetuar mudanças físicas (como sinalização no aeroporto) e mudanças em sua tecnologia.

A empresa também diz que já é possível observar o impacto que a nova regra trará ao trânsito local. A Uber destaca que todos os veículos de aplicativos, particulares e ônibus que queiram sair da avenida Washington Luís para chegar ao aeroporto deverão passar por apenas uma faixa.

Para a empresa, isso deve aumentar o trânsito nas imediações de Congonhas.

Durante a tarde desta sexta, o primeiro dia da ação, o trânsito esteve sempre congestionado nos 4,5 km entre o parque do Ibirapuera e Congonhas, a principal ligação do centro com o aeroporto, passando pelo Corredor Norte-Sul. As sextas costumam ser um dia intenso tanto para o trânsito na cidade como para o movimento no aeroporto.

Segundo a prefeitura, o objetivo da mudança é justamente aumentar a fluidez dos veículos que chegam e partem do terminal aéreo e minimizar o congestionamento nas avenidas 23 de Maio, Moreira Guimarães e Washington Luís. A mudança é tratada como um projeto piloto pela gestão Covas.

Pela nova organização, os carros de aplicativos e carros particulares comuns que queiram pegar passageiros, devem parar no piso inferior do aeroporto. O desembarque de passageiros por esses veículos deve ser feito no piso superior.

Já os táxis podem embarcar e desembarcar no piso superior. Ainda assim, os taxistas tem 5 vagas também no piso inferior. Os táxis ficaram mais também visíveis ao passageiro do aeroporto que sai do terminal de desembarque e logo vê uma fila de veículos disponíveis.

A mudança causou grande espera entre os passageiros e houve quem perdesse o voo. As companhias aéreas chegaram a alertar seus clientes de que a mudança poderia causar atrasos na chegada ao aeroporto.

A psicóloga Arlene Nunes, 43, ficou uma hora esperando um motorista. “O aplicativo escolhe motoristas que estão sempre longe daqui e os motoristas cancelam ou passam reto”, diz ela que veio de Curitiba e disse nunca ter tido tanto trabalho sair do aeroporto.

Na tela de seu celular, o aplicativo indicava que seu motorista demoraria ainda 24 minutos para chegar. “Estou conversando com ele para que ele não cancele”.
De fato, tanto no aeroporto como na rodoviária, os táxis ficam muito localizados e é bem fácil de pegar. No caso da rodoviária, também é bem fácil pegar metrô.

O ideal é pegar táxi no aeroporto e, na volta, pegar um carro de aplicativo, do hotel para o aeroporto.

Já aqui no Rio, como falei outra vez, o ideal é na rodoviária, andar um pouco e pegar um ônibus com ar condicionado, que ficam bem perto da rodoviária.

No caso do aeroporto, aí o negócio é pegar carro de aplicativo, pois os táxis credenciados no aeroporto do Rio de Janeiro são bem mais caros. Em São Paulo, os preços dos táxis do aeroporto são mais justos.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por Barbano » 18 Mar 2019, 10:04

É óbvio que o objetivo é prejudicar os motoristas de app e beneficiar os taxistas. Fica bem inviável desembarcar o pessoal em um piso e só poder dar embarque em outro. Não dá para descer um passageiro e já subir outro. Eleição do Dória foi um belo cavalo de troia, que tinha esse tal do Covas dentro.

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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 07 Mai 2019, 17:15

https://noticias.uol.com.br/tecnologia/ ... or-24h.htm

Motoristas da Uber no Brasil decidiram aderir ao movimento internacional de protesto contra a empresa em razão da abertura de capital do aplicativo na Bolsa de Valores, que deverá ocorrer nesta sexta (10).

Por aqui, associações e condutores sugerem que todos desliguem o aplicativo a partir da 00h desta noite até as 23h59 desta quarta (8).

O UOL Tecnologia apurou que a adesão à greve parte tanto de motoristas independentes quanto de associações estaduais - envolverá ao menos São Paulo, Rio de Janeiro, Minais Gerais, Rio Grande do Sul. Tocantins, Pernambuco, Espírito Santo e Bahia.

A comunicação entre os condutores se dá por grupos de WhatsApp e Telegram, além de páginas do Facebook.

"A paralisação é por causa do IPO da Uber. É uma forma de retaliação. A Uber só está crescendo em valor. Quem é que produziu isso ? Foi o motorista, que não é reconhecido. Não tem aumento há anos e os combustíveis estão aumentando duas vezes por semana", afirmou ao UOL Tecnologia Eduardo Lima, presidente da Amasp (Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo).

