https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano ... ovas.shtml
O tempo de espera por motoristas da Uber em Congonhas chegou a aumentar até 300%, segundo a própria empresa, no primeiro dia de uma ação da Prefeitura de São Paulo no aeroporto que mudou o sistema de embarque e desembarque.
A Uber disse não ter sido avisada com a devida antecedência das mudanças feitas pela gestão Bruno Covas (PSDB).
Segundo a empresa, nem a data da mudança estava clara. Para a Uber, não houve tempo para efetuar mudanças físicas (como sinalização no aeroporto) e mudanças em sua tecnologia.
A empresa também diz que já é possível observar o impacto que a nova regra trará ao trânsito local. A Uber destaca que todos os veículos de aplicativos, particulares e ônibus que queiram sair da avenida Washington Luís para chegar ao aeroporto deverão passar por apenas uma faixa.
Para a empresa, isso deve aumentar o trânsito nas imediações de Congonhas.
Durante a tarde desta sexta, o primeiro dia da ação, o trânsito esteve sempre congestionado nos 4,5 km entre o parque do Ibirapuera e Congonhas, a principal ligação do centro com o aeroporto, passando pelo Corredor Norte-Sul. As sextas costumam ser um dia intenso tanto para o trânsito na cidade como para o movimento no aeroporto.
Segundo a prefeitura, o objetivo da mudança é justamente aumentar a fluidez dos veículos que chegam e partem do terminal aéreo e minimizar o congestionamento nas avenidas 23 de Maio, Moreira Guimarães e Washington Luís. A mudança é tratada como um projeto piloto pela gestão Covas.
Pela nova organização, os carros de aplicativos e carros particulares comuns que queiram pegar passageiros, devem parar no piso inferior do aeroporto. O desembarque de passageiros por esses veículos deve ser feito no piso superior.
Já os táxis podem embarcar e desembarcar no piso superior. Ainda assim, os taxistas tem 5 vagas também no piso inferior. Os táxis ficaram mais também visíveis ao passageiro do aeroporto que sai do terminal de desembarque e logo vê uma fila de veículos disponíveis.
A mudança causou grande espera entre os passageiros e houve quem perdesse o voo. As companhias aéreas chegaram a alertar seus clientes de que a mudança poderia causar atrasos na chegada ao aeroporto.
A psicóloga Arlene Nunes, 43, ficou uma hora esperando um motorista. “O aplicativo escolhe motoristas que estão sempre longe daqui e os motoristas cancelam ou passam reto”, diz ela que veio de Curitiba e disse nunca ter tido tanto trabalho sair do aeroporto.
Na tela de seu celular, o aplicativo indicava que seu motorista demoraria ainda 24 minutos para chegar. “Estou conversando com ele para que ele não cancele”.
De fato, tanto no aeroporto como na rodoviária, os táxis ficam muito localizados e é bem fácil de pegar. No caso da rodoviária, também é bem fácil pegar metrô.
O ideal é pegar táxi no aeroporto e, na volta, pegar um carro de aplicativo, do hotel para o aeroporto.
Já aqui no Rio, como falei outra vez, o ideal é na rodoviária, andar um pouco e pegar um ônibus com ar condicionado, que ficam bem perto da rodoviária.
No caso do aeroporto, aí o negócio é pegar carro de aplicativo, pois os táxis credenciados no aeroporto do Rio de Janeiro são bem mais caros. Em São Paulo, os preços dos táxis do aeroporto são mais justos.