Por trás do ato mundial, que começou com um movimento norte-americano, está a tentativa de motoristas terem aumento no valor recebido. A sugestão é que haja um reajuste na tarifa básica cobrada do passageiro, além de aumento no valor por quilômetro rodado.

"Não tem como você manter a prevenção do seu veículo em dia com uma tarifa desta. Temos que pressionar os aplicativos para que aumente o valor da tarifa para o motorista ter um lucro maior", explica.

Ele pede que haja um aumento de R$ 2 na tarifa básica, além de que a Uber baixe para de 15% a 20% a taxa cobrada do motorista por corrida.

Também são pedidas medidas como um cadastro mais rigoroso de passageiros e inclusão de foto do passageiro no app.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 11 Jul 2019, 17:18

O ESTADO DE S.PAULO

Os aplicativos com prestação de serviços ao consumidor que hoje fazem sucesso no Brasil serão um dos principais alvos da nova proposta de reforma tributária, que teve a sua Comissão Especial instalada ontem na Câmara dos Deputados.

De acordo com o deputado Hildo Rocha (MDB), que será o presidente da comissão, serviços digitais como Netflix e aplicativos como o Uber precisam ser alvo de uma revisão tributária, porque se favorecem de uma estrutura ainda frágil.

“Vamos poder tributar aqueles serviços que, hoje, não são tributados. São empresas que auferem uma boa receita de serviço e não deixam nada aqui para o Brasil, apenas captam esse dinheiro do esforço de cada um de nós e levam embora para outros países”, disse o deputado, sem citar nomes.

Questionado se falava dos serviços como Netflix e Uber, o deputado confirmou. “Esses serviços de internet, todos os aplicativos, praticamente são isentos de tributos em nosso País”, disse. “Então, esse é um dos focos que nós temos de tributar. Até porque pouco se gera de emprego, não gera riquezas para o País e é essa riqueza que faz com que os entes da federação possam oferecer serviços para a população.”

O texto base da reforma é de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB). A proposta, segundo Hildo Rocha, vai impedir a sonegação de algo em torno de R$ 500 bilhões por ano. O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) será o relator do texto.

Perguntado sobre a instalação de uma comissão no Senado que também vai analisar questões tributárias, Hildo Rocha disse que se trata de um tema importante para “a casa dos Estados”, mas afirmou que as mudanças são necessárias para toda a população e que o debate deve ser tratado na Câmara, na “casa do povo”.

O relator Aguinaldo Ribeiro espera que o assunto centralize as discussões do Congresso no segundo semestre. “Queremos ter, neste ano, essa reforma aprovada no plenário da casa”, disse o deputado. O principal objetivo da proposta será a simplificação das regras tributárias, o que tende a reduzir custos para empresas e para a população.

“O ponto central da nossa proposta é a simplificação tributária, que vai desonerar as empresas”, afirmou. “Isso vai se refletir em preços : vamos ter, de forma clara e transparente, quanto o cidadão está pagando de imposto. Isso será claro.”

Questionada sobre as declarações dos membros da comissão, a Netflix não respondeu ao pedido de posicionamento até o fechamento desta reportagem.

O Uber informou que, há três anos, paga impostos pelos serviços de transporte oferecidos no Brasil. Em 2017, declarou a empresa, foram pagos R$ 971,8 milhões em tributos pela Uber no Brasil, incluindo taxas federais, como PIS, Cofins e Imposto de Renda, e municipais, como o ISS e contribuições municipais devido a regulações locais.

A empresa declarou que, atualmente, mais de 20 milhões de brasileiros se deslocam com a Uber de maneira permanente, o que levou São Paulo e Rio de Janeiro ao topo do ranking das maiores cidades em número de viagens de Uber no mundo.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 11 Ago 2019, 22:21

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... ento.shtml

A Uber anunciou o maior prejuízo de sua história, superior a US$ 5 bilhões (R$ 19,7 bilhões), e o ritmo de crescimento mais lento que ela já registrou.

A maior empresa mundial de serviços de carros vem sendo prejudicada por preocupações quanto às vendas lentas e sobre sua capacidade de sair do vermelho, o que foi agravado por uma abertura de capital decepcionante em maio.

A maioria dessa perda — US$ 3,9 bilhões (R$ 15,3 bilhões) — está relacionada a remuneração em ações paga pela Uber a seus empregados depois da oferta pública inicial.

Excluída essa despesa extraordinária, a Uber teve prejuízo de US$ 1,3 bilhão (R$ 5,1 bilhões).

A receita cresceu para US$ 3,1 bilhões (R$ 12,2 bilhões). 14% ante o período em 2018, o ritmo mais lento de crescimento trimestral já anunciado pela companhia.

"Acreditamos que 2019 será nosso ano de pico de investimento", disse Dara Khosrowshahi, o presidente-executivo da Uber, em entrevista, apontando que espera que os prejuízos caiam nos dois próximos anos. "Queremos garantir que o tipo de crescimento que temos seja crescimento saudável".

Ele acrescentou que havia outros pontos positivos. Os "bookings" da Uber — o dinheiro que a empresa recebe antes de pagar comissões aos seus motoristas - subiram em 31% ante o ano anterior.

A Uber também conquistou novos clientes, e pela primeira vez atingiu a marca de mais de 100 milhões de passageiros ativos.

Dara Khosrowshahi foi criticado pela maneira pela qual a Uber abriu seu capital e enfrenta questões sobre como ele pretende promover uma retomada do crescimento.

"O que estamos procurando são provas de que a companhia é capaz de reacelerar o crescimento da receita, depois dos últimos trimestres", disse Tom White. vice-presidente sênior do grupo financeiro D.A. Davidson.

Um dos pontos fortes da companhia é seu serviço de entrega de comida, Uber Eats, que mais que dobrou o número de clientes que atende ao mês.

Embora a Uber tenha reduzido seus descontos nas corridas, o negócio de delivery de comida continua altamente competitivo, e a empresa planeja investir mais agressivamente nisso, afirmou.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por Barbano » 12 Ago 2019, 11:11

3 bilhões de receita, 5 bilhões de prejuízo? Não tem como isso ser sustentável no longo prazo.

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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 29 Ago 2019, 10:01

O ESTADO DE S.PAULO

O Uber anunciou a criação no Brasil de um programa de fidelidade, nos moldes dos que são oferecidos por companhias aéreas.

Com o programa, chamado de Uber Rewards, os passageiros poderão ter descontos, corridas gratuitas e preferência por carros em aeroportos.

Por enquanto, o projeto será implementado em 10 cidades de diferentes regiões do País : Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Brasília, Goiânia, Vitória, Santos, São José dos Campos e Florianópolis – ainda não há previsão para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Com essa seleção, poderemos acompanhar de perto a adesão dos brasileiros ao programa”, disse Gabriela Manzini, gerente de comunicação do Uber no Brasil.

A ideia é que a expansão para outra cidades ocorra nas próximas semanas. O Brasil é o segundo país do mundo a receber o programa.

Segundo a empresa, cada real gasto pelos brasileiros em viagens do Uber e pedidos no Uber Eats se converterá em um ponto.

Já os reais gastos com viagens com Uber Select e Uber Black valerão dois pontos, que poderão ser acumulados para upgrade de quatro categorias – Azul, Ouro, Platina e Diamante. A pontuação terá validade de seis meses e mesmo quem mora em cidades fora do programa de fidelidade já pode acumular pontos se cadastrando. A empresa contará a pontuação nos seis meses anteriores para os novos participantes.

--

EXTRA

Aplicativos de transporte como Uber, 99 e Cabify já transportam mais de 620 mil passageiros por dia no Rio de Janeiro contra menos de 200 mil dos táxis.

Em muitas situações, já é mais barato se deslocar fazendo uso de aplicativos do que pelo transporte público, seja por ônibus (R$ 4,05), trens ou metrô (ambos R$ 4,60).

As conclusões são de um estudo do Núcleo de Pesquisas em Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ.

— Em deslocamentos curtos, cujas viagens levam até 15 minutos, uma corrida por aplicativo, se for dividida por pelo menos três pessoas, custa menos do que se a opção for o transporte de massa. Essa expansão dos aplicativos tem vários fatores, inclusive a falta de uma política efetiva que integre os transportes de massa do Rio de Janeiro — disse o professor Marcelino Araújo Veira da Silva, que coordenou os trabalhos.

Segundo projeções do pesquisador, 25% dos usuários dos aplicativos antes se deslocavam de transporte público.

Pelas ruas, não é difícil encontrar exemplos. A estudante de Letras e autônoma Priscila de Paula, de 38 anos, faz uso quase diário dos aplicativos. Moradora da Cidade Nova, ela frequenta um centro religioso na Saúde. De transporte público, precisaria pegar um ônibus e um VLT. Para evitar baldeação, sempre pede um carro particular.

— Na volta para casa, divido a corrida com outras pessoas que moram perto. Na hora de dividir a corrida, o valor é quase o preço da passagem do transporte público. E é mais seguro do que pegar um ônibus à noite — explica.

Morador de Laranjeiras, o engenheiro Filipe Cardoso costuma trocar as viagens de ônibus e o metrô de casa até o trabalho, no Centro, pelos aplicativos de transporte. A mudança de hábitos incluiu a venda de um dos carros da família, que já pensa em se desfazer do que restou. Filipe diz que o custo de manutenção e o aumento da oferta de transportes pesaram na mudança.

— O ideal seria usar o transporte público, até por poluir menos. Mas seria necessário um transporte de massa mais confortável, acessível e com tarifas em conta — disse o engenheiro.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 05 Set 2019, 01:22

https://www.infomoney.com.br/negocios/g ... decide-stj

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que os motoristas que prestam serviços por meio do aplicativo da Uber não têm vínculo trabalhista com a companhia.

“Os motoristas de aplicativo não mantém relação hierárquica com a empresa Uber porque seus serviços são prestados de forma eventual, sem horários pré-estabelecidos e não recebem salário fixo, o que descaracteriza o vínculo empregatício entre as partes”, disse o STJ em decisão unânime dos dez juízes que formam a segunda seção do tribunal.

O acórdão da decisão, tomada na semana passada, foi publicado nesta quarta-feira.

O STJ também decidiu que a Justiça Cível e não a Justiça do Trabalho é a responsável por resolver disputas entre Uber e seus motoristas independentes.

É a primeira vez que uma disputa legal entre a empresa e um de seus motoristas chega a um tribunal superior no Brasil. A decisão deve influenciar os outros casos ainda nos tribunais inferiores.

“As ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente permitiram criar uma nova modalidade de interação econômica, fazendo surgir a economia compartilhada (sharing economy), em que a prestação de serviços por detentores de veículos particulares é intermediada por aplicativos geridos por empresas de tecnologia”, afirmou a decisão, publicada no site do STJ.

“A decisão afirma que eles são micro-empreendedores individuais que utilizam a plataforma da Uber para realizar sua atividade econômica - reforçando o entendimento da Justiça do Trabalho, que em mais de 250 casos afirmou que não existe vínculo empregatício entre motoristas parceiros e a Uber”, disse a empresa em comunicado por e-mail.

O Uber opera em mais de 100 cidades e possui mais de 600.000 motoristas no Brasil, de acordo com o site da empresa.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 08 Out 2019, 04:54

https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/ ... uber.shtml

A Uber anunciou uma categoria de viagens que dá ao passageiro a opção de não conversar com o motorista e de solicitar a temperatura do ar-condicionado antes de entrar no carro.

Lançada nos Estados Unidos, a funcionalidade chega ao Brasil em novembro, informou a empresa nesta segunda-feira (7).

A opção será mais cara do que o UberX, segundo modelo mais barato do aplicativo de viagens. A alternativa mais em conta é o Juntos, em que passageiros compartilham o trajeto.

Segundo a Uber, ao solicitar uma viagem Comfort, o usuário poderá selecionar suas preferências no aplicativo, que vai exibir uma tela com opções pré-definidas para temperatura e conversa.

A categoria só permitirá carros mais novos e motoristas com uma avaliação média mínima. A média depende de cada cidade, diz a empresa.

As versões mais caras hoje são o Select, de carros mais espaçosos, e o Black, que remonta à chegada da companhia no Brasil, em 2014. Ela só permite automóveis pretos, sedã e com bancos de couro.

A empresa diz que adotou a função “sem conversa” após o retorno de usuários, e que busca padronizar a operação em todos os mercados em que opera (mais de 60 países).

Mais de 600 mil motoristas estão registrados no Brasil. Segundo dados da companhia, são 22 milhões de passageiros.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 10 Nov 2019, 02:55

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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 25 Nov 2019, 11:41

O ESTADO DE S.PAULO

Passageiros e motoristas parceiros da Uber vão contar com novas ferramentas de segurança dentro de alguns meses.

Entre as novidades, estão as possibilidades de gravar áudio durante a viagem e checagem de documentos de passageiros, no caso de pagamento em dinheiro.

Em alguns locais, como o Chile, já há projeto-piloto em andamento. Recentes casos de roubos e sequestros de motoristas de aplicativos e passageiros em várias cidades do Brasil têm pressionado as empresas do setor a reduzirem os riscos relacionados ao serviço.

“A habilidade de gravar áudio é uma das coisas mais importantes anunciadas. A gravação pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu de errado durante uma viagem”, disse Sachin Kansal, diretor global de produtos de segurança da Uber.

A gravação poderá ser feita por meio de um botão na central de segurança do aplicativo, antes e durante a viagem, em algumas regiões.

O arquivo poderá ser enviado para a Uber. O conteúdo criptografado ficará armazenado no aparelho de quem efetuar a gravação, mas só a empresa terá acesso, caso seja enviado o áudio.

O material poderá, posteriormente, auxiliar autoridades em investigações. “A Uber tem a chave da criptografia e só tem acesso ao conteúdo se o usuário ou o motorista enviar o áudio”, afirmou Sachin Kansal.

Para prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo, o usuário que não tem adicionados meios de pagamentos digitais no app deverá submeter um documento de identificação, que terá as informações conferidas, antes da realização da viagem. O projeto-piloto do Doc Scan já está funcionando no Chile. Ele deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre do ano que vem.

Outro recurso de segurança é a solicitação de senha (PIN), que ajudará o usuário a verificar sua viagem. Para ter certeza de que está entrando no carro certo, o usuário poderá optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deverá ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem. Futuramente, o número recebido passará automaticamente pelo aparelho do motorista e o passageiro receberá uma confirmação por celular. Nesse caso, é necessário que os dois aparelhos estejam próximos.

Também haverá mudanças no recurso de selfie do motorista. Já existe essa ferramenta, mas a verificação em tempo real será mais ampla. Alguns movimentos como piscar os olhos, sorrir e movimentar a cabeça para os lados serão solicitados. O objetivo é verificar se o motorista é aquele cadastrado no aplicativo.

Além disso, o usuário poderá denunciar um problema ainda durante o trajeto. Após o término da viagem, receberá contato da Uber.

A empresa também afirma que haverá a integração do botão ‘Ligar para a Polícia’ com forças policiais com compartilhamento automático da localização, segundo Lourdes McLoughlin, diretora responsável pela área de Relacionamento com as Autoridades Policiais na América Latina.

O serviço de aplicativo promete ainda investir R$ 5 milhões nos próximos três anos em ações antiviolência contra a mulher.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 27 Nov 2019, 11:47

O ESTADO DE S.PAULO

Aplicativos de transporte compartilhado, como Uber, 99 e Cabify, estão perto de se tornar uma solução de mobilidade tão popular quanto o carro próprio no Brasil.

Segundo estudo da consultoria BCG, revelado com exclusividade ao ‘Estado’, 55% dos brasileiros das classes A, B e C já utilizam esses serviços ao menos uma vez por semana.

Já o uso de um veículo próprio é prática frequente para 58% das pessoas nessas faixas sociais, afirma o levantamento.

Os números sobem de acordo com a classe social do usuário : na classe C, cerca de 52% das pessoas utilizam os apps ao menos uma vez por semana. Na classe A, esse índice salta para 70%.

Há disparidade entre cidades grandes (62%) e pequenas (apenas 37%).

Segundo a pesquisa, as mulheres também utilizam mais que os homens – 60% delas viajam com apps de transporte ao menos uma vez por semana, contra 50% deles, respectivamente, em uma preferência motivada pela insegurança no uso do transporte público.

Para Régis Nieto, sócio da consultoria, chama a atenção a velocidade com que se deu essa transformação – vale lembrar que os primeiros serviços de transporte compartilhado começaram a operar no Brasil em torno de 2014. “Há uma mudança de paradigma interessante”, avalia o especialista.

“Mas ainda há poucas pessoas que utilizam apenas aplicativos. O mais comum é vermos uma multiplicidade de modais de transporte”, explica, citando táxi, transporte público e bicicleta como opções.

Realizada com 1,5 mil pessoas, a pesquisa buscou medir ainda o interesse e o custo das pessoas manterem um carro na garagem. De acordo com o levantamento, dois terços dos usuários assíduos de aplicativos de transporte possuem seu próprio veículo, enquanto entre usuários ocasionais o índice cai para 55%. Além disso, cerca de 10% das pessoas que participaram da pesquisa disseram não ter um carro nem interesse em comprar um.

Segundo o BCG, para quem percorre menos de 5 mil quilômetros por ano, vale mais a pena se locomover apenas utilizando os apps do que manter um carro na garagem.

Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 15% a 20% dos brasileiros das classes A, B e C se encontram nessa situação.

Para fazer o cálculo, a consultoria levou em conta fatores como custo do carro, depreciação ao longo de cinco anos, combustível, seguro e manutenção. “A depreciação do valor do veículo é o principal fator : pode haver queda de até 20% em dois anos, um valor que as pessoas não costumam considerar”, diz.
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